Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreender o conceito de propriedades físicas e químicas da matéria:
- Identificar as características que definem as propriedades físicas da matéria, tais como cor, textura, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.
- Diferenciar as propriedades físicas das propriedades químicas, entendendo que as primeiras são características observáveis sem alterar a composição da matéria.
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Reconhecer exemplos de propriedades físicas e químicas no cotidiano:
- Relacionar as propriedades físicas e químicas aprendidas com fenômenos que ocorrem no cotidiano.
- Associar as propriedades físicas e químicas com as substâncias que as apresentam.
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Aplicar o conhecimento adquirido para a resolução de problemas:
- Desenvolver a habilidade de usar as propriedades físicas e químicas para identificar e classificar diferentes tipos de matéria.
- Resolver exercícios que envolvam a aplicação desses conceitos.
Objetivos secundários:
- Fomentar a participação ativa dos alunos através de discussões e atividades em grupo.
- Estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica dos alunos através da observação e análise de fenômenos naturais.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdos Anteriores:
- O professor deve iniciar a aula relembrando conceitos básicos de Química, tais como o conceito de matéria e suas propriedades gerais. Isso pode ser feito através de uma breve revisão oral, questionando os alunos sobre o que eles já sabem e lembram desses tópicos. (3 - 5 minutos)
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Situações Problema:
- O professor pode propor duas situações problemas para instigar a curiosidade dos alunos:
- Por que quando derretemos uma barra de ferro ela continua sendo ferro, mas quando queimamos um pedaço de papel, ele se transforma em cinzas?
- Por que um copo de água é líquido a temperatura ambiente, enquanto uma barra de ouro é sólida? (3 - 5 minutos)
- O professor pode propor duas situações problemas para instigar a curiosidade dos alunos:
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Contextualização:
- O professor deve enfatizar a importância do estudo das propriedades físicas e químicas da matéria, mostrando como esses conceitos são aplicados em diversas áreas do conhecimento, como na indústria, na medicina, na alimentação, entre outros.
- Pode-se citar exemplos práticos, como a importância de conhecer as propriedades físicas e químicas dos materiais na fabricação de novos produtos, na conservação de alimentos, na saúde, etc. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a Atenção dos Alunos:
- O professor pode compartilhar curiosidades sobre as propriedades físicas e químicas da matéria para despertar o interesse dos alunos. Por exemplo, o fato de que a cor de uma substância é uma propriedade física, enquanto a capacidade de reagir com outras substâncias é uma propriedade química.
- Outra curiosidade interessante é que a densidade de um objeto pode ser usada para determinar se ele irá flutuar ou afundar em um líquido. Por exemplo, a densidade da água é 1 g/cm³, então qualquer objeto com densidade maior que 1 g/cm³ irá afundar, e qualquer objeto com densidade menor irá flutuar.
- O professor pode também usar exemplos do dia a dia para ilustrar essas propriedades, como o fato de que o alumínio é mais leve que o ferro, mas muito mais resistente à corrosão, devido às suas propriedades químicas. (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade Prática 1 - "Propriedades da Matéria ao Nosso Redor": (10 - 12 minutos)
- Organizar os alunos em grupos de até 5 participantes.
- O professor deve disponibilizar uma variedade de objetos do dia a dia, como uma esponja, um ímã, uma vela, um pedaço de papel, uma garrafa de água, etc., cada um com suas características únicas.
- Cada grupo deve escolher um dos objetos e, sem pesquisar, listar todas as propriedades físicas e químicas que eles acham que o objeto possui.
- Após a Conclusão da lista, o professor deve guiar uma discussão em sala de aula, ajudando os alunos a diferenciar as propriedades físicas das propriedades químicas e a entender como essas propriedades se manifestam nos objetos do dia a dia.
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Atividade Prática 2 - "Classificação de Propriedades da Matéria": (10 - 12 minutos)
- Ainda em seus grupos, os alunos recebem uma tabela com objetos do cotidiano e suas propriedades físicas e químicas.
- O desafio é classificar essas propriedades em uma nova tabela, separando as propriedades físicas das químicas.
- Depois de completar a classificação, cada grupo deve escolher uma linha da tabela e preparar uma pequena apresentação explicando as propriedades físicas e químicas da matéria referente a essa linha.
- Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, promovendo a discussão e a troca de ideias.
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Atividade Prática 3 - "Estudo de Caso": (5 - 7 minutos)
- O professor deve preparar um estudo de caso sobre um problema real que envolva a aplicação das propriedades físicas e químicas da matéria.
- Por exemplo, o caso pode ser sobre a seleção de materiais para a construção de uma ponte, levando em consideração suas propriedades físicas e químicas.
- Os alunos, ainda em seus grupos, devem analisar o estudo de caso, identificar as propriedades físicas e químicas relevantes e propor uma solução para o problema.
- Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma, promovendo novamente a discussão e a troca de ideias.
Nessas atividades, o professor deve atuar como um facilitador, orientando os alunos, esclarecendo dúvidas e promovendo a discussão. O objetivo é que os alunos se tornem ativos em seu próprio aprendizado, desenvolvendo suas habilidades de observação, análise e resolução de problemas.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em Grupo (3 - 4 minutos cada grupo):
- O professor deve organizar um momento para que cada grupo compartilhe suas soluções, conclusões e aprendizados das atividades práticas realizadas.
- Cada grupo terá um tempo máximo de 4 minutos para apresentar. Durante esse tempo, o professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo uma discussão rica e produtiva.
- É importante que o professor mantenha o foco na conexão entre as atividades realizadas e a teoria estudada, ajudando os alunos a perceberem como o que eles aprenderam na prática se relaciona com os conceitos teóricos.
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Verificação de Aprendizado (2 - 3 minutos):
- Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma breve revisão dos principais pontos abordados, destacando as propriedades físicas e químicas da matéria discutidas e como elas se manifestam no cotidiano.
- O professor pode fazer perguntas direcionadas aos alunos para verificar o entendimento deles sobre o tema. Por exemplo: "Quais são as propriedades físicas e químicas do objeto que vocês escolheram na Atividade 1?" ou "Como as propriedades físicas e químicas dos materiais influenciam na solução do problema do estudo de caso?".
- O professor deve encorajar todos os alunos a participarem da discussão, criando um ambiente acolhedor e respeitoso para a expressão de ideias e dúvidas.
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Reflexão Final (1 - 2 minutos):
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam em um minuto sobre as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- O professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas, promovendo uma reflexão coletiva sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser explorado.
- Essa reflexão final é uma oportunidade para que o professor avalie o impacto da aula e planeje as próximas aulas de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam em um minuto sobre as seguintes perguntas:
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):
- O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados, reforçando as definições de propriedades físicas e químicas da matéria, e como elas se manifestam nos objetos do cotidiano.
- Ele deve recapitular as atividades práticas realizadas, destacando os conceitos aprendidos e as habilidades desenvolvidas.
- É importante que o professor faça conexões entre a teoria e a prática, mostrando como as atividades realizadas ilustram e aplicam os conceitos teóricos discutidos.
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Conexão Teoria-Prática-Aplicações (1 - 2 minutos):
- O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
- Ele deve reforçar que o estudo das propriedades físicas e químicas da matéria é fundamental para compreender como os materiais ao nosso redor se comportam e interagem, e como podemos usar esse conhecimento para resolver problemas e tomar decisões em diversas áreas da vida.
- O professor pode citar exemplos de aplicações práticas, como a seleção de materiais para a construção de um edifício, a escolha de ingredientes para uma receita, a avaliação da segurança e eficácia de um medicamento, etc.
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Materiais Extras (1 - 2 minutos):
- O professor deve sugerir materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, sites, vídeos, experimentos de laboratório, entre outros.
- Por exemplo, o professor pode recomendar a leitura de um capítulo de um livro didático de Química sobre propriedades da matéria, a exploração de um site de experimentos de Química, a visualização de um vídeo explicativo, etc.
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Importância do Assunto (1 minuto):
- Para encerrar, o professor deve ressaltar a importância do assunto abordado para o dia a dia dos alunos, incentivando-os a observarem e questionarem as propriedades dos materiais ao seu redor.
- Ele deve enfatizar que a Química é uma ciência fundamental, que nos ajuda a entender o mundo e a tomar decisões informadas em diversas situações.
- O professor pode encorajar os alunos a pensarem em como eles podem aplicar o que aprenderam na aula em suas vidas, seja na escola, em casa, no trabalho, ou em qualquer outro lugar.
Essa Conclusão tem como objetivo consolidar o conhecimento adquirido, motivar os alunos a continuarem aprendendo sobre o assunto e a valorizarem a importância da Química para a compreensão e transformação do mundo.