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Plano de aula de Era Vargas: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo

História

Original Teachy

'EF09HI02'

Era Vargas: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Era Vargas: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo

Palavras ChaveEra Vargas, Governo Provisório, Governo Constitucional, Estado Novo, História do Brasil, Getúlio Vargas, Política, Economia, Sociedade Brasileira, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Tecnologia Educacional, Padlet, Google Jamboard, Kahoot!, Quizizz, Vlogs, Redes Sociais, Aprendizagem Ativa, Feedback 360°
Materiais NecessáriosComputadores ou Tablets, Smartphones, Acesso à Internet, Contas em plataformas como Padlet ou Google Jamboard, Contas em plataformas de quiz como Kahoot! ou Quizizz, Aplicativos de gravação e edição de vídeo (como iMovie, YouCut, etc.), Projetor ou Tela para apresentações, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF09HI02: Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.; EF09HI09: Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos estejam cientes dos objetivos específicos e claros que deverão ser atingidos ao longo da aula. A partir dos objetivos, será possível direcionar as atividades práticas e debates para que os alunos se concentrem nos pontos mais importantes sobre os três períodos da Era Vargas, utilizando a tecnologia de maneira eficiente para enriquecer o aprendizado.

Objetivos principais:

1. Entender a transformação política, econômica e social do Brasil durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas.

2. Analisar as mudanças trazidas pelo Governo Constitucional e como estas impactaram a sociedade brasileira.

3. Explorar as características do Estado Novo e suas implicações na conjuntura política e econômica do país.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a utilização de fontes digitais e ferramentas online para aprofundamento dos tópicos discutidos.
  2. Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações relevantes sobre cada fase da Era Vargas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar os alunos e criar um ambiente propício para a discussão. Ao buscar fatos interessantes sobre a Era Vargas, os alunos começam a se engajar ativamente no tema e a refletir sobre os diferentes aspectos das três fases do governo de Getúlio Vargas. As perguntas chave orientam o debate inicial e ajudam a revisar os conhecimentos adquiridos anteriormente, preparando os alunos para as atividades práticas que se seguirão.

Aquecendo

Introduza o tema da Era Vargas destacando os três períodos importantes: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945). Explique brevemente que cada uma dessas fases trouxe mudanças significativas na política, economia e sociedade do Brasil. Em seguida, instrua os alunos a utilizarem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre qualquer um dos períodos da Era Vargas. Incentive-os a buscar algo que consideram relevante ou curioso para abrir a discussão.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram as principais características do Governo Provisório de Getúlio Vargas?

2. Como a Constituição de 1934 influenciou o cenário político brasileiro?

3. Quais foram as principais mudanças econômicas ocorridas durante o Estado Novo?

4. Como as políticas implementadas por Vargas impactaram a sociedade brasileira?

5. Qual é a importância da figura de Getúlio Vargas na história do Brasil?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem prática e colaborativa, onde eles poderão aplicar e aprofundar os conhecimentos adquiridos sobre a Era Vargas através de atividades inovadoras e contextualizadas com a realidade digital. Utilizando diferentes ferramentas tecnológicas, os alunos serão incentivados a explorar, criar e compartilhar informações, promovendo um ensino dinâmico e ativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ️‍♂️ Detetives do Tempo: Investigando a Era Vargas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a pesquisa ativa e a síntese de informações relevantes, desenvolvendo habilidades críticas e colaborativas ao mesmo tempo que os alunos se aprofundam na Era Vargas.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em 'detetives digitais' e usarão diferentes ferramentas online para investigar e montar um quadro da Era Vargas. Cada grupo receberá uma parte do período (Governo Provisório, Governo Constitucional ou Estado Novo) para investigar. Eles deverão coletar informações, imagens, vídeos e relatos, e montar um quadro digital colaborativo usando plataformas como Padlet ou Google Jamboard.

- Instruções:

  • Divida a turma em três grupos, cada grupo focando em um dos períodos da Era Vargas.

  • Forneça acesso a ferramentas como Padlet ou Google Jamboard para que possam montar seus quadros digitais.

  • Cada grupo deverá pesquisar sobre seu período, coletando fontes primárias e secundárias, imagens, vídeos e relatos.

  • Os grupos devem organizar as informações em seu quadro digital, destacando eventos-chave, mudanças políticas, econômicas e sociais.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu quadro para a turma, explicando as informações coletadas e discutindo as conexões entre os períodos.

Atividade 2 -  Game da História: Construindo a Era Vargas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o aprendizado colaborativo e a utilização de tecnologias educacionais, promovendo uma revisão interativa e engajante dos conteúdos estudados sobre a Era Vargas.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital interativo em plataformas como Kahoot! ou Quizizz, onde cada grupo será responsável por uma fase da Era Vargas. Eles deverão elaborar perguntas e respostas baseadas em eventos, políticas e figuras importantes de cada período, criando uma experiência de aprendizagem lúdica e competitiva.

- Instruções:

  • Divida a turma em três grupos, cada grupo focando em um dos períodos da Era Vargas.

  • Forneça acesso a plataformas de criação de quiz como Kahoot! ou Quizizz.

  • Cada grupo deverá criar um conjunto de perguntas e respostas baseadas em eventos, políticas e figuras importantes de seu período.

  • As perguntas devem ser variadas e desafiadoras, englobando múltiplas escolhas, verdadeiro ou falso e questões abertas.

  • Ao final, joguem o quiz criado por cada grupo em sala, promovendo uma competição saudável e revisando os conteúdos de forma interativa.

Atividade 3 -  Influenciadores Históricos: Vlogando na Era Vargas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e criatividade, utilizando a familiaridade dos alunos com redes sociais para aprofundar seu entendimento sobre a Era Vargas de maneira inovadora e engajante.

- Descrição: Os alunos se transformarão em 'influenciadores históricos' e criarão vlogs (vídeos curtos) sobre diferentes aspectos da Era Vargas. Cada grupo escolherá um tema específico (política, economia ou sociedade) e utilizará seus celulares para gravar e editar vídeos que expliquem e discutam esses temas, como se estivessem fazendo um conteúdo para redes sociais.

- Instruções:

  • Divida a turma em três grupos, atribuindo a cada um um tema específico (política, economia ou sociedade) para explorar.

  • Cada grupo deve criar um roteiro para seu vlog, destacando os pontos mais importantes sobre o tema escolhido na Era Vargas.

  • Utilize celulares para gravar os vídeos, incentivando criatividade e clareza na produção do conteúdo.

  • Utilize aplicativos de edição de vídeo disponíveis nos celulares para finalizar os vlogs.

  • Ao final, os grupos apresentam seus vlogs para a turma, discutindo as informações e respondendo perguntas dos colegas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de ideias entre os alunos. A discussão em grupo permite que os alunos revisem e aprofundem seus conhecimentos, enquanto o feedback 360° promove uma cultura de colaboração e respeito, incentivando a melhoria contínua.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilha suas descobertas e conclusões sobre a Era Vargas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 1. Peça a cada grupo para apresentar um resumo das informações coletadas e organizadas durante as atividades. 2. Solicite que cada grupo destaque um ou dois aspectos que consideraram mais surpreendentes ou relevantes sobre o período estudado. 3. Abra espaço para que os outros grupos façam perguntas e adicionem comentários às apresentações, promovendo uma troca de ideias construtiva.

Reflexões

1. Como as políticas implementadas por Getúlio Vargas durante esses três períodos impactaram a sociedade brasileira de maneira duradoura? 2. Quais foram as maiores diferenças entre o Governo Provisório, o Governo Constitucional e o Estado Novo em termos de políticas econômicas? 3. Como as informações pesquisadas e apresentadas por seus colegas ampliaram ou mudaram sua compreensão sobre a Era Vargas?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, focando em aspectos positivos e sugestões de melhoria. Sugira que utilizem a metodologia 'Feedback Sanduíche', onde cada aluno começa com um elogio, segue com uma sugestão de melhoria e finaliza com outro elogio.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade da Conclusão : A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, conectando-o ao mundo atual de maneira significativa e prática. Ao resumir os principais pontos, refletir sobre sua relevância moderna e discutir suas aplicações, os alunos conseguem internalizar melhor o conteúdo e vê-lo em um contexto mais amplo e aplicável. 

Resumo

Resumo Criativo : Vamos fazer um resumo no estilo de um tweetstorm ! 1️⃣ #GovernoProvisório: Getúlio Vargas assume o poder após a Revolução de 1930. ️ 2️⃣ #GovernoConstitucional: Nova Constituição em 1934, eleições indiretas e criação da CLT.  3️⃣ #EstadoNovo: Ditadura de Vargas de 1937 a 1945, centralização do poder e industrialização!  #EraVargas

No Mundo

No Mundo Moderno : A Era Vargas ainda ressoa no Brasil contemporâneo, seja na legislação trabalhista que afeta o cotidiano , seja em como a centralização do poder influenciou a política brasileira. Além disso, entender essa era ajuda a compreender movimentos populistas ao redor do mundo .

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia : Estudar a Era Vargas nos ajuda a entender como políticas podem ter impactos duradouros na economia, na legislação e na vida cotidiana das pessoas. Por exemplo, muitos direitos trabalhistas que desfrutamos hoje têm suas raízes na CLT criada durante o Governo Constitucional. 

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