🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Os principais elementos de um plano de negócios

Empreendedorismo

Original Teachy

Os principais elementos de um plano de negócios

Objetivos

Duração Estimada: (15 - 20 minutos)

Objetivo Principal:

  1. Fornecer aos alunos uma visão geral e compreensão dos "principais elementos de um plano de negócios" e por que eles são essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento comercial.

Objetivos Secundários:

  1. Permitir que os alunos compreendam cada elemento-chave do plano de negócios e as habilidades necessárias para implementá-los eficazmente.
  2. Incentivar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos através de exemplos do mundo real, discussão em classe e exercícios práticos.
  3. Garantir que os alunos entendam que um plano de negócios é um documento vivo que precisa de constante revisão e ajuste à medida que o empreendimento evolui.

Ao fim desta seção, os alunos devem ser capazes de identificar e descrever os principais elementos de um plano de negócios, bem como as habilidades necessárias para cada um. Além disso, eles devem ser capazes de entender a importância de adaptabilidade e aprendizado contínuo no processo de planejamento de negócios.

Introdução

Duração Estimada: (15 - 20 minutos)

Nesta etapa, o professor irá:

  1. Revisar o conteúdo da aula anterior, lembrando aos alunos sobre o tema "A importância de um plano de negócios". Ele poderá perguntar aos alunos sobre o que eles lembram da aula anterior, incentivando a participação ativa.

  2. Apresentar duas situações-problema que servirão como ponto de partida para o desenvolvimento da teoria do dia. Poderiam ser: "Imagine que você tenha uma ideia inovadora para um produto, mas não tem certeza de como começar seu negócio. O que você faria primeiro?" Ou "Você é o CEO de uma startup em crescimento. Como você planejaria o crescimento e a expansão de sua empresa?"

  3. Contextualizar a importância do assunto explicando como cada elemento do plano de negócios é utilizado na vida real. Por exemplo, citar casos de empresas bem-sucedidas que usaram planos de negócios eficazes para lançar e expandir seus empreendimentos.

  4. Introduzir o tópico de uma maneira que atraia a atenção dos alunos. Poderia ser contando uma história de um famoso empreendedor que começou com um plano de negócios sólido e se tornou bem-sucedido, como Jeff Bezos da Amazon ou Elon Musk da Tesla. Outra opção seria apresentar uma estatística surpreendente sobre o empreendedorismo, como "Sabia que 20% das pequenas empresas fracassam no primeiro ano e 50% no quinto ano? Acredita-se que muitas dessas falhas poderiam ser evitadas com um bom plano de negócios."

Ao final desta seção, os alunos devem estar aptos a entender a importância dos elementos de um plano de negócios e estar motivados a aprender mais sobre o tópico.

Desenvolvimento

Duração estimada: (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

O professor deve lembrar à turma as lições sobre empreendedorismo, a importância do plano de negócios e os fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa. Isso ajudará os alunos a entenderem o contexto e a importância dos elementos do plano de negócios.

Apresentação da Teoria

Duração Estimada: (20 - 25 minutos)

  1. O professor deve explicar cada um dos elementos-chave de um plano de negócios e as habilidades necessárias para implementá-los.
  2. Ele deve enfatizar a importância da capacidade de sintetizar informações, habilidades de venda e comunicação eficaz para o Resumo Executivo.
  3. Enfatizar a necessidade de ter uma visão estratégica, habilidades de branding e posicionamento para a Descrição da Empresa.
  4. Mostrar a relevância das habilidades analíticas, de pensamento estratégico e crítico, e experiência em análise de mercado para uma Análise de Mercado eficaz.
  5. Para a seção de Organização e Gestão, destacar as habilidades de organização, liderança e gestão de pessoas.
  6. Na explicação do Produto ou Serviço, ressaltar a importância da inovação, desenvolvimento de produtos e habilidades descritivas.
  7. Para a seção de Marketing e Vendas, ressaltar a necessidade de habilidades de marketing estratégico, negociação e vendas.
  8. Por último, para o Plano Financeiro, destacar as habilidades em contabilidade, gestão financeira e análise financeira.

Atividades Práticas

Duração Estimada: (30 - 35 minutos)

Atividade 1:

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um exemplo de uma empresa fictícia. A tarefa deles será criar um esboço básico para um plano de negócios dessa empresa, abordando cada um dos elementos-chave que foram discutidos na aula.

Materiais necessários: papel, canetas, exemplos de empresas fictícias.

Atividade 2:

Os alunos deverão pesquisar uma empresa real e analisar o plano de negócios dela, identificando os elementos-chave. Eles apresentarão suas descobertas para a classe e discutirão o que aprenderam.

Materiais necessários: computadores com acesso à internet.

Ao final desta seção, os alunos devem ter uma compreensão clara dos elementos-chave de um plano de negócios e das habilidades necessárias para implementá-los. Eles também devem ter adquirido alguma prática ao aplicar esses conceitos através das atividades em grupo.

Retorno

Duração Estimada: (15 - 20 minutos)

Revisão e Feedback

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

  1. Após as atividades práticas, o professor deve pedir aos grupos para compartilhar seus planos de negócios e discutir os pontos fortes e fracos de cada um. Isso permitirá que os alunos aprendam uns com os outros e entendam melhor como a teoria se aplica na prática.

  2. O professor também deve lembrar aos alunos sobre a importância da adaptabilidade e aprendizado contínuo no processo de planejamento de negócios. Ele pode perguntar aos alunos como eles ajustariam seus planos de negócios se certos fatores mudassem (por exemplo, se a economia entrasse em recessão ou se um novo concorrente entrasse no mercado).

Auto-reflexão dos Alunos

Duração Estimada: (5 - 10 minutos)

  1. O professor deve pedir aos alunos para escreverem em um papel, em um minuto, as respostas para as seguintes perguntas:

    • Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
  2. Depois, o professor pode pedir a alguns alunos para compartilharem suas respostas com a turma. Isso ajudará a identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos e também permitirá que eles reflitam sobre o que aprenderam.

Tarefa de Casa

Duração Estimada: (5 minutos)

  1. O professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre os elementos de um plano de negócios para que os alunos resolvam em casa. Isso garantirá que os alunos se familiarizem mais com o tema e possam aplicar o que aprenderam na aula.

Ao final desta seção, o professor terá uma boa compreensão do progresso dos alunos e de quaisquer áreas que possam precisar de revisão ou aprofundamento na próxima aula. Os alunos também terão a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e continuar praticando o que foi ensinado.

Conclusão

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

Na conclusão, o professor irá:

  1. Resumir e recapitular os principais conceitos da aula, enfatizando a importância de cada elemento de um plano de negócios e as habilidades necessárias para implementá-los efetivamente. O professor deve lembrar aos alunos que um plano de negócios é a base para o sucesso de qualquer empreendimento comercial, servindo como um mapa para a criação e gestão eficaz de uma empresa.

  2. Explicar como a aula conectou a teoria e prática. Ele pode relembrar os exemplos reais de empresas que foram analisadas, bem como os planos de negócios que os grupos criaram para as empresas fictícias. O professor deve enfatizar que a teoria aprendida na aula não é apenas acadêmica, mas também aplicável ao mundo real do empreendedorismo.

  3. Sugerir materiais extras para complementar o entendimento dos alunos sobre o assunto da aula. Estes podem incluir livros, artigos, podcasts ou vídeos sobre empreendedorismo e planos de negócios. O professor pode, por exemplo, sugerir o livro "O Método Lean Startup" de Eric Ries ou o podcast "How I Built This" da NPR que apresenta histórias de empreendedores bem-sucedidos.

  4. Concluir ressaltando a importância do assunto apresentado para o dia a dia, explicando que o empreendedorismo e a criação de planos de negócios não se limitam apenas ao lançamento de novas empresas. Mesmo em empresas estabelecidas, é essencial ter um plano de negócios para orientar a expansão e o crescimento. Além disso, as habilidades aprendidas na aula, como pensamento estratégico, análise de mercado e gestão financeira, são transferíveis e úteis em muitas outras áreas da vida.

Ao final desta seção, os alunos devem ter uma compreensão clara do valor e da aplicabilidade dos conceitos aprendidos na aula e estar motivados para continuar aprendendo e aplicando esses conceitos em suas futuras carreiras.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies