Plano de Aula | Metodologia Ativa | Elementos de Publicidade e Argumentação
Palavras Chave | Elementos de Publicidade, Argumentação, Linguagem de Persuasão, Inglês, Análise Crítica, Trabalho em Equipe, Debate, Criação de Campanhas, Comerciais, Atividades Interativas, Pensamento Crítico, Criatividade |
Materiais Necessários | Acesso à internet para pesquisa e visualização de materiais, Projetor e tela para exibição de comerciais e apresentações, Papel e canetas para anotações e planejamento das atividades, Computadores ou tablets (opcional) para edição de materiais visuais, Quadro branco e marcadores para anotações durante a discussão |
Códigos BNCC | EF09LI06: Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.; EF09LI05: Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.; EF09LI07: Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.; EF09LI11: Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão). |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | Interpretação de Texto |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer as metas de aprendizagem da aula, orientando tanto o professor quanto os alunos sobre o que será esperado e como o conhecimento adquirido será aplicado. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seus esforços durante as atividades práticas, garantindo uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz dos conceitos de publicidade e argumentação em contextos reais e simulados.
Objetivos principais:
1. Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e analisar os elementos da linguagem de publicidade e argumentação em textos e propagandas em língua inglesa.
2. Habilitar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido na análise e criação de conteúdos publicitários e argumentativos.
Objetivos secundários:
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade na interpretação e produção de textos publicitários e argumentativos.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio que eles adquiriram sobre elementos de publicidade e argumentação em inglês. Ao apresentar situações-problema, os alunos são incentivados a pensar criticamente e aplicar o conhecimento de maneira prática. A contextualização ajuda a perceber a relevância do tema no mundo real, aumentando o interesse e a motivação dos alunos para explorar mais a fundo o tópico.
Situações Problema
1. Imagine que uma empresa está lançando um novo produto e precisa de uma campanha publicitária eficaz para atrair seu público-alvo. Quais elementos da linguagem de publicidade e argumentação você utilizaria para criar uma campanha de sucesso em inglês?
2. Pense em um debate político em que candidatos estão tentando convencer o público sobre suas propostas. Como a linguagem de argumentação em inglês pode ser usada para influenciar a opinião dos eleitores?
Contextualização
A habilidade de reconhecer e utilizar efetivamente os elementos de publicidade e argumentação em inglês não é apenas valiosa para estudantes em um contexto acadêmico, mas também no dia a dia e em futuras carreiras. Esses elementos são amplamente aplicados em várias áreas, como marketing, relações públicas, jornalismo e até mesmo em interações cotidianas, como nas redes sociais. Por exemplo, entender como um anúncio publicitário é construído pode não só melhorar a capacidade de crítica dos alunos em relação à mídia, mas também prepará-los para futuras oportunidades de trabalho em um mercado globalizado.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é destinada a aplicar de forma prática e dinâmica os conceitos de publicidade e argumentação em inglês que os alunos estudaram previamente. As atividades propostas visam não apenas solidificar o conhecimento adquirido, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Esta abordagem prática e interativa permite que os alunos experimentem e apliquem de maneira concreta o que aprenderam, preparando-os para futuras situações em que precisarão usar essas habilidades.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Crie Sua Própria Campanha Publicitária
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar os conceitos de linguagem de publicidade e argumentação em um contexto prático, desenvolvendo habilidades de criatividade, comunicação e trabalho em equipe.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e cada grupo receberá a tarefa de criar uma campanha publicitária em inglês para um produto fictício. Eles deverão decidir o público-alvo, escolher o produto (pode ser um novo sabor de refrigerante, um aplicativo inovador, etc.), e desenvolver uma estratégia que inclua um slogan, um jingle (se desejado), e um storyboard para um comercial de TV de 30 segundos.
- Instruções:
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Formem grupos de até cinco pessoas.
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Escolham um produto fictício para a campanha.
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Definam o público-alvo e estudem suas características e preferências.
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Criem um slogan e, se quiserem, um jingle em inglês que represente o produto de forma atraente e memorável.
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Desenhem um storyboard que ilustre como seria o comercial de TV de 30 segundos, destacando os pontos principais da campanha.
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Preparem uma apresentação para o restante da classe, onde devem explicar as escolhas feitas e as teorias de publicidade e argumentação aplicadas.
Atividade 2 - Debate Publicitário: Persuasão em Ação
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão em inglês, além de promover o trabalho em equipe e a capacidade de pensamento crítico.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão participar de um debate estruturado, onde cada grupo representará uma empresa fictícia defendendo um produto fictício. Eles deverão usar argumentos persuasivos e elementos de publicidade em inglês para convencer a 'audiência' (os demais alunos) e o 'júri' (o professor) da superioridade do seu produto em relação ao dos concorrentes.
- Instruções:
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Dividam-se em grupos e escolham um produto fictício para representar.
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Elaborem uma estratégia de argumentação baseada nos elementos de publicidade e argumentação estudados.
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Preparem uma apresentação curta para defender o produto de seu grupo durante o debate.
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Participem do debate, utilizando a linguagem de persuasão e os elementos de publicidade de forma eficaz.
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Ao final, o professor e a classe votarão no grupo que mais os convenceu, e o grupo vencedor será aquele que melhor utilizou os conceitos de publicidade e argumentação.
Atividade 3 - Análise de Comerciais: O que Faz um Anúncio Funcionar?
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aprimorar a capacidade de análise crítica e reconhecimento de elementos de publicidade e argumentação em contextos variados.
- Descrição: Os alunos, em grupos, assistirão a diferentes comerciais em inglês e analisarão os elementos de persuasão e argumentação presentes em cada um. Eles deverão identificar o público-alvo, as técnicas de linguagem utilizadas, e discutir como esses elementos influenciam na eficácia do anúncio.
- Instruções:
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Assistam a uma seleção de comerciais em inglês.
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Em grupos, discutam e identifiquem os elementos de persuasão e argumentação presentes em cada comercial.
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Preencham um quadro com as informações: título do comercial, produto, público-alvo, principais técnicas de persuasão e argumentação utilizadas.
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Preparem uma apresentação para a classe, onde deverão explicar as análises feitas e por que acreditam que o comercial é eficaz (ou não) em atingir seu objetivo.
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Discutam em grupo com a classe as diferentes análises e conclusões.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades realizadas e articulem o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar suas ideias, ouvir diferentes pontos de vista e aprender com as experiências dos colegas, o que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades críticas e de comunicação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe brevemente o produto e a estratégia de publicidade que desenvolveu. Encoraje os alunos a discutir o processo criativo, os desafios enfrentados e as soluções encontradas. Em seguida, incentive cada grupo a refletir sobre as apresentações dos outros e a oferecer feedback construtivo. Este momento é crucial para que os alunos articulem o que aprenderam, recebam diferentes perspectivas e pratiquem a habilidade de dar e receber críticas.
Perguntas Chave
1. Quais foram os elementos de linguagem de publicidade e argumentação que vocês consideraram mais eficazes na campanha do seu grupo?
2. Como a escolha do público-alvo influenciou as decisões de marketing e os conteúdos criados?
3. Houve algum ponto durante a atividade em que vocês precisaram ajustar sua estratégia devido ao feedback recebido?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão serve para sintetizar e reforçar o que foi aprendido, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas trabalhados. Além disso, ao destacar a relevância do conteúdo para a vida diária e futuras carreiras, esta etapa ajuda a motivar os alunos, mostrando a aplicabilidade do conhecimento adquirido e incentivando o engajamento contínuo com o tema.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deve resumir e reforçar os principais conceitos abordados sobre os elementos de publicidade e argumentação em língua inglesa. É importante recapitular os termos técnicos e as estratégias de persuasão e argumentação discutidas, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, os alunos puderam conectar a teoria estudada com a prática através de diversas atividades interativas, como a criação de campanhas publicitárias, debates e análises de comerciais. Essas atividades proporcionaram uma aplicação direta dos conceitos teóricos, permitindo aos alunos ver na prática como os elementos de publicidade e argumentação são utilizados para influenciar e persuadir.
Fechamento
Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos elementos de publicidade e argumentação no cotidiano, destacando como essas habilidades são essenciais não apenas em contextos profissionais, mas também em situações do dia a dia. Compreender e ser capaz de utilizar esses elementos efetivamente pode ajudar os alunos a se tornarem consumidores mais críticos e comunicadores mais eficazes em qualquer língua.