Objetivos
(10 - 15 minutos)
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Introduzir o conceito e a importância do empreendedorismo e tecnologia: Os alunos devem compreender a importância da tecnologia no empreendedorismo e como ela auxilia na criação e gestão de negócios. Eles devem entender como a tecnologia pode transformar modelos de negócios existentes e criar novas oportunidades.
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Identificar as habilidades necessárias para o empreendedorismo e a tecnologia: Os alunos devem ser capazes de identificar e entender as habilidades necessárias para ser um empreendedor na era da tecnologia. Isso inclui o conhecimento tecnológico, pensamento inovador, gestão de projetos, resolução de problemas, programação, marketing digital, conhecimento em fintechs e blockchain, adaptabilidade, habilidades interpessoais e conhecimento ético e legal.
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Incentivar o pensamento inovador e a aplicação de tecnologia em negócios: Os alunos devem ser incentivados a pensar de maneira inovadora e a explorar como a tecnologia pode ser aplicada para criar soluções de negócios eficientes. Também devem ser incentivados a se manterem atualizados com as últimas tendências e desenvolvimentos tecnológicos.
Objetivos secundários:
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Promover a adaptabilidade e a aprendizagem contínua: Os alunos devem ser incentivados a se adaptar às mudanças tecnológicas e a aprender continuamente para se manterem relevantes no campo do empreendedorismo e tecnologia.
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Desenvolver habilidades interpessoais e de gestão de projetos: Os alunos devem ser incentivados a desenvolver habilidades interpessoais e de gestão de projetos, pois são essenciais para trabalhar em equipa e gerir projetos de tecnologia.
Introdução
(20 - 25 minutos)
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Revisão do conteúdo anterior (5 minutos): Relembrar os conceitos abordados na aula anterior sobre "Empreendedorismo e Sustentabilidade", destacando a importância da responsabilidade social e ambiental para as empresas modernas.
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Situações-problema (10 minutos): Apresentar aos alunos duas situações que ilustrem a necessidade do uso da tecnologia no empreendedorismo. Por exemplo, 1) um empreendedor que luta para gerenciar a logística de seu negócio de e-commerce sem o uso adequado da tecnologia; 2) um empresário que não consegue alcançar seu público-alvo porque não utiliza as ferramentas de marketing digital.
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Contextualização (5 minutos): Discutir exemplos reais de empresas que utilizaram a tecnologia para inovar e transformar seus negócios. Pode-se citar empresas como Uber, Airbnb e Tesla, que revolucionaram suas respectivas indústrias através do uso de tecnologia.
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Ganhar a atenção dos alunos (5 minutos): Compartilhar curiosidades ou histórias interessantes relacionadas ao tópico. Por exemplo, 1) "Sabiam que o Instagram começou como um projeto chamado Burbn que tinha como foco o compartilhamento de localização? Foi somente depois de perceberem que os usuários estavam mais interessados em compartilhar fotos que decidiram reformular o aplicativo e focar nesta funcionalidade."; 2) "Vocês sabiam que a ideia do Uber surgiu quando seus fundadores não conseguiram pegar um táxi em uma noite fria de inverno em Paris?".
Essa introdução servirá para instigar a curiosidade dos alunos e preparar o terreno para a discussão dos conceitos e habilidades necessárias para o empreendedorismo e tecnologia.
Desenvolvimento
(50 - 60 minutos)
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Revisão de conhecimentos anteriores (5 minutos): Rever conceitos básicos de empreendedorismo e inovação, abordados em aulas anteriores, que servirão de base para a compreensão do conteúdo da aula.
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Teoria (20 minutos): Apresentar a teoria necessária para o entendimento do tópico da aula. O professor deve abordar os seguintes tópicos:
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Importância da tecnologia no empreendedorismo (5 minutos): Explicar como a tecnologia tem transformado o empreendedorismo, proporcionando novas oportunidades de negócio e impulsionando a inovação.
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Habilidades necessárias para o empreendedorismo e tecnologia (10 minutos): Discutir cada uma das habilidades necessárias para o empreendedorismo e tecnologia, destacando a importância de cada uma delas e como elas se aplicam no mundo dos negócios.
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Exemplos de empreendedorismo e tecnologia (5 minutos): Apresentar exemplos de empresas que utilizaram a tecnologia para inovar e transformar seus negócios, discutindo como essas empresas aplicaram as habilidades discutidas.
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Atividades práticas (25 minutos): Realizar duas atividades práticas que permitam aos alunos observar a teoria em funcionamento na prática.
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Atividade 1 - Estudo de caso (10 minutos): Dividir os alunos em grupos e fornecer a cada grupo um estudo de caso de uma empresa que utilizou a tecnologia para inovar e transformar seu negócio. Os alunos devem discutir como a empresa aplicou as habilidades discutidas na aula e apresentar suas descobertas para a turma.
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Atividade 2 - Simulação de um negócio tecnológico (15 minutos): Ainda em grupos, os alunos devem simular a criação de um negócio tecnológico. Eles devem identificar uma oportunidade de negócio, pensar em uma solução tecnológica, e discutir como aplicariam as habilidades discutidas na aula para desenvolver e expandir o negócio.
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Materiais necessários para a realização das atividades:
- Estudos de caso de empresas que utilizaram a tecnologia para inovar e transformar seus negócios.
- Papel e caneta para anotações e planejamento da simulação de negócio.
Este desenvolvimento permitirá que os alunos compreendam a teoria por trás do empreendedorismo e tecnologia, e vejam como ela é aplicada na prática. Além disso, as atividades práticas irão incentivar o pensamento inovador e a aplicação de tecnologia em negócios.
Retorno
(10 - 15 minutos)
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Discussão em grupo (5 minutos): Após a realização das atividades práticas, o professor deve incentivar uma discussão em grupo para verificar o que foi aprendido. Os alunos devem compartilhar suas descobertas e ideias, e discutir como as atividades se conectam com a teoria apresentada.
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Reflexão individual (5 minutos): Em seguida, o professor deve propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
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Lista de exercícios (5 minutos): Para consolidar o aprendizado, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Os exercícios podem incluir questões teóricas, problemas práticos e estudos de caso.
Este retorno permitirá ao professor avaliar o progresso dos alunos e identificar quaisquer dificuldades ou dúvidas que possam ter surgido. Além disso, os exercícios propostos para casa reforçarão o aprendizado dos alunos e os ajudarão a se preparar para a próxima aula.
Conclusão
(5 - 10 minutos)
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Resumo e Recapitulação (2 minutos): Revisar brevemente os conceitos principais abordados durante a aula, incluindo a importância da tecnologia no empreendedorismo, as habilidades necessárias para ser um empreendedor tecnológico, e exemplos de empreendedorismo e tecnologia na prática.
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Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (2 minutos): Ressaltar como a teoria apresentada na aula foi aplicada durante as atividades práticas. Discutir como os conceitos e habilidades aprendidos podem ser aplicados no mundo real, incluindo a identificação de oportunidades de negócio, a criação de soluções tecnológicas, e a gestão de negócios tecnológicos.
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Materiais Extras (1 minuto): Sugerir materiais de leitura ou vídeos adicionais para os alunos que desejam se aprofundar mais no assunto. Esses materiais podem incluir artigos sobre as últimas tendências em empreendedorismo e tecnologia, estudos de caso de empresas inovadoras, e tutoriais ou cursos online sobre habilidades específicas, como programação ou marketing digital.
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Importância do Assunto (2 minutos): Concluir a aula destacando a relevância do empreendedorismo e tecnologia no mundo atual. Ressaltar como a tecnologia está transformando o empreendedorismo, criando novas oportunidades e exigindo novas habilidades dos empreendedores. Encorajar os alunos a continuarem aprendendo e se adaptando para se manterem competitivos no mercado.
Esta conclusão permitirá que os alunos consolidem o que aprenderam durante a aula, vejam o valor do que aprenderam, e se sintam motivados para continuar aprendendo sobre o assunto. Além disso, a sugestão de materiais extras permitirá que os alunos que desejam se aprofundar mais no assunto tenham recursos para fazer isso.