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Plano de aula de Reino Plantae: Plantas

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT202'

Reino Plantae: Plantas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Reino Plantae: Plantas

Palavras ChaveReino Plantae, Classificação de plantas, Estrutura das plantas, Subgrupos de plantas, Angiospermas, Gimnospermas, Pteridófitas, Briófitas, Adaptações das plantas, Ecossistemas, Atividades práticas, Discussão em grupo, Consolidação do conhecimento
Materiais NecessáriosCartões de classificação de plantas, Imagens de plantas para projeção, Caixas transparentes, Terra, Pedras, Pequenas plantas, Materiais de decoração para os ecossistemas, Acesso à internet para pesquisa sobre biomas
Códigos BNCCEM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEstrutura e Função dos Organismos

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa tem como finalidade estabelecer uma base sólida de conhecimento que permita aos alunos reconhecer, diferenciar e descrever as plantas, tanto em termos de morfologia quanto de classificação. Ao cumprir estes objetivos, os alunos serão capazes de aplicar essas informações em contextos práticos e situacionais, facilitando a compreensão de ecossistemas, biotecnologia e agricultura, entre outros campos de estudo.

Objetivos principais:

1. Compreender a definição e a distinção entre plantas e vegetais, elucidando as características que as diferenciam dos outros reinos biológicos.

2. Identificar e descrever a estrutura básica das plantas, incluindo suas partes principais e respectivas funções.

3. Explorar os principais subgrupos do reino Plantae, destacando suas características distintivas e adaptações ao ambiente.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise dos alunos ao comparar e contrastar diferentes subgrupos de plantas.
  2. Fomentar o interesse pela botânica e pelas ciências naturais através de exemplos e curiosidades relevantes.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o reino Plantae, utilizando situações-problema que desafiem os estudantes a aplicar conceitos de classificação e estrutura vegetal. Além disso, ao contextualizar a importância das plantas em situações reais e variadas, estimula-se o interesse e a curiosidade dos alunos, preparando o terreno para uma exploração mais aprofundada e engajada do tema.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um jardim botânico e deparou-se com duas plantas desconhecidas. Como você poderia diferenciar se uma delas é uma samambaia e a outra, um cacto, sem olhar para as flores?

2. Considere o cultivo de plantas em uma estufa: quais seriam as características que indicariam que uma planta está sofrendo de falta ou excesso de luz solar, e como isso se manifestaria nas diferentes partes da planta?

Contextualização

A compreensão das plantas vai muito além da biologia, influenciando diretamente a agricultura, a medicina e até mesmo a moda. Por exemplo, a descoberta de novas espécies de plantas frequentemente leva a avanços na medicina, como o uso de compostos vegetais em tratamentos. Além disso, plantas como o algodão e o linho, além de fornecerem fibras essenciais para roupas, têm papéis históricos significativos, moldando culturas e economias ao longo dos séculos.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos pré-adquiridos sobre o reino Plantae de forma prática e engajadora. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, eles irão explorar a classificação das plantas, suas interações em ecossistemas e adaptações a diferentes ambientes, reforçando a compreensão do conteúdo de maneira ativa e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Desafio da Classificação Vegetal

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de classificação taxonômica de plantas e a compreensão das características morfológicas que as diferenciam.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a classificar uma série de plantas com base em suas características morfológicas e funcionais. Serão apresentadas imagens de diferentes plantas e os alunos, em grupos, deverão usar cartões com nomes de subgrupos de plantas (angiospermas, gimnospermas, pteridófitas, briófitas) para classificá-las corretamente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo um conjunto de cartões representando os principais subgrupos de plantas.

  • Mostre slides com imagens de diversas plantas e solicite aos alunos que classifiquem cada uma delas usando os cartões.

  • Cada grupo deve justificar sua classificação, explicando as características que observaram nas plantas.

  • Ao final, discuta as classificações com toda a classe, corrigindo e esclarecendo dúvidas.

Atividade 2 - Construtores de Ecossistemas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a interação entre plantas e outros organismos em um ecossistema e a importância da biodiversidade.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão projetar e construir pequenos ecossistemas em caixas transparentes, utilizando diferentes tipos de plantas. O objetivo é criar um ecossistema equilibrado que possa sustentar a vida de pequenos animais, como insetos e aracnídeos, que serão introduzidos posteriormente.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça a cada grupo uma caixa transparente, terra, pedras, pequenas plantas e materiais de decoração.

  • Oriente os grupos a planejar e montar seu ecossistema, considerando as necessidades de água, luz e espaço de cada planta.

  • Após a montagem, adicione pequenos animais ao ecossistema e observe o funcionamento por alguns dias.

  • Peça que cada grupo apresente seu ecossistema, explicando as plantas escolhidas e como elas contribuem para o equilíbrio do sistema.

Atividade 3 - Viagem ao Mundo das Plantas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento das adaptações das plantas a diferentes ambientes e reforçar o conhecimento sobre a diversidade vegetal.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão 'exploradores' que devem planejar uma expedição para coletar plantas de diferentes biomas. Cada grupo receberá um bioma diferente e, através de pesquisas breves, deverão planejar uma rota e listar as plantas que esperam encontrar.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um bioma diferente (floresta tropical, deserto, tundra, etc.).

  • Oriente os alunos a pesquisarem rapidamente sobre o bioma designado, suas características e as plantas típicas encontradas lá.

  • Com base na pesquisa, os grupos devem planejar uma rota de expedição e listar as plantas que esperam coletar.

  • Cada grupo apresenta seu plano de expedição, justificando as plantas escolhidas e como elas se adaptam ao bioma.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade da discussão em grupo é consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem suas descobertas e desafios, além de ouvir as perspectivas de seus colegas. Este momento é crucial para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação, bem como para aprofundar a compreensão dos conceitos de classificação, estrutura e importância das plantas no ambiente. Além disso, a discussão pode revelar lacunas no entendimento que o professor pode abordar novamente, garantindo uma aprendizagem mais eficaz e duradoura.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e iniciar com uma breve introdução sobre a importância de compartilhar descobertas e reflexões. Sugere-se que o professor use uma abordagem direcionada, começando com uma revisão geral das atividades realizadas e, em seguida, pedindo que cada grupo compartilhe suas principais observações e aprendizados. Encoraje os alunos a explicarem o raciocínio por trás de suas classificações e escolhas durante as atividades práticas, incentivando uma troca de ideias aberta e respeitosa.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades encontradas ao classificar as plantas durante a atividade? Como vocês superaram essas dificuldades?

2. Como as plantas que vocês escolheram para seus ecossistemas se relacionam com os conceitos de adaptação e interdependência?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta inesperada durante as atividades que alterou sua compreensão inicial sobre as plantas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido, compreendendo a interligação entre teoria e prática e reconhecendo a relevância dos estudos botânicos em seu cotidiano e no mundo ao seu redor. Além disso, visa reforçar a importância de um aprendizado ativo e contextualizado para a formação de cidadãos conscientes e críticos.

Resumo

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reiterando a definição e distinção entre plantas e vegetais, bem como a estrutura básica das plantas e os subgrupos do reino Plantae. É fundamental recapitular as características de cada subgrupo, como angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas, e como essas plantas se adaptam ao ambiente.

Conexão com a Teoria

É importante destacar como as atividades práticas realizadas durante a aula permitiram a aplicação direta dos conceitos teóricos estudados, como a classificação das plantas e suas adaptações. Essa abordagem não apenas reforça o aprendizado, mas também demonstra a relevância e a utilidade do conhecimento botânico em contextos reais e variados.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância das plantas não apenas na biologia, mas também em aplicações práticas, como na agricultura, medicina e conservação ambiental. Compreender e valorizar as plantas é essencial para nossa própria sobrevivência e para a manutenção do equilíbrio ecológico.

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