Entrar

Plano de aula de Empreendedorismo Social

Empreendedorismo

Original Teachy

Empreendedorismo Social

Objetivos

(10 - 15 minutos)

Objetivo Principal:

  1. Compreender o conceito e a importância do empreendedorismo social e como ele difere de outras formas de empreendedorismo.

Objetivos Secundários:

  1. Identificar e descrever as habilidades necessárias para ser um empreendedor social eficaz.

  2. Entender como essas habilidades se aplicam na resolução de problemas sociais e ambientais através de estratégias empresariais inovadoras.

  3. Reconhecer o papel crucial do empreendedorismo social na sociedade e sua contribuição para soluções sustentáveis.

  4. Compreender a relevância da adaptabilidade e flexibilidade no contexto do empreendedorismo social.

  5. Ganhar uma apreciação da persistência necessária para superar os desafios no empreendedorismo social.

Introdução

(15 - 20 minutos)

  • Revisão de conteúdos anteriores: O professor deverá relembrar os conteúdos da aula anterior sobre "Gestão de Riscos", focando na importância da análise e mitigação de riscos em qualquer empreendimento. Isso servirá como base para a compreensão de que, embora o foco do empreendedorismo social seja a criação de impacto positivo, ainda existem riscos que precisam ser gerenciados.

  • Situações Problema: O professor poderá apresentar duas situações problema. A primeira poderia envolver uma comunidade que enfrenta desafios devido à poluição do meio ambiente. A segunda situação poderia tratar de um problema social, como a falta de acesso à educação de qualidade em uma região específica. Essas situações servirão para introduzir a ideia de que, através do empreendedorismo social, é possível criar soluções empresariais inovadoras para esses problemas.

  • Contextualização: O professor deve contextualizar a importância do assunto, indicando que o empreendedorismo social tem o potencial de trazer mudanças significativas e duradouras para os problemas sociais e ambientais. Pode ser citado, por exemplo, como empresas sociais têm ajudado a melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes em todo o mundo.

  • Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar a história de Muhammad Yunus, o "banqueiro dos pobres", que revolucionou o microcrédito e ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho através do Grameen Bank. Outra curiosidade pode ser a apresentação do conceito de "B-Corps" ou Empresas de Benefício, empresas que equilibram propósito e lucro e são legalmente obrigadas a considerar o impacto de suas decisões sobre seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.

Desenvolvimento

(40 - 45 minutos)

Revisão de conhecimentos anteriores:

  • O professor deve revisitar o conceito de empreendedorismo e a ideia de que empreendedores identificam, avaliam e exploram oportunidades de negócios.
  • Discussão sobre a importância da empatia, liderança, habilidades de negociação e persuasão, habilidades financeiras e de contabilidade, e conhecimento de leis e regulamentos no empreendedorismo.

Apresentação da teoria:

  • Definição de Empreendedorismo Social: O professor deve explicar o conceito de empreendedorismo social e como ele difere do empreendedorismo tradicional. Discutir a ideia de que empreendedores sociais buscam resolver problemas sociais e ambientais críticos através da aplicação de estratégias empresariais e inovadoras.
  • Habilidades do Empreendedor Social: O professor deve descrever e discutir as habilidades necessárias para se tornar um empreendedor social eficaz, incluindo empatia, pensamento crítico e solução de problemas, planejamento estratégico, persistência, liderança, habilidades de negociação e persuasão, habilidades financeiras e de contabilidade, conhecimento de leis e regulamentos, adaptabilidade e flexibilidade.

Atividades práticas:

  1. Estudo de caso: O professor pode apresentar um estudo de caso de uma empresa social bem-sucedida, como a Grameen Bank ou a TOMS Shoes. Através do estudo do caso, os alunos poderão observar como as habilidades do empreendedor social são aplicadas na prática e como a empresa está resolvendo um problema social ou ambiental crítico. Os alunos devem ser incentivados a discutir o estudo de caso e a identificar as habilidades do empreendedor social usadas no caso.

  2. Atividade de Grupo: Dividir a turma em grupos e apresentar a eles um problema social ou ambiental. Os grupos devem então desenvolver uma ideia de negócio social para resolver o problema. Eles devem considerar as habilidades do empreendedor social ao desenvolverem suas ideias. No final, cada grupo deve apresentar sua ideia de negócio para a classe.

Materiais:

  • Computador com acesso à Internet para pesquisa.
  • Projetor para exibir estudos de caso e apresentações.
  • Papel e canetas para brainstorming e desenvolvimento de ideias de negócio social.

Retorno

(20 - 25 minutos)

  • Revisão da Atividade de Grupo: Após as apresentações dos grupos, o professor deve conduzir uma discussão sobre as ideias de negócios sociais apresentadas. O objetivo é vincular as ideias de volta à teoria do empreendedorismo social e às habilidades do empreendedor social. O professor pode perguntar aos alunos como eles aplicaram as habilidades de empreendedor social na elaboração de suas ideias. Isso permitirá aos alunos fazerem a conexão entre a teoria e a prática.

  • Reflexão Individual: O professor deve pedir aos alunos que gastem um minuto escrevendo as respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Isso ajudará o professor a entender quais pontos precisam ser revisados ou esclarecidos na próxima aula.

  • Exercícios para casa: O professor deve fornecer uma lista de exercícios sobre empreendedorismo social para os alunos resolverem em casa. Os exercícios podem incluir perguntas sobre a definição de empreendedorismo social, as habilidades do empreendedor social, e um estudo de caso para análise. Isso ajudará os alunos a consolidar seu entendimento do tópico e se preparar para a próxima aula.

  • Fechamento da aula: Para encerrar a aula, o professor pode destacar a importância do empreendedorismo social na resolução de problemas sociais e ambientais críticos e reforçar a ideia de que as habilidades do empreendedor social são fundamentais para o sucesso destes empreendimentos.

Conclusão

(10 - 15 minutos)

  • Recapitulação: O professor deve relembrar os principais pontos da aula, ressaltando o conceito de empreendedorismo social e as habilidades necessárias para ser um empreendedor social eficaz. É importante reforçar a diferença entre empreendedorismo social e empreendedorismo tradicional, e como o primeiro se concentra na criação de impacto social positivo.

  • Conexão teoria-prática: O professor deve destacar como a aula conectou a teoria à prática. As atividades práticas, como o estudo de caso e o desenvolvimento de uma ideia de negócio social, permitiram que os alunos aplicassem a teoria do empreendedorismo social à resolução de problemas reais.

  • Materiais Complementares: O professor pode sugerir materiais extras para os alunos, como livros, documentários e sites que exploram mais profundamente o tema do empreendedorismo social. Por exemplo, o livro "Como mudar o mundo: Empreendedores Sociais e a Arte de Inovar", de David Bornstein, ou o documentário "Who Cares?", que apresenta diversos empreendedores sociais ao redor do mundo.

  • Relevância do Assunto: Por fim, o professor deve descrever a importância do empreendedorismo social no mundo atual. Com os desafios sociais e ambientais cada vez mais urgentes, o papel dos empreendedores sociais é fundamental. Esses profissionais, equipados com as habilidades discutidas na aula, têm o potencial de criar soluções inovadoras e sustentáveis para esses desafios. Assim, o empreendedorismo social não é apenas relevante para os negócios, mas para a sociedade e o planeta como um todo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies