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Plano de aula de Vírus

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Lara da Teachy


Biologia

Original Teachy

'EM13CNT202'

Vírus

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vírus

Palavras ChaveVírus, Viroses, Estrutura viral, Transmissão viral, Pandemia, Modelagem viral, Atividades práticas, Análise crítica, Discussão em grupo, Aplicação de conhecimento
Materiais NecessáriosDados simulados de surto viral, Materiais para construção de modelos (balões, fita adesiva, marcadores), Informações clínicas e laboratoriais, Projetor para apresentações, Papel e canetas para anotações, Quadro branco ou flip chart
Códigos BNCCEM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEstrutura e Função dos Organismos

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos mais importantes do estudo dos vírus. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor organizar seu pensamento e esforços de aprendizado. Além disso, esta etapa serve para alinhar as expectativas de ambas as partes, facilitando o processo de avaliação e garantindo que todos os envolvidos estejam cientes dos critérios de sucesso da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de vírus, identificando suas principais características e estruturas fundamentais.

2. Analisar e descrever as viroses, destacando seus sintomas, mecanismos de transmissão e impacto na saúde humana.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico através da análise da relação entre estrutura e função dos vírus.
  2. Estimular a curiosidade científica dos alunos por meio de exemplos práticos e casos reais de viroses.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos utilizando situações-problema que estimulem a aplicação prática dos conhecimentos prévios sobre vírus. Essas situações ajudam a reativar o aprendizado anterior e a preparar os estudantes para uma análise mais profunda e crítica durante a aula. A contextualização, por sua vez, busca conectar o conteúdo com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância percebida do estudo dos vírus, ao mostrar como o conhecimento sobre eles é crucial em diversas situações, desde o controle de pandemias até aplicações inovadoras na medicina.

Situações Problema

1. Imagine que um novo vírus está se espalhando rapidamente em uma comunidade sem que os cientistas saibam exatamente como ele se transmite. Quais seriam os primeiros passos para identificar a origem e a forma de contágio desse vírus?

2. Em uma cidade, várias pessoas começam a apresentar sintomas semelhantes, como febre e dores no corpo. Como um profissional de saúde pode utilizar o conhecimento sobre viroses para determinar se os sintomas são causados por um vírus ou por outra doença? Quais seriam os principais indicadores?

Contextualização

Os vírus são agentes infecciosos fascinantes e extremamente relevantes, especialmente em tempos de pandemias como a de COVID-19. Além de causarem doenças em humanos, eles desempenham papéis vitais no controle de populações de outros organismos e na reciclagem de nutrientes. Por exemplo, o bacteriófago, um vírus que infecta bactérias, tem sido estudado como uma alternativa aos antibióticos na luta contra a resistência bacteriana. Esses exemplos mostram como o estudo dos vírus não apenas enriquece o entendimento da biologia, mas também tem implicações práticas na medicina e na biotecnologia.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos teóricos adquiridos sobre vírus. Através das atividades propostas, os estudantes poderão explorar diferentes aspectos dos vírus, desde sua estrutura até seu impacto na saúde pública, desenvolvendo habilidades analíticas, de colaboração e comunicação. Esta etapa é essencial para solidificar o aprendizado e proporcionar uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Corrida dos Vírus

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos teóricos sobre virologia na prática, desenvolvendo habilidades de análise e proposta de soluções em um cenário de surto.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até cinco membros. Cada grupo representará um time de cientistas em uma corrida para descobrir e entender um novo vírus. Serão apresentados com dados simulados de um surto viral, incluindo informações sobre sintomas, regiões afetadas e possíveis vias de transmissão. O objetivo é que, utilizando o conhecimento prévio sobre vírus, eles elaborem um plano de ação para identificar o vírus, entender seu ciclo de vida e propor medidas preventivas e tratamentos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua os dados simulados do surto viral para cada grupo.

  • Permita que os grupos discutam por 10 minutos para analisar os dados e identificar padrões que possam indicar o tipo de vírus.

  • Cada grupo deve apresentar um breve relatório descrevendo as características do vírus, métodos de transmissão e possíveis medidas para controle.

  • Realize uma discussão em sala para comparar as descobertas de cada grupo e avaliar as estratégias propostas.

Atividade 2 - Construtores de Vírus

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender as estruturas dos vírus, fortalecendo o aprendizado sobre sua biologia e patogenicidade.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, serão desafiados a 'construir' um vírus usando materiais como balões, fita adesiva e marcadores. Cada grupo receberá uma lista de componentes virais comuns, como cápside, envelope e material genético. Eles deverão usar sua criatividade e conhecimento prévio para montar um modelo físico de um vírus, explicando as funções de cada parte e como elas se relacionam com a infecção celular.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua os materiais de construção (balões, fita adesiva, marcadores).

  • Forneça a cada grupo a lista de componentes virais que devem estar presentes no modelo.

  • Os alunos terão 20 minutos para construir o modelo de seu vírus e preparar uma breve explicação sobre cada parte.

  • Cada grupo apresentará seu modelo e explicará as funções de cada componente em relação à infecção celular.

Atividade 3 - Detetives Virais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de diagnóstico e resolução de problemas em um contexto de saúde pública, aplicando conhecimentos de virologia.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão assumir o papel de detetives tentando resolver um mistério que envolve um surto de virose em uma comunidade fictícia. Eles receberão casos clínicos e informações laboratoriais que precisarão analisar para determinar o tipo de vírus, seu modo de transmissão e possíveis tratamentos. Esta atividade integrará aspectos de pesquisa, discussão em grupo e apresentação de conclusões.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua os 'casos' que contêm informações clínicas e laboratoriais.

  • Os grupos terão 15 minutos para revisar as informações e tentar resolver o caso.

  • Cada grupo preparará uma apresentação de 10 minutos, descrevendo suas conclusões e os métodos utilizados para chegar a elas.

  • Conclua com uma discussão plenária para comparar as soluções propostas por cada grupo.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam e consolidem o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de vírus e viroses, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de comunicação e argumentação. Além disso, as perguntas chave visam aprofundar o pensamento crítico dos alunos e avaliar a aplicação dos conceitos estudados em contextos reais e simulados.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve introdução, relembrando os objetivos da aula e o propósito das atividades. Encoraje cada grupo a compartilhar suas descobertas e experiências, destacando o que mais os surpreendeu ou desafiou ao aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos. Utilize um método de rodízio para que cada grupo possa apresentar um resumo das principais conclusões de suas atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao tentar identificar o vírus nos cenários propostos?

2. Como a estrutura e o ciclo de vida dos vírus influenciam as estratégias de prevenção e tratamento das viroses?

3. De que maneira a compreensão dos vírus pode ajudar na prevenção de futuras pandemias?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham captado os conceitos-chave discutidos ao longo da aula. Além disso, ela reforça a conexão entre teoria e prática, mostrando a relevância dos conhecimentos adquiridos em situações reais e simuladas. Esta etapa também destaca a importância do estudo dos vírus na prática médica e na vida cotidiana, motivando os alunos a continuarem explorando o tema e suas aplicações.

Resumo

Para encerrar, o professor deverá resumir os principais pontos abordados na aula, recapitulando as definições de vírus, suas estruturas e funções, e as características das viroses. Deve-se reforçar os aprendizados sobre os diferentes tipos de vírus e suas implicações na saúde pública.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de conectar a teoria com a prática por meio de atividades interativas, como a 'Corrida dos Vírus', que simulou um cenário de surto real, e a construção de modelos físicos de vírus, que permitiu visualizar as estruturas discutidas. Essas atividades ajudaram a solidificar o conhecimento teórico através de aplicação direta.

Fechamento

A compreensão dos vírus é essencial não apenas para o estudo da biologia, mas também para a prática médica e para a sociedade em geral, como evidenciado pelo impacto de pandemias recentes. Portanto, o estudo dos vírus é um campo dinâmico e vital que destaca a importância do aprendizado contínuo e da adaptação às novas descobertas e desafios.


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