Entrar

Plano de aula de Capitalismo

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Capitalismo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Entender o conceito de Capitalismo: O professor deve garantir que os alunos compreendam a definição de capitalismo, como um sistema econômico e político que se baseia na propriedade privada dos meios de produção e na busca do lucro. Os alunos devem ser capazes de explicar os principais aspectos do capitalismo, incluindo a livre concorrência e a acumulação de capital.

  2. Identificar as características do Capitalismo: Os alunos devem ser capazes de listar e discutir as principais características do capitalismo, como a liberdade econômica, a propriedade privada, a busca pelo lucro e a competição no mercado. Eles também devem entender como essas características se manifestam na vida cotidiana e no mundo dos negócios.

  3. Relacionar o Capitalismo com a Geografia: Os alunos devem ser capazes de conectar o capitalismo com o estudo da geografia. Eles devem entender como a distribuição de recursos naturais, a localização de indústrias e a formação de mercados globais são influenciados pelo capitalismo. Os alunos devem ser capazes de discutir como o capitalismo molda a geografia e vice-versa.

Os Objetivos secundários incluem:

  • Fomentar o pensamento crítico: O professor deve incentivar os alunos a pensar criticamente sobre o capitalismo e suas implicações sociais, econômicas e ambientais. Isso pode ser feito através de discussões em sala de aula, leitura de textos críticos e análise de estudos de caso.

  • Promover a participação ativa: Os alunos devem ser encorajados a participar ativamente da aula, fazendo perguntas, contribuindo para a discussão e trabalhando em atividades práticas. Isso ajudará a aprofundar a compreensão dos alunos sobre o capitalismo e a geografia.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação: Os alunos devem ser incentivados a pesquisar mais sobre o capitalismo e a geografia, e a apresentar suas descobertas para a classe. Isso ajudará a desenvolver suas habilidades de pesquisa, pensamento crítico e comunicação.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de economia e política que foram estudados anteriormente. Isso inclui a definição de sistema econômico, os diferentes tipos de sistemas econômicos (capitalismo, socialismo, etc.), e a diferença entre política e economia. Esta revisão ajudará os alunos a entenderem melhor o novo conteúdo que será apresentado.

  2. Situações-problema: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas situações-problema relacionadas ao capitalismo e à geografia. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos por que algumas regiões do mundo são mais ricas do que outras, ou por que certos países têm mais indústrias do que outros. Essas perguntas ajudarão os alunos a entenderem a importância do capitalismo e da geografia em nossas vidas.

  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do capitalismo, explicando que este sistema econômico é o mais prevalente no mundo atual e que influencia todos os aspectos de nossas vidas, desde o que compramos até como vivemos. Ele pode também mencionar exemplos de como o capitalismo afeta a geografia, como a localização de indústrias e a formação de mercados globais.

  4. Introdução do tópico: O professor deve introduzir o tópico do capitalismo de forma atraente, mostrando aos alunos como este sistema surgiu e como ele funciona. Por exemplo, ele pode contar a história da Revolução Industrial e como ela deu origem ao capitalismo moderno. Ele também pode mencionar exemplos de empresas capitalistas bem conhecidas, como a Apple, a Microsoft e a Amazon, para ilustrar como o capitalismo funciona na prática.

  5. Curiosidades e histórias: Para capturar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades e histórias sobre o capitalismo. Por exemplo, ele pode contar a história do primeiro banco e da primeira bolsa de valores, e como essas instituições desempenharam um papel importante no Desenvolvimento do capitalismo. Ele também pode compartilhar histórias de empresários de sucesso e como eles se encaixam no sistema capitalista. Essas curiosidades e histórias ajudarão a tornar o tópico mais interessante e relevante para os alunos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de jogo de tabuleiro "Capitalista World" (15 - 20 minutos):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo principal permitir que os alunos explorem o conceito de capitalismo de uma maneira divertida e interativa. Eles irão simular a criação e a gestão de suas próprias empresas em um mundo capitalista.
    • Preparação: O professor deve preparar previamente o jogo de tabuleiro "Capitalista World" e o material necessário, como cartas de eventos, fichas de empresa e dinheiro fictício.
    • Desenvolvimento: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de materiais e um tabuleiro de jogo. Eles terão que escolher um tipo de empresa para administrar (por exemplo, tecnologia, agricultura, indústria, etc.). O jogo será dividido em rodadas, e em cada rodada os grupos tomarão decisões sobre a produção, o marketing e as finanças de suas empresas. Eles também terão que lidar com eventos inesperados que ocorrerão através das cartas de eventos. No final do jogo, o grupo com a empresa mais lucrativa será o vencedor.
    • Discussão pós-jogo: Após o jogo, o professor deve facilitar uma discussão em sala de aula, onde os alunos podem compartilhar suas experiências e refletir sobre como o jogo se relaciona com o conceito de capitalismo.
  2. Atividade de mapeamento de empresas globais (5 - 7 minutos):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos vejam como o capitalismo se manifesta no mundo real, através do mapeamento de empresas globais.
    • Preparação: O professor deve preparar previamente um mapa mundi grande o suficiente para que todos os alunos possam ver. Ele deve também trazer uma lista de empresas globais famosas e suas localizações.
    • Desenvolvimento: Os alunos, ainda em seus grupos, receberão uma lista de empresas globais e suas localizações. Eles terão que localizar essas empresas no mapa mundi. Depois, eles devem discutir em seus grupos sobre por que essas empresas estão localizadas onde estão. Eles devem considerar fatores como recursos naturais, mão de obra, mercados de consumidores, etc. Cada grupo, então, deve apresentar suas descobertas para a classe.
    • Discussão pós-atividade: Após as apresentações, o professor deve facilitar uma discussão em sala de aula, onde os alunos podem compartilhar suas percepções e discutir como o capitalismo e a geografia se inter-relacionam.
  3. Atividade de debate "O capitalismo é bom para o mundo?" (5 - 7 minutos):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo encorajar os alunos a pensarem criticamente sobre o capitalismo e suas implicações. Eles irão debater se o capitalismo é benéfico ou prejudicial para o mundo.
    • Preparação: O professor deve dividir a classe em dois grupos, um grupo que irá argumentar a favor do capitalismo e outro que irá argumentar contra. Ele deve também preparar uma lista de pontos a serem considerados no debate, como desigualdade, inovação, liberdade econômica, etc.
    • Desenvolvimento: Cada grupo terá um tempo para preparar seus argumentos. Em seguida, os grupos se revezarão para apresentar seus argumentos, contra-argumentos e contra-contrapontos. O professor deve atuar como moderador, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que o debate seja respeitoso e focado no tópico.
    • Discussão pós-debate: Após o debate, o professor deve facilitar uma discussão em sala de aula, onde os alunos podem compartilhar suas reflexões sobre o debate e o que aprenderam com ele.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos por grupo):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos compartilhem as soluções ou conclusões que chegaram em suas discussões em grupo. Isso ajuda a promover o pensamento crítico e a comunicação eficaz.
    • Desenvolvimento: Cada grupo terá um tempo designado para apresentar suas conclusões ou soluções para a classe. O professor deve garantir que cada grupo tenha a oportunidade de falar e que a discussão seja respeitosa e focada no tópico. Durante as apresentações, os outros alunos devem ser incentivados a fazer perguntas ou comentários construtivos.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos relacionem o que aprenderam na aula com suas experiências e conhecimentos anteriores. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e a torná-lo mais significativo.
    • Desenvolvimento: Após as apresentações dos grupos, o professor deve facilitar uma discussão em sala de aula, onde os alunos podem compartilhar como as atividades se conectam com a teoria que foi apresentada no início da aula. O professor pode fazer perguntas direcionadas para ajudar os alunos a fazerem essas conexões.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e identifiquem quaisquer questões ou conceitos que ainda não entendam completamente. Isso ajuda a promover a aprendizagem autônoma e a metacognição.
    • Desenvolvimento: O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões você ainda tem sobre o capitalismo e a geografia?
    • Os alunos devem escrever suas respostas em um pedaço de papel ou em seus cadernos. Eles não precisam compartilhar suas respostas com a classe, mas o professor pode recolher os papéis para avaliar o entendimento da classe e para planejar futuras aulas.
  4. Encerramento:

    • Objetivo: O professor deve reforçar os principais pontos da aula e encorajar os alunos a continuarem explorando o tópico do capitalismo e da geografia em suas vidas diárias. Ele deve também agradecer aos alunos por sua participação e esforço durante a aula.
    • Desenvolvimento: O professor deve resumir brevemente os principais pontos da aula, destacar as conexões entre a teoria e as atividades práticas, e concluir com uma nota inspiradora sobre a importância do capitalismo e da geografia. Ele deve então encerrar a aula, desejando a todos um bom dia e lembrando-os de fazerem a tarefa de casa, se houver.
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies