Entrar

Plano de aula de Ditaduras na América Latina

História

Original Teachy

'EF09HI30'

Ditaduras na América Latina

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ditaduras na América Latina

Palavras ChaveDitaduras na América Latina, Guerra Fria, Apoio dos Estados Unidos, Análise crítica, Debate, Documentos secretos, Documentário, Impacto social e político, Operação Condor, Augusto Pinochet, Pesquisa histórica, Apresentação, Trabalho em equipe, Pensamento crítico, Relações internacionais
Materiais NecessáriosMapas da América Latina, Documentos para análise (relatórios, cartas, imagens), Computadores ou tablets com acesso à internet, Software de edição de vídeo, Materiais para apresentação (papel sulfite, canetas), Projetor e tela para exibição de documentários
Códigos BNCCEF09HI30: Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.; EF09HI32: Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.; EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.; EF09HI34: Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para orientar os alunos sobre o foco da aula e o que se espera que aprendam. Nesta seção, o professor define claramente os aspectos mais relevantes das ditaduras na América Latina, destacando tanto os eventos históricos quanto as relações internacionais que influenciaram e foram influenciadas por essas ditaduras. Essa clareza ajuda a preparar os alunos para as atividades práticas em sala, garantindo que eles possam aplicar os conceitos estudados em casa de maneira eficaz e contextualizada.

Objetivos principais:

1. Analisar o desenvolvimento das ditaduras na América Latina, identificando seus antecedentes e a influência do contexto da Guerra Fria.

2. Explorar o papel do apoio dos Estados Unidos nas ditaduras latino-americanas e como isso moldou as relações internacionais na região.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade crítica dos alunos para questionar e analisar fontes históricas relacionadas ao tema.
  2. Promover a discussão e o debate entre os alunos para aprofundar a compreensão do impacto das ditaduras na sociedade latino-americana.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A seção de Introdução serve para engajar os alunos desde o início, utilizando situações problema que revisitem o conteúdo pré-estudado e uma contextualização que conecte o tema com a realidade e importância histórica. Isso prepara o terreno para uma discussão mais aprofundada e aplicação prática do conhecimento durante as atividades em sala, além de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes pelo assunto.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para analisarem um mapa da América Latina durante a Guerra Fria e identificarem países que foram palco de ditaduras apoiadas pelos Estados Unidos. Discuta como essas ditaduras se encaixavam na estratégia geopolítica norte-americana.

2. Solicite que os alunos elaborem uma linha do tempo das principais ditaduras na América Latina e as políticas e eventos que as desencadearam, como um exercício para entender os antecedentes desses regimes.

Contextualização

Para contextualizar o tema das ditaduras na América Latina, o professor pode citar exemplos específicos que ilustram o impacto social e político desses regimes, como a Operação Condor, uma aliança entre as ditaduras do Cone Sul que resultou em perseguições e desaparecimentos de opositores políticos. Além disso, pode-se discutir o papel de figuras como Augusto Pinochet no Chile e suas relações com os Estados Unidos, que oferecem um panorama das complexas dinâmicas internacionais e locais envolvidas. Essas histórias ajudam a humanizar o estudo e a entender melhor suas implicações reais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A seção de Desenvolvimento visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar e aprofundar o conhecimento adquirido sobre as Ditaduras na América Latina de maneira prática e interativa. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos desenvolvem habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação e apresentação, enquanto exploram o impacto desses regimes no contexto da Guerra Fria e seus efeitos a longo prazo nas sociedades latino-americanas. Esta abordagem não apenas reforça o aprendizado, mas também estimula o pensamento crítico e a empatia, elementos essenciais para a formação de cidadãos conscientes e informados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Ditaduras em Debate

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e compreensão crítica das intervenções externas em contextos históricos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para participar de um debate simulado, onde cada grupo representará um país específico da América Latina que passou por uma ditadura apoiada pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Eles deverão defender sua posição, argumentando tanto os benefícios alegados da intervenção norte-americana quanto os danos sociais e políticos causados pela ditadura.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando um país diferente (por exemplo, Argentina, Brasil, Chile, etc.).

  • Cada grupo pesquisa o período da ditadura em seu país designado, focando nos eventos mais importantes e no papel dos Estados Unidos.

  • Os grupos devem preparar argumentos pró e contra a intervenção norte-americana, considerando aspectos políticos, sociais e econômicos.

  • Realize um debate na sala, onde cada grupo terá a chance de apresentar seus argumentos e rebater os do grupo adversário.

  • Ao final, promova uma votação para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes.

Atividade 2 - Missão Histórica: Decifrando Documentos Secretos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar habilidades de análise crítica e síntese de informações históricas, além de promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de historiadores que descobriram uma série de documentos secretos relacionados a uma das ditaduras latino-americanas. Eles terão que analisar os documentos para entender o contexto, as ações e as justificativas da ditadura, e depois apresentar suas descobertas para a classe.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 participantes e distribua os documentos secretos que você preparou. Esses documentos podem ser relatórios, cartas, ou imagens que representem a administração e as relações internacionais durante a ditadura.

  • Cada grupo deve analisar os documentos, tentando entender o que eles revelam sobre a ditadura em questão e sobre o apoio dos Estados Unidos.

  • Os alunos devem então preparar uma apresentação que resuma suas descobertas e a importância dos documentos para a compreensão do período.

  • Após as apresentações, abra uma discussão em classe para que os alunos possam compartilhar insights e refletir sobre o impacto das ditaduras.

  • Conclua com uma reflexão sobre a importância de documentos históricos na reconstrução de eventos passados.

Atividade 3 - Ditaduras na Telona: Um Documentário Feito por Alunos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, edição de vídeo e apresentação, além de fomentar uma compreensão profunda e crítica sobre o tema.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um pequeno documentário sobre uma das ditaduras latino-americanas. Eles deverão usar recursos multimídia para contar a história, incluindo imagens, vídeos (se disponíveis), e narrações. O objetivo é não só informar, mas também provocar uma reflexão crítica sobre o tema.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo uma ditadura específica para pesquisar e apresentar.

  • Os alunos devem pesquisar usando fontes variadas para coletar material (imagens, vídeos, entrevistas, etc.) que ajudem a contar a história da ditadura.

  • Oriente os grupos sobre como estruturar um documentário, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Os alunos devem montar o documentário, editando o material coletado e acrescentando narrações que explicitem os pontos principais da história da ditadura.

  • Finalmente, os grupos apresentarão seus documentários para a classe, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a desenvolver a capacidade de argumentação e o pensamento crítico, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e perceberem diferentes perspectivas. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e aprofundar a compreensão de questões complexas relacionadas às ditaduras na América Latina e ao apoio dos Estados Unidos.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe brevemente as principais descobertas e conclusões de suas atividades. É importante que o professor oriente a discussão para que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que as contribuições sejam respeitadas e consideradas. Pode-se começar com uma revisão geral do que foi feito em cada atividade e então abrir para comentários e perguntas entre os grupos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais impactos das ditaduras analisadas nas sociedades e na política dos países latino-americanos?

2. Como o apoio dos Estados Unidos influenciou o desenvolvimento e a manutenção dessas ditaduras?

3. De que maneira o estudo das ditaduras pode nos ajudar a entender melhor as relações internacionais contemporâneas na América Latina?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo abordado, ligando as atividades realizadas com a teoria estudada e enfatizando a relevância do tema. Esta etapa é crucial para reforçar o aprendizado e garantir que os estudantes possam refletir sobre como o conhecimento adquirido pode ser aplicado e contextualizado em situações reais e futuras.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve recapitular os principais pontos abordados sobre as ditaduras na América Latina, incluindo seus antecedentes, desenvolvimento e o papel do apoio americano durante a Guerra Fria. É fundamental que esta revisão ajude os alunos a consolidar o conhecimento adquirido e a conectar os pontos chaves discutidos durante as atividades práticas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades como debates, análise de documentos e criação de documentários. Essas práticas permitiram que os alunos aplicassem os conceitos teóricos estudados em casa de maneira real e dinâmica, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento.

Fechamento

A importância de estudar as ditaduras na América Latina e o apoio dos Estados Unidos reside na compreensão das dinâmicas políticas e sociais que moldaram não apenas esses países, mas também as relações internacionais contemporâneas. Este conhecimento é fundamental para que os alunos possam ao mesmo tempo questionar e compreender eventos históricos complexos e suas consequências no presente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies