Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Partes do Corpo Humano

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Partes do Corpo Humano

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Conhecimento das partes do corpo humano em inglês: O principal objetivo deste plano de aula é que os alunos se familiarizem com as partes do corpo humano em inglês. Eles devem ser capazes de identificar e nomear as principais partes do corpo, como cabeça, ombros, joelhos, etc., exclusivamente em inglês.

  2. Construção de frases simples com o vocabulário adquirido: Além de simplesmente conhecer as palavras, os alunos devem ser capazes de usá-las em frases simples. Por exemplo, eles devem ser capazes de formar frases como "My head hurts" (Minha cabeça dói) ou "I can't move my arm" (Não consigo mover meu braço).

  3. Desenvolvimento da compreensão auditiva: Os alunos também devem ser capazes de reconhecer as palavras e frases do vocabulário aprendido quando ouvirem um falante nativo ou um áudio em inglês. Este objetivo ajudará a melhorar a fluência e a compreensão auditiva dos alunos.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolvimento de habilidades de leitura: Os alunos também devem ser capazes de ler e compreender textos simples que contenham o vocabulário aprendido. Isso ajudará a melhorar suas habilidades de leitura em inglês.

    • Prática de pronúncia: Além disso, os alunos terão a oportunidade de praticar a pronúncia correta das palavras, melhorando assim suas habilidades de fala.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre as partes básicas do corpo humano em inglês que eles já conhecem. Isso inclui palavras como "head", "shoulders", "knees", "toes", etc. (3 - 4 minutos).

  2. Situações problema: Em seguida, o professor pode apresentar duas situações problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o aprendizado.

    • A primeira situação pode ser a de um turista em um país de língua inglesa que tem uma emergência médica e precisa descrever seus sintomas para um médico.
    • A segunda situação pode ser a de um aluno de intercâmbio que precisa participar de uma aula de educação física e não consegue entender as instruções do professor porque não conhece as palavras que descrevem as partes do corpo humano (3 - 4 minutos).
  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância de conhecer o vocabulário das partes do corpo humano em inglês. Isso pode incluir a capacidade de se comunicar efetivamente em situações de emergência, a facilitação da participação em atividades físicas ou esportivas em um ambiente de língua inglesa, e a melhoria geral da fluência e compreensão auditiva em inglês (2 - 3 minutos).

  4. Introdução ao tópico: Para introduzir o tópico e ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre o vocabulário das partes do corpo humano em inglês.

    • Por exemplo, pode-se mencionar que a palavra "muscle" (músculo) em inglês vem do latim "musculus", que significa "ratinho" ou "pequeno rato", porque os antigos romanos acreditavam que os músculos se moviam como ratos sob a pele.
    • Outra curiosidade pode ser que a palavra "brain" (cérebro) em inglês vem do antigo inglês "braegen", que significa "pensar" ou "refletir", refletindo a importância do cérebro na cognição e no pensamento humano (2 - 3 minutos).

Ao final da Introdução, os alunos devem estar preparados e motivados para começar a aprender o vocabulário das partes do corpo humano em inglês.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "Cabeça, ombros, joelhos e dedos dos pés" (10 - 12 minutos): Esta atividade é uma variação do conhecido jogo "Cabeça, ombros, joelhos e dedos dos pés", mas com um foco em inglês. O professor dividirá a classe em grupos de cinco e distribuirá cartões de papel com o nome de diferentes partes do corpo humano em inglês para cada grupo.

    • Em cada rodada do jogo, um membro do grupo será o "líder" e dará os comandos na forma de uma frase em inglês. Por exemplo, "Touch your head" (Toque sua cabeça), "Point to your knee" (Aponte para seu joelho), etc.
    • Os outros membros do grupo devem então tocar ou apontar a parte do corpo correta. O grupo que acertar mais vezes em um determinado período de tempo ganha a rodada.
    • Esta atividade ajudará os alunos a se familiarizarem com as palavras e a praticarem a pronúncia correta, além de promover a interação e o trabalho em equipe.
  2. Atividade 2 - "Construindo um corpo" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos irão construir um corpo humano de papelão em tamanho real, identificando e nomeando as diferentes partes do corpo em inglês.

    • O professor fornecerá os materiais necessários, como folhas grandes de papelão, marcadores, tesouras, etc.
    • Cada grupo será responsável por uma parte específica do corpo (cabeça, tronco, membros superiores, membros inferiores).
    • Eles devem desenhar a parte do corpo no papelão e escrever o nome dela em inglês.
    • Ao final da atividade, os grupos apresentarão seu "corpo humano" para a classe, explicando as partes e suas funções.
    • Esta atividade ajudará os alunos a associarem as palavras do vocabulário com as partes reais do corpo, reforçando o aprendizado de forma visual e prática.
  3. Atividade 3 - "Dramatização médica" (5 - 7 minutos): Nesta atividade, os alunos terão a chance de aplicar o vocabulário aprendido em uma situação de dramatização.

    • Cada grupo receberá um cenário diferente que envolve uma situação médica, como um acidente de bicicleta que resulta em um braço quebrado, uma dor de cabeça intensa, etc.
    • Eles devem preparar uma curta dramatização em que um dos alunos interprete o paciente e outro interprete o médico, usando o vocabulário apropriado para descrever os sintomas e fazer perguntas.
    • Após as dramatizações, os alunos terão a oportunidade de discutir as situações e aprender uns com os outros.
    • Esta atividade ajudará a consolidar o vocabulário e a melhorar a compreensão auditiva, além de desenvolver habilidades de dramatização e empatia.

Ao final do Desenvolvimento, os alunos terão não apenas aprendido o vocabulário das partes do corpo humano em inglês, mas também terão tido a oportunidade de praticar a pronúncia, a compreensão auditiva, a leitura, a escrita, a dramatização e o trabalho em equipe de uma maneira divertida e envolvente.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos em um círculo e iniciar uma discussão em grupo. Cada grupo terá um máximo de 2 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades.

    • O grupo que participou do "Cabeça, ombros, joelhos e dedos dos pés" pode compartilhar como foi a experiência de dar comandos em inglês e de tentar entender e seguir os comandos de outros em inglês.
    • O grupo que construiu o "corpo humano" pode explicar como escolheram as partes do corpo para desenhar e como decidiram escrever os nomes em inglês.
    • O grupo que fez a "dramatização médica" pode compartilhar quais foram as palavras e frases mais úteis que usaram durante a dramatização e como se sentiram ao usá-las.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula.

    • Por exemplo, o professor pode destacar como a atividade "Cabeça, ombros, joelhos e dedos dos pés" ajudou a praticar a pronúncia e a compreensão auditiva das partes do corpo em inglês.
    • A atividade de construção do "corpo humano" pode ser relacionada à leitura e à escrita, enquanto a "dramatização médica" se conecta com a compreensão auditiva e a fala.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula.

    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi a parte mais desafiadora da aula?" e "O que você aprendeu hoje que acha que será útil no futuro?".
    • Os alunos devem ser incentivados a pensar sobre como o vocabulário das partes do corpo humano em inglês pode ser útil em suas vidas diárias, não apenas em um contexto acadêmico.
  4. Feedback do professor (1 minuto): O professor deve concluir a aula dando um feedback geral sobre o desempenho da classe.

    • O professor pode elogiar os esforços dos alunos, destacar os progressos feitos e identificar áreas que ainda precisam de mais prática ou entendimento.
    • O feedback do professor deve ser construtivo e motivador, visando encorajar os alunos a continuar aprendendo e melhorando.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam durante a aula, quais habilidades desenvolveram e como podem continuar a melhorar. Eles também devem se sentir confiantes e motivados para aplicar o vocabulário das partes do corpo humano em inglês em situações do dia a dia.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos que foram abordados. Isso inclui o vocabulário das partes do corpo humano em inglês, a construção de frases simples com este vocabulário, a prática de pronúncia, a melhoria da compreensão auditiva e a habilidade de se expressar em inglês em uma situação médica.

  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria (o vocabulário das partes do corpo humano em inglês), a prática (as atividades de grupo) e as aplicações (as situações problema e de dramatização). Por exemplo, o professor pode destacar como a atividade de construção do "corpo humano" permitiu aos alunos aplicar a teoria de uma maneira prática e divertida, e como a dramatização médica os ajudou a ver como o vocabulário pode ser aplicado em situações do mundo real.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o vocabulário das partes do corpo humano em inglês. Isso pode incluir sites de aprendizado de idiomas, aplicativos de idiomas, livros didáticos, vídeos educacionais e podcasts. O professor também pode encorajar os alunos a praticar o vocabulário em casa, usando-o em conversas com amigos e familiares ou ao assistir a filmes e programas de TV em inglês.

  4. Importância do tópico para o dia a dia (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a importância do vocabulário das partes do corpo humano em inglês para o dia a dia dos alunos. Isso pode incluir a capacidade de se comunicar efetivamente em situações de emergência, a melhoria da fluência e compreensão auditiva em inglês, a facilitação da participação em atividades físicas ou esportivas em um ambiente de língua inglesa, e a melhoria geral da habilidade de fala e leitura em inglês. O professor pode concluir a aula lembrando aos alunos que o aprendizado de um novo idioma é um processo contínuo, e que a prática regular é essencial para o progresso.

Ao final da Conclusão, os alunos devem ter uma compreensão clara e completa do vocabulário das partes do corpo humano em inglês, sua pronúncia, sua aplicação em frases e situações, e sua relevância para o dia a dia. Eles também devem se sentir motivados e preparados para continuar a aprender e praticar o vocabulário, tanto na sala de aula quanto fora dela.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies