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Plano de aula de Arte: Bizantina Medieval

Artes

Original Teachy

'EM13LGG602'

Arte: Bizantina Medieval

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Arte: Bizantina Medieval

Palavras ChaveArte Bizantina, Arquitetura, Mosaicos, Pinturas, Cultura e Religiosidade, Império Bizantino, Crise Iconoclasta, Técnicas Artísticas, Análise Visual, Contextualização Histórica
Materiais NecessáriosPapel cartão, Papel celofane, Cola, Tesoura, Imagens de mosaicos bizantinos, Software de edição de imagem, Papel, Lápis
Códigos BNCCEM13LGG602: Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaHistória da Arte

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer uma base clara do que os alunos devem aprender e compreender sobre a arte bizantina. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta o foco dos alunos e direciona as discussões e atividades subsequentes, garantindo que todos os aspectos importantes do tema sejam abordados de maneira detalhada e compreensível.

Objetivos principais:

1. Explorar e compreender a arte bizantina como um reflexo da cultura e religiosidade do Império Bizantino.

2. Analisar e identificar as características distintivas da arte bizantina, incluindo sua arquitetura, pinturas e mosaicos, e como essas formas artísticas expressam a fé e a política do período.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas de análise visual e contextualização histórica ao estudar obras de arte específicas do período bizantino.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente e para fazer conexões relevantes com o mundo real, aumentando assim a relevância do tema. Ao apresentar situações problema, estimula-se os alunos a aplicar o conhecimento de maneira crítica e criativa. A contextualização, por outro lado, ajuda a compreender a importância e a influência da arte bizantina em diferentes contextos históricos e geográficos, preparando o terreno para uma análise mais aprofundada durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você é um arqueólogo descobrindo uma cidade antiga que exibe fortes influências da arte bizantina. Quais características artísticas você procuraria para confirmar sua hipótese sobre a origem e o período dessa cidade?

2. Se você fosse um historiador estudando a arte bizantina durante a crise iconoclasta, como você explicaria a mudança na produção de arte religiosa e quais argumentos usaria para defender a importância dessas mudanças no contexto político e religioso do império?

Contextualização

A arte bizantina não é apenas uma expressão estética, mas também um reflexo das complexas relações políticas e religiosas do Império Bizantino. Por exemplo, durante a crise iconoclasta, o uso de imagens religiosas foi proibido e isso teve um impacto direto na produção artística. Além disso, a abordagem artística bizantina influenciou regiões além do império, como a Rússia e o Oriente Médio, e suas técnicas de mosaico e pintura ainda são estudadas e apreciadas por artistas contemporâneos.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre a arte bizantina de maneira prática e interativa. Ao trabalhar em grupos para resolver problemas e criar projetos, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração, criatividade e pensamento crítico. Esta abordagem não só solidifica a compreensão dos alunos sobre a arte bizantina mas também os prepara para pensar analiticamente e contextualizar o conhecimento em situações do mundo real.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arquitetos do Império: Recriando a Basílica de Santa Sofia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender as técnicas de arquitetura e decoração da arte bizantina, aplicando esse conhecimento na construção de uma miniatura e desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e criatividade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá materiais como papel cartão, papel celofane, cola e tesoura, para recriar uma seção da famosa Basílica de Santa Sofia, em Constantinopla (atual Istambul). Eles deverão usar as técnicas de arquitetura e decoração típicas da arte bizantina, como o uso de mosaicos e abóbadas em cúpulas, para construir uma miniatura que capture a essência estética e estrutural da basílica.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Fornecer a cada grupo os materiais necessários.

  • Explicar brevemente as características arquitetônicas da Basílica de Santa Sofia.

  • Orientar os alunos a planejar e construir uma seção da basílica em miniatura, focando em detalhes como mosaicos e cúpulas.

  • Monitorar e auxiliar cada grupo durante a construção.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua miniatura, explicando as escolhas arquitetônicas e decorativas baseadas no estilo bizantino.

Atividade 2 - Detetives do Mosaico: Decifrando Histórias nas Paredes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise visual e interpretação histórica através da reconstrução e interpretação de mosaicos, promovendo o pensamento crítico e a colaboração.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão imagens de mosaicos bizantinos incompletos ou fragmentados. Eles deverão 'reconstruir' digitalmente esses mosaicos usando software de edição de imagem ou simplesmente papel e lápis, tentando adivinhar o que as imagens representam. Após a reconstrução, cada grupo apresentará sua interpretação, e discutirá como acham que esses mosaicos se relacionam com as histórias e crenças do período.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Distribuir imagens de mosaicos bizantinos fragmentados para cada grupo.

  • Instruir os alunos a 'reconstruir' os mosaicos usando papel, lápis e/ou software de edição de imagem.

  • Cada grupo deve formular uma hipótese sobre o que o mosaico completo poderia representar e como ele se encaixa na narrativa religiosa ou política do império.

  • Cada grupo apresentará sua reconstrução e explicará sua interpretação do mosaico para a classe.

Atividade 3 - Conselho Imperial: Decidindo sobre Ícones

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender as complexidades da crise iconoclasta e desenvolver habilidades de argumentação, debate e tomada de decisão em um contexto histórico e político.

- Descrição: Nesta simulação, os alunos atuarão como membros de um conselho imperial durante a crise iconoclasta. Eles deverão debater e decidir o uso de ícones na arte religiosa, considerando argumentos históricos, políticos e religiosos da época bizantina. O objetivo é chegar a um consenso sobre uma política de uso de ícones que reflita a situação do império naquele período.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 'membros do conselho imperial'.

  • Apresentar brevemente o contexto histórico da crise iconoclasta e os argumentos de ambas as partes.

  • Permitir tempo para cada grupo preparar seus argumentos, apoiados em informações estudadas previamente.

  • Realizar um debate entre os grupos, seguido de um período de discussão aberta.

  • Os grupos devem tentar chegar a um consenso sobre a política de uso de ícones.

  • Cada grupo apresentará sua decisão e os argumentos que a fundamentam.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e compartilhem seu entendimento com os colegas. Esta discussão ajuda a reforçar o conhecimento através da verbalização e da escuta de diferentes perspectivas, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este retorno coletivo também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e a compreensão dos alunos sobre o tema.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar insights e aprendizados de cada atividade. Encoraje os alunos a discutir o que acharam mais desafiador, o que mais os surpreendeu e como a experiência influenciou sua compreensão da arte bizantina. Sugira que reflitam sobre como as atividades práticas ajudaram a visualizar e aprofundar o conteúdo teórico estudado anteriormente.

Perguntas Chave

1. Quais elementos da arquitetura e decoração bizantina vocês acharam mais interessantes e por quê?

2. Como a crise iconoclasta afetou a produção de arte religiosa e qual sua importância histórica?

3. De que maneira a reconstrução dos mosaicos ajudou a entender melhor a narrativa e os valores do Império Bizantino?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar o aprendizado dos alunos, garantindo que os conceitos principais sejam claros e bem compreendidos. Além disso, ajuda a estabelecer uma ponte clara entre a teoria e a prática, demonstrando a relevância da arte bizantina no mundo moderno e preparando os alunos para continuarem explorando e apreciando as artes em contextos diversos.

Resumo

Na etapa de Conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando as características da arte bizantina, como arquitetura, pinturas e mosaicos, e discutindo brevemente a influência política e religiosa destas expressões artísticas.

Conexão com a Teoria

É crucial destacar como as atividades práticas, como a construção de miniaturas e a análise de mosaicos, ajudaram a solidificar o conhecimento teórico prévio dos alunos sobre a arte bizantina. Essas aplicações práticas permitiram uma conexão direta entre a teoria estudada e sua manifestação em artefatos reais, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

Fechamento

Por fim, é essencial ressaltar a importância contínua da arte bizantina, não apenas como um estudo histórico, mas como uma influência duradoura em muitas formas de arte e arquitetura contemporâneas. Compreender e apreciar essas influências enriquece a educação artística dos alunos, ampliando sua perspectiva cultural e estética.

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