Entrar

Plano de aula de Classificação das Indústrias

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Classificação das Indústrias

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Classificação das Indústrias

Palavras ChaveClassificação das Indústrias, Transformações Industriais, Inovação Tecnológica, Metodologia Digital, Geografia, Ensino Médio, Aprendizagem Ativa, Startup Fictícia, Redes Sociais, Educação Moderna, Escape Room Digital, Trabalho em Grupo, Pesquisa Digital, Feedback 360°, Indústria do Futuro
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Softwares de Apresentação (Google Slides, PowerPoint, etc.), Ferramentas de Criação de Conteúdo (Canva, Instagram Stories, TikTok, etc.), Plataforma de Escape Room Digital (Escape Room Maker, Google Forms, etc.), Material de escrita (papel e caneta), Projetor ou tela para apresentações, Fichas para anotação de feedback
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa visa introduzir e contextualizar o tema 'Classificação das Indústrias', proporcionando aos alunos uma visão geral e fundamentada sobre o conceito e evolução das indústrias. Através de uma abordagem digital e conectada com a realidade, os alunos serão preparados para atividades práticas e discussões aprofundadas sobre o tema.

Objetivos principais:

1. Apresentar o conceito de indústria, suas categorias principais e exemplos práticos.

2. Explorar as transformações das indústrias ao longo do tempo e suas evoluções tecnológicas.

3. Analisar a presença e impacto das indústrias no mundo moderno, conectando com a vida digital e cotidiana dos alunos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica dos alunos.
  2. Incentivar o uso de ferramentas digitais e mídias sociais como recursos de aprendizado.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa inicial tem como finalidade aquecer o conhecimento prévio dos alunos, proporcionando uma conexão imediata com o tema através da pesquisa digital. Isso não apenas engaja os alunos de forma ativa, mas também abre espaço para uma discussão inicial, preparando o terreno para as atividades práticas e aprofundamentos que virão em seguida.

Aquecendo

‍ Inicie a aula explicando brevemente que a indústria é um dos setores mais dinâmicos da economia, responsável pela transformação de matérias-primas em produtos acabados através de processos tecnológicos. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares  para buscar um fato interessante sobre as transformações das indústrias ao longo do tempo ou sobre uma inovação tecnológica recente na indústria. Eles terão 5 minutos para fazer essa pesquisa e em seguida, compartilhar com a turma o que encontraram. Isso ajudará a conectar o tema da aula com a realidade digital dos alunos.

Reflexões Iniciais

1.  O que caracteriza uma indústria e quais são suas principais categorias?

2.  Como as indústrias evoluíram ao longo do tempo?

3.  Qual é o impacto das tecnologias modernas nas indústrias atuais?

4.  Como as inovações tecnológicas transformaram a forma como as indústrias operam?

5.  De que maneira as indústrias influenciam a vida cotidiana e a economia global?

6. ️ Você conhece alguma indústria emergente que está mudando o mercado? Como ela faz isso?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é promover a aplicação prática dos conceitos estudados, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos. Utilizando ferramentas digitais e métodos interativos, os alunos aprofundam seu entendimento sobre a classificação das indústrias e suas transformações, conectando o aprendizado ao contexto atual e suas próprias experiências cotidianas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Indústria do Futuro: Crie sua Startup!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a habilidade de apresentação, conectando os conceitos teóricos com a aplicação prática no mundo moderno.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma apresentação de uma startup fictícia focada em uma inovação industrial. Eles devem usar ferramentas digitais para conceber e apresentar um plano de negócios envolvendo a classificação e transformação industrial.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma categoria industrial (ex.: indústria tecnológica, indústria alimentícia, etc.).

  • Utilizando celulares e computadores, os alunos devem pesquisar e identificar uma inovação tecnológica recente na categoria escolhida.

  • Com base na pesquisa, cada grupo deve criar uma startup fictícia que implemente essa inovação. A startup deve ter um nome, um produto ou serviço inovador, e um plano de negócios básico (missão, visão, mercado-alvo, estratégia de marketing, etc.).

  • Os alunos devem utilizar softwares de apresentação (como Google Slides, PowerPoint, etc.) para construir uma apresentação digital da startup.

  • Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua startup para a turma, destacando como sua inovação pode transformar a indústria e impactar a vida cotidiana.

  • Após as apresentações, abra espaço para discussões e feedbacks.

Atividade 2 - Influenciando a Indústria

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação digital e marketing, além de estimular a compreensão das transformações industriais e sua relevância no contexto moderno.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de postagens para redes sociais como se fossem influenciadores digitais promovendo uma indústria específica. Devem explorar como uma inovação tecnológica recente impacta positivamente essa indústria e a vida cotidiana.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve selecionar uma indústria específica (ex.: automobilística, farmacêutica, moda, etc.).

  • Os grupos devem pesquisar uma inovação tecnológica recente nessa indústria utilizando seus celulares e computadores.

  • Com base na pesquisa, os alunos devem criar uma série de 3 a 5 postagens para redes sociais (texto, imagem, vídeo - podem ser fictícios), com o objetivo de promover a inovação tecnológica e sua importância para o setor e para a sociedade.

  • Os alunos podem usar ferramentas como Canva, Instagram Stories, TikTok, etc. para criar suas postagens.

  • Cada grupo deve compartilhar suas postagens com a turma e explicar a estratégia por trás delas, incluindo como a inovação pode transformar a indústria e impactar a vida das pessoas.

  • Abra espaço para discussão e feedbacks após as apresentações.

Atividade 3 - Escape Room Industrial

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o aprendizado ativo sobre a evolução e classificação das indústrias.

- Descrição: Os alunos participam de um jogo de 'Escape Room' digital onde devem resolver enigmas relacionados à evolução e classificação das indústrias para 'escapar' da sala.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Crie ou utilize uma plataforma online que permita a criação de um 'Escape Room' digital (como Escape Room Maker, Google Forms, etc.).

  • Cada grupo deve acessar a sala digital criada e resolver uma série de enigmas e desafios que abordam a classificação das indústrias, suas transformações ao longo do tempo e inovações tecnológicas recentes.

  • Cada desafio solucionado fornecerá uma pista para o próximo enigma, e os grupos devem trabalhar de forma colaborativa para 'escapar' da sala no menor tempo possível.

  • Os enigmas podem incluir vídeos, quiz interativos, quebra-cabeças, entre outros elementos digitais.

  • Após todos os grupos concluírem a atividade, reúna-os para uma discussão sobre o que aprenderam durante a experiência e como as diferentes indústrias são impactadas por inovações tecnológicas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A troca de feedbacks construtivos ajuda a fortalecer as habilidades de comunicação e colaboração. Além disso, a discussão em grupo permite que os alunos relacionem o conhecimento adquirido às suas próprias perspectivas e ao contexto moderno, promovendo um entendimento mais profundo e significativo dos temas abordados.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão entre todos os alunos após as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Relembre rapidamente as atividades realizadas durante a aula e o objetivo de cada uma delas.
  2. Compartilhamento de Experiências: Peça a cada grupo que compartilhe o que aprendeu durante as atividades, destacando pontos interessantes ou desafiadores.
  3. Conexão com a Realidade: Questione os alunos sobre como as inovações tecnológicas discutidas podem impactar suas vidas e a sociedade em geral.

Finalize a discussão incentivando a participação de todos e reforçando a importância do trabalho colaborativo e do aprendizado ativo.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão:

  1. Qual foi a inovação tecnológica mais interessante que vocês descobriram durante as atividades?
  2. De que maneira as inovações tecnológicas estão transformando as indústrias que vocês pesquisaram?
  3. Como vocês acham que essas mudanças nas indústrias podem impactar suas vidas no futuro?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback dos colegas do grupo sobre sua participação nas atividades. Oriente os alunos a serem construtivos e respeitosos, destacando pontos fortes e sugerindo áreas de melhoria. Uma sugestão é utilizar o formato 'Start, Stop, Continue', onde cada aluno diz o que o colega deve começar a fazer, parar de fazer e continuar fazendo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A seção de conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado e conectar os conceitos discutidos com o mundo real e a realidade dos alunos. Ao resumir os principais pontos de forma divertida e atualizada, fortalece-se o entendimento e a relevância do tema, preparando os alunos para refletirem sobre as aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos.

Resumo

Resumo Divertido: Imaginem que embarcamos em uma viagem no tempo para explorar o universo das indústrias!  Vimos como as indústrias nasceram na Revolução Industrial , evoluíram com a chegada da eletricidade ⚡ e se transformaram ainda mais com a era digital ️. Aprendemos sobre diferentes tipos de indústrias, desde as tradicionais como a automobilística  até as modernas startups de tecnologia . Tudo isso em um formato interativo e digital, onde a criatividade e a pesquisa foram nossas guias! ✨

No Mundo

No Mundo Atual: Essas indústrias não são apenas histórias dos livros de Geografia. Elas são a essência do mundo em que vivemos hoje. Desde os produtos que utilizamos diariamente até as grandes inovações tecnológicas que moldam o futuro, as indústrias estão presentes e influenciam cada aspecto de nossas vidas modernas.

Na Prática

Aplicações: Compreender a classificação das indústrias e suas transformações é fundamental para entender como os produtos e serviços que usamos são criados e melhorados. Isso nos ajuda a enxergar as oportunidades e desafios no mercado de trabalho, bem como a importância da inovação e da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies