Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Atividades de Fala
Palavras Chave | Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Reconhecer Emoções, Compreender Emoções, Nomear Emoções, Expressar Emoções, Regular Emoções, Atividades de Fala, Pronúncia em Inglês, Meditação Guiada, Role-Play, Feedback Socioemocional, Reflexão, Metas Pessoais e Acadêmicas |
Materiais Necessários | Fichas de Cenários de Diálogo, Folhas de Papel, Canetas, Quadro Branco, Marcadores, Reprodutor de Áudio (opcional, para exemplos de pronúncia), Relógio ou Cronômetro, Ambiente Tranquilo para Meditação Guiada |
Códigos BNCC | EF06LI01: Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.; EF06LI02: Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.. |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | Interpretação de Texto |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico das atividades de fala em inglês, destacando a importância da oralidade e da pronúncia correta. Além disso, busca-se desenvolver habilidades socioemocionais, como autoconhecimento e autocontrole, ao lidar com as emoções que emergem durante a prática de uma nova língua. Este estágio prepara os alunos para um ambiente de aprendizado onde a comunicação eficaz e o entendimento emocional são essenciais.
Objetivos Principais
1. Desenvolver a habilidade de reconhecer e diferenciar pronúncias em inglês, promovendo a consciência fonética.
2. Fomentar a capacidade de expressar-se verbalmente em inglês, utilizando a pronúncia correta e adequada.
3. Estimular a compreensão das emoções associadas ao processo de comunicação oral em uma língua estrangeira.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
Atividade de Aquecimento Emocional
Meditação Guiada para Foco e Concentração
A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta prática visa promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, preparando-os emocionalmente para o aprendizado. A meditação guiada consiste em conduzir os alunos por uma série de instruções verbais que os ajudam a relaxar e a focar no momento presente, diminuindo a ansiedade e aumentando a receptividade para a aula de inglês.
1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.
2. Instrua os alunos a fecharem os olhos e a colocarem as mãos relaxadamente sobre os joelhos.
3. Oriente os alunos a respirarem profundamente três vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, de forma lenta e controlada.
4. Comece a meditação guiada falando em um tom de voz calmo e suave: 'Imagine que você está em um lugar tranquilo, como uma praia ou um campo verde. Sinta a brisa suave e ouça os sons ao seu redor.'
5. Continue guiando a meditação, pedindo aos alunos que se concentrem em sua respiração e que visualizem o ar entrando e saindo de seus pulmões.
6. Após alguns minutos, peça aos alunos que lentamente comecem a trazer sua atenção de volta para a sala de aula, movendo suavemente os dedos das mãos e dos pés.
7. Finalize a meditação pedindo aos alunos que abram os olhos lentamente e façam mais uma respiração profunda.
8. Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade e se perceberam alguma mudança em seu estado emocional.
Contextualização do Conteúdo
A importância da pronúncia correta na língua inglesa não se limita apenas à comunicação eficaz, mas também ao entendimento cultural e social. Por exemplo, em uma viagem internacional, a pronúncia correta pode ser a diferença entre ser compreendido ou não. Além disso, a prática da oralidade em uma língua estrangeira pode despertar diversas emoções, como ansiedade, insegurança ou empolgação. Compreender e gerenciar essas emoções é essencial para que os alunos se sintam mais confiantes e motivados a aprender. Historicamente, muitas pessoas relatam que aprender a falar inglês mudou suas vidas, proporcionando novas oportunidades de trabalho, estudo e amizades ao redor do mundo. Portanto, ao trabalhar a pronúncia, os alunos não apenas aprimoram suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvem resiliência emocional e habilidades sociais que serão úteis em diversos contextos de suas vidas.
Desenvolvimento
Duração: (60 - 75 minutos)
Roteiro Teórico
Duração: (20 - 25 minutos)
1. Pronúncia em Inglês: Explique aos alunos que a pronúncia correta em inglês é essencial para a comunicação eficaz. Aborde as diferenças entre a pronúncia do inglês americano e britânico, por exemplo, na palavra 'water'.
2. Fonemas Específicos: Detalhe os fonemas que são frequentemente desafiadores para falantes de português, como o som do 'th' em 'think' e 'that'. Use exemplos e peça aos alunos para repetirem.
3. Entonação e Ritmo: Esclareça a importância da entonação e do ritmo na fala em inglês. Utilize frases simples para demonstrar como a entonação pode mudar o significado, como em perguntas ('Are you coming?') versus declarações ('You are coming.').
4. Prática de Diálogos: Introduza diálogos simples que os alunos podem praticar em duplas. Exemplos de diálogos incluem saudações, apresentações e perguntas básicas.
5. Reconhecimento de Emoções na Comunicação: Discuta como diferentes entonações e expressões faciais podem transmitir emoções distintas. Use exemplos de frases ditas com diferentes emoções (feliz, triste, confuso) e peça aos alunos para identificarem as emoções.
6. Autoconhecimento e Autocontrole: Conscientize os alunos sobre as emoções que podem surgir ao falar inglês, como ansiedade e nervosismo, e discuta estratégias para lidar com essas emoções, como pausas e respiração profunda.
Atividade com Feedback Socioemocional
Duração: (30 - 40 minutos)
Role-play em Inglês com Feedback Socioemocional
Os alunos irão participar de uma atividade de role-play onde praticarão diálogos em inglês em pares. Cada par receberá um cenário específico e deverá se concentrar na pronúncia correta, entonação e expressão emocional das frases. Após a prática, os alunos refletirão sobre suas emoções e receberão feedback tanto do professor quanto dos colegas.
1. Divida os alunos em pares e distribua os cenários de diálogo.
2. Instrua os alunos a praticarem os diálogos por 10 minutos, focando na pronúncia, entonação e expressão emocional.
3. Circulando pela sala, ofereça feedback individual sobre a pronúncia e a entonação.
4. Após a prática, reúna a turma e peça para alguns pares apresentarem seus diálogos para a classe.
5. Inicie uma discussão em grupo, utilizando o método RULER para analisar as emoções sentidas durante a atividade.
Discussão e Feedback em Grupo
Para a discussão e feedback, comece pedindo aos alunos que reconheçam as emoções que sentiram durante o role-play. Questione: 'Como vocês se sentiram ao praticar os diálogos?'. Em seguida, ajude os alunos a compreenderem as causas dessas emoções, perguntando: 'O que causou essas emoções? Foi a dificuldade na pronúncia, a entonação ou outra coisa?'. Peça aos alunos que nomeiem corretamente as emoções (ansiedade, empolgação, frustração, etc.).
Conclusão
Duração: (20 - 25 minutos)
Reflexão e Regulação das Emoções
Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios enfrentados durante a aula, como a dificuldade na pronúncia ou a ansiedade ao falar em público. Em seguida, promova uma discussão em grupo onde cada aluno poderá compartilhar suas reflexões e estratégias que utilizaram para gerenciar suas emoções. Pergunte: 'Quais foram os momentos mais desafiadores? Como vocês se sentiram e o que fizeram para lidar com esses sentimentos?'
Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos. Ao identificar e refletir sobre os desafios enfrentados, os alunos podem reconhecer suas próprias emoções e entender melhor como gerenciá-las. Essa prática ajuda a desenvolver estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo assim o autoconhecimento e o autocontrole.
Encerramento e Olhar para o Futuro
Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Em seguida, peça que cada aluno escreva duas metas: uma pessoal e uma acadêmica. Por exemplo, uma meta pessoal pode ser 'Praticar falar inglês com mais confiança', enquanto uma meta acadêmica pode ser 'Melhorar a pronúncia de palavras específicas'. Após a escrita, incentive a partilha dessas metas com a turma para criar um ambiente de apoio mútuo.
Possíveis Ideias de Metas:
1. Praticar falar inglês com mais confiança
2. Melhorar a pronúncia de palavras específicas
3. Participar mais ativamente nas atividades de fala
4. Utilizar técnicas de regulação emocional durante a prática de inglês
5. Buscar feedback e trabalhar nas áreas de melhoria identificadas Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas claras, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades linguísticas e emocionais. Esta prática promove a responsabilidade pessoal e acadêmica, ajudando os alunos a traçar um plano de ação para seu crescimento contínuo.