Entrar

Plano de aula de Atletismo

Educação Física

Original Teachy

Atletismo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Atletismo

Palavras ChaveAtletismo, Corridas, Marchas, Lançamentos, Saltos, Regras, Impacto no corpo humano, Efeitos biomecânicos, Competições, Trabalho em equipe, Decisão coletiva, Biomecânica, Experimentos, Cultura esportiva, Saúde e bem-estar
Materiais NecessáriosFita adesiva, Materiais para marcação de pistas e caixas de salto, Equipamentos para medição de frequência cardíaca, Câmeras de vídeo, Acesso à internet para pesquisa, Material para criação de bandeiras
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos visa estabelecer uma base clara para o que os alunos devem aprender e compreender durante a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos podem focar seus estudos prévios e participação em sala de aula para alcançar metas bem delineadas. Esta abordagem também serve para direcionar as atividades práticas e teóricas, garantindo que todos os aspectos fundamentais do atletismo sejam abordados e compreendidos.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as principais modalidades de atletismo, incluindo corridas, marchas, lançamentos e saltos, e explicar suas regras e distâncias.

2. Analisar o impacto do atletismo no corpo humano, compreendendo como os diferentes movimentos e esforços afetam músculos, ossos e articulações.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica ao comparar diferentes modalidades de atletismo.
  2. Promover a conscientização sobre a importância do atletismo como um esporte e como uma forma de manter a saúde física.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo engajar os alunos e revisitar conceitos chave que foram estudados previamente, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, busca contextualizar a relevância do atletismo, não apenas como uma prática esportiva, mas como um fenômeno cultural e científico que impacta o corpo e a mente de diversas maneiras.

Situações Problema

1. Imagine que você é um treinador de atletismo e deve escolher os membros de uma equipe para uma competição que inclui corridas de velocidade, salto em altura e lançamento de disco. Quais seriam as características físicas e habilidades que você consideraria importantes para cada modalidade?

2. Pense que você é um cientista do esporte encarregado de estudar o impacto das diferentes modalidades de atletismo no corpo humano. Quais seriam suas hipóteses sobre como cada modalidade afeta músculos e articulações, e como você testaria essas hipóteses?

Contextualização

O atletismo não é apenas uma atividade esportiva; é um campo de estudo amplo que abrange desde as habilidades físicas essenciais para competição até os efeitos biomecânicos no corpo humano. Por exemplo, a corrida, além de ser uma das formas mais antigas de competição, desempenha um papel crucial no desenvolvimento e manutenção da saúde cardiovascular. Essas conexões são essenciais para entender o valor do atletismo não apenas como uma competição, mas também como uma prática que promove saúde e bem-estar.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conceitos aprendidos sobre atletismo. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos podem explorar as modalidades esportivas, suas regras, efeitos no corpo e impacto cultural, desenvolvendo não só o conhecimento teórico, mas também habilidades de colaboração, pensamento crítico e pesquisa. Esta abordagem visa solidificar o entendimento dos alunos sobre o atletismo e suas múltiplas facetas, ao mesmo tempo em que fomenta uma aprendizagem ativa e engajada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Olimpíadas Escolares

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos sobre as modalidades de atletismo, regras e estratégias de competição, e promover trabalho em equipe e decisão coletiva.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará um país fictício em uma competição de atletismo. Cada grupo deverá escolher quais atletas participarão de cada modalidade (corridas, saltos, lançamentos) baseando-se nas características físicas e habilidades específicas de cada membro, que serão previamente discutidas em classe.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos e explique que eles representarão diferentes países em uma competição de atletismo.

  • Cada grupo escolhe um nome e cria uma bandeira para seu país fictício.

  • Os alunos devem discutir e decidir quais membros do grupo participarão de cada modalidade, considerando suas especialidades físicas e habilidades.

  • Realize as competições em uma pista de atletismo simulada na sala de aula, utilizando materiais como fita adesiva para marcar pistas e caixas de salto.

  • Registre os resultados de cada modalidade e ao final, faça uma cerimônia de premiação, discutindo os resultados e as estratégias utilizadas por cada grupo.

Atividade 2 - Biomecânica em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender e aplicar conceitos de biomecânica ao estudo do atletismo, promovendo habilidades de pesquisa e apresentação.

- Descrição: Os alunos irão explorar os efeitos biomecânicos das modalidades de atletismo no corpo humano. Cada grupo escolherá uma modalidade para estudar (corrida, salto ou lançamento) e deverá projetar e realizar um experimento simples para medir o impacto da atividade no corpo, usando técnicas como análise de vídeo e monitoramento de frequência cardíaca.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 e atribua a cada grupo uma modalidade de atletismo para estudar.

  • Cada grupo deve planejar um experimento para medir um aspecto biomecânico da modalidade escolhida, como o impacto nos músculos ou na frequência cardíaca.

  • Os grupos realizam o experimento utilizando equipamentos disponíveis na escola, como monitores de frequência cardíaca e câmeras de vídeo.

  • Após coletar os dados, cada grupo apresenta suas descobertas para a classe, explicando os métodos utilizados e as conclusões.

  • Realize uma discussão em classe sobre as diferentes modalidades e seus efeitos no corpo, baseando-se nos experimentos realizados.

Atividade 3 - Maratona Cultural

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento da diversidade cultural no contexto do atletismo e suas implicações sociais.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos irão explorar a história e a importância cultural do atletismo em diferentes países. Cada grupo escolherá um país e pesquisará sobre seus atletas, tradições e impacto cultural do atletismo. A atividade culminará com uma apresentação e discussão em sala.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e atribua a cada grupo um país diferente para pesquisar.

  • Os grupos pesquisam a história do atletismo nesse país, seus atletas famosos e tradições associadas.

  • Cada grupo prepara uma apresentação multimídia para compartilhar suas descobertas com a classe.

  • Realize as apresentações e uma discussão sobre como o atletismo é percebido em diferentes culturas e como isso pode influenciar a prática do esporte globalmente.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem o que aprenderam, compartilhem insights e reflitam sobre a aplicação dos conceitos de atletismo em diversas situações. A discussão em grupo ajuda a solidificar o conhecimento, promove a troca de ideias e perspectivas entre os alunos e estimula o pensamento crítico sobre os temas abordados. Além disso, permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode propor uma reflexão sobre as diferenças observadas entre os grupos durante as atividades e como cada um abordou os desafios propostos. Pode-se começar com uma breve introdução: 'Vamos compartilhar o que aprendemos com as atividades hoje. Cada grupo teve a oportunidade de experimentar o atletismo de maneiras diferentes. Como isso influenciou a forma como vocês entendem o esporte agora?'

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao aplicar os conceitos de atletismo nas atividades práticas e como vocês as superaram?

2. Como a escolha das características físicas e habilidades dos atletas influenciou o desempenho do seu grupo nas simulações das competições?

3. De que maneira os experimentos sobre biomecânica ajudaram a entender melhor os impactos do atletismo no corpo humano?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, fazendo uma ponte entre a teoria estudada e as práticas realizadas em sala. Além disso, reforça a importância do atletismo, não apenas como um esporte competitivo, mas como uma ferramenta de saúde e integração social. Esta recapitulação final ajuda a garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e holística do tema, preparando-os para aplicar o conhecimento em contextos futuros.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a identificação e compreensão das modalidades do atletismo, suas regras, e o impacto no corpo humano. É essencial recapitular as características de cada modalidade (corridas, saltos, lançamentos, marchas), assim como as regras e distâncias associadas a cada uma.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi evidenciada através das atividades como as 'Olimpíadas Escolares', onde os alunos puderam aplicar conceitos teóricos em um cenário prático, e 'Biomecânica em Ação', que explorou os efeitos das modalidades no corpo humano através de experimentos. Essas atividades práticas não apenas reforçaram o aprendizado teórico, mas também permitiram aos alunos uma compreensão mais profunda da matéria.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a importância do atletismo não apenas como um esporte, mas como uma ferramenta para o desenvolvimento físico e mental. Compreender as modalidades de atletismo e seus impactos no corpo humano ajuda os alunos a valorizar a prática esportiva e a considerá-la como uma opção para manter a saúde e o bem-estar.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies