Entrar

Plano de aula de Leitura e Interpretação: Gêneros Textuais Diversos

Português

Original Teachy

'EF09LP01'

Leitura e Interpretação: Gêneros Textuais Diversos

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Leitura e Interpretação: Gêneros Textuais Diversos

Palavras ChaveLeitura crítica, Interpretação de textos, Contos, Crônicas, Reportagens, Fake news, Inferências, Trabalho em grupo, Comunicação oral, Habilidades práticas, Mercado de trabalho
Materiais NecessáriosVídeo sobre fake news, Textos de contos, Textos de crônicas, Textos de reportagens, Papéis e canetas, Computadores ou tablets (opcional), Projetor ou TV para exibição de vídeo
Códigos BNCCEF09LP01: Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.; EF09LP02: Analisar e comentar a cobertura da imprensa sobre fatos de relevância social, comparando diferentes enfoques por meio do uso de ferramentas de curadoria.; EF09LP03: Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.; EF09LP06: Diferenciar, em textos lidos e em produções próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”.; EF09LP10: Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.; EF89LP33: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida dos diversos gêneros textuais, destacando a importância da leitura e interpretação no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Esta etapa visa preparar os alunos para analisar informações de maneira crítica e fazer inferências precisas, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Objetivos principais:

1. Compreender textos de diferentes gêneros textuais, como contos, crônicas e reportagens.

2. Extrair informações relevantes e fazer inferências a partir dos textos lidos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de interpretação crítica e argumentativa.
  2. Estimular a prática da leitura como uma ferramenta de aprendizagem contínua.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida dos diversos gêneros textuais, destacando a importância da leitura e interpretação no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Esta etapa visa preparar os alunos para analisar informações de maneira crítica e fazer inferências precisas, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Contextualização

A leitura e a interpretação de diversos gêneros textuais são habilidades essenciais não só no ambiente acadêmico, mas também na vida cotidiana e no mercado de trabalho. Compreender e extrair informações de contos, crônicas e reportagens permite aos alunos desenvolver um olhar crítico sobre o mundo ao seu redor, interpretar notícias e eventos com precisão e enriquecer suas capacidades de comunicação.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que habilidades de leitura e interpretação são altamente valorizadas em diversas profissões? Por exemplo, jornalistas precisam interpretar fontes e relatos para escrever reportagens precisas. Publicitários devem entender o público-alvo e criar mensagens persuasivas. No setor jurídico, advogados e juízes analisam textos legais e jurisprudências para tomar decisões fundamentadas.

Atividade Inicial

Para despertar o interesse dos alunos, exiba um vídeo curto (3-5 minutos) sobre como as fake news podem impactar a sociedade. Após o vídeo, proponha a seguinte pergunta provocadora: 'Como a habilidade de interpretar textos pode ajudar a identificar e combater fake news?'. Instigue uma breve discussão entre os alunos.

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento dos alunos sobre os diferentes gêneros textuais, aprimorando suas habilidades de leitura crítica e interpretação. Além disso, busca-se desenvolver a capacidade de criação de textos e a comunicação oral por meio de atividades práticas e colaborativas.

Tópicos a Abordar

  1. Definição e características de contos, crônicas e reportagens
  2. Estratégias de leitura e interpretação de textos
  3. Identificação de informações explícitas e implícitas nos textos
  4. Como fazer inferências a partir do texto
  5. Relevância da leitura crítica no contexto atual e no mercado de trabalho

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a importância de desenvolver habilidades de leitura e interpretação críticas. Enfatize como essas habilidades são essenciais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida profissional e pessoal. Sugira que os alunos pensem em situações cotidianas ou profissionais em que a capacidade de interpretar textos de forma precisa e crítica poderia fazer uma diferença significativa.

Mini Desafio

Desafio de Interpretação e Criação de Textos

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um gênero textual específico (conto, crônica ou reportagem). Cada grupo deverá ler um texto do gênero atribuído, interpretá-lo e, em seguida, criar um novo texto no mesmo gênero abordando um tema contemporâneo, como 'sustentabilidade' ou 'tecnologia no cotidiano'.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua a cada grupo um texto de um gênero específico (conto, crônica ou reportagem).
  3. Peça para que leiam e discutam o texto em grupo, identificando as informações principais e fazendo inferências.
  4. Cada grupo deve criar um novo texto no mesmo gênero sobre um tema contemporâneo.
  5. Após a criação do texto, cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, explicando suas escolhas e interpretações.

Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação de textos e criação de conteúdo relevante, além de promover o trabalho em equipe e a comunicação oral.

Duração: 45 - 50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que leiam um trecho de uma reportagem atual e respondam às seguintes perguntas: Qual é o tema principal da reportagem? Quais são as informações explícitas e implícitas no texto? Que inferências podem ser feitas a partir das informações apresentadas?
  2. Proponha um exercício de comparação entre um conto e uma crônica, pedindo aos alunos que identifiquem as principais diferenças e semelhanças entre os dois gêneros.
  3. Solicite aos alunos que escolham uma crônica de um autor conhecido e escrevam uma breve análise crítica, destacando os elementos principais e suas interpretações pessoais.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando um momento de reflexão e discussão sobre as atividades realizadas. Além disso, busca-se conectar a teoria à prática, destacando a relevância das habilidades desenvolvidas para o cotidiano e o mercado de trabalho, e motivar os alunos a continuarem aprimorando essas competências.

Discussão

Oriente os alunos a compartilharem suas experiências e insights sobre as atividades realizadas. Pergunte como foi o processo de interpretação dos diferentes gêneros textuais e a criação dos novos textos. Discuta as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para superá-las. Promova uma reflexão sobre como essas habilidades podem ser aplicadas em situações reais do cotidiano e no mercado de trabalho, incentivando os alunos a darem exemplos concretos.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos abordados durante a aula, destacando a definição e características de contos, crônicas e reportagens, as estratégias de leitura e interpretação de textos, e a importância de identificar informações explícitas e implícitas. Relembre os conceitos de inferência e leitura crítica, reforçando como essas habilidades são essenciais tanto para o desenvolvimento acadêmico quanto profissional.

Fechamento

Enfatize a importância das habilidades de leitura e interpretação no dia a dia, ressaltando suas aplicações práticas e relevância para diversas profissões. Explique como a aula conectou teoria e prática por meio de atividades interativas e colaborativas, e incentive os alunos a continuarem praticando a leitura crítica e a interpretação de textos em diferentes contextos. Finalize agradecendo a participação dos alunos e destacando o progresso feito durante a aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies