Entrar

Plano de aula de Empreendedorismo e Tecnologia

Empreendedorismo

Original Teachy

Empreendedorismo e Tecnologia

Objetivos

(10 - 15 minutos)

  1. Introduzir o conceito e a importância do empreendedorismo e tecnologia: Os alunos devem compreender a importância da tecnologia no empreendedorismo e como ela auxilia na criação e gestão de negócios. Eles devem entender como a tecnologia pode transformar modelos de negócios existentes e criar novas oportunidades.

  2. Identificar as habilidades necessárias para o empreendedorismo e a tecnologia: Os alunos devem ser capazes de identificar e entender as habilidades necessárias para ser um empreendedor na era da tecnologia. Isso inclui o conhecimento tecnológico, pensamento inovador, gestão de projetos, resolução de problemas, programação, marketing digital, conhecimento em fintechs e blockchain, adaptabilidade, habilidades interpessoais e conhecimento ético e legal.

  3. Incentivar o pensamento inovador e a aplicação de tecnologia em negócios: Os alunos devem ser incentivados a pensar de maneira inovadora e a explorar como a tecnologia pode ser aplicada para criar soluções de negócios eficientes. Também devem ser incentivados a se manterem atualizados com as últimas tendências e desenvolvimentos tecnológicos.

Objetivos secundários:

  • Promover a adaptabilidade e a aprendizagem contínua: Os alunos devem ser incentivados a se adaptar às mudanças tecnológicas e a aprender continuamente para se manterem relevantes no campo do empreendedorismo e tecnologia.

  • Desenvolver habilidades interpessoais e de gestão de projetos: Os alunos devem ser incentivados a desenvolver habilidades interpessoais e de gestão de projetos, pois são essenciais para trabalhar em equipa e gerir projetos de tecnologia.

Introdução

(20 - 25 minutos)

  • Revisão do conteúdo anterior (5 minutos): Relembrar os conceitos abordados na aula anterior sobre "Empreendedorismo e Sustentabilidade", destacando a importância da responsabilidade social e ambiental para as empresas modernas.

  • Situações-problema (10 minutos): Apresentar aos alunos duas situações que ilustrem a necessidade do uso da tecnologia no empreendedorismo. Por exemplo, 1) um empreendedor que luta para gerenciar a logística de seu negócio de e-commerce sem o uso adequado da tecnologia; 2) um empresário que não consegue alcançar seu público-alvo porque não utiliza as ferramentas de marketing digital.

  • Contextualização (5 minutos): Discutir exemplos reais de empresas que utilizaram a tecnologia para inovar e transformar seus negócios. Pode-se citar empresas como Uber, Airbnb e Tesla, que revolucionaram suas respectivas indústrias através do uso de tecnologia.

  • Ganhar a atenção dos alunos (5 minutos): Compartilhar curiosidades ou histórias interessantes relacionadas ao tópico. Por exemplo, 1) "Sabiam que o Instagram começou como um projeto chamado Burbn que tinha como foco o compartilhamento de localização? Foi somente depois de perceberem que os usuários estavam mais interessados em compartilhar fotos que decidiram reformular o aplicativo e focar nesta funcionalidade."; 2) "Vocês sabiam que a ideia do Uber surgiu quando seus fundadores não conseguiram pegar um táxi em uma noite fria de inverno em Paris?".

Essa introdução servirá para instigar a curiosidade dos alunos e preparar o terreno para a discussão dos conceitos e habilidades necessárias para o empreendedorismo e tecnologia.

Desenvolvimento

(50 - 60 minutos)

  1. Revisão de conhecimentos anteriores (5 minutos): Rever conceitos básicos de empreendedorismo e inovação, abordados em aulas anteriores, que servirão de base para a compreensão do conteúdo da aula.

  2. Teoria (20 minutos): Apresentar a teoria necessária para o entendimento do tópico da aula. O professor deve abordar os seguintes tópicos:

    • Importância da tecnologia no empreendedorismo (5 minutos): Explicar como a tecnologia tem transformado o empreendedorismo, proporcionando novas oportunidades de negócio e impulsionando a inovação.

    • Habilidades necessárias para o empreendedorismo e tecnologia (10 minutos): Discutir cada uma das habilidades necessárias para o empreendedorismo e tecnologia, destacando a importância de cada uma delas e como elas se aplicam no mundo dos negócios.

    • Exemplos de empreendedorismo e tecnologia (5 minutos): Apresentar exemplos de empresas que utilizaram a tecnologia para inovar e transformar seus negócios, discutindo como essas empresas aplicaram as habilidades discutidas.

  3. Atividades práticas (25 minutos): Realizar duas atividades práticas que permitam aos alunos observar a teoria em funcionamento na prática.

    • Atividade 1 - Estudo de caso (10 minutos): Dividir os alunos em grupos e fornecer a cada grupo um estudo de caso de uma empresa que utilizou a tecnologia para inovar e transformar seu negócio. Os alunos devem discutir como a empresa aplicou as habilidades discutidas na aula e apresentar suas descobertas para a turma.

    • Atividade 2 - Simulação de um negócio tecnológico (15 minutos): Ainda em grupos, os alunos devem simular a criação de um negócio tecnológico. Eles devem identificar uma oportunidade de negócio, pensar em uma solução tecnológica, e discutir como aplicariam as habilidades discutidas na aula para desenvolver e expandir o negócio.

Materiais necessários para a realização das atividades:

  • Estudos de caso de empresas que utilizaram a tecnologia para inovar e transformar seus negócios.
  • Papel e caneta para anotações e planejamento da simulação de negócio.

Este desenvolvimento permitirá que os alunos compreendam a teoria por trás do empreendedorismo e tecnologia, e vejam como ela é aplicada na prática. Além disso, as atividades práticas irão incentivar o pensamento inovador e a aplicação de tecnologia em negócios.

Retorno

(10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 minutos): Após a realização das atividades práticas, o professor deve incentivar uma discussão em grupo para verificar o que foi aprendido. Os alunos devem compartilhar suas descobertas e ideias, e discutir como as atividades se conectam com a teoria apresentada.

  2. Reflexão individual (5 minutos): Em seguida, o professor deve propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

    • Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
  3. Lista de exercícios (5 minutos): Para consolidar o aprendizado, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Os exercícios podem incluir questões teóricas, problemas práticos e estudos de caso.

Este retorno permitirá ao professor avaliar o progresso dos alunos e identificar quaisquer dificuldades ou dúvidas que possam ter surgido. Além disso, os exercícios propostos para casa reforçarão o aprendizado dos alunos e os ajudarão a se preparar para a próxima aula.

Conclusão

(5 - 10 minutos)

  • Resumo e Recapitulação (2 minutos): Revisar brevemente os conceitos principais abordados durante a aula, incluindo a importância da tecnologia no empreendedorismo, as habilidades necessárias para ser um empreendedor tecnológico, e exemplos de empreendedorismo e tecnologia na prática.

  • Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (2 minutos): Ressaltar como a teoria apresentada na aula foi aplicada durante as atividades práticas. Discutir como os conceitos e habilidades aprendidos podem ser aplicados no mundo real, incluindo a identificação de oportunidades de negócio, a criação de soluções tecnológicas, e a gestão de negócios tecnológicos.

  • Materiais Extras (1 minuto): Sugerir materiais de leitura ou vídeos adicionais para os alunos que desejam se aprofundar mais no assunto. Esses materiais podem incluir artigos sobre as últimas tendências em empreendedorismo e tecnologia, estudos de caso de empresas inovadoras, e tutoriais ou cursos online sobre habilidades específicas, como programação ou marketing digital.

  • Importância do Assunto (2 minutos): Concluir a aula destacando a relevância do empreendedorismo e tecnologia no mundo atual. Ressaltar como a tecnologia está transformando o empreendedorismo, criando novas oportunidades e exigindo novas habilidades dos empreendedores. Encorajar os alunos a continuarem aprendendo e se adaptando para se manterem competitivos no mercado.

Esta conclusão permitirá que os alunos consolidem o que aprenderam durante a aula, vejam o valor do que aprenderam, e se sintam motivados para continuar aprendendo sobre o assunto. Além disso, a sugestão de materiais extras permitirá que os alunos que desejam se aprofundar mais no assunto tenham recursos para fazer isso.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies