Entrar

Plano de aula de Elementos de Publicidade e Argumentação

Inglês

Original Teachy

'EF09LI06'

Elementos de Publicidade e Argumentação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Elementos de Publicidade e Argumentação

Palavras ChaveElementos de Publicidade, Argumentação, Linguagem de Persuasão, Inglês, Análise Crítica, Trabalho em Equipe, Debate, Criação de Campanhas, Comerciais, Atividades Interativas, Pensamento Crítico, Criatividade
Materiais NecessáriosAcesso à internet para pesquisa e visualização de materiais, Projetor e tela para exibição de comerciais e apresentações, Papel e canetas para anotações e planejamento das atividades, Computadores ou tablets (opcional) para edição de materiais visuais, Quadro branco e marcadores para anotações durante a discussão
Códigos BNCCEF09LI06: Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.; EF09LI05: Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.; EF09LI07: Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.; EF09LI11: Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer as metas de aprendizagem da aula, orientando tanto o professor quanto os alunos sobre o que será esperado e como o conhecimento adquirido será aplicado. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seus esforços durante as atividades práticas, garantindo uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz dos conceitos de publicidade e argumentação em contextos reais e simulados.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e analisar os elementos da linguagem de publicidade e argumentação em textos e propagandas em língua inglesa.

2. Habilitar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido na análise e criação de conteúdos publicitários e argumentativos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a criatividade na interpretação e produção de textos publicitários e argumentativos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio que eles adquiriram sobre elementos de publicidade e argumentação em inglês. Ao apresentar situações-problema, os alunos são incentivados a pensar criticamente e aplicar o conhecimento de maneira prática. A contextualização ajuda a perceber a relevância do tema no mundo real, aumentando o interesse e a motivação dos alunos para explorar mais a fundo o tópico.

Situações Problema

1. Imagine que uma empresa está lançando um novo produto e precisa de uma campanha publicitária eficaz para atrair seu público-alvo. Quais elementos da linguagem de publicidade e argumentação você utilizaria para criar uma campanha de sucesso em inglês?

2. Pense em um debate político em que candidatos estão tentando convencer o público sobre suas propostas. Como a linguagem de argumentação em inglês pode ser usada para influenciar a opinião dos eleitores?

Contextualização

A habilidade de reconhecer e utilizar efetivamente os elementos de publicidade e argumentação em inglês não é apenas valiosa para estudantes em um contexto acadêmico, mas também no dia a dia e em futuras carreiras. Esses elementos são amplamente aplicados em várias áreas, como marketing, relações públicas, jornalismo e até mesmo em interações cotidianas, como nas redes sociais. Por exemplo, entender como um anúncio publicitário é construído pode não só melhorar a capacidade de crítica dos alunos em relação à mídia, mas também prepará-los para futuras oportunidades de trabalho em um mercado globalizado.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é destinada a aplicar de forma prática e dinâmica os conceitos de publicidade e argumentação em inglês que os alunos estudaram previamente. As atividades propostas visam não apenas solidificar o conhecimento adquirido, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Esta abordagem prática e interativa permite que os alunos experimentem e apliquem de maneira concreta o que aprenderam, preparando-os para futuras situações em que precisarão usar essas habilidades.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Crie Sua Própria Campanha Publicitária

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conceitos de linguagem de publicidade e argumentação em um contexto prático, desenvolvendo habilidades de criatividade, comunicação e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e cada grupo receberá a tarefa de criar uma campanha publicitária em inglês para um produto fictício. Eles deverão decidir o público-alvo, escolher o produto (pode ser um novo sabor de refrigerante, um aplicativo inovador, etc.), e desenvolver uma estratégia que inclua um slogan, um jingle (se desejado), e um storyboard para um comercial de TV de 30 segundos.

- Instruções:

  • Formem grupos de até cinco pessoas.

  • Escolham um produto fictício para a campanha.

  • Definam o público-alvo e estudem suas características e preferências.

  • Criem um slogan e, se quiserem, um jingle em inglês que represente o produto de forma atraente e memorável.

  • Desenhem um storyboard que ilustre como seria o comercial de TV de 30 segundos, destacando os pontos principais da campanha.

  • Preparem uma apresentação para o restante da classe, onde devem explicar as escolhas feitas e as teorias de publicidade e argumentação aplicadas.

Atividade 2 - Debate Publicitário: Persuasão em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão em inglês, além de promover o trabalho em equipe e a capacidade de pensamento crítico.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão participar de um debate estruturado, onde cada grupo representará uma empresa fictícia defendendo um produto fictício. Eles deverão usar argumentos persuasivos e elementos de publicidade em inglês para convencer a 'audiência' (os demais alunos) e o 'júri' (o professor) da superioridade do seu produto em relação ao dos concorrentes.

- Instruções:

  • Dividam-se em grupos e escolham um produto fictício para representar.

  • Elaborem uma estratégia de argumentação baseada nos elementos de publicidade e argumentação estudados.

  • Preparem uma apresentação curta para defender o produto de seu grupo durante o debate.

  • Participem do debate, utilizando a linguagem de persuasão e os elementos de publicidade de forma eficaz.

  • Ao final, o professor e a classe votarão no grupo que mais os convenceu, e o grupo vencedor será aquele que melhor utilizou os conceitos de publicidade e argumentação.

Atividade 3 - Análise de Comerciais: O que Faz um Anúncio Funcionar?

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a capacidade de análise crítica e reconhecimento de elementos de publicidade e argumentação em contextos variados.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assistirão a diferentes comerciais em inglês e analisarão os elementos de persuasão e argumentação presentes em cada um. Eles deverão identificar o público-alvo, as técnicas de linguagem utilizadas, e discutir como esses elementos influenciam na eficácia do anúncio.

- Instruções:

  • Assistam a uma seleção de comerciais em inglês.

  • Em grupos, discutam e identifiquem os elementos de persuasão e argumentação presentes em cada comercial.

  • Preencham um quadro com as informações: título do comercial, produto, público-alvo, principais técnicas de persuasão e argumentação utilizadas.

  • Preparem uma apresentação para a classe, onde deverão explicar as análises feitas e por que acreditam que o comercial é eficaz (ou não) em atingir seu objetivo.

  • Discutam em grupo com a classe as diferentes análises e conclusões.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades realizadas e articulem o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar suas ideias, ouvir diferentes pontos de vista e aprender com as experiências dos colegas, o que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades críticas e de comunicação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe brevemente o produto e a estratégia de publicidade que desenvolveu. Encoraje os alunos a discutir o processo criativo, os desafios enfrentados e as soluções encontradas. Em seguida, incentive cada grupo a refletir sobre as apresentações dos outros e a oferecer feedback construtivo. Este momento é crucial para que os alunos articulem o que aprenderam, recebam diferentes perspectivas e pratiquem a habilidade de dar e receber críticas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os elementos de linguagem de publicidade e argumentação que vocês consideraram mais eficazes na campanha do seu grupo?

2. Como a escolha do público-alvo influenciou as decisões de marketing e os conteúdos criados?

3. Houve algum ponto durante a atividade em que vocês precisaram ajustar sua estratégia devido ao feedback recebido?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para sintetizar e reforçar o que foi aprendido, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas trabalhados. Além disso, ao destacar a relevância do conteúdo para a vida diária e futuras carreiras, esta etapa ajuda a motivar os alunos, mostrando a aplicabilidade do conhecimento adquirido e incentivando o engajamento contínuo com o tema.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e reforçar os principais conceitos abordados sobre os elementos de publicidade e argumentação em língua inglesa. É importante recapitular os termos técnicos e as estratégias de persuasão e argumentação discutidas, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam conectar a teoria estudada com a prática através de diversas atividades interativas, como a criação de campanhas publicitárias, debates e análises de comerciais. Essas atividades proporcionaram uma aplicação direta dos conceitos teóricos, permitindo aos alunos ver na prática como os elementos de publicidade e argumentação são utilizados para influenciar e persuadir.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos elementos de publicidade e argumentação no cotidiano, destacando como essas habilidades são essenciais não apenas em contextos profissionais, mas também em situações do dia a dia. Compreender e ser capaz de utilizar esses elementos efetivamente pode ajudar os alunos a se tornarem consumidores mais críticos e comunicadores mais eficazes em qualquer língua.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies