Plano de Aula | Metodologia Técnica | União Europeia
Palavras Chave | União Europeia, Geografia, 9º ano, Questões sociais, Questões políticas, Questões econômicas, Desafios da UE, Atividades práticas, Reflexão, Mini desafios, Simulação do Parlamento Europeu, História da UE, Instituições da UE, Políticas comuns, Brexit, Crise dos refugiados, Mudanças climáticas, Trabalho em grupo, Mercado de trabalho, Discussão, Resumo |
Materiais Necessários | Computador com acesso à internet, Projetor ou TV para exibir vídeos, Vídeo sobre a União Europeia (3-4 minutos), Materiais de pesquisa (artigos, livros, sites confiáveis), Folhas de papel, Canetas e lápis, Quadro branco e marcadores, Recursos visuais sobre os países membros da UE |
Códigos BNCC | EF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.; EF09GE15: Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e detalhada das questões sociais, políticas e econômicas que envolvem a União Europeia, bem como os desafios que o bloco enfrenta. Esta compreensão é fundamental para o desenvolvimento de habilidades práticas, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento adquirido em contextos reais, conectando-os diretamente ao mercado de trabalho e às dinâmicas globais. Além disso, ao abordar esses tópicos de forma prática e interativa, os alunos poderão desenvolver competências críticas e analíticas essenciais para a resolução de problemas complexos.
Objetivos principais:
1. Apresentar as questões sociais, políticas e econômicas relacionadas à União Europeia.
2. Compreender os desafios enfrentados pelo bloco da União Europeia.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades críticas e analíticas ao examinar diferentes aspectos da União Europeia.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema da União Europeia de forma instigante e contextualizada, despertando o interesse e a curiosidade. Através da contextualização e da atividade inicial, os alunos começarão a compreender a relevância do tema e sua conexão com questões práticas e o mercado de trabalho.
Contextualização
Contextualização: A União Europeia (UE) é uma união econômica e política entre 27 países europeus que buscam promover a integração econômica, social e política. Fundada após a Segunda Guerra Mundial, a UE visa garantir a paz, estabilidade e prosperidade no continente europeu. Através de políticas comuns, os países membros compartilham objetivos e recursos, facilitando o comércio, a mobilidade e a cooperação em diversas áreas. Com o euro como moeda comum para 19 de seus membros, a UE representa uma das maiores economias do mundo, influenciando o cenário global de forma significativa.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
Curiosidades e Conexão com o Mercado: Sabia que a União Europeia possui seu próprio parlamento e que suas decisões afetam diretamente a vida de mais de 447 milhões de pessoas? Além disso, a UE é responsável por regulamentações que impactam empresas globais, desde normas ambientais até questões de privacidade de dados, como o GDPR. Muitas empresas multinacionais têm suas sedes em países da UE devido à facilidade de acesso ao mercado único. Profissionais com conhecimento sobre a UE são altamente valorizados em áreas como comércio internacional, direito, economia e relações internacionais.
Atividade Inicial
Atividade Inicial: Inicie a aula com uma pergunta provocadora: "Como seria a Europa sem a União Europeia?" Em seguida, exiba um vídeo curto (3-4 minutos) que apresenta uma visão geral dos benefícios e desafios da UE. O vídeo deve destacar aspectos como mobilidade dos cidadãos, moeda única e políticas comuns. Após o vídeo, peça aos alunos que compartilhem suas primeiras impressões e percepções sobre a UE.
Desenvolvimento
Duração: 60 - 65 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos aprofundem sua compreensão sobre a União Europeia através de atividades práticas e interativas. Ao abordar diferentes tópicos, refletir sobre questões relevantes e participar de um mini desafio, os alunos desenvolverão habilidades críticas, analíticas e de trabalho em grupo, essenciais para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em contextos reais.
Tópicos a Abordar
- História e formação da União Europeia
- Objetivos e princípios da União Europeia
- Instituições principais (Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Conselho da União Europeia)
- Políticas comuns (econômicas, sociais, ambientais)
- Desafios enfrentados pela UE (Brexit, crise dos refugiados, políticas econômicas)
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre como a União Europeia influencia a vida cotidiana dos cidadãos europeus e, indiretamente, de pessoas ao redor do mundo. Questione sobre a importância de políticas comuns e como a cooperação entre países pode ser benéfica ou desafiadora em diferentes contextos.
Mini Desafio
Projeto: Simulação do Parlamento Europeu
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará um país membro da União Europeia. Eles deverão discutir e propor soluções para uma questão atual enfrentada pela UE, como a crise dos refugiados ou mudanças climáticas. Após a discussão, cada grupo apresentará suas propostas para a classe, simulando uma sessão do Parlamento Europeu.
Instruções
- Divida a turma em grupos de 4-5 alunos e atribua um país da União Europeia para cada grupo.
- Distribua materiais de pesquisa sobre os países e questões atuais a serem debatidas.
- Oriente os grupos a pesquisarem e discutirem a posição de seu país sobre a questão selecionada.
- Depois de 20 minutos de preparação, inicie a simulação do Parlamento Europeu.
- Cada grupo terá 3-5 minutos para apresentar sua proposta e argumentos.
- Após todas as apresentações, promova um debate aberto para discussão e votação das propostas.
Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e trabalho em grupo, além de proporcionar uma compreensão mais profunda das questões e desafios enfrentados pela União Europeia.
Duração: 40 - 45 minutos
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Quais são os objetivos principais da União Europeia?
- Liste e descreva as principais instituições da UE e suas funções.
- Explique como a política econômica comum da UE beneficia seus membros.
- Quais são alguns dos desafios atuais enfrentados pela União Europeia?
- Como a saída do Reino Unido (Brexit) impactou a União Europeia?
Conclusão
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos através da recapitulação dos principais pontos discutidos, promover uma reflexão crítica sobre o tema e suas aplicações práticas, e reforçar a importância do conhecimento adquirido para o contexto global e o mercado de trabalho.
Discussão
Promova uma discussão aberta sobre o que foi aprendido na aula. Questione os alunos sobre como eles percebem a influência da União Europeia em suas vidas e no contexto global. Incentive-os a refletirem sobre as questões sociais, políticas e econômicas discutidas, bem como sobre os desafios enfrentados pelo bloco. Pergunte aos alunos o que mais chamou a atenção deles durante a simulação do Parlamento Europeu e como essas dinâmicas podem ser vistas no mundo real.
Resumo
Resuma e recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, incluindo a história e formação da União Europeia, seus objetivos e princípios, as instituições principais, as políticas comuns e os desafios enfrentados. Reforce a importância da cooperação entre os países membros e como as políticas do bloco impactam diretamente a vida dos cidadãos europeus e indiretamente o mundo todo.
Fechamento
Explique como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Destaque como a simulação do Parlamento Europeu ajudou os alunos a entenderem melhor as dinâmicas políticas e econômicas da União Europeia. Reforce a importância do conhecimento sobre a União Europeia para diversas carreiras no mercado de trabalho, como em comércio internacional, direito, economia e relações internacionais. Finalize destacando a relevância do tema para o entendimento das dinâmicas globais e como essas questões podem impactar o dia a dia de todos.