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Plano de aula de Densidade de um Corpo

Química

Original Teachy

Densidade de um Corpo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Densidade de um Corpo

Palavras Chavedensidade, massa, volume, flutuação, experimentação, atividades práticas, aplicação de conceitos, balões de hélio, barcos de Lego, hidrogel, discussão em grupo, aprendizado colaborativo, contextualização, teoria e prática
Materiais Necessáriospeças de Lego, papel alumínio, palitos de sorvete, peças de chumbo, hidrogel, balões de hélio, balões de ar, balões de dióxido de carbono, líquidos para teste (água, óleo, álcool), balde ou recipiente grande para água
Códigos BNCC-
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer as metas de aprendizagem claras e direcionadas para os alunos. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os estudantes sobre o que é esperado que eles aprendam e demonstrem ao final da aula. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem tenham uma compreensão clara do que será abordado e dos resultados esperados.

Objetivos principais:

1. Compreender e ser capaz de explicar que a densidade de um corpo é a relação entre a sua massa e volume, sabendo calcular esse valor.

2. Aplicar o conceito de densidade para determinar se um objeto irá boiar ou afundar em um fluido.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades analíticas ao interpretar resultados de experimentos com diferentes materiais e proporções.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e fazer uma conexão entre o conhecimento prévio e o novo conteúdo que será explorado. Utilizando situações problema, os alunos são estimulados a pensar criticamente e a aplicar o conhecimento de densidade de maneira prática. A contextualização ajuda a mostrar a relevância do tema no mundo real, aumentando o interesse e a curiosidade dos estudantes. Esta etapa prepara o terreno para as atividades práticas, onde os alunos poderão aplicar e testar os conceitos aprendidos.

Situações Problema

1. Imagine que você tem dois objetos do mesmo tamanho, porém feitos de materiais diferentes, como uma bola de isopor e uma bola de aço. Como você determinaria qual deles é mais denso?

2. Se você colocar uma fatia de limão e uma fatia de laranja na água, ambas do mesmo tamanho, a laranja afunda e o limão flutua. Por quê? Como a densidade explica esse fenômeno?

Contextualização

A densidade é um conceito fundamental não apenas na química, mas também em diversas situações do cotidiano, como na flutuação de navios, no funcionamento de balões de ar quente e até na preparação de alimentos. Compreender a densidade ajuda a entender por que alguns objetos afundam na água enquanto outros flutuam, e como isso é aplicado em tecnologias que utilizam princípios de flutuação e afundamento. Além disso, curiosidades sobre a determinação da pureza de metais preciosos através da densidade podem intrigar os alunos e despertar o interesse pelo tema.

Desenvolvimento

Duração: (70-75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu entendimento sobre a densidade em contextos práticos e lúdicos. Ao trabalhar em grupos, os alunos não apenas reforçam o aprendizado colaborativo, mas também desenvolvem habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Cada atividade proposta visa solidificar o conceito de densidade através de experimentação e observação direta, garantindo assim uma compreensão mais robusta e duradoura do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Naufrágio de Lego: Descubra a Densidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de densidade na prática, construindo e testando um barco de Lego e explorando o equilíbrio entre massa e volume para flutuação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão construir pequenos barcos de Lego e testar quais materiais adicionados farão o barco afundar ou flutuar. Cada grupo receberá uma quantidade limitada de peças de Lego, papel alumínio, palitos de sorvete e outros materiais leves e pesados. O desafio é construir um barco que flutue na água, utilizando apenas um número específico de peças, e depois adicionar peças de chumbo (fornecidas pelo professor) para verificar a densidade necessária para afundar o barco.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um kit de peças de Lego, papel alumínio, palitos de sorvete e peças de chumbo para cada grupo.

  • Os alunos devem construir um barco de Lego que flutue e possa carregar o maior número possível de peças de Lego, simulando carga.

  • Após o teste inicial, os alunos devem adicionar peças de chumbo uma a uma, observando em qual momento o barco afunda.

  • Cada grupo registra a quantidade total de peças de Lego e de chumbo que seu barco suporta antes de afundar.

  • Concluam a atividade discutindo as razões pelas quais o barco afundou ou flutuou, relacionando com a densidade dos materiais.

Atividade 2 - O Mistério do Hidrogel

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar a densidade para prever o comportamento de um material em diferentes líquidos e reforçar o entendimento sobre a relação entre massa e volume.

- Descrição: Os alunos irão investigar as propriedades de um polímero superabsorvente conhecido como hidrogel. Eles receberão hidrogel em pequenas esferas e deverão determinar a densidade do material. O desafio é prever se o hidrogel irá afundar ou flutuar em diferentes líquidos, como água, óleo e álcool, com base no conhecimento teórico sobre densidade.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua pequenas quantidades de hidrogel para cada grupo.

  • Instrua os alunos a medir a massa e o volume do hidrogel para calcular a densidade.

  • Peça que os alunos preencham um quadro comparativo com a densidade do hidrogel e a dos líquidos testados.

  • Cada grupo testa o hidrogel em diferentes líquidos e observa se ele afunda ou flutua, comparando com suas previsões.

  • Os alunos registram suas observações e conclusões e compartilham com a classe.

Atividade 3 - A Grande Corrida de Balões

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender as diferenças de densidade entre gases e como isso afeta o comportamento dos balões, promovendo uma compreensão prática de densidade.

- Descrição: Neste experimento, os alunos irão encher balões com diferentes gases e observar como eles se comportam em relação à flutuação. Os alunos usarão balões de hélio, ar e dióxido de carbono e deverão prever a ordem de flutuação com base nas diferenças de densidade dos gases.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Forneça balões de hélio, ar e dióxido de carbono para cada grupo.

  • Peça que os alunos encham os balões e amarrem.

  • Peçam que os alunos soltem os balões e observem o comportamento de cada um.

  • Os alunos devem registrar a ordem em que os balões flutuam e explicar com base nas densidades dos gases utilizados.

  • Concluam a atividade com uma discussão sobre por que o hélio flutua e o dióxido de carbono desce.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem o que aprenderam, consolidando seu conhecimento através da explicação e da escuta atenta das experiências dos colegas. A discussão em grupo ajuda a identificar quais conceitos foram bem compreendidos e quais ainda podem ser confusos, permitindo que o professor faça correções ou esclarecimentos necessários. Além disso, essa etapa promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e observações, começando com uma breve recapitulação do experimento que realizaram. Sugere-se que o professor utilize frases como 'Poderiam nos contar o que testaram e quais foram os resultados observados?' ou 'Como vocês relacionam os resultados com o conceito de densidade que estudamos?' para guiar a conversa. É importante que os alunos tenham a oportunidade de explicar seus processos de pensamento e ouvir as perspectivas dos colegas.

Perguntas Chave

1. Qual foi o material que vocês usaram que teve a maior densidade e por quê?

2. Como a comparação entre a densidade dos objetos e a densidade do fluido ajuda a prever se um objeto irá boiar ou afundar?

3. Houve alguma surpresa em seus resultados e como isso altera o que vocês pensavam sobre a densidade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham captado os conceitos chave da aula e consigam relacioná-los com situações reais e teóricas. Além disso, esta etapa reforça a relevância do estudo da densidade, incentivando os alunos a refletirem sobre a aplicabilidade do conhecimento adquirido em contextos práticos e teóricos. Este momento de reflexão ajuda a solidificar o aprendizado e prepara os alunos para futuras aplicações do conceito de densidade.

Resumo

Após a conclusão das atividades práticas, é essencial resumir os principais pontos abordados sobre a densidade. Os alunos puderam aplicar o conceito de densidade de forma prática e observaram como diferentes materiais se comportam em relação à flutuação, tanto em sólidos como em líquidos. A compreensão de que a densidade é a relação entre a massa e o volume de um objeto foi reforçada através das experiências, permitindo uma assimilação mais clara.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam conectar a teoria com a prática através de experimentos que simulavam situações do mundo real, como a flutuação de navios e a determinação da pureza de materiais. Através da manipulação de materiais e do cálculo de densidades, eles puderam ver como a teoria da densidade se aplica em contextos reais e como pode ser utilizada para prever o comportamento de materiais em diferentes ambientes.

Fechamento

A importância do estudo da densidade foi destacada ao longo da aula, mostrando como este conceito é fundamental para entender vários fenômenos naturais e tecnológicos, além de seu impacto em situações do cotidiano. A habilidade de determinar se um objeto irá boiar ou afundar, por exemplo, é crucial para muitas aplicações práticas, desde a fabricação de objetos até a segurança em navegação e engenharia.

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