Entrar

Plano de aula de Linguagens Artísticas

Artes

Original Teachy

'EM13LGG603'

Linguagens Artísticas

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão das Linguagens Artísticas: Os alunos devem ser capazes de definir e diferenciar as principais linguagens artísticas, como música, pintura, escultura, teatro, cinema, dança, entre outras. Eles devem entender que, apesar de diferentes, essas formas de expressão têm um propósito em comum: a comunicação de ideias e emoções.

  2. Identificação de Elementos e Características: Os alunos devem ser capazes de identificar os elementos e características específicas de cada linguagem artística. Por exemplo, na música, eles aprenderão sobre ritmo, melodia, harmonia, etc. Na pintura, sobre cores, formas, texturas, etc. Na dança, sobre movimento, expressão corporal, etc. Esta habilidade permitirá aos alunos analisar e apreciar diferentes obras de arte de uma maneira mais aprofundada.

  3. Relação entre Arte e Cultura: Os alunos devem entender como a arte reflete e influencia a cultura de uma sociedade. Eles devem ser capazes de identificar exemplos disso em diferentes contextos históricos e geográficos. Esta habilidade ajudará os alunos a desenvolver uma apreciação mais ampla e crítica da arte.

Objetivos Secundários

  1. Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Através da análise de diferentes formas de arte, os alunos desenvolverão habilidades de pensamento crítico, aprendendo a questionar, interpretar e avaliar informações de maneira mais profunda e reflexiva.

  2. Estímulo à Criatividade: Ao explorar as diferentes linguagens artísticas, os alunos serão incentivados a expressar sua própria criatividade, seja através da criação de suas obras de arte ou na apreciação e interpretação das obras de outros artistas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre a importância das artes e a diversidade cultural que elas representam. Pode ser útil revisar brevemente diferentes formas de arte que foram discutidas em aulas anteriores, como música, pintura, escultura, teatro, cinema e dança. (3 - 5 minutos)

  2. Situação-Problema 1: O poder da música: O professor pode começar a introduzir o tópico da aula fazendo a seguinte pergunta: "Vocês já pararam para pensar como a música pode influenciar nossas emoções e até mesmo nossas ações?". Em seguida, pode discutir brevemente exemplos de situações em que a música desempenha um papel importante, como em filmes, propagandas, eventos esportivos, etc. (3 - 5 minutos)

  3. Situação-Problema 2: A arte como reflexo da sociedade: Em seguida, o professor pode apresentar uma pintura ou escultura famosa e perguntar aos alunos o que eles acham que a obra representa e por que ela foi criada. Esta atividade visa a despertar a curiosidade dos alunos e a levá-los a pensar sobre como a arte reflete a sociedade e as ideias de seu tempo. (3 - 5 minutos)

  4. Contextualização: O professor deve enfatizar que o estudo das linguagens artísticas não se limita à sala de aula, mas tem aplicações no mundo real. Por exemplo, a compreensão de como a música, a pintura, o teatro, o cinema, a dança, entre outros, são usados para expressar ideias e emoções pode ajudar os alunos a interpretar melhor o mundo ao seu redor e a se expressar de maneira mais eficaz. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Criação 1: A Trilha Sonora da Vida (10 - 15 minutos)

    • Descrição: Os alunos serão divididos em pequenos grupos e terão a tarefa de criar a "trilha sonora" de um dia na vida de um personagem fictício. Eles precisarão escolher um personagem (por exemplo, um super-herói, um vilão, uma dona de casa, um astronauta, etc.) e identificar diferentes momentos de seu dia (acordar, tomar café da manhã, ir à escola/trabalho, almoçar, etc.). Para cada momento, eles deverão escolher uma música que, em sua opinião, melhor representa a emoção ou o sentimento do personagem naquele momento.

    • Passo a Passo:

      1. O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
      2. Cada grupo escolhe um personagem e identifica os momentos de seu dia.
      3. Os alunos pesquisam e escolhem músicas que representem as emoções desses momentos.
      4. Cada grupo apresenta sua trilha sonora para a classe, explicando a escolha de cada música.
    • Objetivo: Esta atividade ajudará os alunos a entender a influência da música na expressão de emoções e a importância da escolha adequada da "linguagem" artística para comunicar uma ideia ou sentimento.

  2. Atividade de Análise 1: A Arte que Conta Histórias (10 - 15 minutos)

    • Descrição: O professor apresentará aos alunos diferentes obras de arte de épocas, estilos e artistas variados (pode ser em forma de slides, fotos impressas ou até mesmo visitas virtuais a museus). Os alunos, em seus grupos, deverão escolher uma obra e criar uma narrativa em torno dela. Eles devem considerar questões como: "Quem criou esta obra e por quê?", "Qual era o contexto histórico e cultural quando a obra foi criada?", "O que a obra representa ou expressa?".

    • Passo a Passo:

      1. O professor apresenta as obras de arte aos alunos.
      2. Cada grupo escolhe uma obra e discute as perguntas propostas.
      3. Os alunos criam uma narrativa curta, que pode ser um conto, uma cena de um filme, um diálogo, etc., inspirada na obra escolhida.
      4. Cada grupo compartilha sua narrativa com a classe.
    • Objetivo: Esta atividade permitirá aos alunos explorar as diferentes formas de arte e entender como elas podem contar histórias e refletir a sociedade e a cultura de seu tempo.

  3. Atividade de Criação 2: A Arte do Movimento (10 - 15 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos serão incentivados a expressar suas ideias e emoções através do movimento. Cada grupo receberá uma música instrumental e terá que criar uma pequena coreografia que corresponda à emoção que eles sentem ao ouvir a música. Eles podem usar movimentos simples, como gestos das mãos, movimentos da cabeça, etc. A ênfase está na expressão e na criatividade, e não na habilidade técnica da dança.

    • Passo a Passo:

      1. Cada grupo recebe uma música instrumental.
      2. Os alunos discutem a emoção que a música desperta neles.
      3. Em seguida, eles trabalham juntos para criar uma coreografia simples que expressa essa emoção.
      4. Cada grupo apresenta sua coreografia para a classe.
    • Objetivo: Esta atividade ajudará os alunos a compreender a dança como uma linguagem artística que pode expressar sentimentos e ideias de maneira única e poderosa.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • Descrição: O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas conclusões ou criações das atividades anteriores. O professor deve incentivar os alunos a fazerem conexões entre as diferentes linguagens artísticas e a cultura. Além disso, o professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que todas as contribuições sejam valorizadas.

    • Passo a Passo:

      1. O professor reúne todos os alunos e dá a palavra a cada grupo.
      2. Os alunos compartilham suas trilhas sonoras, narrativas e coreografias, explicando suas escolhas e o processo de criação.
      3. O professor facilita a discussão, fazendo perguntas para aprofundar a compreensão dos alunos e estimular a reflexão.
    • Objetivo: Esta discussão em grupo permitirá aos alunos aprender com as experiências uns dos outros, fortalecer o entendimento do tema e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer uma breve revisão dos conceitos teóricos discutidos no início da aula e conectar com as atividades práticas realizadas. O professor deve destacar como a teoria se aplica na prática e como as atividades ajudaram a aprofundar a compreensão dos alunos sobre as linguagens artísticas e a relação entre arte e cultura.

    • Passo a Passo:

      1. O professor revisa os conceitos teóricos principais.
      2. O professor conecta a teoria com as atividades práticas realizadas, destacando os pontos de conexão.
      3. O professor faz perguntas para verificar a compreensão dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas restantes.
    • Objetivo: Esta etapa ajudará a reforçar o conhecimento adquirido e a consolidar a aprendizagem.

  3. Reflexão Final (3 - 5 minutos)

    • Descrição: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?", "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje no seu dia a dia?".

    • Passo a Passo:

      1. O professor propõe as perguntas de reflexão.
      2. Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas.
      3. Alguns alunos serão convidados a compartilhar suas reflexões com a turma.
    • Objetivo: Esta atividade de reflexão ajudará os alunos a internalizar o que aprenderam, a identificar áreas que precisam de mais estudo e a perceber a relevância do que aprenderam para suas vidas diárias.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, como a definição e diferenciação das linguagens artísticas, a identificação de elementos e características, a relação entre arte e cultura, e a importância da arte na expressão de ideias e emoções.
    • Passo a Passo:
      1. O professor lista os principais tópicos da aula.
      2. Em seguida, ele reforça os conceitos mais importantes, fazendo uma breve explicação de cada um.
      3. O professor pode usar exemplos das atividades práticas realizadas pelos alunos para ilustrar os conceitos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode mencionar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de uma maneira significativa e como essas habilidades podem ser úteis em suas vidas diárias.
    • Passo a Passo:
      1. O professor recorda as atividades práticas realizadas pelos alunos.
      2. Ele destaca como essas atividades permitiram a aplicação dos conceitos teóricos.
      3. O professor menciona exemplos de como as habilidades adquiridas podem ser úteis fora da sala de aula.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprender mais sobre o tema. Isso pode incluir livros, documentários, filmes, websites de museus de arte, entre outros. O professor pode também indicar atividades para serem feitas em casa, como a análise de uma obra de arte ou a criação de uma pequena composição musical.
    • Passo a Passo:
      1. O professor lista os materiais extras sugeridos.
      2. Ele explica brevemente o que cada material oferece e como pode ser útil para aprofundar a compreensão do tema.
      3. O professor recomenda atividades específicas que os alunos podem experimentar em casa.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Descrição: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo das linguagens artísticas para a vida dos alunos. Ele pode mencionar como a apreciação e a compreensão da arte podem enriquecer suas vidas, ajudá-los a se expressar de maneira mais eficaz e a entender melhor o mundo ao seu redor.
    • Passo a Passo:
      1. O professor destaca a relevância do assunto para a vida diária dos alunos.
      2. Ele menciona exemplos de como a compreensão das linguagens artísticas pode ser útil em diferentes situações.
      3. O professor encerra a aula com um convite aos alunos para continuarem a explorar e apreciar a arte em todas as suas formas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies