Entrar

Plano de aula de Terrorismo

História

Original Teachy

'EF09HI35'

Terrorismo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Terrorismo

Palavras Chaveterrorismo, estratégias antiterrorismo, organizações terroristas, impactos políticos, simulações de crise, cooperação internacional, análise crítica, segurança global, mesa redonda da ONU, Mapa do Terror, Operação Antiterror, Diplomacia em Ação
Materiais NecessáriosMapas-múndi em branco, Fichas descritivas de ataques terroristas, Dossiês com informações sobre ameaças terroristas, Cartões com pontos de negociação para a atividade da ONU, Projetor para apresentações, Papel e canetas para redação de resoluções e anotações, Computador com acesso à Internet para pesquisa adicional
Códigos BNCCEF09HI35: Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer uma base sólida de conhecimento, permitindo que os alunos compreendam profundamente as causas e consequências do terrorismo. Ao detalhar os objetivos, os alunos são preparados para abordar o tema com uma perspectiva crítica e analítica, essencial para a compreensão e discussão subsequente em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Analisar os principais fatores que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento do terrorismo globalmente.

2. Identificar e descrever as principais organizações terroristas e as regiões do mundo mais afetadas por ataques terroristas.

3. Explorar as estratégias e políticas adotadas por diferentes nações e organizações internacionais para combater o terrorismo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise comparativa entre diferentes casos de terrorismo.
  2. Fomentar uma compreensão da complexidade das políticas internacionais e das relações interculturais no contexto do terrorismo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para engajar os alunos e provocar pensamento crítico sobre o tema do terrorismo. As situações problema servem para revisar e aplicar o conhecimento prévio dos alunos, preparando o terreno para uma discussão mais aprofundada. A contextualização, por outro lado, visa conectar o tema com a realidade, mostrando a relevância e a aplicabilidade do estudo do terrorismo no mundo atual.

Situações Problema

1. Considerando os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, quais seriam os impactos imediatos e de longo prazo na política internacional e na segurança global?

2. Imagine que uma nova organização terrorista surgiu com capacidades semelhantes ao Estado Islâmico. Como as nações deveriam responder a essa ameaça, considerando os erros e acertos das estratégias anteriores?

Contextualização

O terrorismo é uma ameaça persistente que afeta países em todo o mundo, variando desde ataques em grande escala como o de 11 de setembro até ataques menores, mas igualmente devastadores, em locais públicos frequentados pelo cotidiano da população. A contextualização pode incluir histórias de ataques específicos, como os ataques em Paris em 2015, e discutir suas consequências sociais, políticas e econômicas. Essas histórias reais ajudam a ilustrar a urgência e a complexidade do combate ao terrorismo.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para imergir os alunos em cenários realistas e provocativos que simulam situações de crise relacionadas ao terrorismo. Através destas atividades lúdicas e interativas, os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos sobre terrorismo, estratégias antiterrorismo e relações internacionais de forma prática e engajadora. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado, mas também desenvolve habilidades críticas de análise, negociação e tomada de decisões.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Operação Antiterror: O Simulacro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica, trabalho em equipe e planejamento estratégico em situações de crise.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes, cada um representando uma célula de inteligência de diferentes países. Será proposto um cenário fictício onde uma ameaça terrorista global emergiu, e cada grupo deve desenvolver e apresentar uma estratégia de prevenção e resposta. O cenário incluirá detalhes como a origem da ameaça, o tipo de ataque planejado e possíveis alvos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os dossiês contendo informações sobre a ameaça terrorista.

  • Cada grupo deve analisar as informações e desenvolver um plano de ação que inclua medidas de prevenção, resposta e comunicação com o público.

  • Os planos devem ser apresentados para a classe, e cada grupo deve estar preparado para responder perguntas sobre sua estratégia.

Atividade 2 - Mapa do Terror: Conectando os Pontos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão geográfica e histórica dos ataques terroristas, e estimular a análise de padrões e motivações.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, receberão um mapa-múndi em branco e uma série de fichas contendo descrições de diferentes ataques terroristas ocorridos ao redor do mundo. O desafio é localizar no mapa onde cada ataque aconteceu, associar possíveis conexões e discutir as motivações e consequências de cada evento.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Entregue a cada grupo um mapa-múndi em branco e fichas descritivas de ataques terroristas.

  • Os grupos deverão localizar no mapa os ataques descritos nas fichas e tentar conectar eventos que possam ter motivações ou origens similares.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas e hipóteses para a classe.

Atividade 3 - Diplomacia em Ação: Mesa Redonda das Nações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão das complexidades das relações internacionais e das políticas de combate ao terrorismo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão os papéis de representantes diplomáticos de diferentes países em uma simulação de uma mesa redonda da ONU. O objetivo é negociar e formular uma resolução para combater o terrorismo global. Serão abordados temas como cooperação internacional, respeito às soberanias nacionais e medidas de segurança conjuntas.

- Instruções:

  • Organize a sala em formato de mesa redonda e designe a cada grupo um país para representar.

  • Distribua cartões com pontos específicos que cada país deve defender ou negociar.

  • Facilite a discussão, assegurando que todos os grupos participem ativamente da negociação.

  • Conclua a atividade com a redação de uma resolução conjunta, que será votada pela assembleia (classe).

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o que aprenderam e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações reais. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de permitir uma reflexão crítica sobre as complexidades do combate ao terrorismo global. É uma oportunidade para os alunos avaliarem a aplicabilidade das estratégias discutidas e para o professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo onde cada equipe compartilhará suas descobertas e estratégias desenvolvidas durante as simulações. Inicie a discussão com uma introdução que contextualize o que foi aprendido e como isso se aplica ao mundo real. Por exemplo, pode-se dizer: 'Hoje exploramos diferentes cenários de terrorismo e respostas internacionais. Vamos refletir sobre o que aprendemos e como essas estratégias poderiam ser implementadas ou melhoradas no mundo real. Quais são os desafios que vocês perceberam durante as atividades?'

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao desenvolver estratégias antiterrorismo durante a simulação?

2. Como as soluções propostas podem ser aplicadas no cenário global atual?

3. O que vocês aprenderam sobre a cooperação internacional na luta contra o terrorismo?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, assegurando que os alunos possam ligar os conhecimentos adquiridos com situações do mundo real e visualizar a importância da matéria em suas vidas. Através do resumo, da conexão entre teoria e prática, e da discussão sobre a relevância do tema, os alunos são encorajados a refletir sobre o impacto do terrorismo e as responsabilidades individuais e coletivas no seu combate.

Resumo

Nesta fase final da aula, é essencial que o professor faça um resumo abrangente dos pontos-chave discutidos sobre o terrorismo, incluindo as causas, os principais ataques e as estratégias de combate. Este resumo ajudará a reforçar o aprendizado e garantir que os alunos tenham compreendido os aspectos fundamentais do tema.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje efetivamente conectou a teoria com a prática através de simulações e discussões que permitiram aos alunos aplicar os conceitos estudados em cenários práticos e realísticos. Essa abordagem não só facilitou uma compreensão mais profunda do combate ao terrorismo, mas também destacou a importância da cooperação e da estratégia internacional.

Fechamento

Finalmente, é crucial destacar a relevância do estudo do terrorismo no mundo contemporâneo. Compreender esses conceitos não é apenas acadêmico; é vital para a formação de cidadãos conscientes e informados que possam reconhecer e entender as complexidades das questões globais e suas implicações no cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies