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Plano de aula de Crise de 1929 nos Estados Unidos da América e no Mundo

História

Original Teachy

'EF09HI12'

Crise de 1929 nos Estados Unidos da América e no Mundo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Crise de 1929 nos Estados Unidos da América e no Mundo

Palavras ChaveCrise de 1929, superprodução norte-americana, impacto global, Brasil, pós-Primeira Guerra Mundial, economia, simulação, bolsa de valores, consultoria econômica, peça teatral, reflexão crítica, interatividade, aprendizado prático, estratégias de recuperação econômica
Materiais NecessáriosCartas de notícias fictícias, Valores fictícios para simulação de bolsa de valores, Computador com acesso à internet (para pesquisa), Projetor para apresentações, Papel e canetas para anotações e roteiros, Figurinos e cenários para peça teatral
Códigos BNCCEF09HI12: Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara e direcionada para a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os alunos sobre o que se espera que eles aprendam e compreendam profundamente sobre a Crise de 1929 e seus desdobramentos. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e facilitar a avaliação do aprendizado ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Descrever e explicar os principais fatores que levaram à Crise de 1929, com foco na superprodução norte-americana e nos efeitos pós-Primeira Guerra Mundial.

2. Analisar como a Crise de 1929 impactou o Brasil e outras regiões do mundo, destacando os efeitos econômicos e sociais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a análise crítica dos alunos sobre a interconexão entre eventos históricos globais e suas consequências locais.
  2. Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos ao discutir as lições aprendidas com a Crise de 1929.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e reativar o conhecimento prévio sobre a Crise de 1929, usando situações problema que os façam pensar criticamente e contextualizando a importância do tema com exemplos atuais. Isso prepara o terreno para uma compreensão mais profunda e conectada dos impactos históricos e atuais da crise, estimulando o pensamento analítico e a curiosidade.

Situações Problema

1. Suponha que um grande produtor de automóveis reduza drasticamente suas exportações devido à queda da demanda externa. Como isso poderia desencadear uma crise econômica semelhante à de 1929, considerando a interdependência global atual?

2. Imagine que um país, após sofrer um grande desastre natural, imprime massivamente sua moeda para financiar a reconstrução. Quais paralelos podem ser traçados com as políticas monetárias desastrosas que contribuíram para a Crise de 1929?

Contextualização

A Crise de 1929 não foi apenas um colapso econômico; foi um evento que moldou o mundo moderno. Para entender sua relevância, pense no impacto de uma crise semelhante hoje em dia. Por exemplo, como a crise financeira de 2008 afetou o emprego, a habitação e a política global? Explorar essas conexões ajuda a perceber a importância do estudo de eventos históricos e sua aplicabilidade no entendimento de crises atuais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre a Crise de 1929 de maneira prática e interativa. Ao trabalhar em grupos, eles exploram cenários que simulam os desafios enfrentados na época, promovendo a compreensão das complexidades econômicas e sociais do evento. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado teórico como também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Bolsa Estourou!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender de forma prática e dinâmica como os eventos externos afetam o mercado de ações e a economia de um país durante uma crise.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular uma bolsa de valores, onde cada grupo representa um setor econômico (indústria, agricultura, serviços, etc.) durante a Crise de 1929. Eles receberão 'notícias' que afetarão o valor de suas ações, como a queda da produção, aumento do desemprego e cortes de investimentos internacionais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando um setor econômico.

  • Distribua 'cartas de notícias' que influenciarão o valor das ações de cada setor.

  • Cada grupo deve decidir como reagir às notícias para minimizar perdas ou até mesmo lucrar.

  • Realize rodadas de negociação entre os grupos para compra e venda de ações, utilizando valores fictícios definidos pelo professor.

  • Ao final, discuta as estratégias adotadas por cada grupo e as consequências das decisões durante a crise.

Atividade 2 - Construindo o Futuro Pós-Crise

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação, além de entender melhor as políticas de recuperação econômica pós-crise.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de consultores econômicos do governo dos Estados Unidos em 1930. Eles terão que propor planos para reconstruir a economia, considerando aspectos como emprego, indústria, agricultura e política monetária.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos, cada um representando um setor da economia.

  • Cada grupo pesquisa os impactos da Crise de 1929 em seu setor e desenvolve propostas de políticas para reverter os efeitos negativos.

  • Os grupos apresentam suas propostas para a classe, justificando suas escolhas com base em evidências históricas.

  • Realize uma simulação de votação, onde os grupos 'vendem' suas ideias para os outros alunos, que decidem qual plano é mais convincente.

  • Discuta as soluções propostas e como elas poderiam ter alterado o desenrolar da história se implementadas na época.

Atividade 3 - Drama da Depressão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar os efeitos da Crise de 1929 de forma empática e visual, promovendo a compreensão das complexidades dos impactos sociais e pessoais da crise.

- Descrição: Os alunos irão criar e apresentar uma peça curta que retrata os efeitos da Crise de 1929 em diferentes aspectos da sociedade da época, como famílias, empresários, políticos e trabalhadores.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada um responsável por um 'segmento' da sociedade.

  • Cada grupo pesquisa e elabora um roteiro que explique como a crise afetou seu segmento, incluindo diálogos e possíveis soluções.

  • Os grupos ensaiam suas peças, considerando cenário, figurino e expressão vocal e corporal.

  • As peças são apresentadas para a classe, seguidas de uma discussão sobre os impactos emocionais e sociais da crise.

  • Conclua com uma reflexão sobre as lições aprendidas e como essas histórias se relacionam com a realidade atual.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir uma reflexão coletiva e aprofundada sobre o conteúdo abordado nas atividades, consolidando o aprendizado e promovendo uma compreensão mais crítica dos impactos da Crise de 1929. Esta discussão ajuda os alunos a articularem o conhecimento teórico com as experiências práticas vivenciadas, além de desenvolver habilidades de argumentação e síntese.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e as estratégias que utilizaram nas atividades. É importante que o professor esteja atento para moderar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que as contribuições sejam respeitadas e consideradas. O professor pode também introduzir algumas perguntas orientadoras, como: 'Como os eventos simulados se relacionam com o que aprendemos sobre a Crise de 1929 nos livros?' e 'Quais lições podemos tirar dessas atividades para entender melhor crises econômicas atuais?'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais fatores que levaram à Crise de 1929 e como eles se manifestaram nas atividades?

2. Como as decisões tomadas pelos grupos podem ser aplicadas para prevenir ou mitigar futuras crises econômicas?

3. De que maneira a Crise de 1929 impactou o Brasil e outros países que não participaram diretamente da atividade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam vincular os conceitos teóricos aos aspectos práticos discutidos e compreender a relevância histórica e atual do tema. Além disso, ao resumir e recapitular, o professor reforça os pontos chave, facilitando o processo de memorização e entendimento dos alunos.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a Crise de 1929, enfatizando a superprodução norte-americana, os efeitos pós-Primeira Guerra Mundial, e como estes eventos reverberaram globalmente, incluindo o impacto no Brasil. Deve-se também sintetizar as estratégias discutidas pelos alunos nas atividades práticas, destacando as lições aprendidas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao simular, de forma lúdica e interativa, os efeitos da Crise de 1929 em diversos setores econômicos, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos. Isso ajudou a visualizar a complexidade das interações econômicas e sociais durante uma crise, reforçando a relevância do estudo histórico para a compreensão de eventos atuais.

Fechamento

Por fim, é importante ressaltar a relevância contínua da Crise de 1929, pois muitos dos conceitos discutidos, como superprodução, crise econômica e suas implicações, são fundamentais para a compreensão de crises econômicas modernas, como a crise financeira de 2008. Compreender esses eventos históricos ajuda a formar cidadãos mais conscientes e preparados para interpretar e reagir a eventos econômicos significativos.

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