Entrar

Plano de aula de Unidades de Medidas

Matemática

Original Teachy

'EF09MA18'

Unidades de Medidas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Unidades de Medidas

Palavras ChaveUnidades de Medida, Conversão de Medidas, Atividades Práticas, Trabalho em Equipe, Contextualização, Aplicação Real, Resolução de Problemas, Comunicação Efetiva, Reflexão Crítica, Consolidação de Aprendizado
Materiais NecessáriosPassaportes para anotações, Cenários de estações de desafio, Materiais de desenho (lápis, borracha, régua), Grande folha de papel para mini-cidades, Envelopes com pistas para jogo de detetives, Materiais para construção de mini-cidades (papéis coloridos, cola, tesoura)
Códigos BNCCEF09MA18: Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, o professor orienta tanto sua própria preparação quanto o foco dos estudantes. Neste caso, os objetivos visam garantir que os alunos possam não só identificar e utilizar as unidades de medida corretamente, mas também ter a capacidade de aplicar esse conhecimento em situações práticas e resolver problemas de conversão, fundamentais para a compreensão de muitos conceitos matemáticos e científicos.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e aplicar corretamente as diferentes unidades de medida em contextos reais, incluindo comprimento, capacidade, massa, tempo e volume.

2. Desenvolver a habilidade de converter entre diferentes unidades de medida, proporcionando aos alunos uma compreensão clara de como a matemática das medidas se aplica em situações do dia a dia.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a capacidade de raciocínio crítico e analítico dos alunos através da resolução de problemas práticos que envolvam unidades de medida.
  2. Incentivar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz durante as atividades práticas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio adquirido com situações práticas e reais que estimulem a curiosidade e o interesse. As situações problema são projetadas para fazer os alunos pensarem criticamente e aplicarem o conhecimento de unidades de medida de forma prática. A contextualização busca mostrar a relevância do tema no cotidiano e em outras disciplinas, aumentando a percepção de sua importância e aplicabilidade.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma corrida de bicicleta e precisa converter o tempo de minutos para segundos para saber seu desempenho real. Como você faria essa conversão e por que é importante saber calcular isso rapidamente?

2. Pense em uma receita que pede 200 mL de leite, mas a única medida que você tem em casa é uma xícara de 250 mL. Como você ajustaria a quantidade do leite na receita? Que habilidades de conversão de unidades você usaria?

Contextualização

As unidades de medida são utilizadas diariamente em atividades comuns como cozinhar, medir distâncias ou pesar objetos. Além disso, são essenciais em áreas como ciência e tecnologia, onde precisão e compreensão das medidas são críticas. Por exemplo, na medicina, a dosagem correta de medicamentos depende da precisão das unidades de medida. Compreender e aplicar corretamente as unidades de medida é fundamental para o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas em diversas áreas do conhecimento.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento no plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos de unidades de medida que estudaram previamente. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de resolver problemas, converter medidas e trabalhar colaborativamente, reforçando o aprendizado e desenvolvendo habilidades de comunicação e raciocínio crítico. A escolha de uma única atividade permite que o professor aprofunde a exploração do tema, garantindo que os alunos tenham um entendimento sólido antes de passar para a próxima etapa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Expedição Matemática: A Corrida Contra o Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de conversão entre diferentes unidades de medida em contextos variados e promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos de até 5 pessoas e participarão de uma 'expedição matemática' dentro da sala de aula, onde cada estação representa um desafio de conversão entre diferentes unidades de medida. Cada estação terá um cenário diferente, como um mercado onde devem converter preços de produtos entre reais e dólares, ou um laboratório onde precisam converter medidas de volumes para preparar uma solução.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deve visitar 5 estações diferentes, cada uma com um desafio de conversão de unidades de medida específico.

  • Forneça a cada grupo um 'passaporte' onde eles devem registrar suas respostas e cálculos.

  • Os alunos terão 15 minutos em cada estação para resolver o desafio proposto.

  • Após cada estação, os alunos devem apresentar ao grupo as respostas e justificar suas conversões.

  • Ao final da atividade, os grupos trocarão os passaportes para avaliação mútua.

Atividade 2 - O Mistério das Medidas Perdidas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de conversão de unidades de medida de forma lúdica e trabalhar em equipe para resolver um problema complexo.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumem o papel de detetives que precisam resolver um mistério onde todas as pistas estão em forma de problemas de conversão de medidas. As pistas levarão os detetives a descobrir onde está escondido um 'tesouro' na escola, simulando um grande quebra-cabeça que só pode ser resolvido com a correta aplicação das unidades de medida.

- Instruções:

  • Organize a sala em diferentes 'cenas' que contêm pistas relacionadas a medidas, como uma cozinha com receitas mal traduzidas.

  • Distribua as primeiras pistas em envelopes selados para cada grupo.

  • Cada pista resolvida levará a próxima, em um estilo de 'jogo de fuga'.

  • Os alunos devem usar as conversões corretas para avançar nas pistas.

  • O grupo que resolver o mistério e encontrar o 'tesouro' primeiro, usando as conversões corretas, ganha.

Atividade 3 - Construtores de Mini-Cidades

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar diferentes unidades de medida para planejamento e construção, e desenvolver habilidades de apresentação e explicação.

- Descrição: Os alunos, em grupos, recebem a tarefa de projetar e construir uma mini-cidade em uma grande folha de papel. Eles devem usar diferentes unidades de medida para desenhar e planejar os prédios, ruas e parques da cidade. Posteriormente, deverão apresentar seu projeto, explicando as medidas e as conversões utilizadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo uma grande folha de papel e materiais de desenho.

  • Explique que eles devem desenhar uma mini-cidade, aplicando diferentes unidades de medida para cada elemento.

  • Os alunos devem calcular e converter as medidas de objetos reais para as proporções da mini-cidade.

  • Após a construção, cada grupo apresentará sua mini-cidade, explicando as medidas e conversões realizadas.

  • Promova uma votação para escolher a mini-cidade mais criativa e bem planejada.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o que aprenderam e como aplicaram o conhecimento das unidades de medida. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos ouvirem perspectivas diferentes e novas abordagens dos colegas. Este retorno coletivo também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e identificar áreas que possam necessitar de reforço ou revisão.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve introdução, explicando a importância de compartilhar o que cada grupo aprendeu e discutiu durante as atividades práticas. Encoraje os alunos a refletirem sobre como aplicaram as unidades de medida em diferentes contextos e quais desafios encontraram. Sugira que cada grupo apresente um resumo dos principais pontos discutidos em suas atividades e o que mais os surpreendeu ou foi difícil de compreender.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao converter as unidades de medida durante as atividades e como vocês os superaram?

2. Como a aplicação prática das unidades de medida pode ajudar em situações do dia a dia ou em outras disciplinas?

3. Houve alguma situação durante as atividades que fez vocês repensarem a forma como utilizam as medidas no cotidiano?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada de todos os conceitos abordados durante a aula, integrando as atividades práticas com a teoria estudada. Além disso, serve para reforçar a importância e a aplicabilidade das unidades de medida no cotidiano e em contextos profissionais, preparando os estudantes para utilizarem este conhecimento de forma efetiva e reflexiva.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais conceitos abordados sobre Unidades de Medida, enfatizando as diferentes categorias como comprimento, capacidade, massa, tempo e volume, e as técnicas de conversão entre elas. É crucial que os alunos tenham uma visão clara e consolidada de tudo que foi aprendido durante as atividades práticas.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como as atividades realizadas na aula, como a 'Expedição Matemática', 'O Mistério das Medidas Perdidas' e 'Construtores de Mini-Cidades', conectaram a teoria de unidades de medida com a prática. Deve-se destacar como essas aplicações práticas ajudam a solidificar o conhecimento teórico e a importância de entender e aplicar corretamente as unidades de medida em situações reais e em outras disciplinas.

Fechamento

Por fim, o professor deve reforçar a importância das unidades de medida no cotidiano e em diversas áreas profissionais, destacando como o conhecimento adquirido hoje em sala de aula é fundamental para o sucesso em situações práticas e acadêmicas. Esta reflexão final ajuda os alunos a perceberem a relevância do que aprenderam e a aplicar este conhecimento de forma mais consciente em suas vidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies