Entrar

Plano de aula de Conceitos de Geopolítica Mundial

Geografia

Original Teachy

'EF09GE02'

Conceitos de Geopolítica Mundial

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Conceitos de Geopolítica Mundial

Palavras ChaveGeopolítica Mundial, Interconexão Geografia e Política, Dinâmicas Atuais, Simulação Interativa, Análise Crítica, Estratégia e Diplomacia, Conflitos de Interesses, Recursos Naturais, Rota de Comércio, Potências Mundiais, Decisões Políticas e Econômicas, Relevância Prática
Materiais NecessáriosMapa mundi grande, Cartões de recursos naturais, Computador com projetor (para apresentações de grupos), Material de escrita (canetas, lápis, borrachas), Papel sulfite, Cadeiras para configuração de sala de conferência
Códigos BNCCEF09GE02: Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.; EF09GE14: Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer um foco claro para a aula, delineando o que os alunos devem entender e ser capazes de discutir ao final da sessão. Esta seção serve para alinhar as expectativas e as metas de aprendizagem tanto para os alunos quanto para o professor, garantindo que todos os envolvidos estejam cientes dos tópicos críticos abordados e da importância de compreender as interações entre geografia e política no cenário mundial.

Objetivos principais:

1. Apresentar e discutir os principais conceitos de geopolítica mundial, enfatizando a interação entre geografia e política.

2. Explorar as dinâmicas atuais da geopolítica e como essas influenciam as decisões políticas e econômicas globais.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação baseadas nos conceitos de geopolítica.
  2. Fomentar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos e debates.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem como propósito engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio sobre geopolítica com situações práticas e atuais, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda dos conceitos. As situações problema estimulam o pensamento crítico e a aplicação direta do que foi estudado em casa, enquanto a contextualização destaca a relevância do estudo da geopolítica no mundo real, motivando os alunos a explorar o tema com maior interesse e curiosidade.

Situações Problema

1. Como a localização da China, entre a Rússia e a Índia, influencia suas políticas externas e economia?

2. De que maneira a descoberta de recursos naturais em um país africano altera as relações geopolíticas globais?

Contextualização

A Geopolítica é um campo de estudo que tem relevância diária, influenciando desde decisões políticas de grandes potências até o preço dos produtos que consumimos. Por exemplo, a competição pela influência na região do Mar do Sul da China pode determinar não apenas a segurança naquela área, mas também a rota de comércio global e o acesso a recursos naturais estratégicos. Além disso, eventos históricos como a Guerra Fria moldaram o mapa político atual, destacando como eventos do passado continuam a reverberar nas relações internacionais modernas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos de geopolítica que estudaram previamente. Através de atividades lúdicas e simulações, os alunos podem explorar cenários complexos e desenvolver habilidades de análise crítica, tomada de decisão e diplomacia. Cada atividade proposta visa imergir os alunos em situações que replicam desafios geopolíticos reais, estimulando o pensamento estratégico e a cooperação, ao mesmo tempo em que solidifica o entendimento teórico do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Estrategistas Globais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica, tomada de decisão e diplomacia, aplicadas a cenários de geopolítica mundial.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma potência mundial (por exemplo, EUA, China, Rússia, Brasil e União Europeia). Eles receberão uma situação hipotética que envolve um conflito de interesses geopolíticos, como o controle de uma rota de comércio marítimo crucial ou a disputa por recursos naturais em um território contestado. Cada grupo deve formular uma estratégia que maximize os interesses de sua potência, considerando tanto a diplomacia como possíveis ações militares.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos, atribuindo a cada grupo uma potência mundial.

  • Apresente a situação hipotética que cada grupo enfrentará, descrevendo o cenário, os interesses em jogo e os desafios envolvidos.

  • Permita que cada grupo discuta e formule sua estratégia por aproximadamente 30 minutos.

  • Cada grupo deve apresentar sua estratégia para a classe, justificando suas escolhas com base em considerações geopolíticas.

  • Realize uma discussão em classe para comparar e analisar as diferentes estratégias propostas pelos grupos.

Atividade 2 - Mapa Mundi em Jogo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender as dinâmicas de poder e recursos no cenário mundial, promovendo a aprendizagem através de uma abordagem prática e interativa.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, receberão um grande mapa mundi e uma série de cartões que representam recursos naturais, rotas de comércio e conflitos históricos. Cada grupo deverá posicionar os recursos em locais estratégicos no mapa, considerando como isso afetaria a economia e a segurança de um país. Além disso, deverão resolver os conflitos históricos, propondo soluções que minimizem tensões geopolíticas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos e distribua um mapa mundi e cartões de recursos para cada um.

  • Explique que eles devem posicionar os recursos no mapa de acordo com o impacto que teriam na economia e segurança de um país.

  • Os grupos também devem resolver os conflitos históricos, usando os recursos e a diplomacia.

  • Cada grupo apresenta seu 'mapa geopolítico' e justifica suas escolhas e resoluções.

  • Promova uma discussão sobre como diferentes estratégias afetam as relações geopolíticas globais.

Atividade 3 - Diplomacia em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Exercitar habilidades de negociação e diplomacia, além de compreender a importância das relações internacionais para a geopolítica mundial.

- Descrição: Os alunos, representando diferentes nações, participarão de uma simulação de uma conferência internacional. Cada grupo terá objetivos secretos e públicos que devem ser alcançados através de negociações e alianças com outros grupos. O cenário pode envolver questões como mudanças climáticas, segurança internacional ou comércio global.

- Instruções:

  • Prepare a sala de aula como se fosse uma grande mesa de conferência, com cada grupo representando uma nação.

  • Distribua os objetivos secretos e públicos para cada grupo, explicando as regras da simulação.

  • Permita que os grupos negociem entre si por meio de rodadas de negociações.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar o que conseguiu alcançar e como, e discutir as estratégias usadas.

  • Conduza uma reflexão sobre as dificuldades encontradas e as lições aprendidas sobre diplomacia e geopolítica.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas, proporcionando aos alunos a oportunidade de verbalizar e refletir sobre suas experiências. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o conhecimento de forma crítica e avaliem o impacto das decisões tomadas durante as simulações. Este momento também serve para reforçar a importância da diplomacia, negociação e estratégia na geopolítica global e em situações do cotidiano.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar as experiências e estratégias desenvolvidas. Encoraje cada grupo a explicar como aplicaram os conceitos de geopolítica nas atividades e quais foram os principais desafios enfrentados. Este momento é crucial para que os alunos possam refletir coletivamente sobre o aprendizado e as diferentes perspectivas abordadas durante as simulações.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais lições aprendidas ao tentar aplicar conceitos de geopolítica em cenários práticos e interativos?

2. Como a interação entre geografia e política influenciou as decisões tomadas por seu grupo nas atividades?

3. Houve momentos em que suas estratégias precisaram ser adaptadas devido a novas informações ou mudanças nas dinâmicas da atividade? Como vocês lidaram com essas situações?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado adquirido e reforçar a importância dos conceitos de geopolítica mundial. Este momento permite que os alunos revisitem os pontos chave da aula, integrando teoria e prática, e compreendam como esses conhecimentos são aplicáveis em situações reais e relevantes. Além disso, ajuda a solidificar o entendimento dos alunos sobre como a geopolítica influencia diretamente em suas vidas e no mundo ao seu redor.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais conceitos discutidos durante a aula, relembrando como a geopolítica mundial se desenvolve a partir das interações entre geografia, política e economia. Deve-se enfatizar as dinâmicas atuais e os exemplos práticos explorados, garantindo que os alunos possam conectar teoria e prática de forma clara.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de simulações interativas e discussões críticas, onde os alunos puderam aplicar os conceitos de geopolítica em cenários hipotéticos que refletem desafios reais. Esta abordagem não apenas facilita a compreensão dos conteúdos, mas também demonstra sua relevância e aplicabilidade em contextos diversos.

Fechamento

A importância de estudar geopolítica vai além do conhecimento acadêmico; ela impacta diretamente na vida cotidiana dos indivíduos, influenciando desde as relações internacionais entre países até as decisões políticas e econômicas locais. Compreender essas dinâmicas permite aos alunos uma visão mais crítica e informada do mundo, preparando-os para participar ativamente de discussões globais e para tomar decisões fundamentadas em suas vidas pessoais e profissionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies