Entrar

Plano de aula de Oração Subordinada Adverbial

Português

Original Teachy

'EF09LP04'

Oração Subordinada Adverbial

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Oração Subordinada Adverbial

Palavras ChaveOrações Subordinadas Adverbiais, Tipos de Orações, Causais, Condicionais, Temporais, Análise de Frases, Efeito no Sentido, Atividades Práticas, Discussão em Grupo, Aplicação de Conhecimentos, Engajamento Estudantil, Aprendizado Colaborativo
Materiais NecessáriosCartões de frases principais simples, Folhas de papel para anotações e apresentações, Marcadores ou canetas coloridas, Quadro branco e marcadores, Cópias de textos literários ou exemplos práticos, Lista de eventos históricos para atividade de linha do tempo
Códigos BNCCEF09LP04: Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.; EF09LP08: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as competências chave que serão desenvolvidas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos têm uma compreensão melhor do que precisam estudar previamente e do que será avaliado. Além disso, esta seção ajuda a alinhar as expectativas e maximizar a eficiência do tempo em sala, assegurando que todas as atividades propostas estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar orações subordinadas adverbiais em textos, diferenciando seus tipos como causais, condicionais e temporais.

2. Desenvolver a habilidade de analisar o efeito que cada tipo de oração subordinada adverbial exerce na estrutura e no sentido das frases em que estão inseridas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação e discussão de exemplos práticos de orações subordinadas adverbiais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente, utilizando situações problema que os levem a aplicar o conhecimento de forma crítica e contextualizada. Além disso, a contextualização do tema com exemplos reais e curiosidades serve para ampliar a percepção dos alunos sobre a relevância prática e teórica das orações subordinadas adverbiais, preparando-os para uma análise mais aprofundada durante as atividades práticas em sala.

Situações Problema

1. Considere a seguinte frase: 'Ela saiu porque estava chovendo.' Como a oração 'porque estava chovendo' influencia o sentido da frase principal? Discuta possíveis interpretações e consequências diferentes se essa oração fosse substituída por uma oração de outro tipo.

2. Analise o trecho: 'Se ele chegasse a tempo, não perderia a apresentação.' Como a oração 'Se ele chegasse a tempo' modifica a condição para a ocorrência da ação principal? Pense em outras formas de expressar a mesma condição usando diferentes tipos de orações.

Contextualização

As orações subordinadas adverbiais são cruciais para a construção de complexidade e variedade nas estruturas frasais. Elas não só modificam o sentido da frase principal, mas também estabelecem relações de causa, condição, tempo e outras circunstâncias. Por exemplo, na literatura, autores usam essas orações para criar suspense, revelar motivos ou justificativas, e até mesmo para alterar o curso de ações na narrativa. Compreender o funcionamento dessas estruturas permite não apenas uma melhor leitura e análise de textos, mas também uma escrita mais rica e variada.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e dinâmica os conceitos estudados previamente sobre orações subordinadas adverbiais. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos irão não só identificar e diferenciar os tipos de orações, mas também compreender como estas afetam o sentido das frases em diferentes contextos. Esta etapa é crucial para a consolidação do conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades de análise e argumentação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Revolta das Orações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de alterar o sentido de uma frase por meio da inserção de orações subordinadas adverbiais, além de promover a habilidade de argumentação e justificativa em grupo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará um tipo específico de oração subordinada adverbial (causais, condicionais, temporais). Eles deverão 'revoltar-se' contra a frase principal, tentando mudar o curso dos eventos. Cada grupo receberá uma frase principal simples e deverá criar uma oração subordinada adverbial que altere seu sentido original ou ação proposta. Após, deverão apresentar suas versões para a classe, justificando a escolha e o efeito da oração subordinada.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões com frases principais simples para cada grupo.

  • Cada grupo deve criar uma oração subordinada adverbial que modifique o sentido da frase principal, mas mantenha a coerência textual.

  • Os grupos devem apresentar suas versões para a classe, explicando o efeito da oração subordinada criada.

  • Promova uma discussão sobre as diferentes interpretações e efeitos das orações subordinadas apresentadas.

Atividade 2 - O Detetive das Orações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade de identificar e diferenciar tipos de orações subordinadas adverbiais, além de incentivar o trabalho em equipe e a argumentação baseada em evidências linguísticas.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, se tornarão detetives linguísticos. Eles receberão um conjunto de frases onde algumas orações subordinadas adverbiais estarão 'disfarçadas'. O desafio é identificar, através de pistas semânticas e gramaticais, qual o tipo de oração subordinada adverbial está sendo utilizada e como ela afeta o sentido da frase principal.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua folhas com frases onde as orações subordinadas estão sublinhadas, mas sem identificação de tipo.

  • Os alunos devem analisar as frases e determinar o tipo de oração subordinada adverbial usada e seu efeito na frase.

  • Cada grupo apresenta suas conclusões, justificando com base nas regras estudadas.

  • Realize uma correção coletiva para discutir e esclarecer dúvidas.

Atividade 3 - Construtores de Pontes Temporais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Capacitar os alunos a usar orações subordinadas adverbiais de tempo para conectar eventos e desenvolver habilidades de organização temporal e narrativa.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos receberão um conjunto de eventos históricos e deverão criar frases que estabeleçam conexões temporais entre eles. Utilizando orações subordinadas adverbiais de tempo, os alunos deverão construir uma narrativa lógica e fluida que explique a sequência de eventos. A atividade culmina com a criação de uma linha do tempo visual que represente as conexões temporais criadas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo uma lista de eventos históricos.

  • Os grupos devem usar orações subordinadas adverbiais de tempo para conectar os eventos de forma lógica e cronológica.

  • Cada grupo cria uma linha do tempo visual que represente as conexões temporais estabelecidas.

  • Ao final, os grupos apresentam suas linhas do tempo e explicam as escolhas feitas nas conexões temporais.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades e para permitir que os alunos reflitam sobre a aplicação prática de orações subordinadas adverbiais. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar o que aprenderam, ouvir diferentes perspectivas e corrigir possíveis mal-entendidos. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a garantir que os conceitos sejam internalizados para uso futuro em suas atividades de escrita e análise textual.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve recapitulação das atividades realizadas, enfatizando a importância de entender como as orações subordinadas adverbiais afetam o sentido das frases. Peça a cada grupo que compartilhe suas descobertas mais interessantes ou desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a discutir como diferentes tipos de orações adverbiais podem mudar o significado e a estrutura das frases, e como isso se aplica em contextos reais ou literários.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar alterar o sentido das frases principais com as orações subordinadas adverbiais?

2. Como a identificação e o uso correto das orações subordinadas adverbiais podem melhorar a clareza e a expressividade em textos escritos?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta interessante ao analisar os exemplos práticos ou criados durante as atividades?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é assegurar que os alunos tenham absorvido os conhecimentos fundamentais sobre orações subordinadas adverbiais, bem como reconheçam a importância prática dessas estruturas na composição e interpretação de textos. Resumindo e integrando os conceitos discutidos, esta revisão final ajuda a consolidar o aprendizado e a preparar os alunos para aplicar essas habilidades em suas futuras atividades acadêmicas e cotidianas.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reiterando os conceitos de orações subordinadas adverbiais e seus tipos: causais, condicionais e temporais. Deve-se recapitular como cada tipo de oração altera o sentido das frases principais, enfatizando os exemplos práticos discutidos durante as atividades.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi planejada para conectar teoria e prática de forma integrada. As atividades propostas permitiram aos alunos não apenas identificar e diferenciar os tipos de orações subordinadas adverbiais, mas também aplicar esse conhecimento em contextos diversificados, como na criação de novas frases e na análise de textos literários. Esta abordagem prática ajuda a solidificar a compreensão dos conceitos teóricos através de experiências significativas.

Fechamento

Compreender orações subordinadas adverbiais é fundamental para aprimorar a habilidade de escrita e leitura dos alunos, pois permite a construção de textos mais complexos e variados. Além disso, o conhecimento dessas estruturas ajuda na interpretação de textos variados, desde ensaios acadêmicos até obras literárias, enriquecendo assim a capacidade dos alunos de se expressarem e compreenderem melhor o mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies