Entrar

Plano de aula de Coerência

Português

Original Teachy

'EF09LP04'

Coerência

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Coerência

Palavras Chavecoerência textual, conectivos, estrutura lógica, comunicação eficaz, análise de textos, reescrita, atividades interativas, aplicabilidade prática, pensamento crítico, colaboração em grupo
Materiais NecessáriosTextos com problemas de coerência, Cartões com frases desordenadas, Lista de conectivos, Quadro branco, Marcadores, Papéis, Computador com projetor para apresentações
Códigos BNCCEF09LP04: Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.; EF89LP31: Analisar e utilizar modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade de uma proposição, tais como os asseverativos – quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.) ou discorda de (“de jeito nenhum, de forma alguma”) uma ideia; e os quase-asseverativos, que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer as expectativas de aprendizagem da aula e para orientar os alunos sobre o que será explorado e desenvolvido. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem focar nos aspectos cruciais do tema da coerência textual, preparando-se para as atividades práticas que seguirão. Esta clareza ajuda a maximizar a eficiência do tempo em sala de aula e garante que todos os participantes estejam alinhados com os resultados de aprendizagem esperados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar a coerência em textos variados, verificando a conexão e harmonia entre as ideias apresentadas.

2. Desenvolver habilidades para melhorar a coerência textual, por meio da reorganização lógica de ideias e da utilização de conectivos apropriados.

Introdução

Duração: (15 minutos)

A Introdução é projetada para envolver os alunos de maneira ativa desde o início, utilizando situações-problema que os façam refletir sobre a importância da coerência em textos e comunicações do dia a dia. Além disso, ao contextualizar a relevância do tema com exemplos práticos, busca-se motivar os alunos a entenderem como a coerência textual impacta diretamente na eficácia da comunicação e na nossa capacidade de compreensão e interação com o mundo ao nosso redor.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro onde os eventos não seguem uma sequência lógica, com personagens e situações aparecendo aleatoriamente sem nenhuma explicação. Como isso afetaria sua compreensão e interesse pela história?

2. Pense em uma situação onde um amigo está contando uma história sobre seu dia, mas ele começa pelo fim, pula para o início e depois para o meio, sem usar conectivos que ajudem a entender a sequência dos fatos. Como você se sentiria tentando acompanhar essa conversa?

Contextualização

A coerência textual é essencial não apenas em textos acadêmicos ou literários, mas também no nosso dia a dia. Quando as ideias estão desorganizadas ou desconexas, a comunicação falha, causando confusões e mal-entendidos. É como tentar montar um quebra-cabeça onde as peças não se encaixam. Além disso, a habilidade de estruturar pensamentos de forma coerente é crucial em ambientes profissionais e pessoais, onde a clareza da expressão pode definir o sucesso ou o fracasso de interações importantes.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A fase de desenvolvimento é projetada para colocar em prática os conceitos teóricos estudados sobre coerência textual. Por meio de atividades lúdicas e interativas, os alunos têm a oportunidade de aplicar, de forma prática, o conhecimento adquirido sobre como detectar e resolver problemas de coerência em textos. Essas atividades ajudam a consolidar o aprendizado, incentivando o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade, ao mesmo tempo que proporcionam a compreensão profunda e aplicada do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Coerência

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar e corrigir problemas de coerência textual.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos transformam-se em detetives literários cuja missão é descobrir e corrigir incoerências em um conjunto de textos fornecidos. Cada grupo recebe um 'dossiê' contendo vários textos curtos, cada um com problemas de coerência deliberadamente inseridos, como falta de conexão lógica entre as frases, uso inadequado de conectivos ou informações contraditórias.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um dossiê com os textos problemáticos.

  • Cada grupo deve ler os textos e identificar os erros de coerência.

  • Os alunos devem então reescrever os textos, corrigindo os erros identificados para melhorar a coerência.

  • Cada grupo apresenta um dos textos originais e sua versão corrigida para a classe, explicando as mudanças realizadas e por que melhoram a coerência do texto.

Atividade 2 - Construtores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão da importância dos conectivos e da ordem lógica das ideias para a construção de textos coerentes.

- Descrição: Os alunos, em grupos, recebem cartões com frases que podem ser usados para construir uma história. Estes cartões estão desordenados e alguns são intencionalmente desconexos. O desafio é organizar as frases de forma lógica e coerente para formar uma narrativa compreensível, utilizando conectivos e modificações conforme necessário.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Distribua um conjunto de cartões com frases para cada grupo.

  • Instrua os alunos a arranjarem os cartões para formar uma história coerente.

  • Permita que os grupos discutam e decidam a melhor forma de utilizar conectivos para ligar as frases.

  • Cada grupo apresenta sua história finalizada para a classe, destacando como garantiram a coerência.

Atividade 3 - O Jogo dos Conectivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Refinar a habilidade dos alunos em usar conectivos apropriadamente para garantir a fluidez e a lógica textual.

- Descrição: Neste jogo, os alunos competem entre grupos para corrigir textos incoerentes. Cada grupo recebe textos com conectivos faltando ou mal colocados. Eles devem identificar os erros e escolher o conectivo correto de uma lista fornecida para restabelecer a coerência do texto.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo textos com erros de conectivos.

  • Forneça uma lista de conectivos que podem ser usados para corrigir os textos.

  • Os grupos devem substituir, adicionar ou remover conectivos para melhorar a coerência dos textos.

  • Os grupos apresentam suas correções e justificam suas escolhas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Retorno tem como finalidade consolidar o aprendizado adquirido durante a aula, permitindo que os alunos reflitam sobre a importância da coerência textual e compartilhem suas experiências. Essa discussão ajuda a reforçar a aplicabilidade dos conceitos em diferentes contextos e estimula os alunos a pensar criticamente sobre como podem melhorar suas habilidades de escrita e comunicação.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo promovendo um ambiente aberto onde cada grupo compartilhe suas experiências e descobertas durante as atividades. Explique que o objetivo é refletir em conjunto sobre a importância da coerência textual e como as técnicas aprendidas podem ser aplicadas em diferentes contextos. Pode-se começar com uma breve recapitulação dos objetivos da aula, seguido por um convite para que os alunos expressem suas opiniões e aprendizados.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios encontrados ao tentar corrigir os textos para torná-los mais coerentes?

2. Como a ordem das ideias e o uso de conectivos influenciam na clareza de um texto?

3. De que maneira vocês podem aplicar o conhecimento sobre coerência textual em outras áreas de seus estudos e comunicações diárias?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e resumida dos tópicos abordados durante a aula. Além disso, conecta as atividades práticas realizadas com a teoria estudada, reforçando a aplicabilidade do conhecimento adquirido em situações práticas e cotidianas. Essa reflexão final ajuda a reforçar a importância e a utilidade da coerência textual nas comunicações diárias dos alunos.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre a coerência textual, enfatizando a importância de uma estrutura lógica e o uso adequado de conectivos. Deve-se recapitular como os exercícios práticos ajudaram a identificar e corrigir falhas de coerência e como essas habilidades são aplicáveis em diversas formas de comunicação.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje não só apresentou a teoria por trás da coerência textual, mas também conectou esses conceitos com atividades práticas que demonstraram como aplicar essa teoria na prática. Ao trabalhar com textos modificados e criar narrativas coerentes, os alunos puderam ver em ação os princípios teóricos discutidos.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar como a coerência textual é crucial no dia a dia, influenciando desde a clareza na comunicação em ambientes acadêmicos e profissionais até a compreensão de textos e a expressão de ideias de forma eficaz. A habilidade de criar textos coerentes é uma ferramenta poderosa para o sucesso em diversas áreas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies