Entrar

Plano de aula de Revolução Russa

História

Original Teachy

'EF09HI10'

Revolução Russa

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o contexto da Revolução Russa:

    • Os alunos devem ser capazes de situar a Revolução Russa no tempo e no espaço, compreendendo a situação política, social e econômica da Rússia antes do evento.
    • Devem entender a influência da Primeira Guerra Mundial e a insatisfação popular com o regime czarista.
  2. Analisar as causas e consequências da Revolução Russa:

    • Os alunos devem identificar as principais causas que levaram à Revolução, como a desigualdade social, a fome, a censura e a repressão política.
    • Devem analisar as consequências do evento, incluindo a formação da União Soviética e o início de um novo sistema político e econômico.
  3. Entender os principais personagens e movimentos da Revolução Russa:

    • Os alunos devem conhecer os principais líderes e grupos envolvidos na Revolução, como Lenin, Trotsky e os Bolcheviques.
    • Devem entender as diferenças entre os diferentes movimentos da época, como o Menchevique e o Bolchevique, e o papel de cada um na Revolução.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise histórica:

    • Através do estudo da Revolução Russa, os alunos devem ser capazes de desenvolver habilidades de análise e interpretação de eventos históricos, além de fortalecer seu pensamento crítico.
  2. Promover o debate e a discussão em sala de aula:

    • Com a complexidade do tema, é importante fomentar o debate entre os alunos, promovendo a discussão de diferentes pontos de vista e a respeito do impacto da Revolução Russa na história mundial.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor deve relembrar brevemente os alunos sobre os acontecimentos mundiais que precederam a Revolução Russa, como a Primeira Guerra Mundial e a situação social e política da Rússia no início do século XX.
    • Também é importante revisar os conceitos de regime czarista, a divisão da sociedade russa em classes sociais e a existência de movimentos de oposição ao regime.
  2. Situações-problema:

    • O professor pode propor duas situações que irão instigar os alunos a pensar sobre a Revolução Russa. A primeira pode ser: "Imagine que você é um camponês russo no início do século XX, vivendo na pobreza e com poucos direitos. Como você acha que se sentiria em relação ao regime czarista?" A segunda: "Se você fosse um líder revolucionário, quais seriam suas principais estratégias para derrubar o regime czarista?"
  3. Contextualização da importância do assunto:

    • O professor deve explicar que a Revolução Russa foi um dos eventos mais significativos do século XX, que resultou na formação da União Soviética e na propagação do comunismo em várias partes do mundo.
    • Pode-se mencionar a Guerra Fria e a divisão do mundo em dois blocos, o comunista e o capitalista, como consequências diretas da Revolução Russa.
  4. Introdução do tópico:

    • O professor pode iniciar a aula contando duas curiosidades sobre a Revolução Russa. A primeira é que Lenin, um dos principais líderes da Revolução, Retornou à Rússia em um trem fornecido pelo governo alemão, que esperava que a agitação revolucionária desestabilizasse a Rússia e a retirasse da Primeira Guerra Mundial. A segunda é que as mulheres russas desempenharam um papel fundamental na Revolução, realizando greves e protestos que contribuíram para a queda do regime czarista.
    • O professor pode então perguntar aos alunos se eles sabem quem foram os principais líderes da Revolução e quais foram as principais mudanças que ela trouxe para a Rússia e para o mundo. As respostas dos alunos podem servir como base para a Introdução dos conteúdos a serem estudados.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-playing - "A Revolução Russa em Primeira Pessoa" (10 - 15 minutos)

    • Divida a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um personagem ou grupo histórico relacionado à Revolução Russa, como Lenin, Trotsky, o Exército Vermelho, os camponeses, a burguesia, etc.
    • Os alunos, então, deverão pesquisar e preparar uma breve apresentação em que se colocam no lugar de seus personagens, explicando suas motivações, Objetivos e ações durante o período da Revolução.
    • Encoraje os alunos a serem criativos e a utilizarem recursos visuais, como roupas e adereços, para tornar suas apresentações mais interessantes.
    • Após as apresentações, promova um debate entre os grupos, permitindo que eles questionem e respondam uns aos outros, como se estivessem participando de um encontro histórico.
    • Esta atividade ajudará os alunos a entenderem melhor os diferentes pontos de vista e motivações dos personagens envolvidos na Revolução Russa, além de desenvolver suas habilidades de pesquisa, apresentação e debate.
  2. Jogo de Tabuleiro - "A Revolução Russa: Caminho para a Mudança" (10 - 15 minutos)

    • Antes da aula, o professor deverá preparar um jogo de tabuleiro simples, com casas representando eventos e desafios da Revolução Russa.
    • Os alunos, ainda em seus grupos, irão jogar o jogo, movendo-se pelo tabuleiro e enfrentando os desafios e eventos representados pelas casas.
    • Cada vez que um grupo chegar a uma casa, eles deverão responder a uma pergunta ou cumprir um desafio relacionado à Revolução Russa. As perguntas e desafios devem envolver a aplicação dos conceitos aprendidos durante a aula, como as causas da Revolução, os diferentes grupos envolvidos e as principais consequências.
    • O grupo que chegar primeiro ao final do tabuleiro será o vencedor.
    • Este jogo ajudará a reforçar o conteúdo aprendido de forma lúdica e interativa, além de promover a cooperação entre os membros do grupo.
  3. Discussão em Grupo - "O Legado da Revolução Russa" (5 - 10 minutos)

    • Após as atividades anteriores, os alunos deverão se reunir em um grande grupo para uma discussão final sobre o legado da Revolução Russa.
    • O professor pode iniciar a discussão com algumas perguntas orientadoras, como: "Quais foram as principais mudanças trazidas pela Revolução Russa?" e "Como o mundo seria diferente hoje se a Revolução Russa não tivesse acontecido?"
    • O professor deve incentivar todos os alunos a participarem da discussão, compartilhando suas próprias opiniões e argumentando com base nos fatos e conceitos aprendidos.
    • Esta discussão ajudará a consolidar o conhecimento dos alunos sobre a Revolução Russa e a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e argumentação.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo - "Conexões com o Mundo Atual" (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão final sobre como os eventos da Revolução Russa se conectam com o mundo atual.
    • O professor pode iniciar a discussão com perguntas como: "Vocês veem semelhanças entre as condições que levaram à Revolução Russa e as situações atuais em alguns países? Se sim, quais seriam essas semelhanças?" e "Como a Revolução Russa ainda impacta a política e a economia global hoje em dia?"
    • O professor deve incentivar todos os alunos a participarem da discussão, compartilhando suas próprias opiniões e argumentando com base nos fatos e conceitos aprendidos.
    • Esta discussão ajudará os alunos a perceberem a relevância e a importância do estudo da história, além de reforçar o conhecimento adquirido sobre a Revolução Russa.
  2. Reflexão Individual - "O que Aprendi Hoje?" (3 - 5 minutos)

    • O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula.
    • Os alunos devem pensar sobre as respostas para perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que aprendi hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Os alunos podem anotar suas respostas em um caderno ou no próprio material de estudo.
    • Esta reflexão ajudará os alunos a consolidarem o que aprenderam e a identificarem quaisquer lacunas em seu entendimento que precisem ser preenchidas em aulas futuras.
  3. Feedback do Professor - "Próximos Passos" (2 - 3 minutos)

    • O professor, com base nas atividades realizadas e na participação dos alunos, deve fornecer feedback sobre o desempenho da turma.
    • O professor pode elogiar os pontos fortes dos alunos, como sua capacidade de argumentação ou sua criatividade, e fornecer sugestões para áreas que precisem de melhoria.
    • O professor também deve informar os alunos sobre o próximo tópico a ser estudado e as expectativas para a próxima aula.
    • Este feedback ajudará os alunos a entenderem suas próprias habilidades e progresso, além de se prepararem para as aulas futuras.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, relembrando os alunos das causas, eventos e consequências da Revolução Russa.
    • Deve-se destacar os principais personagens e movimentos envolvidos, bem como o contexto histórico em que a Revolução ocorreu.
    • O professor pode utilizar recursos visuais, como um quadro branco ou slides, para auxiliar na recapitulação.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como as atividades realizadas durante a aula, como o role-playing e o jogo de tabuleiro, ajudaram a trazer a teoria para a prática, permitindo aos alunos uma compreensão mais profunda e significativa do conteúdo.
    • Além disso, o professor deve destacar como os conceitos aprendidos durante a aula podem ser aplicados para entender melhor o mundo atual, promovendo uma conexão entre a história e a realidade dos alunos.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a Revolução Russa.
    • Esses materiais podem incluir livros, documentários, websites e artigos de revistas.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de "O Que é a Revolução Russa" de Leon Trotsky ou o documentário "Revolução Russa - A Luta pelo Poder".
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo da Revolução Russa para a compreensão da história mundial e para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
    • O professor pode enfatizar que, além de sua relevância histórica, a Revolução Russa tem implicações significativas para a política e a economia globais até os dias de hoje.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuarem refletindo sobre a importância dos eventos históricos em suas vidas e no mundo ao seu redor.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies