Objetivos
-
Compreender o conceito de Agricultura Sustentável e sua importância para o meio ambiente, a economia e a sociedade. Entender que a agricultura sustentável envolve práticas agrícolas que são ambientalmente seguras, economicamente rentáveis e socialmente justas. (15 - 20 minutos)
-
Adquirir conhecimento base sobre os processos agronômicos e ambientais. Isso inclui a ciência do solo, a fisiologia das plantas, os ciclos biogeoquímicos, a relação entre plantas e animais, a biodiversidade, e o papel da agricultura na manutenção da saúde do ecossistema. (20 - 25 minutos)
-
Desenvolver habilidades para identificar e gerenciar recursos necessários para a produção agrícola, como água, solo e energia. Isso também inclui o entendimento de como manejar esses recursos para mitigar os impactos ambientais. (15 - 20 minutos)
Objetivos Secundários:
-
Entender as políticas de Agricultura Sustentável locais, nacionais e globais, e como elas podem afetar as práticas agrícolas. (10 - 15 minutos)
-
Desenvolver habilidades de advocacia para articular a importância da Agricultura Sustentável para uma variedade de públicos. (10 - 15 minutos)
-
Aprender a analisar criticamente os sistemas agrícolas existentes e identificar onde há espaço para melhorias em termos de sustentabilidade. (10 - 15 minutos)
-
Compreender como a tecnologia pode ser usada para melhorar a sustentabilidade na agricultura, incluindo a utilização de GPS para otimizar o uso de fertilizantes e a implementação de tecnologias de irrigação de precisão. (10 - 15 minutos)
Introdução (15 - 20 minutos)
Para começar, o professor vai relembrar os principais pontos da aula anterior, "Introdução à Botânica Agrícola", e como o conhecimento adquirido naquela aula é fundamental para entender o tópico de hoje, Agricultura Sustentável e Meio Ambiente.
Em seguida, o professor vai propor duas situações problema para os alunos. A primeira situação problema é: "Imagine que você é um agricultor que precisa aumentar a produção, mas ao mesmo tempo, quer minimizar o impacto no meio ambiente. Como você faria isso?". A segunda situação é: "Considere que você é um político responsável por desenvolver políticas de Agricultura Sustentável. Quais propostas você faria para promover a agricultura sustentável?".
O professor irá então contextualizar a importância do assunto, mostrando como a Agricultura Sustentável tem um impacto direto na qualidade dos alimentos que consumimos, na saúde do nosso meio ambiente e na economia do país. O professor pode trazer exemplos reais de fazendas ou regiões que adotaram práticas de Agricultura Sustentável e os benefícios que elas obtiveram.
Finalmente, para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a Agricultura Sustentável. Por exemplo, a história de como a Agricultura Sustentável começou com pequenos agricultores que estavam insatisfeitos com a agricultura industrial e queriam encontrar uma maneira melhor de cultivar alimentos. Ou como tecnologias modernas, como drones e GPS, estão sendo usadas para ajudar os agricultores a cultivar de forma mais eficiente e sustentável.
Desenvolvimento (50 - 60 minutos)
-
Revisão de conhecimentos anteriores (5 - 10 minutos): O professor deverá revisar os conceitos básicos de agricultura, ecologia e gestão de recursos naturais com os alunos, garantindo que eles tenham uma base sólida para entender as práticas de Agricultura Sustentável.
-
Apresentação da teoria (15 - 20 minutos): Nesta seção, o professor deve explicar em detalhe o que é a Agricultura Sustentável e como ela se aplica no contexto atual. Isso deve incluir a discussão sobre as práticas agrícolas sustentáveis, os princípios da sustentabilidade (ambiental, econômica e social), e o papel da tecnologia na Agricultura Sustentável. O professor pode utilizar apresentações de slides, vídeos ou outros recursos visuais para tornar a explicação mais clara e interessante.
-
Atividade prática: Avaliação de uma Fazenda (15 - 20 minutos): Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá um estudo de caso de uma fazenda. As fazendas terão diferentes práticas agrícolas e diferentes níveis de sustentabilidade. Os alunos deverão avaliar a sustentabilidade da fazenda com base nos princípios da Agricultura Sustentável discutidos em aula. Eles devem identificar as práticas agrícolas utilizadas, os recursos utilizados, a eficiência desses recursos, e quaisquer impactos ambientais. Eles também devem sugerir maneiras de tornar a fazenda mais sustentável.
Materiais necessários: Estudos de caso de fazendas impressos ou disponibilizados digitalmente.
-
Atividade prática: Design de uma Fazenda Sustentável (15 - 20 minutos): Utilizando os conhecimentos adquiridos até agora, os alunos deverão projetar sua própria fazenda sustentável. Eles deverão considerar os tipos de culturas a serem cultivadas, as técnicas de cultivo a serem utilizadas, a gestão de recursos e a utilização de tecnologia. Eles deverão apresentar seus projetos para a classe, explicando suas escolhas e como elas promovem a sustentabilidade.
Materiais necessários: Papel e canetas para desenho, ou software de design no computador, se disponível.
Essas atividades práticas permitem que os alunos apliquem o conhecimento teórico adquirido em situações do mundo real, aumentando sua compreensão e apreciação do assunto. Além disso, eles incentivam o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, habilidades essenciais para a Agricultura Sustentável.
Retorno (15 - 20 minutos)
Para finalizar a aula, o professor deve fazer uma revisão dos conceitos-chave apresentados e discutir como as atividades práticas se conectam com a teoria.
-
Revisão (5 - 10 minutos): O professor pode começar perguntando aos alunos o que eles aprenderam e quais conceitos eles acharam mais interessantes ou desafiadores. O professor pode então reforçar esses conceitos, esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter e fornecer mais exemplos ou explicações, se necessário.
-
Feedback dos Alunos (5 - 10 minutos): Em seguida, o professor deve dar a cada aluno um pedaço de papel e pedir que eles gastem um minuto escrevendo respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- O que você gostaria de aprender mais sobre este assunto? Os alunos devem então entregar os papéis ao professor, que pode usá-los para avaliar a eficácia da aula e planejar futuras aulas.
-
Exercícios de Casa (5 minutos): Por fim, o professor deve fornecer uma lista de exercícios para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios devem ser projetados para reforçar o que foi aprendido na aula e preparar os alunos para o próximo tópico.
Materiais necessários: Lista de exercícios impressa ou disponibilizada digitalmente.
A etapa de retorno é importante para consolidar o conhecimento adquirido, avaliar o progresso dos alunos e obter feedback para melhorar futuras aulas. Ao envolver os alunos nessa discussão, o professor também pode ajudá-los a refletir sobre o que aprenderam e a aplicar esse conhecimento em novos contextos.
Conclusão (10 - 15 minutos)
Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o conceito de Agricultura Sustentável, as práticas agrícolas que apoiam a sustentabilidade, os princípios de sustentabilidade e como a tecnologia pode ser utilizada na agricultura para promover a sustentabilidade. O professor deve enfatizar a importância destes conceitos para o futuro da agricultura e do meio ambiente. (5 - 7 minutos)
Além disso, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode relembrar as atividades práticas realizadas durante a aula, como a avaliação de uma fazenda e o design de uma fazenda sustentável, e como essas atividades ajudaram os alunos a aplicar seus conhecimentos teóricos a situações do mundo real. (2 - 3 minutos)
Em seguida, o professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Isso pode incluir livros, documentários, websites ou cursos on-line sobre Agricultura Sustentável. (2 - 3 minutos)
Por fim, o professor deve resumir a importância do assunto apresentado para o dia a dia. Ele pode discutir como a Agricultura Sustentável afeta a qualidade dos alimentos que ingerimos, a saúde do meio ambiente e a economia local e global. Ele também pode destacar como os alunos podem aplicar o que aprenderam na aula em suas próprias vidas, seja como consumidores conscientes, como profissionais da agricultura ou como defensores de práticas sustentáveis. (2 - 3 minutos)