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Plano de aula de Ecologia: Ciclos Biogeoquímicos

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT105'

Ecologia: Ciclos Biogeoquímicos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ecologia: Ciclos Biogeoquímicos

Palavras ChaveEcologia, Ciclos Biogeoquímicos, Ciclo da Água, Ciclo do Carbono, Interferência Humana, Biologia, Ensino Médio, Metodologia Digital, Redes Sociais, TikTok, Instagram, Kahoot!, Quizizz, Criatividade, Engajamento, Sustentabilidade, Pensamento Crítico, Aprendizagem Ativa
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativo TikTok, Aplicativo Instagram, Plataforma Kahoot! ou Quizizz, Projetor ou tela para exibição, Conexão de internet estável, Materiais de escrita (canetas, papel), Computadores ou tablets (opcional, para criação de conteúdo), Hashtags relevantes para redes sociais (#CicloDaAguaNaEscola, #CicloDoCarbono, #Sustentabilidade), Perfis de redes sociais da escola
Códigos BNCCEM13CNT105: Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEcologia e Meio Ambiente

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base clara e concisa do que se espera que os alunos aprendam e adquiram ao longo da aula. Definir os objetivos principais e secundários ajudará a direcionar as atividades práticas e orientar o foco dos alunos durante a aprendizagem, garantindo que o conteúdo seja relevante e aplicável à realidade moderna e digital em que vivem.

Objetivos principais:

1. Compreender os principais ciclos biogeoquímicos, como o ciclo da água e do carbono.

2. Analisar a interferência humana nos ciclos biogeoquímicos e suas consequências ambientais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o pensamento crítico sobre as ações humanas e seu impacto no ambiente natural.
  2. Promover a utilização de ferramentas digitais para aprofundar o entendimento dos ciclos biogeoquímicos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre os ciclos biogeoquímicos e engajá-los através do uso de tecnologias digitais e da interação com os colegas. Esse aquecimento inicial estabelece uma conexão entre o material estudado e as discussões que se seguirão, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e participativo.

Aquecendo

Aquecimento: Os ciclos biogeoquímicos são processos pelos quais elementos como água, carbono, nitrogênio e outros circulam pela biosfera, geosfera, hidrosfera e atmosfera. Esses ciclos são essenciais para manter a vida na Terra e são constantemente influenciados por atividades humanas. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o ciclo da água ou do carbono. Incentive-os a compartilhar o que encontraram com a turma.

Reflexões Iniciais

1. ✨ O que vocês sabem sobre os ciclos biogeoquímicos?

2. 類 Como o ciclo da água e o ciclo do carbono funcionam?

3.  Quais foram os fatos mais interessantes que vocês encontraram sobre esses ciclos?

4.  De que maneira vocês acham que os seres humanos interferem nesses ciclos?

5.  Qual é a importância de entender esses ciclos para nossa vida cotidiana e para a sustentabilidade ambiental?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos - incluindo explicação inicial)

A finalidade desta etapa é aplicar os conhecimentos adquiridos previamente pelos alunos de maneira prática, envolvendo-os em atividades digitais que estimulem a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico. As atividades propostas permitem que os alunos se conectem com a realidade moderna e utilizem tecnologias digitais comuns em seu cotidiano para enriquecer o processo de aprendizado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Missão Ciclo da Água no TikTok

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o ciclo da água e como ele é afetado pelas atividades humanas, utilizando uma plataforma de redes sociais para incentivar a criatividade e o engajamento.

- Descrição: Os alunos irão criar um vídeo no TikTok, explicando o ciclo da água de uma maneira criativa e divertida. O vídeo deve abordar as etapas do ciclo e a interferência humana, utilizando elementos típicos da plataforma, como dublagens, danças e efeitos especiais.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Pedir que cada grupo utilize um celular para acessar o TikTok.

  • Os alunos devem pesquisar vídeos educativos sobre o ciclo da água na plataforma para se inspirarem.

  • Planejar e roteirizar o vídeo, incluindo informações sobre as etapas do ciclo da água (evaporação, condensação, precipitação e infiltração) e exemplos de interferências humanas (poluição, desmatamento, etc.).

  • Gravar e editar o vídeo utilizando os recursos disponíveis no TikTok (efeitos, músicas, textos, etc.).

  • Publicar o vídeo no TikTok com a hashtag #CicloDaAguaNaEscola e compartilhar o link com o professor.

  • Cada grupo deve assistir aos vídeos dos outros grupos e comentar algo positivo sobre o que aprenderam.

Atividade 2 -  Influenciadores do Ciclo do Carbono

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar o ciclo do carbono e seus impactos ambientais através da criação de conteúdo digital, promovendo a discussão e conscientização sobre a sustentabilidade.

- Descrição: Os alunos irão simular serem influenciadores digitais no Instagram, criando uma série de postagens (stories e feed) que expliquem o ciclo do carbono e discutam as interferências humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo deve utilizar um celular para acessar o Instagram.

  • Os alunos devem pesquisar informações sobre o ciclo do carbono e identificar pontos importantes a serem abordados.

  • Planejar uma série de postagens que incluam stories e publicações no feed, utilizando imagens, vídeos e textos explicativos.

  • Incorporar exemplos de como atividades humanas impactam o ciclo do carbono e sugestões de ações para reduzir essas interferências.

  • Publicar as postagens no Instagram utilizando hashtags relevantes (#CicloDoCarbono, #Sustentabilidade, etc.) e marcar o perfil da escola.

  • Cada grupo deve visualizar e interagir com as postagens dos outros grupos, comentando e compartilhando o que acharam mais interessante.

Atividade 3 -  Gamificação dos Ciclos Biogeoquímicos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre os ciclos biogeoquímicos de maneira interativa e lúdica, promovendo a colaboração e a competição saudável entre os alunos.

- Descrição: Os alunos irão desenvolver um jogo de perguntas e respostas utilizando uma plataforma digital como o Kahoot! ou Quizizz, abordando os ciclos da água e do carbono, bem como as interferências humanas nesses processos.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma digital para criação do quiz (Kahoot!, Quizizz, etc.).

  • Pesquisando sobre os ciclos da água e do carbono, os alunos devem elaborar perguntas e respostas que abordem conceitos fundamentais e exemplos de interferências humanas.

  • Inserir as perguntas na plataforma escolhida, criando um quiz interativo e divertido.

  • Apresentar o quiz pronto ao professor para aprovação.

  • Jogar o quiz com toda a turma, utilizando celulares ou computadores para responder as perguntas.

  • Debater os resultados e reforçar conceitos importantes ao final do jogo.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através do compartilhamento de experiências e reflexões, promovendo um ambiente colaborativo onde os alunos podem aprender uns com os outros. O feedback 360° ajuda a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, além de reforçar a autoavaliação e a reflexão crítica sobre o trabalho realizado.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, permitindo que cada grupo compartilhe o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugestão de roteiro para a introdução da discussão:

  1. Introdução Geral: Pergunte aos alunos como se sentiram realizando as atividades e peça que compartilhem suas percepções iniciais.
  2. Compartilhamento por Grupo: Dê a cada grupo a oportunidade de explicar sua atividade, mostrar seus vídeos/postagens/jogos e destacar os pontos mais importantes que aprenderam.
  3. Interações e Perguntas: Deixe que outros alunos façam perguntas aos grupos que estão apresentando, promovendo uma discussão aberta e construtiva.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão:

  1. Como as atividades propostas ajudaram você a entender melhor os ciclos biogeoquímicos? 2. De que maneira a interferência humana nos ciclos biogeoquímicos foi abordada nas suas atividades? 3. O que foi mais surpreendente ou interessante sobre os ciclos da água e do carbono durante as discussões?

Feedback 360°

Feedback 360°: Após a discussão em grupo, instrua os alunos a fazerem um feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo com quem trabalhou. Orientações para o feedback construtivo:

  1. Seja Específico: Diga exatamente o que gostou na contribuição do colega.
  2. Seja Positivo: Comece com elogios antes de sugerir melhorias.
  3. Seja Respeitoso: Ensine os alunos a fornecer feedback de maneira respeitosa e construtiva.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar todo o conhecimento adquirido de maneira criativa e conectada com a realidade dos alunos. Reforçar os principais pontos discutidos e ligar o conteúdo ao mundo atual ajuda os alunos a internalizar e valorizar o aprendizado, além de refletir sobre as aplicações práticas no seu cotidiano.

Resumo

Resumo Divertido: Vamos fazer uma rápida viagem interativa pelo mundo dos ciclos biogeoquímicos! Imagina que você é uma gota d'água: começa no oceano, evapora, vira nuvem, chove, infiltra no solo e retoma a jornada. Agora, como um átomo de carbono: na fotossíntese, se transforma em alimento, é consumido por um animal e retorna à atmosfera através da respiração. E lembrando que os seres humanos, com suas atividades, como a queima de combustíveis fósseis e desmatamento, influenciam diretamente esses ciclos. 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Entender os ciclos biogeoquímicos é fundamental na era moderna, onde as alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental são desafios diários. Através das redes sociais, os alunos conseguem disseminar conhecimento e conscientização sobre a importância de manter o equilíbrio desses ciclos.

Na Prática

Importância no Dia a Dia: Saber como os ciclos biogeoquímicos funcionam nos ajuda a compreender melhor o meio ambiente e a forma como nossas ações impactam o planeta. Isso é essencial para tomarmos decisões mais conscientes e sustentáveis, como reduzir a emissão de gases de efeito estufa e preservar recursos hídricos.

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