Plano de Aula | Metodologia Ativa | Crise de 1929 nos Estados Unidos da América e no Mundo
Palavras Chave | Crise de 1929, superprodução norte-americana, impacto global, Brasil, pós-Primeira Guerra Mundial, economia, simulação, bolsa de valores, consultoria econômica, peça teatral, reflexão crítica, interatividade, aprendizado prático, estratégias de recuperação econômica |
Materiais Necessários | Cartas de notícias fictícias, Valores fictícios para simulação de bolsa de valores, Computador com acesso à internet (para pesquisa), Projetor para apresentações, Papel e canetas para anotações e roteiros, Figurinos e cenários para peça teatral |
Códigos BNCC | EF09HI12: Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global. |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara e direcionada para a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os alunos sobre o que se espera que eles aprendam e compreendam profundamente sobre a Crise de 1929 e seus desdobramentos. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e facilitar a avaliação do aprendizado ao longo da aula.
Objetivos principais:
1. Descrever e explicar os principais fatores que levaram à Crise de 1929, com foco na superprodução norte-americana e nos efeitos pós-Primeira Guerra Mundial.
2. Analisar como a Crise de 1929 impactou o Brasil e outras regiões do mundo, destacando os efeitos econômicos e sociais.
Objetivos secundários:
- Estimular a análise crítica dos alunos sobre a interconexão entre eventos históricos globais e suas consequências locais.
- Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos ao discutir as lições aprendidas com a Crise de 1929.
Introdução
Duração: (20 - 25 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e reativar o conhecimento prévio sobre a Crise de 1929, usando situações problema que os façam pensar criticamente e contextualizando a importância do tema com exemplos atuais. Isso prepara o terreno para uma compreensão mais profunda e conectada dos impactos históricos e atuais da crise, estimulando o pensamento analítico e a curiosidade.
Situações Problema
1. Suponha que um grande produtor de automóveis reduza drasticamente suas exportações devido à queda da demanda externa. Como isso poderia desencadear uma crise econômica semelhante à de 1929, considerando a interdependência global atual?
2. Imagine que um país, após sofrer um grande desastre natural, imprime massivamente sua moeda para financiar a reconstrução. Quais paralelos podem ser traçados com as políticas monetárias desastrosas que contribuíram para a Crise de 1929?
Contextualização
A Crise de 1929 não foi apenas um colapso econômico; foi um evento que moldou o mundo moderno. Para entender sua relevância, pense no impacto de uma crise semelhante hoje em dia. Por exemplo, como a crise financeira de 2008 afetou o emprego, a habitação e a política global? Explorar essas conexões ajuda a perceber a importância do estudo de eventos históricos e sua aplicabilidade no entendimento de crises atuais.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre a Crise de 1929 de maneira prática e interativa. Ao trabalhar em grupos, eles exploram cenários que simulam os desafios enfrentados na época, promovendo a compreensão das complexidades econômicas e sociais do evento. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado teórico como também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Bolsa Estourou!
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender de forma prática e dinâmica como os eventos externos afetam o mercado de ações e a economia de um país durante uma crise.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular uma bolsa de valores, onde cada grupo representa um setor econômico (indústria, agricultura, serviços, etc.) durante a Crise de 1929. Eles receberão 'notícias' que afetarão o valor de suas ações, como a queda da produção, aumento do desemprego e cortes de investimentos internacionais.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando um setor econômico.
-
Distribua 'cartas de notícias' que influenciarão o valor das ações de cada setor.
-
Cada grupo deve decidir como reagir às notícias para minimizar perdas ou até mesmo lucrar.
-
Realize rodadas de negociação entre os grupos para compra e venda de ações, utilizando valores fictícios definidos pelo professor.
-
Ao final, discuta as estratégias adotadas por cada grupo e as consequências das decisões durante a crise.
Atividade 2 - Construindo o Futuro Pós-Crise
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação, além de entender melhor as políticas de recuperação econômica pós-crise.
- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de consultores econômicos do governo dos Estados Unidos em 1930. Eles terão que propor planos para reconstruir a economia, considerando aspectos como emprego, indústria, agricultura e política monetária.
- Instruções:
-
Forme grupos de até 5 alunos, cada um representando um setor da economia.
-
Cada grupo pesquisa os impactos da Crise de 1929 em seu setor e desenvolve propostas de políticas para reverter os efeitos negativos.
-
Os grupos apresentam suas propostas para a classe, justificando suas escolhas com base em evidências históricas.
-
Realize uma simulação de votação, onde os grupos 'vendem' suas ideias para os outros alunos, que decidem qual plano é mais convincente.
-
Discuta as soluções propostas e como elas poderiam ter alterado o desenrolar da história se implementadas na época.
Atividade 3 - Drama da Depressão
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar os efeitos da Crise de 1929 de forma empática e visual, promovendo a compreensão das complexidades dos impactos sociais e pessoais da crise.
- Descrição: Os alunos irão criar e apresentar uma peça curta que retrata os efeitos da Crise de 1929 em diferentes aspectos da sociedade da época, como famílias, empresários, políticos e trabalhadores.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada um responsável por um 'segmento' da sociedade.
-
Cada grupo pesquisa e elabora um roteiro que explique como a crise afetou seu segmento, incluindo diálogos e possíveis soluções.
-
Os grupos ensaiam suas peças, considerando cenário, figurino e expressão vocal e corporal.
-
As peças são apresentadas para a classe, seguidas de uma discussão sobre os impactos emocionais e sociais da crise.
-
Conclua com uma reflexão sobre as lições aprendidas e como essas histórias se relacionam com a realidade atual.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é permitir uma reflexão coletiva e aprofundada sobre o conteúdo abordado nas atividades, consolidando o aprendizado e promovendo uma compreensão mais crítica dos impactos da Crise de 1929. Esta discussão ajuda os alunos a articularem o conhecimento teórico com as experiências práticas vivenciadas, além de desenvolver habilidades de argumentação e síntese.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e as estratégias que utilizaram nas atividades. É importante que o professor esteja atento para moderar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que as contribuições sejam respeitadas e consideradas. O professor pode também introduzir algumas perguntas orientadoras, como: 'Como os eventos simulados se relacionam com o que aprendemos sobre a Crise de 1929 nos livros?' e 'Quais lições podemos tirar dessas atividades para entender melhor crises econômicas atuais?'
Perguntas Chave
1. Quais foram os principais fatores que levaram à Crise de 1929 e como eles se manifestaram nas atividades?
2. Como as decisões tomadas pelos grupos podem ser aplicadas para prevenir ou mitigar futuras crises econômicas?
3. De que maneira a Crise de 1929 impactou o Brasil e outros países que não participaram diretamente da atividade?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam vincular os conceitos teóricos aos aspectos práticos discutidos e compreender a relevância histórica e atual do tema. Além disso, ao resumir e recapitular, o professor reforça os pontos chave, facilitando o processo de memorização e entendimento dos alunos.
Resumo
Para encerrar a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a Crise de 1929, enfatizando a superprodução norte-americana, os efeitos pós-Primeira Guerra Mundial, e como estes eventos reverberaram globalmente, incluindo o impacto no Brasil. Deve-se também sintetizar as estratégias discutidas pelos alunos nas atividades práticas, destacando as lições aprendidas.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje conectou teoria e prática ao simular, de forma lúdica e interativa, os efeitos da Crise de 1929 em diversos setores econômicos, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos. Isso ajudou a visualizar a complexidade das interações econômicas e sociais durante uma crise, reforçando a relevância do estudo histórico para a compreensão de eventos atuais.
Fechamento
Por fim, é importante ressaltar a relevância contínua da Crise de 1929, pois muitos dos conceitos discutidos, como superprodução, crise econômica e suas implicações, são fundamentais para a compreensão de crises econômicas modernas, como a crise financeira de 2008. Compreender esses eventos históricos ajuda a formar cidadãos mais conscientes e preparados para interpretar e reagir a eventos econômicos significativos.