Entrar

Plano de aula de Europa: Rússia x Ucrânia

Geografia

Original Teachy

'EF09GE01'

Europa: Rússia x Ucrânia

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Europa: Rússia x Ucrânia

Palavras ChaveConflito Rússia-Ucrânia, História e Geografia, Redes Sociais, Pensamento Crítico, Campanhas de Paz, Negociação, Linha do Tempo Interativa, Feedback 360°, Metodologia Digital, Ensino Colaborativo
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à Internet, Computadores ou laptops, Ferramentas de criação de conteúdo (Instagram, TikTok, Twitter), Plataformas de colaboração digital (Google Docs, plataformas de videoconferência), Ferramentas de criação de linha do tempo (Canva, TimelineJS), Projetor ou tela para apresentações, Acesso à plataforma escolhida para compartilhar campanhas
Códigos BNCCEF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.; EF09GE08: Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa visa fornecer uma visão geral clara e detalhada dos objetivos principais a serem alcançados durante a aula, guiando o professor e motivando os alunos a entender a importância do tema. Ao definir claramente os objetivos, o professor pode estruturar melhor as atividades práticas e garantir que os alunos se concentrem nos pontos mais relevantes do conteúdo.

Objetivos principais:

1. Compreender os principais fatores históricos e geográficos que contribuíram para o conflito entre Rússia e Ucrânia.

2. Analisar as implicações contemporâneas do conflito Rússia-Ucrânia no contexto global.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o pensamento crítico e a análise de fontes variadas de informação.
  2. Promover discussões em grupo para desenvolver habilidades de argumentação e debate.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando-os ao tema de forma interativa. Ao usar seus celulares para buscar informações, os alunos se tornam ativos no processo de aprendizado. As perguntas chave ajudam a orientar o debate inicial, promovendo a reflexão crítica e preparando o terreno para atividades mais aprofundadas ao longo da aula.

Aquecendo

Inicie a aula apresentando brevemente o tema: A Europa, especificamente a relação entre Rússia e Ucrânia, tem sido palco de conflitos históricos e geográficos significativos que culminaram em eventos recentes de guerra. Convide os alunos a usar seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre o conflito Rússia-Ucrânia que eles não conheciam anteriormente. Isso ajudará a conectar o tema à realidade dos alunos e tornará o aprendizado mais envolvente.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a origem histórica do conflito entre Rússia e Ucrânia?

2. Quais são os principais eventos geográficos que contribuíram para a situação atual?

3. Como a comunidade internacional tem respondido ao conflito?

4. Quais impactos você acha que esse conflito tem no mundo atual?

5. Que papel as redes sociais têm desempenhado na disseminação de informações sobre o conflito?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática e interativa, utilizando tecnologias digitais e trabalhando colaborativamente. Esta abordagem promove o protagonismo dos alunos, incentivando a pesquisa, a criação e a comunicação eficaz.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais da Paz ✨

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar as redes sociais como ferramenta de divulgação e promoção da paz, desenvolvendo a criatividade dos alunos e suas habilidades em comunicação digital.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão campanhas de redes sociais utilizando ferramentas como Instagram, TikTok ou Twitter para promover a paz entre Rússia e Ucrânia. Eles deverão pesquisar sobre as campanhas de paz já existentes, identificar os pontos fortes e fracos e criar suas próprias estratégias de mídia, utilizando posts, stories, vídeos curtos e hashtags.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher uma plataforma de redes sociais (Instagram, TikTok ou Twitter) para focar sua campanha.

  • Pesquisem campanhas de paz relacionadas ao conflito Rússia-Ucrânia que já existem nas redes sociais.

  • Identifiquem os pontos fortes e fracos dessas campanhas e discutam em grupo.

  • Criem uma campanha de paz original utilizando posts, stories, vídeos curtos e hashtags que chamem a atenção para a importância da paz entre os dois países.

  • Compartilhem suas campanhas no grupo da turma em alguma plataforma digital escolhida pelo professor.

  • Preparem uma apresentação de 5 minutos para mostrar a campanha ao resto da turma.

Atividade 2 - Jogo da Diplomacia ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação, entender as diferentes perspectivas no conflito e promover a resolução pacífica de conflitos.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de simulação em que cada grupo representará diferentes países e organizações internacionais envolvidas no conflito entre Rússia e Ucrânia. Eles terão que negociar e criar um acordo de paz que seja benéfico para todas as partes envolvidas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas, cada grupo representando um país ou uma organização internacional (ex.: Rússia, Ucrânia, ONU, União Europeia, etc.).

  • Pesquisem sobre a posição e os interesses de cada país/organização no conflito.

  • Crie um cenário fictício onde uma nova rodada de negociações está acontecendo.

  • Cada grupo deverá negociar com os outros para chegar a um acordo de paz. Eles podem usar ferramentas como Google Docs ou plataformas de videoconferência para suas negociações.

  • Escrevam um acordo de paz final que detalhe os compromissos e concessões de cada parte.

  • Apresentem o acordo negociado para o resto da turma.

Atividade 3 - Investigadores da História ️‍♂️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aprofundar o conhecimento histórico e geográfico do conflito, desenvolver habilidades de pesquisa e uso de ferramentas digitais para a criação de conteúdo interativo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão investigadores da história e utilizarão ferramentas digitais para criar uma linha do tempo interativa do conflito entre Rússia e Ucrânia. Eles deverão incluir eventos históricos, geográficos e políticos que contribuíram para o contexto atual.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá usar ferramentas como Canva ou TimelineJS para criar uma linha do tempo interativa.

  • Pesquisem sobre os eventos históricos, geográficos e políticos que contribuíram para o conflito entre Rússia e Ucrânia.

  • Incluam textos, imagens, vídeos e mapas em sua linha do tempo para torná-la interativa e informativa.

  • Cada grupo deve trabalhar colaborativamente na plataforma digital escolhida para criar a linha do tempo.

  • Compartilhem o link da linha do tempo interativa com o resto da turma.

  • Preparem uma apresentação de 5 minutos explicando sua linha do tempo e os eventos mais importantes que selecionaram.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é promover uma reflexão crítica e colaborativa sobre o aprendizado, permitindo que os alunos consolidem suas descobertas e compartilhem perspectivas diversas. O feedback 360° busca desenvolver uma cultura de aprimoramento contínuo e respeito mútuo, incentivando os alunos a reconhecerem e valorizarem suas próprias contribuições e as dos colegas.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar o conflito entre Rússia e Ucrânia através de várias atividades digitais, gostaria que cada grupo compartilhasse suas principais descobertas e reflexões. Falem sobre o que acharam mais interessante, desafiador e como essa experiência mudou ou ampliou sua compreensão sobre o tema.'

Reflexões

1. Quais foram as descobertas mais surpreendentes para o seu grupo durante este projeto? 2. Como a utilização de ferramentas digitais e redes sociais impactou a forma como vocês compreendem e comunicam as informações sobre o conflito? 3. De que maneira esta aula colaborativa ajudou a desenvolver suas habilidades em pesquisa, negociação e criação de conteúdo digital?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, enfatizando pontos fortes e sugerindo áreas para melhoria. Explique a importância de ser específico e gentil: 'Lembrem-se de que o feedback deve ser útil e encorajador. Falem sobre ações e resultados específicos, e sempre ofereçam sugestões práticas para o crescimento de seus colegas.'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

✨ A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de maneira leve e interativa, levando os alunos a refletirem sobre a importância do conteúdo abordado e sua relevância no contexto mundial atual. A conclusão também proporciona um momento para os alunos conectarem as atividades práticas com a teoria, fortalecendo a retenção do conhecimento adquirido. ✨

Resumo

Teatro do Conhecimento!  Vamos fazer um resumo animado do que exploramos hoje! Imagine como se estivéssemos assistindo a um episódio incrível de uma série histórica e geopolítica: Conhecemos os personagens principais (Rússia e Ucrânia), investigamos os eventos passados que levaram ao conflito atual e discutimos como a comunidade internacional está reagindo. Exploramos campanhas de paz nas redes sociais, vestimos o chapéu de negociadores e até criamos uma linha do tempo interativa! 

No Mundo

 O conflito entre Rússia e Ucrânia está presente em nossas vidas através das notícias, das redes sociais e das discussões políticas globais. Compreender este conflito nos ajuda a decifrar melhor o panorama geopolítico, as relações entre países e o impacto destas disputas na vida cotidiana e no cenário internacional. A metodologia digital que usamos reflete como a informação se espalha e se transforma no ambiente online que todos nós navegamos diariamente.

Na Prática

 Saber sobre o conflito Rússia-Ucrânia é crucial porque nos torna cidadãos mais informados e conscientes sobre temas de importância global. Isso nos capacita a participar de debates, formular opiniões fundamentadas e entender melhor os impactos econômicos e sociais que refletem em nosso dia a dia. Além disso, habilidades digitais adquiridas hoje são essenciais no mundo moderno.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies