Objetivos
(10 - 15 minutos)
Objetivo Principal:
- Compreender o conceito e a importância do empreendedorismo social e como ele difere de outras formas de empreendedorismo.
Objetivos Secundários:
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Identificar e descrever as habilidades necessárias para ser um empreendedor social eficaz.
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Entender como essas habilidades se aplicam na resolução de problemas sociais e ambientais através de estratégias empresariais inovadoras.
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Reconhecer o papel crucial do empreendedorismo social na sociedade e sua contribuição para soluções sustentáveis.
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Compreender a relevância da adaptabilidade e flexibilidade no contexto do empreendedorismo social.
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Ganhar uma apreciação da persistência necessária para superar os desafios no empreendedorismo social.
Introdução
(15 - 20 minutos)
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Revisão de conteúdos anteriores: O professor deverá relembrar os conteúdos da aula anterior sobre "Gestão de Riscos", focando na importância da análise e mitigação de riscos em qualquer empreendimento. Isso servirá como base para a compreensão de que, embora o foco do empreendedorismo social seja a criação de impacto positivo, ainda existem riscos que precisam ser gerenciados.
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Situações Problema: O professor poderá apresentar duas situações problema. A primeira poderia envolver uma comunidade que enfrenta desafios devido à poluição do meio ambiente. A segunda situação poderia tratar de um problema social, como a falta de acesso à educação de qualidade em uma região específica. Essas situações servirão para introduzir a ideia de que, através do empreendedorismo social, é possível criar soluções empresariais inovadoras para esses problemas.
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Contextualização: O professor deve contextualizar a importância do assunto, indicando que o empreendedorismo social tem o potencial de trazer mudanças significativas e duradouras para os problemas sociais e ambientais. Pode ser citado, por exemplo, como empresas sociais têm ajudado a melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes em todo o mundo.
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Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar a história de Muhammad Yunus, o "banqueiro dos pobres", que revolucionou o microcrédito e ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho através do Grameen Bank. Outra curiosidade pode ser a apresentação do conceito de "B-Corps" ou Empresas de Benefício, empresas que equilibram propósito e lucro e são legalmente obrigadas a considerar o impacto de suas decisões sobre seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.
Desenvolvimento
(40 - 45 minutos)
Revisão de conhecimentos anteriores:
- O professor deve revisitar o conceito de empreendedorismo e a ideia de que empreendedores identificam, avaliam e exploram oportunidades de negócios.
- Discussão sobre a importância da empatia, liderança, habilidades de negociação e persuasão, habilidades financeiras e de contabilidade, e conhecimento de leis e regulamentos no empreendedorismo.
Apresentação da teoria:
- Definição de Empreendedorismo Social: O professor deve explicar o conceito de empreendedorismo social e como ele difere do empreendedorismo tradicional. Discutir a ideia de que empreendedores sociais buscam resolver problemas sociais e ambientais críticos através da aplicação de estratégias empresariais e inovadoras.
- Habilidades do Empreendedor Social: O professor deve descrever e discutir as habilidades necessárias para se tornar um empreendedor social eficaz, incluindo empatia, pensamento crítico e solução de problemas, planejamento estratégico, persistência, liderança, habilidades de negociação e persuasão, habilidades financeiras e de contabilidade, conhecimento de leis e regulamentos, adaptabilidade e flexibilidade.
Atividades práticas:
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Estudo de caso: O professor pode apresentar um estudo de caso de uma empresa social bem-sucedida, como a Grameen Bank ou a TOMS Shoes. Através do estudo do caso, os alunos poderão observar como as habilidades do empreendedor social são aplicadas na prática e como a empresa está resolvendo um problema social ou ambiental crítico. Os alunos devem ser incentivados a discutir o estudo de caso e a identificar as habilidades do empreendedor social usadas no caso.
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Atividade de Grupo: Dividir a turma em grupos e apresentar a eles um problema social ou ambiental. Os grupos devem então desenvolver uma ideia de negócio social para resolver o problema. Eles devem considerar as habilidades do empreendedor social ao desenvolverem suas ideias. No final, cada grupo deve apresentar sua ideia de negócio para a classe.
Materiais:
- Computador com acesso à Internet para pesquisa.
- Projetor para exibir estudos de caso e apresentações.
- Papel e canetas para brainstorming e desenvolvimento de ideias de negócio social.
Retorno
(20 - 25 minutos)
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Revisão da Atividade de Grupo: Após as apresentações dos grupos, o professor deve conduzir uma discussão sobre as ideias de negócios sociais apresentadas. O objetivo é vincular as ideias de volta à teoria do empreendedorismo social e às habilidades do empreendedor social. O professor pode perguntar aos alunos como eles aplicaram as habilidades de empreendedor social na elaboração de suas ideias. Isso permitirá aos alunos fazerem a conexão entre a teoria e a prática.
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Reflexão Individual: O professor deve pedir aos alunos que gastem um minuto escrevendo as respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
Isso ajudará o professor a entender quais pontos precisam ser revisados ou esclarecidos na próxima aula.
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Exercícios para casa: O professor deve fornecer uma lista de exercícios sobre empreendedorismo social para os alunos resolverem em casa. Os exercícios podem incluir perguntas sobre a definição de empreendedorismo social, as habilidades do empreendedor social, e um estudo de caso para análise. Isso ajudará os alunos a consolidar seu entendimento do tópico e se preparar para a próxima aula.
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Fechamento da aula: Para encerrar a aula, o professor pode destacar a importância do empreendedorismo social na resolução de problemas sociais e ambientais críticos e reforçar a ideia de que as habilidades do empreendedor social são fundamentais para o sucesso destes empreendimentos.
Conclusão
(10 - 15 minutos)
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Recapitulação: O professor deve relembrar os principais pontos da aula, ressaltando o conceito de empreendedorismo social e as habilidades necessárias para ser um empreendedor social eficaz. É importante reforçar a diferença entre empreendedorismo social e empreendedorismo tradicional, e como o primeiro se concentra na criação de impacto social positivo.
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Conexão teoria-prática: O professor deve destacar como a aula conectou a teoria à prática. As atividades práticas, como o estudo de caso e o desenvolvimento de uma ideia de negócio social, permitiram que os alunos aplicassem a teoria do empreendedorismo social à resolução de problemas reais.
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Materiais Complementares: O professor pode sugerir materiais extras para os alunos, como livros, documentários e sites que exploram mais profundamente o tema do empreendedorismo social. Por exemplo, o livro "Como mudar o mundo: Empreendedores Sociais e a Arte de Inovar", de David Bornstein, ou o documentário "Who Cares?", que apresenta diversos empreendedores sociais ao redor do mundo.
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Relevância do Assunto: Por fim, o professor deve descrever a importância do empreendedorismo social no mundo atual. Com os desafios sociais e ambientais cada vez mais urgentes, o papel dos empreendedores sociais é fundamental. Esses profissionais, equipados com as habilidades discutidas na aula, têm o potencial de criar soluções inovadoras e sustentáveis para esses desafios. Assim, o empreendedorismo social não é apenas relevante para os negócios, mas para a sociedade e o planeta como um todo.