Entrar

Plano de aula de Operações com Números Reais

Matemática

Original Teachy

'EF09MA03'

Operações com Números Reais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Operações com Números Reais

Palavras ChaveOperações com números reais, Expoentes fracionários, Problemas práticos, Atividades em grupo, Aplicabilidade no cotidiano, Matemática financeira, Resolução de problemas, Trabalho em equipe, Contextualização, Discussão em grupo
Materiais NecessáriosMapas, Roteiros de viagem, Informações de consumo de combustível, Receitas de culinária, Orçamentos financeiros, Lista de despesas, Calculadoras (opcionais)
Códigos BNCCEF09MA03: Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os resultados esperados da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera que os estudantes sejam capazes de fazer ao final da sessão, garante-se uma trajetória de aprendizagem mais eficaz e direcionada. Esta seção serve para alinhar as expectativas e motivar os alunos a aplicarem os conhecimentos prévios em situações práticas e desafiadoras durante a aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a executar operações com números reais, incluindo expoentes fracionários, tanto em formato de cálculos isolados quanto em problemas contextualizados.

2. Desenvolver a habilidade de resolver problemas práticos que envolvam cálculos de números reais, reforçando a aplicabilidade dos conceitos matemáticos no dia a dia.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, promovendo o trabalho em equipe e a discussão de soluções entre pares.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectar os conceitos matemáticos com situações reais e cotidianas, ajudando-os a perceber a aplicabilidade do que aprenderam. As situações problema propostas estimulam a reflexão e a ativação do conhecimento prévio, enquanto a contextualização destaca a importância prática e teórica dos números reais, preparando o terreno para as atividades práticas em sala.

Situações Problema

1. Imagine que você está planejando uma viagem de carro de 300 km e precisa calcular quantos litros de gasolina irá consumir, considerando que o carro faz 12 km por litro. Como você usaria os números reais e as operações matemáticas para resolver esse problema?

2. Um chef de cozinha está preparando uma receita que serve 8 pessoas, mas ele precisa ajustar os ingredientes para servir 12 pessoas. Ele decide usar um método de proporção com números reais para ajustar as quantidades. Como seria esse cálculo e quais operações matemáticas seriam necessárias?

Contextualização

Os números reais e suas operações são fundamentais não apenas em contextos matemáticos, mas também em situações do cotidiano, como na administração de finanças pessoais, na engenharia de tráfego e até mesmo em atividades culinárias. Por exemplo, entender como operar com números reais pode ajudar a calcular descontos em compras ou até mesmo a ajustar receitas para um número diferente de porções. Além disso, a capacidade de trabalhar com expoentes fracionários é essencial em muitas áreas, como em cálculos de juros compostos e em ajustes de proporções em química e física.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento visa colocar em prática os conceitos de operações com números reais, incluindo expoentes fracionários, que os alunos estudaram previamente. Por meio de atividades lúdicas e contextualizadas, eles terão a oportunidade de aplicar esses conhecimentos em cenários que simulam situações reais, promovendo uma melhor compreensão e retenção do conteúdo. O trabalho em grupo estimula a colaboração e a troca de ideias, reforçando as habilidades de comunicação e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Corrida dos Cálculos Reais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conceitos de operações com números reais, incluindo expoentes fracionários, em um contexto prático e desafiador.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 participantes. Cada grupo representará uma equipe de engenheiros que precisam otimizar o consumo de combustível de um veículo que deve percorrer diferentes distâncias. Eles receberão mapas com rotas, distâncias e informações sobre o consumo de combustível do veículo. O desafio é calcular a quantidade de combustível necessária para cada trecho com o objetivo de chegar ao destino final usando a menor quantidade possível.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos. Cada grupo é uma equipe de engenheiros.

  • Distribua os mapas com as rotas e as informações de consumo de combustível.

  • Peça que cada grupo calcule a quantidade de combustível necessária para cada trecho da viagem.

  • Os grupos devem apresentar suas soluções e o raciocínio por trás dos cálculos.

  • Realize uma discussão em classe sobre as estratégias utilizadas e os resultados obtidos.

Atividade 2 - O Desafio do Chef Matemático

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de resolver problemas práticos com números reais e operações matemáticas em um contexto lúdico e aplicável.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de chefs em um restaurante que precisa ajustar as quantidades de ingredientes de suas receitas para atender a um aumento na demanda. Eles receberão várias receitas que servem um número específico de pessoas e terão que usar proporções e operações com números reais para ajustar as quantidades de cada ingrediente e garantir que a nova receita sirva o número desejado de clientes.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 membros, cada grupo representando um time de chefs.

  • Entregue as receitas originais que servem um número específico de pessoas.

  • Peça que os grupos calculem as proporções necessárias para ajustar os ingredientes para um número diferente de pessoas.

  • Os grupos devem calcular as novas quantidades de ingredientes e preparar uma apresentação sobre suas descobertas.

  • Cada grupo apresentará suas novas receitas e o processo matemático utilizado para o ajuste.

Atividade 3 - Missão: Matemática Financeira

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar conceitos de matemática financeira, como juros e porcentagens, para resolver um problema prático de planejamento financeiro.

- Descrição: Nesta tarefa, os alunos serão agrupados e cada grupo representará uma família que precisa planejar suas finanças para uma viagem. Eles receberão um orçamento, uma lista de despesas e a necessidade de realizar cálculos envolvendo juros e porcentagens para determinar se o orçamento é suficiente para a viagem planejada.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 participantes, cada grupo atuando como uma família.

  • Forneça a cada grupo um orçamento e uma lista de despesas, incluindo cálculos de juros e porcentagens.

  • Os grupos deverão calcular se o orçamento é suficiente e, se necessário, fazer ajustes nas despesas.

  • Cada grupo apresentará seu planejamento financeiro e os cálculos realizados.

  • Discuta em classe os diferentes métodos utilizados pelos grupos para resolver o problema.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre o processo de aplicação dos conceitos matemáticos em situações práticas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de oferecer uma oportunidade para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve recapitulação das atividades realizadas, destacando os diferentes contextos em que os números reais foram aplicados. Sugira que cada grupo compartilhe suas descobertas e desafios enfrentados durante as simulações. Encoraje os alunos a discutirem as estratégias utilizadas e a eficácia das mesmas, enfatizando a importância de pensar criticamente e aplicar os conceitos matemáticos de maneira flexível em cenários variados.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao aplicar operações com números reais nas situações propostas e como vocês os superaram?

2. Como a colaboração em grupo ajudou a resolver os problemas de forma mais eficiente?

3. Há alguma situação do dia a dia em que vocês acham que poderiam aplicar o que aprenderam hoje sobre números reais e operações matemáticas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para solidificar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos discutidos e possam relacioná-los com suas aplicações práticas. Resumir os pontos chave e enfatizar as conexões entre teoria e prática ajudam a reforçar a memória e a compreensão dos alunos, enquanto destacar a relevância do tema para o cotidiano motiva-os a continuarem aplicando o conhecimento matemático em suas vidas.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais tópicos abordados, reiterando a importância das operações com números reais e como elas se aplicam em diversas situações do dia a dia, desde cálculos simples até problemas mais complexos, como juros e proporções.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, foi evidenciada a conexão entre teoria e prática por meio de atividades que simularam situações reais, como viagens, preparação de receitas e planejamento financeiro. Essa abordagem não só facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também destaca sua aplicabilidade e relevância no cotidiano dos alunos.

Fechamento

Finalmente, é crucial destacar como o entendimento e a aplicação dos números reais e suas operações são essenciais para o dia a dia, não apenas em contextos acadêmicos, mas também em decisões práticas que impactam diretamente a vida dos estudantes. Compreender esses conceitos permite aos alunos serem mais críticos e eficazes na resolução de problemas reais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies