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Plano de aula de Propriedades Físicas e Químicas da Matéria

Química

Original Teachy

Propriedades Físicas e Químicas da Matéria

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de propriedades físicas e químicas da matéria:

    • Os alunos devem ser capazes de diferenciar entre as propriedades físicas e químicas da matéria, entendendo que as primeiras são características observáveis sem mudanças na composição da substância, enquanto as segundas envolvem mudanças na composição química da matéria.
    • Devem ser capazes de listar exemplos de cada tipo de propriedade e relacioná-los com situações práticas do dia a dia.
  2. Identificação das propriedades físicas da matéria:

    • Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as propriedades físicas da matéria, como a cor, o odor, a massa, o volume, a densidade, o ponto de fusão e o ponto de ebulição.
    • Devem compreender que essas propriedades podem ser medidas ou observadas sem que a substância sofra uma mudança em sua composição química.
  3. Identificação das propriedades químicas da matéria:

    • Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as propriedades químicas da matéria, como a inflamabilidade, a reatividade, a acidez e a basicidade.
    • Devem compreender que essas propriedades descrevem o comportamento da substância em reações químicas e que elas podem alterar a composição química da matéria.

Objetivos secundários:

  • Aplicação prática do conhecimento adquirido:
    • Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido sobre as propriedades físicas e químicas da matéria para resolver problemas e responder a perguntas em situações práticas.
    • Devem ser capazes de relacionar as propriedades físicas e químicas da matéria aos processos tecnológicos e industriais que envolvem a manipulação de substâncias.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos anteriores:

    • O professor inicia a aula relembrando os conceitos de matéria, substância e mistura, que foram explorados em aulas anteriores. Esta revisão é essencial para garantir que os alunos possuam a base necessária para compreender o novo conteúdo. (3 - 5 minutos)
  2. Situações-problema:

    • Apresentação de duas situações-problema que envolvem as propriedades físicas e químicas da matéria, como por exemplo: "Por que a água, quando congelada, se transforma em gelo, mas quando aquecida, se transforma em vapor?" e "Por que o ferro enferruja quando exposto ao ar e à umidade?". Essas perguntas instigam os alunos a pensar sobre o assunto e a buscar respostas durante a aula. (5 - 7 minutos)
  3. Contextualização da importância do assunto:

    • O professor contextualiza a importância do estudo das propriedades físicas e químicas da matéria, destacando que este conhecimento é fundamental para entender e explicar diversos fenômenos naturais e processos tecnológicos. Por exemplo, a compreensão das propriedades físicas e químicas da água é essencial para entender o ciclo da água na natureza, para a produção de gelo e vapor em indústrias, entre outros. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução do tópico com curiosidades e aplicações práticas:

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades e aplicações práticas relacionadas ao assunto. Por exemplo, pode mencionar que a densidade da água é máxima a 4°C, o que é essencial para a vida aquática nos lagos e rios, pois a água mais densa fica no fundo, mantendo o equilíbrio do ecossistema. Outra curiosidade é que a reação entre o bicarbonato de sódio e o vinagre, que gera gás carbônico, é usada em bolhas de festa. (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Identificando Propriedades" (10 - 12 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 membros. Cada grupo receberá um conjunto de materiais do laboratório (como água, sal, açúcar, vinagre, bicarbonato de sódio, limão, entre outros) e uma lista de propriedades físicas e químicas da matéria. O objetivo é que os alunos identifiquem quais propriedades correspondem a cada material e justifiquem suas escolhas com base em observações e experimentações.
    • Passo a passo:
      1. O professor organiza os alunos em grupos e distribui os materiais e listas de propriedades.
      2. Os alunos começam a analisar os materiais, observando suas características físicas (cor, odor, estado físico, etc.) e tentando identificar possíveis propriedades químicas (reage com água, produz gás quando aquecido, etc.).
      3. Conforme os alunos realizam suas observações, eles discutem em grupo e registram suas conclusões na lista de propriedades correspondentes a cada material.
      4. Após a Conclusão da atividade, cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, promovendo a discussão e o esclarecimento de dúvidas.
  2. Atividade "O Jogo das Propriedades" (10 - 12 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos continuarão em seus grupos. O professor apresentará um cenário hipotético que envolve a manipulação de diferentes substâncias e pedirá aos alunos que apliquem seu conhecimento sobre as propriedades físicas e químicas da matéria para resolver o problema. Os cenários podem incluir situações do cotidiano, como a escolha do melhor material para um determinado fim (por exemplo, qual material é melhor para fazer um balão de ar quente: papel, plástico ou tecido?), ou situações mais complexas que requerem a compreensão de conceitos químicos (por exemplo, como prever se uma reação química entre dois materiais irá ocorrer e quais produtos serão formados?).
    • Passo a passo:
      1. O professor apresenta o cenário e explica as condições e restrições do problema.
      2. Os alunos, em seus grupos, discutem a situação e aplicam seu conhecimento sobre as propriedades físicas e químicas da matéria para chegar a uma solução ou previsão.
      3. Após um tempo determinado, cada grupo apresenta suas respostas para a turma, explicando o raciocínio utilizado. O professor revisa as respostas e promove a discussão, destacando os pontos positivos e as áreas de melhoria.
  3. Atividade "Criação de Infográfico" (5 - 7 minutos, caso o tempo permita):

    • Descrição: Nesta atividade, cada grupo será convidado a criar um infográfico ou pôster que represente as propriedades físicas e químicas da matéria. O objetivo é que os alunos apliquem de forma criativa o conhecimento adquirido, reforçando a aprendizagem e a compreensão do tema.
    • Passo a passo:
      1. O professor fornece aos alunos os materiais necessários para a criação do infográfico (papéis coloridos, canetas, tesouras, cola, etc.) e orienta sobre a estrutura e o conteúdo esperados.
      2. Em seus grupos, os alunos planejam e desenham o infográfico, destacando as principais propriedades físicas e químicas da matéria, e fornecendo exemplos e explicações.
      3. Após a Conclusão da atividade, cada grupo apresenta seu infográfico para a turma, explicando o design e a escolha das informações. Os infográficos podem ser afixados na sala de aula como uma forma de revisão do conteúdo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Compartilhamento de Soluções e Conclusões (3 - 4 minutos):

    • Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. Isso inclui a apresentação de seus experimentos e observações, as estratégias que utilizaram para identificar as propriedades físicas e químicas da matéria, e as respostas que encontraram para os cenários propostos.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas e comentários, promovendo a interação e o debate. O professor também deve usar esse momento para fazer conexões entre as atividades e a teoria apresentada na Introdução da aula.
  2. Discussão em Grupo (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor conduz uma discussão em grupo, focando nos pontos de aprendizagem mais importantes. Isso pode incluir a revisão dos conceitos-chave (propriedades físicas e químicas da matéria), a identificação das dificuldades encontradas pelos alunos e a exploração de estratégias que podem ser utilizadas para superá-las.
    • O professor pode também incentivar os alunos a compartilharem quais propriedades físicas e químicas da matéria eles consideram mais interessantes ou importantes, e por quê. Isso pode ajudar a reforçar o entendimento do conceito e a motivar os alunos a continuarem explorando o assunto fora da sala de aula.
  3. Conexão com a Teoria (1 - 2 minutos):

    • O professor retoma os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula e os conecta com as atividades práticas realizadas. Por exemplo, o professor pode questionar: "Como as propriedades físicas e químicas da matéria que vocês observaram nos experimentos se relacionam com a definição que demos no início da aula?" ou "Como as propriedades físicas e químicas da matéria que vocês aplicaram para resolver os cenários se relacionam com as propriedades que discutimos?".
    • O objetivo é que os alunos percebam como a teoria e a prática se complementam, reforçando a importância do estudo e da aplicação das propriedades físicas e químicas da matéria.
  4. Reflexão Final (1 - 2 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos são incentivados a anotar suas respostas, que podem servir como ponto de partida para a próxima aula ou para estudos individuais.
    • O professor pode, então, pedir a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões com a turma, encerrando a aula de forma reflexiva e motivadora.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos (2 - 3 minutos):

    • O professor inicia a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados na aula, enfatizando a definição e a distinção entre as propriedades físicas e químicas da matéria.
    • Neste momento, o professor também pode revisar as propriedades físicas e químicas da matéria discutidas, destacando os exemplos apresentados pelos alunos durante as atividades práticas.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor reforça como a aula conectou a teoria das propriedades físicas e químicas da matéria com a prática, por meio das atividades realizadas.
    • O professor também ressalta as aplicações práticas e cotidianas desses conceitos, como a escolha de materiais para diferentes fins e a compreensão de fenômenos naturais e processos tecnológicos.
  3. Materiais extras para estudo (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, websites, vídeos e aplicativos de simulação que exploram as propriedades físicas e químicas da matéria.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de capítulos específicos de um livro didático, a visita a um website interativo que permite aos alunos manipular virtualmente diferentes substâncias e observar suas propriedades, ou a visualização de um vídeo que demonstra experimentos relacionados ao tema.
  4. Importância do assunto para o dia a dia (1 minuto):

    • Por fim, o professor reforça a importância do estudo das propriedades físicas e químicas da matéria para o dia a dia dos alunos.
    • O professor pode mencionar, por exemplo, como esse conhecimento pode ajudar os alunos a tomarem decisões informadas sobre o uso de diferentes materiais em suas atividades cotidianas, ou a entenderem melhor os fenômenos naturais e os processos tecnológicos que os cercam.
    • Esta etapa final da Conclusão ajuda a motivar os alunos a continuarem explorando e aplicando o que aprenderam na aula, mesmo após o encerramento da mesma.

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