Plano de Aula | Metodologia Ativa | União Europeia
Palavras Chave | União Europeia, Geografia, Questões sociais, Questões políticas, Questões econômicas, Desafios da UE, Simulação, Negociação, Trabalho em equipe, Debate, Regulamentações da UE, Integração política, Cidadania global |
Materiais Necessários | Briefings com problemas específicos da UE para cada grupo, Materiais para apresentação (papel, canetas, marcadores), Computador e projetor para apresentações, Acesso à internet para pesquisa, Informações impressas sobre regulamentações da UE, Espaço adequado para simulações e debates |
Códigos BNCC | EF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.; EF09GE15: Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer uma base clara e direcionada do que se espera que os alunos aprendam e alcancem ao final da aula. Ao especificar os objetivos principais, os alunos podem focar seus esforços de estudo prévio em aspectos chave da União Europeia, garantindo uma melhor preparação para as atividades práticas em sala. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas do professor com os resultados desejados da aprendizagem.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e discutir as questões sociais, políticas e econômicas fundamentais que envolvem a União Europeia.
2. Desenvolver a habilidade de analisar e compreender os desafios atuais enfrentados pelo bloco europeu.
Objetivos secundários:
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos ao discutir diferentes perspectivas sobre os desafios da UE.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução tem como finalidade ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre a União Europeia, utilizando situações-problema que os façam pensar criticamente e aplicar conceitos estudados previamente de forma prática. Além disso, a contextualização da UE ajuda a compreender a relevância do bloco na atualidade, estimulando o interesse e a curiosidade dos alunos sobre o tema.
Situações Problema
1. Imagine que um novo país quer aderir à União Europeia, mas enfrenta resistência de membros mais antigos devido a questões econômicas. Como essa situação poderia ser resolvida considerando os princípios de solidariedade e igualdade na UE?
2. Diversos países-membros da UE estão enfrentando uma crise migratória. Discuta como a política de fronteiras abertas do bloco afeta essa situação e se ela ainda é sustentável diante das atuais pressões sociais e políticas.
Contextualização
A União Europeia, formada inicialmente por seis países após a Segunda Guerra Mundial, hoje abrange 27 estados membros. Este bloco tem como objetivo fortalecer a cooperação econômica e política entre seus membros, além de promover a paz e a estabilidade na região. Curiosamente, a UE não é apenas uma união econômica, mas também um exemplo de integração política, com uma moeda comum, o euro, adotado por 20 de seus membros.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é crucial para que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre a União Europeia. Por meio de atividades lúdicas e simulações, os alunos conseguem melhor visualizar e compreender as complexidades das questões sociais, políticas e econômicas que envolvem o bloco europeu. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também desenvolve habilidades importantes como negociação, argumentação e trabalho em equipe.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Cimeira da União Europeia
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação, trabalho em equipe e compreensão das complexidades das relações internacionais na UE.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos representando diferentes países da União Europeia. Cada grupo receberá um briefing que descreve um problema atual que afeta seu país, como crise econômica, questões migratórias ou mudanças climáticas. Eles precisarão preparar uma apresentação para uma simulação de cimeira da UE, onde tentarão negociar soluções com outros países, considerando os princípios de solidariedade e interesse nacional.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada grupo representando um país diferente da UE.
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Distribua os briefings com os problemas específicos de cada país.
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Os alunos terão 60 minutos para discutir internamente e preparar uma proposta de solução.
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Realize a simulação de cimeira, onde cada grupo apresenta e defende suas propostas.
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Permita que os outros grupos façam perguntas e sugiram alterações nas propostas.
Atividade 2 - Jornada de um Produto na UE
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Entender o funcionamento do mercado único europeu e como as regulamentações da UE influenciam o comércio e a economia.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão seguir o trajeto de um produto (ex: smartphone) desde sua fabricação em um país membro até sua chegada ao consumidor final. Eles deverão mapear todas as etapas, identificando as regulamentações da UE que o produto precisa seguir e discutir como elas afetam o comércio e a economia do bloco.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo escolhe um produto para seguir em sua jornada pela UE.
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Os alunos pesquisam as etapas da fabricação, transporte e venda do produto.
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Desenvolvem um mapa ou fluxograma que mostra cada etapa e as regulamentações da UE envolvidas.
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Apresentam o mapa em sala, explicando cada etapa e discutindo os impactos das regulamentações.
Atividade 3 - O Debate dos Tratados
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aprimorar habilidades de argumentação e compreender diferentes perspectivas sobre a adesão à União Europeia.
- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado onde defenderão diferentes pontos de vista sobre a adesão de um país fictício à União Europeia. Eles receberão previamente informações que representam os argumentos a favor e contra a adesão, e terão que preparar e apresentar seus argumentos durante o debate.
- Instruções:
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Organize a classe em dois grandes grupos, um representando os Pró União Europeia e outro os Contra União Europeia.
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Distribua os materiais com os argumentos para cada lado.
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Permita que os alunos trabalhem em seus grupos por 30 minutos para preparar seus argumentos.
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Inicie o debate, com cada lado tendo oportunidade de apresentar seus pontos e rebater os do outro lado.
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Conclua com uma votação para ver qual lado foi mais convincente.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos articulem o conhecimento adquirido durante as atividades práticas e reflitam sobre suas experiências. A discussão em grupo ajuda a consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos verbalizem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas de seus colegas. Isso não só reforça o conteúdo discutido, como também desenvolve habilidades de comunicação e pensamento crítico.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de participar das atividades simuladas, é hora de refletir e compartilhar o que aprendemos. Vamos começar discutindo em grupos de 5 a 10 alunos sobre as diferentes soluções propostas e as experiências durante as simulações. Lembrem-se de focar não apenas no resultado final, mas também no processo de negociação e nos desafios encontrados.'
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou durante as simulações e como vocês os superaram?
2. Como as regulamentações e políticas discutidas podem ser aplicadas ou modificadas para resolver problemas reais na União Europeia?
3. Houve alguma mudança significativa em sua compreensão sobre a União Europeia após as atividades?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão serve para reforçar e sintetizar o conteúdo trabalhado durante a aula, assegurando que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos discutidos. Além disso, destaca a importância do conteúdo aprendido na vida cotidiana dos alunos, facilitando a conexão entre teoria e prática e proporcionando uma visão clara da aplicabilidade dos conceitos no mundo real.
Resumo
Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, relembrando as questões sociais, políticas e econômicas discutidas sobre a União Europeia. É fundamental recapitular as atividades práticas realizadas, como a simulação da cimeira, a jornada de um produto na UE e o debate sobre adesão, para consolidar o entendimento dos alunos.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. As atividades simuladas permitiram que os alunos aplicassem o conhecimento teórico adquirido sobre a UE em cenários práticos e interativos, facilitando a compreensão dos conceitos e reforçando a importância da colaboração e negociação no contexto internacional.
Fechamento
Por fim, é importante destacar a relevância do estudo da União Europeia no contexto global atual. Compreender a dinâmica deste bloco econômico e político não apenas enriquece o conhecimento dos alunos sobre geografia e relações internacionais, mas também os prepara para serem cidadãos críticos e engajados em um mundo cada vez mais interconectado e multicultural.