Entrar

Plano de aula de Elementos de Publicidade e Argumentação

Inglês

Original Teachy

'EF09LI06'

Elementos de Publicidade e Argumentação

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver habilidades de compreensão auditiva e leitura: Os alunos devem ser capazes de entender e interpretar anúncios publicitários em inglês, tanto em áudio quanto em texto, identificando os elementos de persuasão e argumentação usados.

  2. Praticar a expressão escrita: Os alunos devem ser capazes de criar seus próprios anúncios publicitários em inglês, aplicando os elementos de persuasão e argumentação aprendidos.

  3. Aprimorar o vocabulário relacionado à publicidade: Os alunos devem aprender e incorporar em seu vocabulário palavras e expressões comumente usadas em anúncios publicitários em inglês.

Objetivos secundários:

  • Promover a criatividade: Os alunos devem ser incentivados a pensar de forma criativa ao criar seus próprios anúncios, permitindo a expressão de sua individualidade e originalidade.

  • Melhorar a fluência em inglês: Através da prática de leitura, audição e escrita, os alunos terão a oportunidade de aumentar sua fluência e confiança no uso da língua inglesa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos relacionados: O professor deve começar relembrando os conceitos de vocabulário e gramática específicos da publicidade em inglês que foram ensinados em aulas anteriores. Isso pode incluir palavras e expressões comumente usadas em anúncios, como superlativos, adjetivos atraentes, frases de chamariz, entre outros. (3 - 4 minutos)

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor pode apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o tópico da aula. A primeira pode ser um anúncio publicitário em inglês de um produto com o qual os alunos não estão familiarizados, e a segunda pode ser um anúncio que use uma estratégia de argumentação complexa ou inesperada. O professor pode pedir aos alunos que tentem identificar os elementos de persuasão e argumentação nos anúncios, preparando-os para a atividade prática que virá mais tarde. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância do conhecimento sobre elementos de publicidade e argumentação em inglês, destacando como essas habilidades são úteis não apenas para entender e criar anúncios, mas também para a comunicação eficaz em geral. O professor pode dar exemplos de como essas habilidades podem ser aplicadas em situações do dia a dia, como na leitura de resenhas de produtos online, na interpretação de discursos políticos, etc. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para finalizar a Introdução e captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades ou histórias interessantes sobre o mundo da publicidade em inglês. Isso pode incluir informações sobre o uso de diferentes estratégias de argumentação em diferentes culturas, exemplos de anúncios que se tornaram famosos por suas estratégias de persuasão únicas, etc. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Análise de Anúncios (10 - 15 minutos): O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo receberá uma seleção de anúncios publicitários em inglês de diferentes produtos e serviços. Estes anúncios devem ser cuidadosamente selecionados para incluir uma variedade de estratégias de argumentação, como o uso de estatísticas, o apelo à emoção, o uso de celebridades, etc.

    • O professor deve orientar os alunos a analisar os anúncios, identificando os elementos de persuasão e argumentação presentes. Eles devem discutir em seus grupos sobre quais estratégias estão sendo usadas, e por que eles acreditam que o anunciante escolheu essas estratégias.

    • Após a discussão em grupo, um representante de cada grupo deve compartilhar suas conclusões com a classe. O professor deve facilitar uma discussão em sala de aula, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback.

  2. Atividade de Criação de Anúncios (10 - 15 minutos): Após a análise dos anúncios, os alunos devem ser desafiados a criar seus próprios anúncios publicitários em inglês. Eles podem escolher um produto ou serviço existente, ou podem inventar um novo. O objetivo é que os alunos apliquem as estratégias de persuasão e argumentação que aprenderam na aula para criar um anúncio eficaz.

    • O professor deve fornecer aos alunos um modelo básico para o anúncio, que inclua um título chamativo, uma descrição do produto ou serviço, uma lista de benefícios, e uma frase de chamariz. No entanto, os alunos devem ser encorajados a modificar o modelo de acordo com suas necessidades e criatividade.

    • Os anúncios criados pelos alunos devem ser compartilhados com a classe. O professor deve incentivar os alunos a darem feedback uns aos outros, destacando os pontos fortes de cada anúncio e sugerindo maneiras de melhorá-los.

  3. Atividade de Role-play (5 - 10 minutos): Para tornar a aula mais interativa e divertida, o professor pode encenar um pequeno drama de anúncio publicitário. O professor pode escolher um produto ou serviço (real ou fictício) e interpretar o papel de um vendedor tentando convencer os alunos a comprarem o produto. Os alunos, então, devem usar as estratégias de persuasão e argumentação que aprenderam para resistir às tentativas de venda do professor.

    • Esta atividade não só reforçará o aprendizado dos alunos sobre elementos de publicidade e argumentação, mas também lhes dará a oportunidade de praticar a compreensão auditiva e a expressão oral em inglês.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos, pedindo que compartilhem suas experiências e aprendizados a partir das atividades realizadas. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas conclusões e desafios enfrentados durante a criação de seus anúncios publicitários. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros, além de reforçar os conceitos aprendidos através da reflexão e da prática.

    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a comentarem sobre as estratégias de persuasão e argumentação que usaram, e como encontraram soluções criativas para superar os desafios. O professor pode fazer perguntas para aprofundar a discussão e encorajar a reflexão crítica.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer uma revisão dos conceitos teóricos abordados na aula, destacando como eles foram aplicados nas atividades práticas. O professor pode relembrar as estratégias de argumentação discutidas na análise de anúncios, e como os alunos as utilizaram ao criar seus próprios anúncios. Esta é uma oportunidade para os alunos consolidarem seu entendimento dos conceitos e refletirem sobre como eles podem ser aplicados em diferentes contextos.

  3. Reflexão Individual (3 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia?

    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre as respostas para estas perguntas. O professor pode optar por pedir que compartilhem suas reflexões oralmente, ou que as escrevam e entreguem no final da aula. Esta atividade de reflexão ajudará os alunos a consolidarem seu aprendizado e identificarem áreas que precisam de mais estudo ou prática.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, relembrando os elementos de persuasão e argumentação em anúncios publicitários em inglês. Deve-se ressaltar a importância de cada um desses elementos e como eles são usados para convencer e persuadir o público-alvo. Além disso, o professor deve reforçar os aspectos práticos, como a análise de anúncios e a criação de anúncios pelos alunos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode ser feito destacando como a teoria dos elementos de publicidade e argumentação foi aplicada na análise de anúncios e na criação de novos anúncios pelos alunos. O professor pode também reforçar as aplicações práticas desses conhecimentos, como na interpretação de anúncios reais, na criação de textos persuasivos em inglês, e na melhoria da habilidade de compreensão auditiva e leitura.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos e sites sobre publicidade, argumentação e persuasão em inglês. O professor deve também encorajar os alunos a praticarem o que aprenderam fora da sala de aula, como analisando anúncios em revistas e na internet, e criando mais anúncios publicitários em inglês.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do tema para o dia a dia dos alunos. Deve-se explicar que a habilidade de entender e criar anúncios persuasivos em inglês é uma competência valiosa em muitas áreas, como marketing, vendas, comunicação e até mesmo na vida cotidiana. Além disso, o professor deve enfatizar que o domínio dessas habilidades pode melhorar a fluência em inglês e a capacidade de expressão dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies