Entrar

Plano de aula de 1º Guerra Mundial

História

Original Teachy

'EF09HI10'

1º Guerra Mundial

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a causa subjacente do início da Primeira Guerra Mundial, incluindo a formação de alianças e o acirramento das tensões políticas e militares na Europa.
  2. Identificar os principais atores envolvidos na guerra e suas motivações, incluindo as potências centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano) e as potências aliadas (Reino Unido, França, Rússia).
  3. Analisar as principais batalhas e eventos da guerra, incluindo a Batalha do Somme, a Batalha de Verdun e a Revolução Russa.
  4. Compreender as consequências a longo prazo da Primeira Guerra Mundial, incluindo o estabelecimento da Liga das Nações e as sementes do ressentimento que levariam à Segunda Guerra Mundial.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise histórica ao avaliar as diferentes perspectivas e motivações dos atores envolvidos na Primeira Guerra Mundial.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos através de atividades práticas e discussões em grupo.
  • Promover a compreensão da história como uma disciplina viva e relevante, conectando os eventos da Primeira Guerra Mundial com os desafios e conflitos contemporâneos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo anterior: O professor iniciará a aula revisando brevemente os principais eventos e personagens históricos que levaram ao início do século XX. Isso pode incluir a Revolução Industrial, a expansão imperialista, a formação de alianças e as tensões políticas e militares na Europa. A revisão será interativa, com os alunos sendo incentivados a participar e a compartilhar o que lembram. (3 - 5 minutos)

  2. Situação-problema: O professor apresentará duas situações que despertarão o interesse dos alunos no tópico:

    • A primeira situação pode ser um mapa da Europa antes da Primeira Guerra Mundial, com as alianças entre os países marcadas. Os alunos serão desafiados a identificar as alianças e a prever quais países poderiam se envolver em um conflito e por quê.

    • A segunda situação pode ser um conjunto de notícias de jornal da época, descrevendo eventos que levaram ao início da guerra. Os alunos serão convidados a analisar as notícias e a considerar quais poderiam ser as consequências desses eventos. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor explicará a importância do estudo da Primeira Guerra Mundial, destacando como este conflito teve um impacto profundo no mundo contemporâneo. Pode-se mencionar que a guerra mudou a geopolítica da Europa, destruiu impérios, custou milhões de vidas e semeadas as sementes de futuros conflitos. Além disso, a Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da guerra, com a Introdução de novas tecnologias e táticas que mudaram para sempre a natureza da guerra. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre a Primeira Guerra Mundial:

    • A primeira curiosidade pode ser que a Primeira Guerra Mundial foi o primeiro grande conflito a ser documentado em vídeo e fotografias, o que deu às pessoas uma visão sem precedentes da brutalidade da guerra.

    • A segunda curiosidade pode ser que a Primeira Guerra Mundial viu o uso generalizado de armas químicas, como gás mostarda e cloro, o que causou sofrimento terrível e levou a uma proibição global dessas armas após a guerra. (2 - 3 minutos)

Ao final da Introdução, os alunos devem estar preparados e motivados para aprender mais sobre a Primeira Guerra Mundial, tendo uma compreensão inicial das causas, eventos e consequências deste conflito.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de simulação de alianças (10 - 12 minutos): O professor dividirá a sala em grupos de 5 alunos. Cada grupo receberá cartões que representam diferentes países europeus da época da Primeira Guerra Mundial. Os cartões terão informações sobre as características e as alianças de cada país. O objetivo da atividade é que os alunos formem suas próprias alianças com base nas informações dos cartões e nas notícias de jornal apresentadas na Introdução.

    • Passo 1: Entregar os cartões aos grupos e explicar as informações contidas neles.
    • Passo 2: Os grupos devem discutir e formar suas alianças.
    • Passo 3: Cada grupo deve apresentar suas alianças e justificar suas escolhas com base nas informações dos cartões e nas notícias de jornal.
  2. Atividade de debate sobre a entrada na guerra (10 - 12 minutos): Após a atividade de simulação, o professor conduzirá um debate entre os grupos. Cada grupo representará uma aliança e terá que defender por que seus países entraram na guerra.

    • Passo 1: Explicar as regras do debate: cada grupo terá 3 minutos para apresentar seus argumentos, seguidos de 2 minutos para perguntas e respostas.
    • Passo 2: Iniciar o debate, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos.
    • Passo 3: Facilitar a discussão, fazendo perguntas para aprofundar a compreensão dos alunos sobre as motivações para a entrada na guerra.
  3. Atividade de mapeamento de batalhas (5 - 7 minutos): O professor fornecerá aos alunos um mapa da Europa com as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial marcadas. Os alunos, em seus grupos, receberão uma lista de batalhas e eventos e terão que localizá-los no mapa. Esta atividade ajudará os alunos a entender a escala e a geografia da guerra.

    • Passo 1: Entregar os mapas e as listas de batalhas.
    • Passo 2: Os grupos devem localizar as batalhas no mapa.
    • Passo 3: Revisar as respostas em conjunto e discutir a importância estratégica das diferentes batalhas e eventos.

Estas atividades lúdicas e interativas permitirão que os alunos explorem as complexidades da Primeira Guerra Mundial de uma maneira envolvente e significativa. Ao final do Desenvolvimento, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda das causas, eventos e consequências da guerra, bem como das perspectivas e motivações dos diferentes atores envolvidos.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): Após a Conclusão das atividades, o professor reunirá todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades anteriores. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e incentivar os alunos a fazer perguntas ou comentários sobre as apresentações dos outros grupos.

    • Passo 1: Reunir todos os alunos e explicar a dinâmica da discussão em grupo.
    • Passo 2: Permitir que cada grupo compartilhe suas soluções ou conclusões.
    • Passo 3: Facilitar a discussão, fazendo perguntas para aprofundar a compreensão dos alunos e incentivando os alunos a fazer perguntas ou comentários.
  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos): O professor então fará a ligação entre as atividades práticas e a teoria. Ele reiterará os conceitos-chave da Primeira Guerra Mundial que foram explorados nas atividades e explicará como esses conceitos se aplicam aos eventos reais da guerra.

    • Passo 1: Recapitular os principais pontos da Primeira Guerra Mundial.
    • Passo 2: Conectar os conceitos da aula com as atividades práticas.
    • Passo 3: Responder a quaisquer perguntas ou dúvidas dos alunos sobre a teoria.
  3. Reflexão individual (3 - 4 minutos): Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele fará uma série de perguntas para orientar a reflexão dos alunos, como:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    3. Como você se sente em relação ao tópico da aula?

    • Passo 1: Explicar as perguntas de reflexão e dar um minuto para os alunos pensarem em suas respostas.
    • Passo 2: Permitir que os alunos compartilhem suas respostas, se desejarem.
    • Passo 3: Encorajar os alunos a continuar refletindo sobre o tópico após a aula.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter uma compreensão sólida das principais questões e conceitos da Primeira Guerra Mundial, bem como a capacidade de refletir criticamente sobre o tópico. O professor deve anotar quaisquer questões ou áreas de confusão que surgirem durante a discussão para abordar em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor fará uma recapitulação do conteúdo da aula, relembrando os principais pontos discutidos e as conclusões das atividades de simulação de alianças, debate sobre a entrada na guerra e mapeamento de batalhas. Ele reforçará as principais causas, eventos e consequências da Primeira Guerra Mundial, bem como as perspectivas e motivações dos diferentes atores envolvidos. O professor pode optar por utilizar uma apresentação de slides ou um quadro branco para visualizar as informações e facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Conexão com a Prática e a Teoria (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor explicará como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do estudo da Primeira Guerra Mundial. Ele destacará como as atividades práticas, como a simulação de alianças e o debate, permitiram aos alunos explorar as complexidades da guerra de uma maneira envolvente e significativa. Além disso, o professor pode mencionar como a compreensão da Primeira Guerra Mundial pode ajudar a entender melhor os conflitos e desafios contemporâneos.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a Primeira Guerra Mundial. Estes podem incluir livros, documentários, sites de história e jogos educativos. O professor pode preparar uma lista de recomendações com antecedência e distribuí-la aos alunos, ou pode simplesmente mencionar algumas sugestões durante a aula. Por exemplo:

    • Livro: "A Primeira Guerra Mundial" de John Keegan.
    • Documentário: "A Grande Guerra" (série em 26 episódios produzida pela BBC).
    • Site: "The Great War: A Multimedial Project" (www.greatwar.nl), que oferece uma visão abrangente e interativa da Primeira Guerra Mundial.
    • Jogo Educativo: "Valiant Hearts: The Great War" (um jogo de aventura disponível para várias plataformas que explora a guerra de várias perspectivas).
  4. Importância do Tópico (1 minuto): Por fim, o professor ressaltará a importância do estudo da Primeira Guerra Mundial, explicando como este conflito teve um impacto profundo no mundo contemporâneo. Ele pode mencionar que a guerra mudou a geopolítica da Europa, destruiu impérios, custou milhões de vidas e semeadas as sementes de futuros conflitos. Além disso, a Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da guerra, com a Introdução de novas tecnologias e táticas que mudaram para sempre a natureza da guerra.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies