Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Objetivo Principal 1: Incentivar os alunos a reconhecer e pronunciar corretamente os nomes de animais e plantas populares em inglês.
-
Objetivo Principal 2: Desenvolver a habilidade de compreensão e associação dos nomes de animais e plantas em inglês com suas imagens correspondentes.
-
Objetivo Principal 3: Facilitar o entendimento da importância da biodiversidade através do aprendizado de vocabulário diversificado de animais e plantas em inglês.
Objetivos Secundários
-
Fomentar a pesquisa individual e o estudo autônomo através de atividades pré-aula, incentivando os alunos a buscar mais informações sobre os animais e plantas estudados.
-
Estimular a participação ativa dos alunos em sala de aula, através de discussões e atividades interativas, reforçando o aprendizado do vocabulário.
-
Promover a interdisciplinaridade, relacionando o conteúdo de inglês com conhecimentos de Ciências Naturais, ampliando a compreensão dos alunos sobre o mundo natural e sua diversidade.
Introdução (10 - 12 minutos)
-
Primeiramente, o professor deve relembrar os alunos sobre o vocabulário básico em inglês que já foi estudado, como cores, números e adjetivos simples. Essa revisão permitirá que os alunos possam descrever os animais e plantas que serão estudados na aula. (3 minutos)
-
Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema:
- Imagine que você precisa pedir ajuda para encontrar um animal ou planta específica em uma reserva natural onde apenas inglês é falado. Como você descreveria o animal ou planta?
- Suponha que você está jogando um jogo de adivinhação em inglês onde precisa adivinhar o nome de um animal ou planta através de dicas. Quais palavras você usaria para descrever cada um deles? (4 minutos)
-
O professor deve explicar a importância do vocabulário específico em inglês para situações cotidianas e profissionais. Por exemplo, para quem deseja trabalhar ou estudar no exterior, conhecer o nome de animais e plantas em inglês pode ser útil em diversas áreas, como biologia, medicina, turismo, hospitalidade, entre outros. Além disso, este vocabulário também é relevante em situações cotidianas, como assistir a filmes e séries em inglês, ler livros, jogar videogames, etc. (2 minutos)
-
Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a linguagem e a cultura anglo-saxônica. Por exemplo, como alguns nomes de animais e plantas em inglês são usados em expressões idiomáticas, como "busy as a bee" (ocupado como uma abelha) ou "slow as a snail" (lento como um caracol). Outra curiosidade pode ser sobre como os nomes de algumas plantas e animais têm origens interessantes, como "dandelion" que vem do francês "dent de lion" (dente de leão), devido à forma das folhas da planta. (3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
Atividade 1: "Animal and Plant Bingo" (10 - 12 minutos)
-
O professor deve fornecer cartelas de bingo para cada aluno, com imagens de diferentes animais e plantas. As cartelas devem ser preenchidas com imagens de animais e plantas, sem os nomes, para que os alunos possam identificá-los apenas pela imagem.
-
O professor então, de forma aleatória, revela o nome de um animal ou planta em inglês. Os alunos devem procurar na cartela a imagem correspondente ao nome anunciado. Se encontrarem, colocam um marcador na imagem.
-
O jogo continua até que um dos alunos preencha uma linha horizontal, vertical ou diagonal de sua cartela e grite "Bingo!". Esse aluno será o vencedor da rodada.
-
O professor deve verificar a cartela do aluno para garantir que os animais ou plantas foram identificados corretamente. Se estiver correto, o aluno vence a rodada e o jogo recomeça.
Atividade 2: "Speed Word Association Game" (10 - 12 minutos)
-
Os alunos devem ser divididos em grupos de três a quatro alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com imagens de animais e plantas.
-
Um aluno do grupo deve pegar um cartão e, sem mostrar a imagem para os outros membros do grupo, deve descrever o animal ou planta em inglês. Os outros membros do grupo devem adivinhar o nome do animal ou planta em inglês.
-
A equipe que adivinhar corretamente o maior número de animais ou plantas em um determinado período de tempo (por exemplo, 5 minutos) é a vencedora.
Atividade 3: "Storytelling with Animals and Plants" (5 - 7 minutos)
-
Cada grupo de alunos deve criar uma pequena história em inglês que envolva pelo menos cinco dos animais e plantas estudados na aula.
-
Os alunos devem usar criatividade para criar a história, mas devem garantir que os nomes dos animais e plantas sejam usados corretamente no contexto da história.
-
O professor deve incentivar os alunos a serem criativos, permitindo que usem o vocabulário aprendido de maneiras diferentes. Por exemplo, um grupo pode criar uma história sobre um coelho que vive em uma floresta de bambus, enquanto outro grupo pode criar uma história sobre um leão que vive em um deserto cheio de cactos.
-
Depois que as histórias estiverem prontas, cada grupo deve apresentar sua história para a classe. O professor e os outros alunos podem fazer perguntas sobre a história para garantir que todos entendam o uso do vocabulário.
Retorno (8 - 10 minutos)
-
O professor deve iniciar esta etapa com uma discussão em grupo (2-3 minutos). Ele pode pedir aos alunos para compartilhar suas histórias, focando em como eles usaram o vocabulário de animais e plantas em inglês em suas narrativas. Isso permitirá que os alunos aprendam com as abordagens de seus colegas e vejam diferentes maneiras de usar o vocabulário aprendido. Além disso, os alunos terão a oportunidade de falar em inglês, o que irá melhorar suas habilidades de comunicação oral.
-
Em seguida, o professor deve fazer uma revisão rápida do vocabulário que foi aprendido durante a aula, pedindo aos alunos para pegar um cartão aleatório de animal ou planta e dizer o nome em inglês (2-3 minutos). Isso ajudará a reforçar o vocabulário aprendido e permitirá ao professor avaliar se os alunos conseguiram alcançar os objetivos de aprendizagem da aula.
-
O professor deve, então, conectar a atividade prática à teoria, perguntando aos alunos como eles acham que o vocabulário de animais e plantas em inglês pode ser usado no mundo real (2 minutos). Por exemplo, eles podem discutir como o vocabulário pode ser útil para pessoas que trabalham em campos relacionados à biologia, turismo ou hospitalidade, ou para quem gosta de assistir filmes e séries em inglês.
-
Para concluir a etapa de retorno, o professor deve propor uma reflexão individual, pedindo aos alunos para pensar por um minuto sobre as seguintes perguntas (1-2 minutos):
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- Como você pode aplicar o que aprendeu hoje no seu dia a dia?
-
Essas perguntas ajudarão os alunos a internalizar o que aprenderam durante a aula e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento que precisam ser abordadas em aulas futuras. Além disso, ao refletir sobre como eles podem aplicar o que aprenderam, os alunos começarão a ver a relevância do vocabulário de animais e plantas em inglês em suas próprias vidas.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Para iniciar a conclusão, o professor deve recapitular os principais pontos da aula, reafirmando os nomes dos animais e plantas que foram aprendidos, juntamente com suas descrições em inglês. Isso pode ajudar a fortalecer o novo vocabulário nos alunos. (1-2 minutos)
-
O professor deve, então, explicar como a aula conectou teoria, prática e aplicações. Isso pode incluir uma discussão sobre como as atividades de sala de aula, como o "Animal and Plant Bingo" e o "Speed Word Association Game", ajudaram a reforçar o vocabulário ensinado. Além disso, o professor deve enfatizar como a atividade de "Storytelling with Animals and Plants" incentivou os alunos a aplicar o vocabulário em situações práticas, enquanto a discussão em grupo e a reflexão individual levaram os alunos a pensar nas aplicações do vocabulário em suas vidas diárias. (2-3 minutos)
-
Em seguida, o professor deve sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento do vocabulário de animais e plantas em inglês. Isso pode incluir sites educativos, aplicativos de aprendizado de idiomas, livros de referência, entre outros. O professor pode também fornecer uma lista de nomes de animais e plantas adicionais em inglês para os alunos estudarem em casa. (1 minuto)
-
Por fim, o professor deve encerrar a aula ressaltando a importância do vocabulário aprendido para o dia a dia dos alunos. Isso pode envolver discutir como o conhecimento do vocabulário de animais e plantas em inglês pode ser benéfico em várias situações, desde entender programas de TV e filmes em inglês até se comunicar efetivamente em um ambiente de trabalho ou estudo internacional. O professor deve enfatizar que, apesar de parecer um tópico específico, o vocabulário de animais e plantas em inglês tem aplicações amplas e úteis. (1-2 minutos)