Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Lugares e Família

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Vocabulário: Lugares e Família

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Vocabulário: Lugares e Família

Palavras ChaveVocabulário, Lugares, Família, Profissões, Espanhol, Interativo, Prático, Colaborativo, Mercado de Trabalho, Mapas Interativos, Contextualização, Criatividade, Fixação, Reflexão, Descrições
Materiais NecessáriosVídeo curto (2 a 3 minutos) sobre lugares e profissões em países hispanofalantes, Computador e projetor para exibição do vídeo, Cartolinas, Marcadores, Adesivos, Materiais de arte diversos (canetas coloridas, lápis de cor, etc.)
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade apresentar e estabelecer os objetivos principais da aula, garantindo que os alunos compreendam a importância de adquirir um vocabulário diversificado em espanhol. A abordagem prática e interativa visa não apenas o aprendizado teórico, mas também a aplicação direta em situações reais, preparando os alunos para contextos profissionais e de mercado de trabalho onde o espanhol possa ser uma ferramenta essencial.

Objetivos principais:

1. Conhecer e utilizar o vocabulário básico relacionado a lugares, família e profissões em espanhol.

2. Desenvolver a habilidade de descrever membros da família, locais de trabalho e profissões utilizando o novo vocabulário.

Objetivos secundários:

  1. Promover a interação entre os alunos por meio de atividades práticas e colaborativas.
  2. Aumentar a confiança dos alunos na aplicação do vocabulário em contextos cotidianos e profissionais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade introduzir os alunos ao tema da aula de forma envolvente e significativa, destacando a relevância do vocabulário de lugares, família e profissões no contexto cotidiano e profissional. Através da contextualização, curiosidades e uma atividade inicial, busca-se captar a atenção dos alunos e prepará-los para as atividades práticas que seguirão.

Contextualização

O vocabulário relacionado a lugares, família e profissões é fundamental para a comunicação em qualquer idioma. Em espanhol, esses termos são especialmente importantes, pois permitem que os alunos descrevam suas rotinas, ambientes e relações pessoais e profissionais. Compreender e utilizar esse vocabulário no dia a dia pode facilitar a interação em viagens, no ambiente de trabalho e em situações sociais, proporcionando uma comunicação mais eficaz e natural.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: A palavra 'familia' em espanhol, assim como em português, deriva do latim 'familia', que significa 'grupo de servos e escravos pertencentes a um senhor'. Hoje, o termo é utilizado para designar os membros de uma unidade doméstica. Conexão com o mercado: No mercado de trabalho, especialmente em empresas multinacionais ou em setores de turismo e hospitalidade, o conhecimento do vocabulário de lugares e profissões em espanhol pode ser um grande diferencial. Profissionais que dominam esse vocabulário têm mais chances de se destacar em processos seletivos e em interações com clientes e parceiros de países hispanofalantes.

Atividade Inicial

Exiba um curto vídeo de 2 a 3 minutos que mostre diferentes lugares e profissões na Espanha ou em algum país latino-americano. Após o vídeo, faça perguntas provocadoras como: 'Quais lugares vocês reconheceram no vídeo?' ou 'Quais profissões foram mencionadas e quais são suas funções?' Isso ajudará a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre o tema.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 55 minutos

Esta etapa tem como finalidade proporcionar uma experiência prática e colaborativa aos alunos, permitindo que eles apliquem o vocabulário de lugares, família e profissões em um contexto criativo e envolvente. Além disso, os exercícios de fixação visam consolidar o conhecimento adquirido, garantindo que os alunos se sintam confiantes na utilização do novo vocabulário.

Tópicos a Abordar

  1. Vocabulário relacionado a lugares (ex: 'parque', 'cine', 'escuela').
  2. Vocabulário relacionado à família (ex: 'madre', 'hermano', 'abuelo').
  3. Vocabulário relacionado a profissões (ex: 'doctor', 'ingeniero', 'profesor').
  4. Estrutura básica de frases para descrever lugares, membros da família e profissões.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer o vocabulário de lugares, família e profissões em espanhol. Questione como esses conhecimentos podem ajudá-los em situações reais, como em viagens ou no mercado de trabalho. Incentive-os a pensar sobre a aplicabilidade prática desse vocabulário em suas vidas cotidianas e futuras carreiras.

Mini Desafio

Criação de um Mapa Interativo

Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo será responsável por criar um mapa interativo de uma cidade fictícia. Nesse mapa, eles deverão identificar e nomear diferentes lugares (usando o vocabulário de lugares em espanhol), descrever membros de uma família fictícia que vive na cidade (usando o vocabulário de família) e indicar as profissões de cada membro da família (usando o vocabulário de profissões).

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos.
  2. Distribua cartolinas, marcadores, adesivos e outros materiais de arte para cada grupo.
  3. Oriente os grupos a desenharem um mapa básico de uma cidade fictícia, incluindo pelo menos 5 lugares diferentes (por exemplo, 'escuela', 'hospital', 'parque').
  4. Cada grupo deve criar uma família fictícia que vive na cidade, incluindo pelo menos 4 membros.
  5. Cada membro da família deve ter uma profissão, e os alunos devem descrever brevemente o que cada profissão envolve.
  6. Incentive os alunos a serem criativos e a utilizarem o vocabulário aprendido para rotular os lugares e descrever a família e suas profissões.
  7. Após a conclusão dos mapas, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando os lugares, os membros da família e suas profissões.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de utilizar o vocabulário de lugares, família e profissões em espanhol de maneira prática e contextualizada, promovendo a colaboração e a criatividade dos alunos.

Duração: 35 - 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Crie frases simples descrevendo a profissão de cada membro da sua família fictícia.
  2. Nomeie pelo menos 5 lugares diferentes em uma cidade e escreva uma frase para cada um explicando sua função.
  3. Descreva a sua família real ou fictícia em espanhol, incluindo a profissão de cada membro.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, promovendo uma reflexão sobre a aplicabilidade prática do vocabulário de lugares, família e profissões em espanhol. Através da recapitulação dos principais pontos, discussão e fechamento, busca-se garantir que os alunos compreendam a importância do tema abordado e se sintam motivados a continuar aprimorando suas habilidades linguísticas.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que foi aprendido durante a aula. Questione-os sobre a importância do vocabulário de lugares, família e profissões e como eles podem aplicar esse conhecimento em situações reais, tanto no dia a dia quanto no mercado de trabalho. Incentive os alunos a compartilharem suas experiências durante a atividade do mapa interativo e a refletirem sobre os desafios encontrados e as soluções criativas que desenvolveram.

Resumo

Resuma os principais conteúdos abordados na aula, destacando o vocabulário relacionado a lugares, família e profissões. Reforce a estrutura básica de frases que os alunos utilizaram para descrever esses elementos e relembre os pontos mais importantes das atividades práticas realizadas.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática, mostrando a relevância do vocabulário aprendido para situações cotidianas e profissionais. Enfatize a importância de continuar praticando o espanhol e a aplicação do vocabulário em contextos reais. Finalize destacando como o conhecimento adquirido pode ser um diferencial no mercado de trabalho e em interações sociais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies