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Plano de aula de História do Debate

Clube de Debates

Original Teachy

História do Debate

Objetivos

(10 - 15 minutos)

  1. Introduzir a História do Debate como um campo de estudo, destacando a importância em compreender a evolução dos debates e argumentação ao longo da história. Isso inclui fornecer uma visão geral dos principais períodos históricos e culturas que contribuíram para a formação do debate como conhecemos hoje.

  2. Estabelecer as habilidades que os alunos devem trabalhar e desenvolver durante o estudo da História do Debate. Estas incluem compreensão histórica, análise crítica, pesquisa habilidosa, comunicação clara, argumentação lógica, conexões culturais, empatia e escuta ativa, e liderança e trabalho em equipe.

  3. Definir as expectativas de aprendizado e os objetivos dos alunos ao final do estudo da História do Debate. Isso inclui a capacidade de compreender e analisar a evolução do debate, realizar pesquisas históricas, expressar ideias de maneira clara e coerente, compreender e aplicar conceitos lógicos comuns no debate, valorizar diferentes perspectivas e colaborar eficazmente em equipe.

Objetivos secundários:

  1. Promover a apreciação da diversidade cultural e histórica através do estudo do debate em diferentes culturas e sociedades ao redor do mundo.

  2. Incitar nos alunos a empatia e a valorização de diferentes perspectivas através da prática de escuta ativa em discussões e debates em sala de aula.

  3. Desenvolver a liderança e habilidades de trabalho em equipe dos alunos ao recriar debates históricos e discutir diferentes pontos de vista.

Introdução

(15 - 20 minutos)

Para começar a aula, o professor revisitará o conteúdo da aula anterior, "Introdução ao Clube de Debates", reforçando os conceitos principais e a importância do debate como uma ferramenta para a comunicação eficaz e a persuasão.

Em seguida, o professor pode apresentar duas situações problemas para iniciar a discussão. Por exemplo, uma situação poderia ser a seguinte: "Imaginem que vocês são legisladores na Grécia Antiga, e vocês precisam convencer seus pares a apoiar uma nova lei. Como você usaria o debate para fazer isso?" A segunda situação poderia ser: "Agora, imaginem que vocês são líderes religiosos na Idade Média, tentando convencer outros líderes sobre uma interpretação específica de um texto sagrado. Como o debate entraria nesse cenário?"

O professor deve enfatizar que o debate tem sido uma parte crucial da sociedade e do progresso humano, sendo usado para resolver disputas, formar alianças, promover ideias e fazer mudanças políticas, sociais e culturais. Portanto, entender a história do debate pode ajudar a entender a história da humanidade e as maneiras como as pessoas se comunicam e interagem.

Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode começar contando a história de um debate famoso, como o "Debate Lincoln-Douglas" ocorrido em 1858 nos EUA, onde os candidatos ao Senado norte-americano Abraham Lincoln e Stephen A. Douglas utilizaram o debate para explorar suas diferenças ideológicas - uma prática que definiu o padrão para debates políticos modernos. Uma segunda curiosidade poderia ser a origem do termo "debate", que vem do francês "débattre", que significa "lutar", reforçando a ideia de que o debate é uma batalha de ideias e argumentos.

Desenvolvimento

(60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimento

(10 - 15 minutos)

O professor deve reforçar a importância do debate como uma ferramenta de comunicação e persuasão. Isso inclui a revisão de conceitos fundamentais de debate como: lógica, argumentação, refutação, falácias, e o papel da linguagem e retórica no debate. Além disso, o professor deve revisar os diferentes formatos e estruturas de debate, contextualizando-os dentro de diferentes culturas e períodos históricos.

Teoria

(15 - 20 minutos)

Em seguida, o professor deve introduzir a teoria por trás da História do Debate. Isso deve incluir um panorama histórico do debate, desde os tempos da antiguidade até o presente, explicando como o debate se formou, se desenvolveu e evoluiu ao longo da história. O professor deve explorar diferentes períodos históricos e culturas, incluindo o debate nas democracias da Grécia e Roma antigas, as discussões socráticas, os debates religiosos medievais, os debates parlamentares modernos, etc. O professor pode usar exemplos específicos de debates históricos para ilustrar os conceitos e idéias discutidas.

Atividade Prática 1

(15 - 20 minutos)

Para colocar a teoria em prática, o professor pode dividir a classe em pequenos grupos e atribuir a cada grupo um período histórico ou uma cultura específica para pesquisar. O objetivo da pesquisa é entender como o debate era praticado nesse período ou cultura, quem eram os principais protagonistas, quais eram as regras, quais eram os temas predominantes, etc. Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a classe.

Materiais Necessários: Computadores ou tablets com acesso à internet, livros ou outros recursos de pesquisa relacionados ao tema.

Atividade Prática 2

(15 - 20 minutos)

Depois de apresentar as descobertas, cada grupo deve recriar um debate histórico baseado em sua pesquisa. Eles podem escolher um debate famoso do período que estudaram ou criar um novo debate baseado nos temas e estilos predominantes do período. O objetivo é entender e experienciar como o debate era praticado em diferentes contextos históricos e culturais.

Materiais Necessários: Materiais de escrita, espaço adequado para a realização dos debates.

Essas atividades permitem que os alunos experimentem a teoria na prática, compreendam melhor a evolução do debate e desenvolvam habilidades de pesquisa, comunicação, argumentação e trabalho em equipe.

Retorno

(10 - 15 minutos)

Nesta etapa final da aula, o professor deve verificar o que foi aprendido através dos exercícios ou atividades em grupo, para garantir que os alunos conseguiram fazer a conexão entre a teoria apresentada e a prática realizada.

Para isso, é recomendável que o professor faça uma rodada de perguntas para a turma, como por exemplo: "Quais foram as principais diferenças que vocês notaram entre os debates de diferentes períodos históricos e culturas?", "Como vocês acham que o debate influenciou e foi influenciado pelos eventos históricos dos períodos que vocês estudaram?", "Quais habilidades de debate vocês acreditam ter melhorado ao recriar debates históricos?".

Em seguida, o professor deve propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

  1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
  2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

Essa atividade serve para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e identifiquem eventuais lacunas em seus conhecimentos.

Finalmente, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir questões de múltipla escolha sobre a história do debate, perguntas de desenvolvimento sobre a importância do debate em diferentes contextos históricos, e até mesmo a proposição de um pequeno debate escrito sobre um tema relevante para a disciplina.

Essa etapa final é crucial para reforçar o aprendizado dos alunos, identificar áreas que precisam ser revistas e preparar os alunos para o estudo independente.

Conclusão

(10 - 15 minutos)

Para encerrar a aula, o professor deverá resumir os principais pontos discutidos durante a aula, enfatizando a evolução do debate ao longo da história, a importância do debate em diferentes culturas e sociedades, e a influência do debate na formação de alianças, na promoção de ideias e na tomada de decisões.

O professor deve enfatizar como a aula integrou a teoria, a prática e as aplicações. A teoria foi apresentada através de uma revisão histórica do debate, a prática foi realizada através de pesquisas e recriações de debates históricos, e as aplicações foram discutidas ao longo da aula, mostrando como o debate é usado em diferentes contextos sociais, políticos e culturais.

Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir materiais extras, como vídeos, documentários, artigos e livros sobre a história do debate. Além disso, o professor pode indicar plataformas online onde os alunos podem assistir a debates históricos e atuais. Isso permitirá que os alunos vejam a teoria na prática e aprimorem suas habilidades de debate.

Por fim, o professor deve destacar a importância do estudo da História do Debate para o dia a dia dos alunos. Compreender a evolução do debate e suas diferentes práticas pode ajudar os alunos a se tornarem comunicadores mais eficazes, a entenderem melhor as discussões e os argumentos que veem na mídia e na sociedade, e a desenvolverem uma abordagem mais crítica e analítica para a informação. Além disso, as habilidades desenvolvidas ao estudar a História do Debate, como pesquisa, análise crítica, compreensão cultural, empatia e trabalho em equipe, são valiosas em muitas áreas da vida e da carreira.

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