Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Unidades de Medidas

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF09MA18'

Unidades de Medidas

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de unidade de medida e sua importância na resolução de problemas matemáticos do cotidiano.
  2. Desenvolver a habilidade de converter medidas em diferentes unidades, aplicando corretamente as regras de conversão.
  3. Praticar a aplicação dos conhecimentos adquiridos para resolver problemas envolvendo medidas de comprimento, massa e capacidade.

Objetivos secundários:

  • Estimular a capacidade de raciocínio lógico e a resolução de problemas, habilidades essenciais no estudo da matemática.
  • Fomentar a compreensão da aplicabilidade da matemática no cotidiano, através de exemplos práticos de conversão de unidades de medida.
  • Promover o trabalho em equipe e a troca de ideias entre os alunos, através da discussão e resolução conjunta de problemas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula retomando brevemente os conceitos de medidas e suas unidades, abordados em aulas anteriores. Ele pode propor uma breve atividade de revisão, como o desafio de listar o maior e o menor objeto que os alunos conseguem ver na sala de aula, promovendo assim a discussão sobre a necessidade de se ter um padrão de medida.

  2. Situações Problema: A seguir, o professor apresenta duas situações problema que envolvam a conversão de unidades de medida, tais como:

    • Se um pacote de arroz pesa 1kg e uma lata de refrigerante 500g, quantos gramas de arroz são necessários para igualar o peso da lata de refrigerante?
    • Se um carro percorre 10 km com 1 litro de gasolina, quantos litros de gasolina são necessários para percorrer 1000 metros?
  3. Contextualização: O professor contextualiza a importância do estudo das unidades de medida, explicando como elas são fundamentais para a vida cotidiana. Ele pode mencionar exemplos como a necessidade de seguir receitas de cozinha que exigem medidas precisas, a importância da correta dosagem de medicamentos, ou ainda, como as unidades de medida são essenciais em profissões como engenharia, arquitetura e medicina.

  4. Introdução ao Tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor apresenta duas curiosidades sobre unidades de medida:

    • A primeira é o fato de que a unidade "metro" foi originalmente definida como a 40.000.000ª parte do meridiano terrestre. Porém, essa definição foi abandonada em 1983, quando o metro passou a ser definido pela distância percorrida pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo.
    • A segunda curiosidade é sobre a unidade "polegada", muito utilizada em países que adotam o sistema imperial de medidas. A polegada tem sua origem na largura do polegar humano, variando de acordo com o tamanho do polegar de cada pessoa.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar engajados e curiosos para aprender mais sobre unidades de medida e como convertê-las.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "O Grande Concurso de Conversões" (10 - 15 minutos):

    • O professor divide a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo recebe um conjunto de cartas, onde em cada carta há uma medida de comprimento, massa ou capacidade, representada em uma unidade de medida. Por exemplo, uma carta pode trazer a medida de 1 metro, outra de 100 centímetros, outra de 1.000 miligramas, e assim por diante.
    • O objetivo da atividade é que os grupos organizem suas cartas em ordem crescente de grandeza, mas com um desafio adicional: todas as medidas devem ser convertidas para a mesma unidade de medida, que pode ser escolhida pelo grupo. Por exemplo, se o grupo escolher a unidade "metro", eles deverão converter todas as outras medidas para "metro" antes de organizá-las em ordem crescente.
    • Para tornar a atividade mais lúdica, o professor pode anunciar que o grupo que terminar a atividade primeiro e com as cartas corretamente organizadas será o vencedor do "Grande Concurso de Conversões".
    • Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, observando o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas e incentivando a discussão sobre as estratégias de conversão adotadas por cada grupo.
  2. Atividade "Medindo o Mundo" (10 - 15 minutos):

    • O professor propõe aos alunos a tarefa de medir diversos objetos da sala de aula (ou do ambiente escolar, se possível) utilizando diferentes unidades de medida. Para isso, o professor disponibiliza réguas, fitas métricas, balanças e recipientes graduados.
    • Cada grupo escolhe um objeto para medir e decide quais unidades de medida irá utilizar (por exemplo, centímetros e milímetros para medir o comprimento de um lápis, ou litros e mililitros para medir a capacidade de uma garrafa de água).
    • Os alunos devem registrar as medidas obtidas e as unidades utilizadas. Em seguida, eles devem converter as medidas para uma unidade de medida padrão (por exemplo, metros para comprimento, gramas para massa, litros para capacidade).
    • Ao final da atividade, cada grupo apresenta para a turma o objeto medido, as medidas obtidas e a conversão realizada. O professor aproveita esta etapa para reforçar os conceitos de conversão de unidades de medida, esclarecer dúvidas e corrigir possíveis erros.

Estas atividades lúdicas e contextualizadas permitem aos alunos compreenderem de forma prática e significativa o conceito de unidade de medida e a importância da conversão de unidades. Além disso, elas estimulam o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a aplicação dos conhecimentos matemáticos no cotidiano.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor reúne todos os alunos em um grande grupo e promove uma discussão sobre as soluções encontradas por cada grupo durante as atividades.
    • O professor pode perguntar a cada grupo como eles decidiram converter as medidas, quais estratégias utilizaram e quais dificuldades encontraram.
    • Além disso, o professor pode abrir espaço para que os alunos compartilhem as curiosidades que descobriram ao longo das atividades, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • O professor faz a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula.
    • Ele pode destacar, por exemplo, como a habilidade de converter unidades de medida é essencial para a resolução de problemas matemáticos e para a compreensão de fenômenos do mundo real.
    • Além disso, o professor pode reforçar a importância de entender o conceito de unidade de medida para a vida cotidiana, citando exemplos práticos como a necessidade de saber converter as medidas de uma receita de cozinha, ou de entender a dosagem correta de medicamentos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor propõe que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após a reflexão, o professor pede que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma.
    • Isso permite ao professor avaliar o que os alunos aprenderam e quais conceitos ainda precisam ser reforçados. Além disso, esta etapa promove a metacognição, ou seja, a capacidade dos alunos de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.
  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor fornece um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e as áreas que ainda precisam ser aprimoradas.
    • Ele também responde brevemente às questões que ficaram sem resposta, prometendo aprofundá-las em aulas futuras.
    • O professor encerra a aula reforçando a importância do estudo das unidades de medida e da conversão de unidades para a vida cotidiana e para o estudo da matemática.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos):

    • O professor faz um resumo dos principais pontos abordados na aula, relembrando os conceitos de unidade de medida e a importância da conversão entre diferentes unidades.
    • Ele pode destacar as estratégias utilizadas pelos alunos durante as atividades práticas e reforçar as ideias-chave, como a necessidade de escolher uma unidade de referência para realizar a conversão e a importância de entender a aplicabilidade das unidades de medida no cotidiano.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor enfatiza como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode relembrar os exemplos práticos utilizados durante a aula, como a conversão de medidas de peso de alimentos ou a medição de objetos da sala de aula, e destacar como essas atividades permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em situações reais.
    • Além disso, o professor pode reforçar a importância de entender a teoria (os conceitos de unidade de medida e de conversão) para realizar as atividades práticas e para resolver problemas do cotidiano que envolvam medidas.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Estes materiais podem incluir:
      1. Vídeos educativos disponíveis no YouTube que explicam de forma lúdica e didática o conceito de unidade de medida e a conversão entre diferentes unidades.
      2. Sites interativos que permitem aos alunos praticar a conversão de unidades de medida de forma divertida e autônoma.
      3. Exercícios e problemas de conversão de unidades de medida em livros didáticos ou em sites de apoio ao estudo da matemática.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor ressalta a importância do assunto estudado para o dia a dia. Ele pode mencionar exemplos práticos, como a necessidade de entender as unidades de medida para seguir receitas de cozinha, para comprar produtos no supermercado (comparando os preços por quilo, por exemplo), ou para entender e interpretar informações do mundo real (como as notícias sobre o clima, que frequentemente incluem medidas de temperatura, pressão atmosférica, precipitação, etc.).
    • Além disso, o professor pode mencionar como o estudo das unidades de medida e da conversão entre elas é importante para diversas profissões, como engenharia, arquitetura, medicina, física, química, entre outras.

Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Geometria Espacial: Deformações em Projeções | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ângulos Inscritos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Reta Numérica: Números Naturais
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Logaritmo: Propriedades | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!