Objetivos
Duração estimada: (10 - 15 minutos)
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Compreensão da estrutura de argumento: Os alunos devem compreender a importância da estrutura de um argumento, entender os componentes essenciais e como eles se encaixam para formar um argumento convincente e lógico.
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Desenvolvimento de habilidades de argumentação: Os alunos devem ser capazes de formular uma tese clara, selecionar e apresentar premissas e evidências relevantes, refutar oposições efetivamente e elaborar uma conclusão persuasiva.
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Aprimoramento das habilidades de pensamento crítico e comunicação: Os alunos devem desenvolver suas habilidades de pensamento crítico para analisar a informação, avaliar sua validade e aplicar o pensamento lógico na construção do seu argumento. Além disso, eles devem ser capazes de expressar suas ideias de forma clara e concisa.
Objetivos secundários:
- Os alunos devem ser capazes de aplicar a estrutura de um argumento em situações reais de debate.
- Os alunos devem ser capazes de avaliar a eficácia dos argumentos dos outros com base em sua estrutura.
Introdução
Duração estimada: (15 - 20 minutos)
Para começar a aula, o professor deve relembrar os pontos mais importantes da aula anterior, focando especialmente nas "Regras e Formatos de Debate". Isso vai preparar o terreno para a discussão sobre a estrutura dos argumentos, que é uma parte crucial de qualquer debate.
Em seguida, o professor deve apresentar aos alunos duas situações-problema que ilustram a importância de ter uma estrutura de argumento clara e lógica. Por exemplo, o professor pode apresentar um argumento mal estruturado e pedir aos alunos que identifiquem suas falhas. Isso não só vai dar aos alunos uma ideia do que eles vão aprender, mas também vai mostrar a eles como as habilidades que eles vão adquirir podem ser aplicadas na prática.
O professor deve então contextualizar a importância da estrutura dos argumentos, mostrando aos alunos como essa habilidade é usada em várias situações da vida real. Por exemplo, eles podem discutir como os políticos usam a estrutura dos argumentos para convencer as pessoas a votar neles, ou como os advogados usam a estrutura dos argumentos para convencer os júris nos tribunais.
Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a estrutura dos argumentos. Por exemplo, eles podem discutir como a estrutura dos argumentos tem suas raízes na filosofia antiga, com Aristóteles sendo um dos primeiros a definir a estrutura dos argumentos em sua obra "Organon". Eles também podem discutir como a estrutura dos argumentos é usada em campos inesperados, como na publicidade, onde os anúncios são projetados para convencer as pessoas a comprar produtos usando uma estrutura de argumento clara e persuasiva.
Desenvolvimento
Duração estimada: (50 - 60 minutos)
Revisão dos conhecimentos anteriores
Duração estimada: (10 - 15 minutos)
O professor deve começar revisando os conceitos chave de lógica e pensamento crítico que foram estudados nas aulas anteriores, como a distinção entre declarações factuais e opiniões, inferências lógicas, falácias lógicas, etc. Esses conceitos servirão de base para a compreensão da estrutura do argumento.
Apresentação da teoria
Duração estimada: (15 - 20 minutos)
Em seguida, o professor deve apresentar a teoria da estrutura do argumento, explicando suas principais partes (tese, premissas, evidências, refutações e conclusão) e como elas se relacionam para formar um argumento lógico e persuasivo. O professor pode usar exemplos de argumentos bem estruturados para ilustrar a teoria.
Atividades práticas
Duração estimada: (20 - 25 minutos)
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Análise de argumentos: O professor deve apresentar aos alunos uma série de argumentos de diferentes graus de complexidade e pedir aos alunos que identifiquem as partes da estrutura do argumento (tese, premissas, evidências, refutações e conclusão). Isso vai ajudar os alunos a entender como os argumentos são estruturados na prática.
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Debate simulado: O professor deve dividir a classe em pequenos grupos e dar a cada grupo um tópico para debater. Cada grupo deve formular um argumento usando a estrutura do argumento que foi ensinada. Depois, os grupos devem apresentar seus argumentos e refutar os argumentos dos outros grupos. Isso vai dar aos alunos a oportunidade de aplicar a teoria na prática e desenvolver suas habilidades de argumentação e refutação.
Materiais necessários
- Quadro-negro ou quadro branco e marcadores para apresentar a teoria e exemplos.
- Papel e canetas para os alunos anotarem a teoria e construírem seus argumentos.
- Cartões de tópicos para a atividade de debate simulado.
Retorno
Duração estimada: (15 - 20 minutos)
Revisão da Aula
Duração estimada: (10 - 15 minutos)
Após a atividade de debate simulado, o professor deve conduzir uma revisão da aula. O objetivo é reforçar os pontos-chave da estrutura de um argumento e esclarecer quaisquer mal-entendidos. O professor deve pedir aos alunos que compartilhem suas experiências durante a atividade de debate simulado, discutindo as dificuldades que encontraram ao aplicar a estrutura de um argumento e as estratégias que usaram para superar essas dificuldades. O professor deve encorajar todos os alunos a participar da discussão, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
Durante a revisão, o professor também deve se concentrar em como a atividade de debate simulado se conecta com a teoria. O professor deve destacar como os alunos aplicaram a estrutura do argumento na prática, identificando a tese, as premissas, as evidências, as refutações e a conclusão em seus argumentos. O professor também deve discutir como os alunos usaram a lógica e o pensamento crítico para construir seus argumentos e refutar os argumentos opostos.
Autoavaliação
Duração estimada: (5 minutos)
Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos realizem uma autoavaliação rápida. Para isso, o professor deve pedir aos alunos que escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
Isso dará aos alunos a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e identificar quaisquer áreas de confusão que possam precisar de mais estudo.
Tarefa de Casa
Duração estimada: (5 minutos)
Finalmente, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir a análise da estrutura de argumentos de discursos famosos ou debates televisionados, a formulação de argumentos sobre tópicos controversos usando a estrutura de um argumento, ou a refutação de argumentos com falácias lógicas. Essa tarefa de casa permitirá que os alunos pratiquem as habilidades aprendidas na aula e se preparem para a próxima aula, que pode incluir um debate formal.
Conclusão
Duração estimada: (10 - 15 minutos)
Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos durante a sessão. Isso deve incluir um resumo das partes de um argumento (tese, premissas, evidências, refutações e conclusão), a importância de uma estrutura de argumento clara e lógica, e o papel da lógica e do pensamento crítico na formulação de um argumento convincente.
O professor deve então ressaltar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações da estrutura dos argumentos. Isso pode ser feito lembrando aos alunos dos exemplos usados durante a aula, das atividades práticas realizadas e das situações da vida real discutidas que demonstram a aplicação da estrutura de um argumento.
Para complementar o aprendizado dos alunos, o professor pode sugerir materiais extras para leitura. Estes podem incluir artigos, vídeos, podcasts, ou livros sobre a estrutura dos argumentos, debates famosos, técnicas de persuasão, entre outros.
Finalmente, o professor deve reafirmar a importância do domínio da estrutura de um argumento para o dia a dia dos alunos. O professor pode explicar que a capacidade de formular um argumento lógico e convincente é uma habilidade crucial não apenas em debates, mas também em muitas outras situações da vida, como em discussões acadêmicas, negociações profissionais, ou mesmo em conversas diárias. Além disso, o professor pode enfatizar que o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e comunicação clara, que são fundamentais para a formação de um bom argumento, são competências altamente valorizadas em muitos campos profissionais.