Entrar

Plano de aula de Conceito de Modernidade

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS102'

Conceito de Modernidade

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Conceito de Modernidade

Palavras ChaveModernidade, Desenvolvimento, Civilização, Comparação, Revolução Industrial, Inovações tecnológicas, Cronologia, Dramatização, Debate, Reflexão crítica, Dinâmicas interativas, Pensamento crítico, Comunicação, Colaboração
Materiais NecessáriosCartolinas, Canetas coloridas, Lista de eventos históricos, Adereços para dramatização, Materiais de apoio (artigos, trechos de livros)
Códigos BNCCEM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham claras as metas de aprendizado. Esta seção serve para orientar as atividades subsequentes, assegurando que os alunos possam não só adquirir conhecimento sobre o conceito de modernidade, mas também desenvolver habilidades analíticas para comparar a modernidade com outras configurações sociais e culturais. Além disso, os objetivos delineados incentivam os estudantes a questionar e aprofundar seu entendimento crítico sobre como a modernidade influencia e é influenciada por diferentes contextos globais.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender e discutir o conceito de modernidade, focando nos aspectos de desenvolvimento e civilização e suas relações com outras sociedades.

2. Desenvolver habilidades críticas para analisar as transformações sociais, econômicas e tecnológicas que caracterizam a modernidade em comparação com outras épocas.

Objetivos secundários:

  1. Promover a reflexão sobre como as inovações tecnológicas moldam a sociedade moderna.
  2. Estimular o pensamento crítico ao analisar o impacto das mudanças globais na vida cotidiana.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que os façam pensar criticamente sobre o conceito de modernidade. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo estudado previamente em casa com exemplos reais e relevantes, promovendo uma compreensão mais profunda e uma apreciação das implicações práticas da modernidade. Este momento também prepara o terreno para as atividades práticas que seguirão, incentivando os alunos a aplicar o conhecimento teórico de maneira ativa e reflexiva.

Situações Problema

1. Imagine que você vive na Europa do século XVII, uma época de transição entre a Idade Média e a Modernidade. Quais seriam as principais mudanças que você observaria na sociedade e no modo de vida das pessoas ao seu redor?

2. Pense em como a Revolução Industrial transformou a forma como as pessoas trabalham e vivem. Quais são as semelhanças e diferenças entre a vida de um trabalhador industrial do século XIX e a vida contemporânea?

Contextualização

A Modernidade, como conceito, não se limita a uma era específica, mas engloba um conjunto de mudanças que transformaram profundamente a sociedade. Por exemplo, a Revolução Científica e a Revolução Industrial, que ocorreram entre os séculos XVII e XIX, alteraram não apenas a economia, mas também a cultura e a política. Curiosidades como a linha de montagem de Henry Ford, que revolucionou a produção de automóveis no início do século XX, mostram como a inovação tecnológica é um traço marcante da modernidade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre o conceito de modernidade de maneira prática e interativa. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, além de explorar o tema sob diferentes perspectivas. Cada atividade proposta visa consolidar a compreensão dos alunos sobre os aspectos históricos, culturais e tecnológicos que caracterizam a modernidade, incentivando-os a pensar criticamente e a expressar suas ideias de maneira criativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Modernidade em Foco: Uma Linha do Tempo Interativa

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a cronologia e a interconexão de eventos que moldaram a modernidade, desenvolvendo habilidades de colaboração e expressão visual.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá cartolinas, canetas coloridas, e uma série de eventos históricos relacionados à modernidade. O desafio é criar uma linha do tempo interativa que represente tanto os eventos quanto as influências culturais, tecnológicas e sociais que cada um trouxe. Os alunos devem discutir entre si a ordem cronológica e a importância relativa de cada evento, utilizando a criatividade para inserir elementos visuais que ajudem na compreensão.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as cartolinas e canetas coloridas para cada grupo.

  • Entregue a cada grupo uma lista de eventos significativos da modernidade.

  • Oriente os alunos a posicionarem os eventos na cartolina de forma cronológica e desenharem setas para conectar os eventos que influenciaram uns aos outros.

  • Incentive os alunos a adicionar pequenas ilustrações ou símbolos que representem os aspectos culturais, tecnológicos e sociais de cada evento.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua linha do tempo e explicará as conexões e impactos dos eventos escolhidos.

Atividade 2 - Modernidade no Palco: Dramatizando Transformações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar as transformações da modernidade através do teatro, aprofundando a compreensão do impacto histórico e cultural dos eventos escolhidos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão dramatizar cenas que representem choques culturais ou tecnológicos da modernidade. Cada grupo escolherá um evento específico e criará um pequeno esquete para representar como esse evento alterou a vida das pessoas na época e as repercussões até os dias atuais.

- Instruções:

  • Organize a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um evento da modernidade para dramatizar, como a invenção da imprensa ou a Revolução Industrial.

  • Os grupos preparam um roteiro curto (5-10 minutos) e reúnem adereços que possam ser usados na apresentação.

  • Os alunos ensaiam suas cenas, focando em transmitir não apenas os fatos históricos, mas também as emoções e impactos das mudanças.

  • Cada grupo apresenta sua cena para a classe, seguida por uma breve discussão sobre as percepções e aprendizados obtidos com a atividade.

Atividade 3 - Modernidade em Debate: O Impacto das Grandes Inovações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico, promovendo uma compreensão mais profunda das controvérsias e complexidades das inovações da modernidade.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado, onde defenderão diferentes pontos de vista sobre o impacto das grandes inovações da modernidade, como a Revolução Industrial ou a globalização. Cada grupo receberá um papel (defensor, opositor, moderador) e preparará argumentos baseados em suas pesquisas prévias.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, atribuindo a cada grupo um papel específico (defensor, opositor, moderador).

  • Entregue materiais de apoio, como artigos e trechos de livros, para cada grupo basear seus argumentos.

  • Permita que os grupos discutam e preparem seus argumentos por 30 minutos.

  • Inicie o debate, com cada grupo apresentando seus argumentos e o moderador garantindo que as regras sejam seguidas.

  • Conclua com uma reflexão coletiva sobre os pontos levantados e como diferentes perspectivas podem enriquecer o entendimento do tema.

Retorno

Duração: (10 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam as perspectivas de seus colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos discutidos durante as atividades práticas, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe brevemente suas principais descobertas e conclusões das atividades realizadas. É importante que cada aluno tenha a oportunidade de contribuir com sua perspectiva e experiência de aprendizado. O professor pode começar com uma recapitulação geral das atividades para aquecer a conversa e depois passar a palavra para cada grupo apresentar suas reflexões.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais eventos ou inovações que mais impactaram sua compreensão sobre a modernidade e por quê?

2. Como as atividades de dramatização e debate ajudaram a esclarecer diferentes aspectos da modernidade que não eram tão claros antes?

3. De que maneira as transformações da modernidade discutidas podem ser vistas refletidas na sociedade contemporânea?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão é vital para garantir que os alunos tenham um entendimento claro e consolidado do conteúdo discutido durante a aula. Este momento permite que os estudantes vejam como os diferentes elementos da aula se interligam e aplicam-se não apenas no contexto histórico, mas também em suas vidas e na sociedade contemporânea. Além disso, a conclusão ajuda a reforçar a importância do estudo da modernidade e a preparar o terreno para futuras explorações do tema, tanto na disciplina de Filosofia quanto em outras áreas de estudo.

Resumo

Na conclusão, o professor deve realizar um resumo abrangente dos conteúdos discutidos, enfatizando os principais eventos, inovações e transformações que caracterizam a modernidade. É essencial recapitular as linhas do tempo interativas, as dramatizações e os debates, destacando as conexões entre eles e como cada atividade contribuiu para a compreensão global do tema.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, o professor conectou a teoria com a prática utilizando atividades como linhas do tempo, dramatizações e debates para ilustrar como os conceitos teóricos da modernidade se aplicam na prática e influenciam a vida contemporânea. Essa abordagem prática ajudou os alunos a visualizar e experimentar as complexidades da modernidade de maneira palpável e aprofundada.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a relevância do estudo da modernidade para o entendimento do mundo atual, enfatizando como as inovações e transformações discutidas continuam a moldar a sociedade e a cultura modernas. Essa reflexão final ajuda os alunos a perceber a importância do passado na formação do presente e a preparar para futuras discussões sobre o tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies