Entrar

Plano de aula de Doping no Esporte

Educação Física

Original Teachy

'EM13LGG503'

Doping no Esporte

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Doping no Esporte

Palavras ChaveDoping, Educação Física, Ensino Médio, Consequências do Doping, Substâncias Proibidas, Medidas Contra Doping, Jogo de Tabuleiro Interativo, Análise Crítica, Cine Debate, Pensamento Crítico, Atividades Interativas, Trabalho em Equipe, Ética no Esporte
Materiais NecessáriosTabuleiro de jogo, Cartas de substâncias proibidas, Cartas de consequências, Dado, Computador ou projetor para exibição de filmes, Cópias de trechos de filmes ou documentários, Papel para preparação de relatórios, Marcadores para tabuleiro
Códigos BNCCEM13LGG503: Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos essenciais do tema em questão. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem alinhar seus estudos prévios com as atividades propostas em sala, maximizando a eficiência das discussões e aplicação prática. Esta seção serve também para motivação, mostrando a relevância do estudo do doping no contexto esportivo e para a saúde dos atletas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender o que é doping, identificando suas consequências para os atletas e por que certas substâncias são proibidas.

2. Familiarizar os alunos com as medidas de controle e prevenção contra o doping, além de detalhar as principais substâncias proibidas no esporte.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico dos alunos ao discutir casos reais de doping e suas implicações no esporte e na sociedade.
  2. Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação através da análise de diferentes pontos de vista sobre o tema.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para despertar o interesse dos alunos e engajá-los com o tema, utilizando situações problema que eles possam ter estudado previamente para consolidar o conhecimento. Além disso, ao contextualizar o problema do doping com exemplos reais e relevantes, a ideia é que os alunos percebam a aplicabilidade e a seriedade do assunto na vida real, estimulando uma reflexão crítica sobre as implicações éticas e práticas do uso de substâncias proibidas no esporte.

Situações Problema

1. Imagine que um atleta acaba de ser pego no exame antidoping durante uma competição internacional. Quais seriam as consequências imediatas para o atleta, para sua equipe e para a reputação do país? Discuta como o doping afeta não apenas o esporte, mas também questões éticas e legais.

2. Um estudante do ensino médio começa a usar substâncias proibidas para melhorar seu desempenho acadêmico em testes esportivos. Como um educador de educação física, como você abordaria este assunto com o aluno, considerando os paralelos entre o doping no esporte e o uso de substâncias no ambiente escolar?

Contextualização

O doping é uma prática que não se limita aos atletas de elite; ela se estende a competições amadoras e até mesmo ao nível escolar. Utilizar exemplos reais de atletas famosos que foram pegos em testes antidoping, como o ciclista Lance Armstrong, ou casos emblemáticos como o do jogador de futebol Diego Maradona, que foi suspenso por uso de substâncias proibidas durante a Copa do Mundo de 1994, pode ajudar a contextualizar a importância do tema. Além disso, destacar o impacto do doping na saúde dos atletas e na integridade das competições pode sensibilizar os alunos para as reais consequências dessas práticas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A seção de desenvolvimento tem como finalidade permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre doping no esporte. Através de atividades lúdicas e investigativas, os alunos podem explorar cenários variados e aprofundar sua compreensão sobre as consequências do doping, as substâncias proibidas e as medidas de controle. Esta abordagem não só reforça o aprendizado, como também estimula habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e argumentação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Jogo do Doping

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender as consequências do doping no esporte através de um método lúdico que estimula o conhecimento prévio e a pesquisa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para participar de um jogo de tabuleiro interativo que simula situações de doping em diferentes esportes. Cada grupo receberá um tabuleiro, cartas de substâncias proibidas, cartas de consequências e um dado. O jogo consiste em avançar pelas casas do tabuleiro respondendo a perguntas sobre os efeitos das substâncias no corpo e as punições para os atletas pegos em testes. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro sem 'dopar' seu atleta.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um tabuleiro, cartas de substâncias proibidas, cartas de consequências e um dado.

  • Explique as regras básicas do jogo, incluindo como avançar no tabuleiro e as consequências das escolhas de cartas.

  • Peça que cada grupo escolha um representante para lançar o dado e mover o marcador no tabuleiro.

  • Os outros membros do grupo ajudarão a responder às perguntas do tabuleiro, que podem envolver conhecimentos sobre substâncias dopantes e suas consequências.

  • Cada vez que um grupo cair em uma casa de 'teste antidoping', eles devem responder a uma pergunta para evitar a penalidade de voltar no jogo.

Atividade 2 - Detetives do Doping

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação, aplicando conhecimentos sobre doping e seus efeitos.

- Descrição: Os alunos se transformarão em investigadores que precisam descobrir qual atleta de uma competição fictícia está usando substâncias proibidas. Cada grupo receberá um 'dossiê' com perfis de atletas, incluindo suas condições físicas e históricos de competições. Os alunos deverão analisar os dados e escolher quem eles suspeitam estar dopado. Após a escolha, apresentarão suas justificativas em uma mini-apresentação.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os 'dossiês' com os perfis dos atletas para cada grupo.

  • Explique que eles devem analisar os dados e decidir qual atleta suspeitam de doping.

  • Cada grupo prepara uma pequena apresentação explicando suas escolhas e os motivos que os levaram a suspeitar do atleta escolhido.

  • Conclua com uma discussão em classe sobre as diferentes escolhas e evidências apresentadas pelos grupos.

Atividade 3 - Cine Debate: Doping no Cinema

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar o tema do doping sob diferentes perspectivas, incluindo as representações culturais no cinema.

- Descrição: Os alunos assistirão a trechos de filmes ou documentários que abordam o tema do doping no esporte. Após a exibição, eles discutirão em grupos as principais questões levantadas pelo filme, como a pressão dos treinadores, a busca por resultados e as consequências do doping. Cada grupo preparará um pequeno relatório para compartilhar com a turma.

- Instruções:

  • Prepare antecipadamente trechos de filmes ou documentários que tratam do tema do doping no esporte.

  • Divida a classe em grupos e exiba um trecho para cada grupo.

  • Permita que cada grupo discuta as questões levantadas e prepare um relatório.

  • Cada grupo apresenta seu relatório para a classe.

  • Conclua com uma discussão geral sobre as diferentes perspectivas apresentadas nos filmes e documentários.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, permitindo-lhes articular o que aprenderam e ouvir as perspectivas de seus colegas. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão do tema, destacando pontos chave e esclarecendo possíveis dúvidas. Além disso, ao compartilhar suas experiências, os alunos podem desenvolver uma visão mais crítica e informada sobre o impacto do doping no esporte e na sociedade.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar insights e aprendizados obtidos durante as atividades. Sugira que cada grupo comece apresentando um resumo do que discutiram e das conclusões a que chegaram. Encoraje todos os alunos a participarem, fazendo perguntas abertas para estimular o diálogo e a troca de ideias.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas ou descobertas que vocês fizeram durante as atividades?

2. Como o conhecimento sobre doping pode ser aplicado no dia a dia dos atletas amadores e profissionais?

3. De que maneira as atividades mudaram ou reforçaram sua percepção sobre a ética no esporte?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos discutidos, além de reconhecer a aplicabilidade do conhecimento adquirido. Recapitular os pontos principais e explicar como a aula conectou a teoria com a prática ajuda a reforçar o aprendizado e a preparar os alunos para aplicar esses conceitos em contextos reais. Além disso, é uma oportunidade para reforçar a importância e as implicações do estudo do doping, incentivando uma reflexão contínua sobre a ética no esporte e na vida cotidiana.

Resumo

Para encerrar, o professor deve recapitular os principais pontos abordados sobre doping no esporte, destacando o que é considerado doping, as consequências para os atletas, por que certas substâncias são proibidas e quais são elas, além das medidas de controle contra o doping.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como a aula de hoje conectou a teoria com a prática por meio de atividades interativas que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico em situações práticas e jogos, reforçando a aprendizagem e a compreensão do tema de forma dinâmica e engajadora.

Fechamento

Finalmente, o professor deve enfatizar a importância do estudo do doping no esporte, não apenas para atletas profissionais, mas também para amadores e escolares, e como este conhecimento pode influenciar escolhas éticas e de saúde no dia a dia. Essa conexão entre teoria, prática e vida real ajuda a solidificar a relevância do tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies