Entrar

Plano de aula de Verbos: Imperativo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Imperativo

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreensão do Imperativo: O principal objetivo desta aula é que os alunos compreendam o conceito e a estrutura do modo imperativo na língua espanhola. Eles devem ser capazes de identificar e utilizar corretamente verbos no imperativo.

  2. Diferenciação de Imperativo afirmativo e negativo: Outro objetivo é que os alunos sejam capazes de diferenciar entre o imperativo afirmativo e negativo. Eles devem entender que o imperativo afirmativo é usado para dar ordens, fazer pedidos ou expressar desejos, enquanto o imperativo negativo é usado para expressar proibições ou negações.

  3. Prática na formação de frases: Por fim, os alunos devem ser capazes de formar frases coerentes e gramaticalmente corretas usando verbos no imperativo. Eles devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido de forma prática e eficaz.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento da habilidade de escuta e fala: Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de ouvir e falar em espanhol, melhorando assim suas habilidades de compreensão oral e expressão verbal.

  • Desenvolvimento da confiança na utilização da língua espanhola: Através da prática e da explicação clara do conteúdo, os alunos devem sentir-se mais confiantes na utilização do espanhol, especialmente no uso do imperativo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão de conteúdos anteriores que são necessários para a compreensão do tema do dia. Isso pode incluir uma revisão dos verbos, tempos verbais e a estrutura de sentenças em espanhol. Esta revisão pode ser feita através de perguntas aos alunos, discussão em grupo ou atividades rápidas. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problemas: O professor pode apresentar aos alunos duas situações problema que envolvam o uso do imperativo. Por exemplo:

    • "Imaginem que vocês estão em um restaurante na Espanha e querem pedir algo para comer. Como vocês dariam esse pedido em espanhol?"
    • "Agora, imaginem que vocês são pais e querem dar uma ordem para os seus filhos em espanhol. Como vocês fariam isso?" Essas situações problema servirão para contextualizar o uso do imperativo e despertar o interesse dos alunos pelo tópico. (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do uso do imperativo na língua espanhola, explicando que o modo imperativo é muito comum na linguagem cotidiana, especialmente em situações que envolvem dar ordens, fazer pedidos ou expressar desejos. Além disso, o professor pode mencionar que o imperativo é amplamente utilizado em textos publicitários, manuais de instrução e receitas de culinária. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico e ganhar a atenção dos alunos, o professor pode:

    • Curiosidade 1: Compartilhar com os alunos que, ao contrário do que acontece em outros idiomas, o imperativo em espanhol é bastante simples, pois não há diferenças na formação para cada pessoa (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas). (1 - 2 minutos)
    • Curiosidade 2: Explicar que, embora o imperativo seja geralmente usado para dar ordens, ele também pode ser usado para fazer pedidos de uma maneira educada, dependendo do tom de voz e do contexto. (1 - 2 minutos)

Ao final da Introdução, os alunos devem ter uma compreensão básica do que é o imperativo, para que serve e como ele pode ser usado em diferentes situações. Eles também devem estar motivados a aprender mais sobre o tópico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explicação Teórica (10 - 12 minutos): O professor deve começar explicando a teoria por trás do imperativo em espanhol.

    • Definição: O imperativo é um modo verbal usado para dar ordens, fazer pedidos ou expressar desejos. Diferente de outros modos verbais, o imperativo não indica tempo, apenas ações que devem ser realizadas. (2 - 3 minutos)

    • Formação do Imperativo Afirmativo: O imperativo afirmativo é formado a partir da segunda pessoa do singular (tu) e da primeira pessoa do plural (nós) no presente do indicativo, com exceção dos verbos irregulares. Para os verbos regulares, é só remover o "s" do final do verbo para a segunda pessoa do singular (tu) e deixar o verbo na sua forma original para a primeira pessoa do plural (nós). Por exemplo: "Habla rápido" (Fale rápido) e "Hablemos despacio" (Vamos falar devagar). (3 - 4 minutos)

    • Formação do Imperativo Negativo: O imperativo negativo é formado a partir da segunda pessoa do plural (vosotros/vosotras) no presente do subjuntivo, com exceção dos verbos irregulares. Para os verbos regulares, é só remover o "is" do final do verbo e adicionar o "áis" para a segunda pessoa do plural (vosotros/vosotras). Por exemplo: "No habléis rápidamente" (Não faleis rápido). (3 - 4 minutos)

    • Exceções: O professor deve explicar que, embora a maioria dos verbos siga essa regra, há uma série de verbos irregulares que têm formas especiais no imperativo, como "ser" (sé), "ir" (ve), "poner" (pon) e "tener" (ten). É importante que os alunos memorizem esses verbos irregulares. (2 - 3 minutos)

  2. Exemplos Práticos (5 - 7 minutos): Após a explicação teórica, o professor deve fornecer exemplos práticos para ilustrar o uso do imperativo. Isso pode incluir:

    • Pedir aos alunos para formarem frases no imperativo com verbos regulares e irregulares.
    • Exibir uma lista de situações do dia a dia (como dar ordens, fazer pedidos, expressar desejos) e pedir aos alunos para criarem frases no imperativo para cada situação.
    • O professor pode pedir aos alunos para fazerem pequenos diálogos usando o imperativo, onde um aluno dá uma ordem e o outro responde.
    • O professor pode pedir aos alunos para traduzirem frases do português para o espanhol, usando o imperativo quando adequado.

    Durante essa atividade, o professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos conforme necessário e corrigindo quaisquer erros. (3 - 4 minutos)

  3. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos): Após a atividade prática, o professor deve conduzir uma discussão em grupo para reforçar a compreensão dos alunos sobre o uso do imperativo. Isso pode incluir perguntas como:

    • "Qual é a diferença entre o imperativo afirmativo e negativo?"
    • "Como podemos usar o imperativo para fazer pedidos de uma maneira educada?"
    • "Quais são os verbos irregulares que usam formas especiais no imperativo?" O professor deve encorajar todos os alunos a participarem da discussão, fazendo perguntas e compartilhando suas ideias. (2 - 3 minutos)

Ao final do Desenvolvimento, os alunos devem ter uma compreensão sólida do uso do imperativo em espanhol, ser capazes de formar frases no imperativo e diferenciar entre o imperativo afirmativo e negativo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Revisão do Conteúdo (3 - 5 minutos): O professor deve iniciar o Retorno revisando os principais pontos abordados na aula. Isso pode ser feito através de perguntas direcionadas aos alunos, onde o professor pode pedir aos alunos que expliquem em suas próprias palavras o que aprenderam sobre o imperativo. Isso ajuda a reforçar o conhecimento adquirido e a identificar quaisquer lacunas na compreensão dos alunos.

  2. Conexão com a Teoria e Prática (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor deve ajudar os alunos a conectar a teoria aprendida com a prática. Isso pode ser feito através de uma discussão em grupo, onde o professor pode pedir aos alunos que compartilhem exemplos de como eles poderiam usar o imperativo em situações reais. Por exemplo, "Como vocês usariam o imperativo para dar uma ordem para um amigo?" ou "Como vocês usariam o imperativo para fazer um pedido em um restaurante?" Isso ajudará os alunos a ver a relevância do tópico para o seu dia a dia e a aplicar o que aprenderam de forma prática.

  3. Reflexão (2 - 3 minutos): O professor deve então pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula. Isso pode ser feito através de perguntas como:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • "Como você pretende aplicar o que aprendeu sobre o imperativo em sua vida diária ou em outros contextos?" As respostas dos alunos a essas perguntas ajudarão o professor a avaliar a eficácia da aula e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de revisão ou reforço.
  4. Feedback para o Professor (2 - 3 minutos): Finalmente, o professor deve pedir feedback aos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito de forma anônima, através de bilhetes ou de um breve questionário. O feedback dos alunos é uma ferramenta valiosa para o professor, pois ajuda a identificar o que funcionou bem na aula e o que pode ser melhorado para futuras aulas. O professor deve agradecer aos alunos pelo feedback e garantir que ele será levado em consideração na preparação das próximas aulas.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam na aula, de como o conhecimento adquirido se aplica à sua vida diária e de quais áreas podem precisar de mais estudo ou prática. Além disso, o professor deve ter um bom entendimento de como os alunos estão progredindo e de como ele pode melhorar suas futuras aulas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão recapitulando os pontos principais da aula. Isso pode incluir a definição de imperativo, a diferença entre imperativo afirmativo e negativo, a formação de frases no imperativo e a lista de verbos irregulares que têm formas especiais no imperativo. O objetivo é reforçar o conhecimento adquirido e garantir que os alunos tenham uma compreensão clara dos conceitos apresentados.

  2. Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (1 minuto): O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria (a estrutura e o uso do imperativo), a prática (as atividades de formação de frases e diálogos) e as aplicações (a discussão sobre o uso do imperativo em situações reais). O professor pode enfatizar que o objetivo da aula não era apenas ensinar a teoria, mas também mostrar aos alunos como aplicar esse conhecimento em suas vidas diárias e em outros contextos.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor pode sugerir alguns materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o imperativo. Isso pode incluir livros de gramática espanhola, sites de aprendizado de idiomas, vídeos educativos no YouTube, entre outros. O professor pode também indicar exercícios online ou em livros didáticos para que os alunos possam praticar o uso do imperativo por conta própria.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve resumir a importância do imperativo na língua espanhola. Ele pode explicar que, embora o imperativo seja frequentemente associado a ordens e comandos, ele pode também ser usado para fazer pedidos de uma maneira educada, dependendo do tom de voz e do contexto. O professor pode mencionar que o imperativo é amplamente utilizado em textos publicitários, manuais de instrução e receitas de culinária, o que torna o conhecimento do imperativo essencial para aqueles que desejam se comunicar efetivamente em espanhol.

Ao final da Conclusão, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam sobre o imperativo, de como podem continuar a aprimorar suas habilidades nesse aspecto da língua espanhola e de por que o conhecimento do imperativo é importante para a comunicação efetiva em espanhol.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies