Objetivos (5 - 7 minutos)
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Entender o conceito de terrorismo: Os alunos devem ser capazes de definir o terrorismo e entender suas características principais, como o uso da violência para atingir Objetivos políticos, a intenção de causar medo e o impacto na sociedade.
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Identificar os principais atos de terrorismo na história: Os alunos devem ser capazes de identificar e explicar os principais atos de terrorismo que marcaram a história mundial, como o 11 de setembro, o atentado em Madrid em 2004 e o ataque ao metrô de Tóquio em 1995.
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Analisar o impacto do terrorismo na sociedade: Os alunos devem ser capazes de analisar como o terrorismo afeta a sociedade, incluindo a resposta do governo e a mudança de políticas e atitudes em relação à segurança e ao multiculturalismo.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos relacionados: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão sobre o conceito de guerra, conflitos e ideologias extremistas, já que estes tópicos estão intimamente ligados ao terrorismo. É essencial que os alunos compreendam estes conceitos para uma melhor compreensão do tópico da aula.
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Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações para despertar o interesse dos alunos e introduzir o tópico de terrorismo:
- A primeira situação pode ser o relato de um ataque terrorista fictício em uma cidade próxima. Os alunos devem imaginar o pânico e o medo que isso causaria na população e como isso poderia afetar a vida cotidiana.
- A segunda situação pode ser a discussão sobre um grupo que, embora tenha métodos violentos, alguns o consideram como uma força de resistência contra governos opressores. Os alunos devem refletir sobre se estes grupos podem ser considerados terroristas ou se há uma diferença entre eles e grupos terroristas.
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Contextualização: O professor deve destacar a importância do estudo do terrorismo, já que é um fenômeno que afeta a sociedade globalmente. Pode-se mencionar como o terrorismo influencia as políticas de segurança, as relações internacionais e a percepção das pessoas sobre diferentes culturas e religiões.
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Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode:
- Compartilhar curiosidades, como o fato de que o termo "terrorismo" foi cunhado durante a Revolução Francesa, quando o governo usou o terror como uma ferramenta de controle.
- Apresentar um vídeo curto de notícias sobre um ataque terrorista recente e discutir como a mídia cobre esses eventos.
- Relatar histórias de sobreviventes de ataques terroristas e como suas vidas foram afetadas.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos):
1.1. Definição de Terrorismo: O professor deve começar a apresentação da teoria explicando que terrorismo é o uso sistemático de violência para criar um clima de terror em uma população e, assim, coagir um governo ou uma sociedade a tomar uma determinada ação.
1.2. Características do Terrorismo: Em seguida, o professor deve explicar as características do terrorismo, tais como o uso de métodos violentos, a intenção de causar medo e o foco em Objetivos políticos. Pode-se discutir como o terrorismo difere de outras formas de violência, como a guerra e o crime organizado.
1.3. Origem do Terrorismo: O professor deve abordar a origem do terrorismo, destacando que ele pode surgir de conflitos étnicos, religiosos, políticos ou sociais. Pode-se citar exemplos de grupos terroristas famosos, como o Estado Islâmico, a Al-Qaeda, o IRA e as FARC.
1.4. Tipos de Ataques Terroristas: O professor deve explicar os diferentes tipos de ataques terroristas, como a bomba, o sequestro, o ataque armado e o ataque cibernético. Pode-se também discutir a evolução dos métodos de terrorismo ao longo do tempo.
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Atividades Práticas (10 - 13 minutos):
2.1. Estudo de Caso - Ataque ao World Trade Center: O professor deve dividir os alunos em grupos e fornecer a eles um estudo de caso sobre o ataque ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Os alunos devem analisar o estudo de caso e discutir sobre como o ataque se enquadra na definição de terrorismo, quais foram as consequências do ataque e como a sociedade e o governo responderam.
2.2. Discussão - Terrorismo como Resistência ou Revolução: O professor deve propor uma discussão em sala de aula sobre a ideia de que, em alguns casos, grupos que são considerados terroristas por alguns podem ser vistos como forças de resistência ou revolução por outros. Os alunos devem expressar suas opiniões e argumentar seus pontos de vista, sempre respeitando as opiniões divergentes.
2.3. Análise de Notícia - Ataque Terrorista Recente: O professor deve apresentar uma notícia recente sobre um ataque terrorista e pedir aos alunos para analisá-la à luz do que foi aprendido na aula. Os alunos devem identificar as características do terrorismo presentes no ataque, discutir as possíveis motivações dos terroristas e pensar em possíveis consequências do ataque.
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Conclusão (3 - 5 minutos):
3.1. Síntese e Reflexão: O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido, relembrando as definições de terrorismo, as características, origens e tipos de ataques. Deve-se também incentivar os alunos a refletir sobre a aula, pensando em como o terrorismo afeta a sociedade e as possíveis formas de prevenção e combate ao terrorismo.
3.2. Conexão com o Mundo Real: Finalmente, o professor deve destacar como o estudo do terrorismo pode ajudar os alunos a entender melhor os conflitos e as tensões presentes no mundo atual. Pode-se mencionar a importância de uma visão crítica e informada sobre o terrorismo, para evitar o preconceito e a estigmatização de determinados grupos ou religiões.