Entrar

Plano de aula de Anos 1990: Política e Economia

História

Original Teachy

'EF09HI27'

Anos 1990: Política e Economia

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Anos 1990: Política e Economia

Palavras ChaveAnos 1990, Política, Economia, Brasil, História, Plano Real, Impeachment de Collor, Abertura econômica, Tecnologia Digital, Metodologia Ativa, Instagram Stories, Quiz Interativo, Documentário Digital
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (iMovie, Adobe Spark, etc.), Conta no Instagram ou aplicativos de edição de stories, Plataforma Kahoot!
Códigos BNCCEF09HI27: Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.; EF09HI29: Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa orientar os alunos e o professor sobre os principais objetivos do encontro, esclarecendo o que se espera alcançar ao final da aula e preparando o terreno para as atividades práticas que ocorrerão. Os objetivos principais destacam as habilidades que os alunos devem desenvolver, permitindo uma compreensão profunda e contextualizada das transformações ocorridas no Brasil durante os anos 1990.

Objetivos principais:

1. Analisar as principais mudanças políticas e econômicas no Brasil durante os anos 1990.

2. Identificar as consequências da abertura econômica e política no cotidiano dos brasileiros.

3. Comparar o contexto brasileiro dos anos 90 com a atualidade, utilizando exemplos práticos e digitais.

Objetivos secundários:

  1. Promover o pensamento crítico sobre as mudanças econômicas e políticas.
  2. Incentivar a utilização de tecnologias digitais para a pesquisa e análise de dados históricos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando o conteúdo histórico com suas próprias experiências e conhecimentos. Ao utilizar a tecnologia para buscar fatos interessantes, os alunos começam a desenvolver uma visão crítica e contextualizada sobre o tema, preparando-se para debates mais profundos e atividades práticas durante a aula.

Aquecendo

Inicie a aula proporcionando uma introdução breve sobre o impacto das mudanças políticas e econômicas no Brasil durante os anos 1990. Destaque como a abertura política e as reformas econômicas contribuíram para transformar o cenário nacional, mencionando temas como o Plano Real e a estabilização da economia. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre este período e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram as principais mudanças políticas no Brasil durante os anos 1990?

2. De que forma a abertura econômica influenciou a vida cotidiana dos brasileiros?

3. Quais foram os impactos do Plano Real na economia brasileira?

4. Como as mudanças dos anos 90 se comparam com o cenário atual do Brasil?

5. Que personalidades políticas se destacaram nesse período e por quê?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos prévios sobre o tema em atividades práticas e criativas, utilizando recursos digitais modernos. As atividades propostas visam promover o engajamento, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise e comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Histórias dos Anos 90 no Instagram

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de contextualizar acontecimentos históricos utilizando ferramentas digitais modernas, promovendo um entendimento mais profundo das mudanças dos anos 90 e sua comunicação.

- Descrição: Os alunos deverão recriar eventos importantes da política e economia dos anos 90 utilizando o formato de stories no Instagram. Cada grupo terá que escolher um evento específico e criar uma sequência de stories contando essa história, incluindo textos, imagens e vídeos curtos, simulando como seria essa comunicação se as redes sociais da época fossem como as de hoje.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Peça a cada grupo para escolher um evento significativo dos anos 90 (Plano Real, Impeachment de Collor, abertura econômica, etc.).

  • Oriente os alunos a pesquisarem sobre o evento escolhido usando seus celulares e computadores.

  • Cada grupo deve criar uma conta de Instagram fictícia ou usar aplicativos de edição para criar stories.

  • Os stories devem incluir textos, imagens e vídeos curtos que expliquem o evento de maneira didática e envolvente.

  • Os grupos devem apresentar seus stories para a turma e justificar as escolhas feitas na montagem.

Atividade 2 -  Quiz Interativo: Política e Economia dos Anos 90

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o engajamento dos alunos com o conteúdo histórico de forma lúdica, promovendo a colaboração em grupo e a reflexão crítica sobre as principais mudanças dos anos 90.

- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo utilizando a plataforma Kahoot!, onde responderão perguntas sobre a política e economia do Brasil nos anos 90. O quiz será elaborado previamente pelo professor e envolverá perguntas de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e questões abertas que exigem reflexão crítica.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique como funcionará o quiz e como acessar a plataforma Kahoot! em seus dispositivos.

  • Inicie o quiz, projetando as perguntas para toda a turma e orientando os alunos a responderem em seus dispositivos.

  • Após cada pergunta, promova uma breve discussão sobre as respostas, explorando os motivos por trás das escolhas corretas e incorretas.

  • Ao final do quiz, discuta com a turma quais foram os pontos mais desafiadores e o que mais aprenderam com a atividade.

Atividade 3 -  Documentário Digital: Anos 90

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão profunda dos eventos históricos através da criação de conteúdos digitais, desenvolvendo habilidades de pesquisa, síntese e edição de vídeo.

- Descrição: Os alunos criarão um mini documentário digital sobre as transformações políticas e econômicas do Brasil nos anos 90. Utilizando ferramentas de edição de vídeo e recursos multimídia (fotos, vídeos de arquivo, entrevistas fictícias), os grupos deverão montar um vídeo de até 5 minutos que narre os principais eventos e suas consequências.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema específico para o documentário (por exemplo, o Plano Real, privatizações, impeachment de Collor).

  • Oriente os alunos a pesquisarem sobre o tema escolhido utilizando celulares e computadores.

  • Os alunos devem coletar recursos multimídia (fotos, vídeos de arquivo) e criar entrevistas fictícias.

  • Utilize ferramentas de edição de vídeo como iMovie, Adobe Spark ou aplicativos similares.

  • Cada grupo deve criar um vídeo de até 5 minutos e apresentar para a turma, explicando suas escolhas na criação do documentário.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é refletir sobre os conhecimentos adquiridos durante a aula, promovendo uma análise crítica sobre os temas discutidos. A discussão em grupo e o feedback 360° incentivam o respeito mútuo e a capacidade de autoavaliação, essenciais para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e acadêmicas.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira um breve roteiro:  Inicie perguntando a cada grupo o que mais os surpreendeu sobre as mudanças políticas e econômicas dos anos 90.  Pergunte como as ferramentas digitais ajudaram na compreensão dos eventos históricos.  Incentive os alunos a compararem o Brasil dos anos 90 com o Brasil atual, destacando as semelhanças e diferenças observadas.

Reflexões

1. Quais foram as maiores dificuldades encontradas ao pesquisar e recriar os eventos históricos dos anos 90 usando ferramentas digitais? 2. Como as redes sociais e outras tecnologias digitais poderiam ter influenciado os acontecimentos políticos e econômicos dos anos 90 se tivessem existido na época? 3. De que maneira os conhecimentos adquiridos hoje podem ser aplicados para melhor compreender as mudanças atuais no cenário político e econômico do Brasil?

Feedback 360°

Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma a ser construtiva e respeitosa, utilizando o modelo 'Pontos Fortes' e 'Pontos a Melhorar'. Por exemplo:  Pontos Fortes: Destaque aspectos positivos da contribuição do aluno - pesquisa aprofundada, criatividade na apresentação, etc.  Pontos a Melhorar: Sugerir melhorias de forma respeitosa - maior envolvimento na discussão, clareza nas explicações, etc.

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

Finalidade  A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados da aula, conectando-os ao contexto atual e ressaltando sua relevância prática. Um resumo criativo e envolvente ajuda os alunos a fixarem o conteúdo e a perceberem as aplicações práticas do conhecimento adquirido, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro.

Resumo

Resumo da Aula  Nos anos 1990, o Brasil passou por transformações significativas!  Imagine um show de política e economia, onde temos o grande espetáculo do Plano Real que estabilizou nossa moeda , o impeachment de um presidente , e uma abertura econômica que nos conectou ao mundo . Tudo isso, com a ajuda dos alunos, transformou-se em stories de Instagram, quizzes interativos e documentários digitais emocionantes!

No Mundo

No Mundo Atual  A aula de hoje mostrou como as mudanças dos anos 90 afetam até agora nossos dias, desde a estabilidade da moeda até a importância da participação política. Ao utilizar ferramentas digitais, os alunos perceberam o impacto das tecnologias modernas na maneira como entendemos e divulgamos informações, uma realidade que molda o mundo atual.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia  Compreender as mudanças econômicas e políticas dos anos 90 nos ajuda a analisar criticamente o cenário atual e a tomar decisões mais informadas. Esse conhecimento é vital para que os alunos possam se engajar de forma significativa na sociedade e entender os desafios econômicos e políticos contemporâneos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies