Entrar

Plano de aula de Fontes Energéticas: Energias Renováveis

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Fontes Energéticas: Energias Renováveis

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de Energias Renováveis: Os alunos devem ser capazes de definir e identificar o que são energias renováveis, entendendo a diferença entre elas e as fontes não-renováveis.

  2. Discutir o papel das Energias Renováveis no mundo atual: Os alunos devem ser capazes de discutir e analisar como as energias renováveis têm sido cada vez mais utilizadas e valorizadas no mundo, considerando os impactos ambientais e a sustentabilidade.

  3. Identificar e analisar as principais fontes de Energias Renováveis: Os alunos devem ser capazes de reconhecer e descrever as principais fontes de energia renovável, como a solar, eólica, hidráulica, biomassa e geotérmica, diferenciando-as e discutindo suas aplicações e potenciais.

Objetivos secundários:

  • Promover a consciência ambiental: Além de compreender os conceitos e o papel das energias renováveis, os alunos devem ser estimulados a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais.

  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e apresentação: O plano de aula também visa promover o Desenvolvimento de habilidades de pesquisa, leitura e síntese de informações, bem como a habilidade de apresentação oral.

Durante a Introdução à aula, o professor deve apresentar os Objetivos aos alunos, explicando a importância de cada um e como eles serão alcançados ao longo da aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Necessários: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos relacionados a fontes de energia, especialmente as fontes de energia não-renováveis. Essa revisão pode ser feita por meio de perguntas direcionadas aos alunos para avaliar o conhecimento prévio deles sobre o assunto. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor deve apresentar duas situações-problema para instigar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos:

    • Situação 1: "Como seria a vida sem eletricidade? O que precisaríamos mudar em nossas rotinas diárias?" Esta situação tem como objetivo fazer os alunos refletirem sobre a importância da energia em nosso cotidiano e os desafios de sustentabilidade que enfrentamos com o uso de fontes não-renováveis.

    • Situação 2: "Imagine que você é um cientista e precisa desenvolver uma nova fonte de energia para substituir o petróleo. Que ideias você teria?" Esta situação visa estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao pensar em soluções sustentáveis para a produção de energia. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve, então, contextualizar a importância do estudo das energias renováveis, destacando exemplos relevantes do mundo real, como a transição energética em países como a Alemanha e a China, e os impactos da mudança climática devido ao uso excessivo de combustíveis fósseis. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre as energias renováveis:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que a luz solar que atinge a Terra em apenas uma hora é suficiente para suprir a demanda energética mundial por um ano inteiro?"

    • Curiosidade 2: "E que o vento, que é causado pela diferença de temperatura na Terra, é uma fonte de energia inesgotável e completamente limpa?"

    • Fato 1: "Atualmente, a China é o país que mais investe em energias renováveis, seguida pelos Estados Unidos e pela Alemanha." (3 - 5 minutos)

Essa Introdução deve despertar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o Desenvolvimento dos conteúdos da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Grupo - "Energia Renovável na Prática" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor deve dividir a turma em grupos de cinco alunos e fornecer a cada grupo um conjunto de materiais: um pequeno painel solar, um pequeno gerador eólico (como uma hélice de brinquedo), um recipiente com água (representando uma fonte hidráulica), um punhado de sementes de plantas (representando biomassa) e um pequeno pedaço de rocha quente (representando a energia geotérmica).

    • Atividade: Cada grupo deve montar uma pequena maquete de uma cidade, utilizando os materiais fornecidos, e pensar em como cada fonte de energia renovável poderia ser utilizada para suprir a demanda energética dessa cidade. Os alunos devem considerar fatores como a localização geográfica da cidade, as condições climáticas e as necessidades energéticas da população.

    • Discussão: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar sua maquete para a turma, explicando suas escolhas e justificativas. O professor deve conduzir uma discussão, destacando as vantagens e desafios de cada fonte de energia renovável e como elas podem contribuir para a sustentabilidade.

  2. Atividade Individual - "Energias Renováveis ao Redor do Mundo" (10 - 13 minutos)

    • Preparação: O professor deve fornecer a cada aluno um mapa mundi e uma lista de países que são líderes na produção de cada fonte de energia renovável (por exemplo, China na energia solar, Alemanha na energia eólica, Brasil na energia hidráulica, etc.).

    • Atividade: Os alunos devem pesquisar em seus dispositivos móveis ou na biblioteca da escola para descobrir quais são esses países e marcar no mapa. Eles também devem anotar em uma folha de papel o nome de cada país e a fonte de energia que ele lidera.

    • Discussão: Após a Conclusão da atividade, o professor deve conduzir uma discussão em sala de aula, onde os alunos compartilham suas descobertas. O professor deve destacar a importância da cooperação internacional e do compartilhamento de melhores práticas na transição para um futuro energético mais sustentável.

  3. Atividade de Encerramento - "Debates sobre Energias Renováveis" (5 - 10 minutos)

    • Preparação: O professor deve dividir a turma em dois grupos e fornecer a cada um uma declaração para debater. Por exemplo, "As energias renováveis são a solução definitiva para os problemas energéticos e ambientais do mundo" e "As energias renováveis são muito caras e ineficientes para substituir completamente as fontes de energia não-renováveis".

    • Atividade: Cada grupo terá alguns minutos para preparar seus argumentos. Eles devem considerar pontos a favor e contra a declaração que lhes foi dada.

    • Debate: Os grupos devem apresentar seus argumentos e contra-argumentos para a turma. O professor deve atuar como moderador, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e mantendo o debate respeitoso e produtivo.

Essas atividades de Desenvolvimento permitirão que os alunos explorem os conceitos de energias renováveis de forma prática e interativa, promovendo a compreensão e a reflexão sobre o tema.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo - "Energias Renováveis no Mundo Real" (3 - 4 minutos)

    • Compartilhando Soluções: O professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas maquetes e as soluções energéticas que projetaram para suas respectivas cidades. Cada grupo terá até 2 minutos para fazer sua apresentação, destacando as fontes de energia renovável que escolheram, por que as escolheram e como elas poderiam ser implementadas na prática.

    • Reflexão Coletiva: Após as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão com a turma, conectando as soluções apresentadas pelos grupos com a realidade das energias renováveis no mundo. O objetivo é fazer com que os alunos compreendam como as fontes de energia renovável que eles estudaram são de fato utilizadas em diferentes lugares do mundo.

  2. Revisão de Pesquisas - "Energias Renováveis ao Redor do Mundo" (2 - 3 minutos)

    • Compartilhando Descobertas: O professor deve pedir que alguns alunos compartilhem as descobertas que fizeram durante a atividade "Energias Renováveis ao Redor do Mundo". Cada aluno terá até 1 minuto para falar, destacando um país que é líder na produção de uma fonte de energia renovável e por que esse país é capaz de liderar nesse aspecto.

    • Conexão com a Teoria: O professor deve fazer perguntas para os alunos que fizerem as apresentações, conectando as descobertas deles com os conceitos teóricos que foram discutidos durante a aula. O objetivo é reforçar o entendimento dos alunos sobre a importância e o potencial das energias renováveis.

  3. Reflexão Individual - "Debates sobre Energias Renováveis" (2 - 3 minutos)

    • Autoavaliação: O professor deve propor que os alunos reflitam em silêncio por um minuto sobre o que aprenderam durante a aula. Os alunos devem pensar sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que aprendi hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Compartilhando Reflexões: Após o minuto de reflexão, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Cada aluno terá até 30 segundos para falar. O objetivo é que os alunos expressem suas aprendizagens e dúvidas, permitindo que o professor avalie a eficácia da aula e planeje ajustes para a próxima.

Durante o Retorno, o professor deve estar atento às respostas e reflexões dos alunos, fazendo perguntas para esclarecer dúvidas, reforçar conceitos importantes e estimular a reflexão. Esse é um momento crucial para a consolidação das aprendizagens e para a avaliação da eficácia da aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, reforçando os conceitos-chave de energias renováveis e suas fontes principais, além de destacar os impactos ambientais de cada uma e a importância de sua utilização para a sustentabilidade. O professor pode fazer isso através de uma apresentação em slides ou de uma revisão oral.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve enfatizar como as atividades em grupo, a pesquisa individual e os debates realizados durante a aula permitiram aos alunos explorar e aplicar conceitos teóricos de maneira prática e interativa. O professor pode destacar exemplos de como os alunos foram capazes de conectar o que aprenderam com o mundo real, como na atividade "Energias Renováveis ao Redor do Mundo" e nos debates sobre a viabilidade e importância das energias renováveis.

  3. Sugestão de Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos, documentários e sites especializados. Alguns exemplos podem ser: o documentário "Antes que seja tarde" de Leonardo DiCaprio, que explora os efeitos da mudança climática e a importância das energias renováveis; o livro "Energia: Como vai, como deveria" de Richard Rhodes, que fornece um panorama detalhado das fontes de energia atuais e futuras; e a plataforma online "Khan Academy" que oferece uma série de vídeos e cursos interativos sobre energias renováveis.

  4. Relevância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo das energias renováveis para o dia a dia dos alunos. Pode-se mencionar como a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis afeta diretamente a qualidade de vida de todos, além de ser um dos principais desafios globais do século XXI. O professor pode encorajar os alunos a refletir sobre como eles, como indivíduos, podem contribuir para a promoção das energias renováveis e a proteção do meio ambiente, seja através de pequenas ações cotidianas, como economizar energia em casa, ou de escolhas futuras, como carreiras em áreas relacionadas à sustentabilidade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies