Entrar

Plano de aula de Aspectos dos Gêneros Atuais

Inglês

Original Teachy

'EF09LI13'

Aspectos dos Gêneros Atuais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Aspectos dos Gêneros Atuais

Palavras Chaveaspectos dos gêneros digitais, blogs, mensagens instantâneas, redes sociais, produção de conteúdo digital, influenciadores digitais, storytelling, gamificação, colaboração, comunicação digital, trabalho em grupo
Materiais Necessárioscelulares, computadores, acesso à internet, ferramentas de design gráfico (ex: Canva, Adobe Spark), ferramentas de edição de vídeo (ex: iMovie), ferramentas de gamificação (ex: Kahoot, Quizlet), material de escrita (papel e caneta), projetor ou tela para apresentações
Códigos BNCCEF09LI13: Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar aos alunos os objetivos principais que guiarão suas atividades e aprendizagens ao longo da aula. Dessa forma, eles terão clareza sobre o que se espera que eles compreendam e realizem. Este alinhamento inicial é crucial para que todos possam se guiar e manter o foco nos aspectos mais relevantes do tema 'Aspectos dos Gêneros Digitais'.

Objetivos principais:

1. Compreender as características dos gêneros digitais, como blogs, mensagens instantâneas e redes sociais.

2. Identificar e analisar diferentes tipos de textos presentes nas plataformas digitais.

3. Aplicar o vocabulário e as estruturas gramaticais específicas dos gêneros digitais no contexto da língua inglesa.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a capacidade crítica em relação ao consumo e produção de conteúdos digitais.
  2. Promover a interação e colaboração entre os alunos através de atividades em plataformas digitais.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, incentivando-os a refletir sobre o tema e a compartilhar seus conhecimentos pré-existentes. Essa abordagem colaborativa e prática visa aquecer o ambiente da aula, promovendo um debate inicial que irá preparar o terreno para atividades mais aprofundadas que virão em seguida.

Aquecendo

Para começar, esclareça aos alunos que o tema da aula será 'Aspectos dos Gêneros Digitais', abordando como blogs, mensagens instantâneas e redes sociais influenciam a comunicação moderna. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para pesquisar e encontrar um fato interessante sobre qualquer um desses gêneros digitais. Dê-lhes alguns minutos para compartilhar suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais elementos que diferenciam um blog de uma rede social?

2. Como as mensagens instantâneas mudaram a forma como nos comunicamos diariamente?

3. De que maneira os conteúdos publicados nas redes sociais podem influenciar a opinião pública?

4. Quais são as vantagens e desvantagens de se comunicar através das diferentes plataformas digitais?

5. Vocês já tiveram alguma experiência significativa ao usar blogs ou redes sociais? Compartilhem.

Desenvolvimento

Duração: 75 - 85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e colaborativa, permitindo que apliquem seus conhecimentos sobre os gêneros digitais em atividades dinâmicas e criativas. Além disso, essas atividades visam desenvolver habilidades essenciais no uso do inglês, incentivar a colaboração e promover o pensamento crítico sobre a comunicação digital.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ‍ Realidade de Influenciador Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o vocabulário e as estruturas gramaticais específicas dos gêneros digitais, promovendo a criatividade e o trabalho colaborativo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumem o papel de influenciadores digitais. Cada grupo escolherá um tema de interesse (pode ser moda, esportes, tecnologia, etc.) e criará uma série de publicações para uma rede social simulada. As postagens devem incluir texto, imagens e uso de hashtags relevantes.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema que será o foco de suas postagens.

  • Utilizando celulares e computadores com acesso à internet, cada grupo deve criar um plano de publicações para uma semana. Devem ser incluídas ao menos 5 publicações, cada uma abordando aspectos diferentes do tema escolhido.

  • As publicações devem ser redigidas em inglês e incluir um texto (entre 50-150 palavras), uma ou mais imagens e hashtags relevantes.

  • Os grupos devem usar ferramentas de design gráfico, como Canva ou Adobe Spark, para criar conteúdos visualmente atraentes.

  • Após criarem as publicações, cada grupo compartilha suas criações com a turma, explicando a escolha do tema e o raciocínio por trás de cada postagem.

Atividade 2 -  Storytelling nas Redes Sociais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades narrativas e de escrita criativa, aplicando-as no contexto das redes sociais e utilizando o inglês como idioma.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar uma história em formato de postagens para uma rede social. A história deve ser contada em uma sequência de posts e pode incluir textos, imagens e vídeos. O objetivo é explorar a narrativa digital e engajar o público.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Cada grupo deve criar uma história original, que será contada através de uma série de postagens.

  • A história pode ser fictícia ou baseada em eventos reais e deve ser escrita em inglês.

  • Utilizando celulares e computadores, cada grupo deve criar ao menos 5 postagens que, juntas, contem a história de forma coesa e interessante.

  • Os grupos devem utilizar ferramentas de edição de imagem e vídeo, como Canva ou iMovie, para enriquecer suas postagens.

  • Depois de prepararem suas histórias, os grupos compartilham suas postagens com a turma e discutem os elementos de narrativa utilizados.

Atividade 3 -  Gamificação e Mensagens Instantâneas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o aprendizado colaborativo e interativo, utilizando ferramentas de comunicação digital e gamificação para reforçar os conceitos estudados.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um jogo de perguntas e respostas utilizando plataformas de mensagens instantâneas. Eles deverão formular perguntas baseadas em fatos interessantes encontrados durante a pesquisa inicial e criar uma dinâmica de jogo para engajar os colegas.

- Instruções:

  • Separe os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve formular uma série de perguntas e respostas, com base no tema dos gêneros digitais estudados anteriormente.

  • Utilizando uma plataforma de mensagens instantâneas, como WhatsApp ou Telegram, os grupos devem criar um chat simulado onde as perguntas serão feitas.

  • Os grupos podem usar ferramentas de gamificação, como Kahoot ou Quizlet, para criar um quiz interativo.

  • Cada grupo deve compartilhar o link do quiz com a turma e todos jogam juntos, respondendo às perguntas em tempo real.

  • Após a conclusão do quiz, os grupos discutem as respostas e refletem sobre as diferentes abordagens dos gêneros digitais.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é integrar e consolidar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, promovendo a autorreflexão e a análise crítica sobre as atividades realizadas. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de aprender com diferentes perspectivas, aprimorar habilidades de comunicação interpessoal e fortalecer a coesão do grupo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Sugira que cada grupo compartilhe o que aprendeu durante as atividades e suas conclusões gerais. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão:

  1. Introdução: Peça aos grupos que apresentem brevemente suas atividades.
  2. Aprendizados: Pergunte aos grupos o que eles aprenderam sobre os gêneros digitais e como isso mudou sua forma de ver essas plataformas.
  3. Desafios: Questione sobre os desafios que enfrentaram durante a criação de conteúdos digitais em inglês.
  4. Aplicabilidade: Incentive os alunos a refletirem sobre como usarão esse conhecimento em suas vidas diárias e futuras.

Reflexões

1. Como a criação de conteúdo para redes sociais influenciou sua compreensão sobre a comunicação digital? 2. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao trabalhar em equipe e como vocês as superaram? 3. De que maneira as atividades realizadas hoje podem impactar suas habilidades de comunicação em inglês no futuro?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback dos colegas do grupo em que trabalhou. Oriente a turma a fornecer feedback construtivo e respeitoso usando o seguinte formato:

  1. Algo positivo: Destaque algo que o colega fez bem durante a atividade.
  2. Algo a melhorar: Indique uma área onde o colega pode melhorar, oferecendo sugestões práticas.
  3. Agradecimento: Agradeça pelo esforço e colaboração, incentivando um ambiente de apoio mútuo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar os conhecimentos adquiridos, conectar o aprendizado ao mundo real e destacar a importância prática do que foi estudado. Este momento de reflexão final ajuda os alunos a internalizar e aplicar os conceitos de maneira mais significativa e contextualizada. 易

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que a aula de hoje foi como um grande festival digital!  Primeiro, exploramos o mundo dos blogs, onde cada um pôde ser um autor e se expressar livremente. Depois, mergulhamos nas mensagens instantâneas, onde a comunicação rápida e instantânea foi tema central. Por fim, navegamos pelas redes sociais, descobrindo como elas moldam nossa percepção e interação no mundo moderno. 

No Mundo

No Mundo Atual: A aula de hoje está profundamente conectada com nossas vidas. Vivemos em uma era digital onde redes sociais, blogs e mensagens instantâneas não são apenas ferramentas de comunicação, mas também plataformas de expressão e influência. Através delas, podemos compartilhar ideias, mobilizar causas, e até moldar opiniões públicas em tempo real. 

Na Prática

Aplicações: Entender os gêneros digitais é essencial para navegar com confiança no mundo moderno. Essas habilidades são vitais para a comunicação, seja ela pessoal ou profissional. Saber como criar conteúdos atrativos, se comunicar de forma eficaz e criticar o consumo digital, são competências que os alunos levarão para a vida toda. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies