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Plano de aula de Geomorfología: Agentes Endógenos e Exógenos

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Geomorfología: Agentes Endógenos e Exógenos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Geomorfología: Agentes Endógenos e Exógenos

Palavras ChaveGeomorfologia, Agentes Endógenos, Agentes Exógenos, Relevo Terrestre, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Ferramentas Multimídia, Gamificação, Jornalismo Digital, Colaboração em Grupo, Aprendizado Interativo
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Projetor multimídia, Acesso a plataformas de edição de vídeo e imagem, Plataforma de jogo online com tabuleiro digital, Ferramentas de edição de texto e imagem online, Repositórios ou plataformas de compartilhamento digital
Códigos BNCCEM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.; EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).; EM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS206: Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta seção é garantir que os alunos estejam cientes do que será esperado deles ao longo da aula. Ao estabelecer objetivos claros, os alunos poderão direcionar seus esforços para compreender os conceitos-chave e se engajar ativamente nas atividades subsequentes, com uma visão clara dos resultados esperados.

Objetivos principais:

1. Compreender a distinção entre agentes endógenos e exógenos na formação do relevo terrestre.

2. Identificar e descrever diferentes formas de relevo causadas por processos endógenos e exógenos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de trabalhar colaborativamente em grupo, utilizando ferramentas digitais.
  2. Utilizar fontes digitais para aprofundar a pesquisa e a compreensão sobre os processos de formação do relevo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é contextualizar o tema de forma introdutória e engajar os alunos desde o início com uma atividade prática e interativa. A busca por fatos interessantes ajuda a despertar a curiosidade e cria uma base para o debate inicial, aproveitando os conhecimentos que os alunos já adquiriram sobre o tema.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre Geomorfologia: Agentes Endógenos e Exógenos, explique aos alunos que o tema trata dos processos que moldam a superfície da Terra. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre qualquer agente endógeno ou exógeno. Dê a eles 5 minutos para essa pesquisa e solicite que compartilhem as descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais diferenças entre agentes endógenos e exógenos?

2. Como os agentes endógenos contribuem para a formação do relevo?

3. De que maneira os agentes exógenos modificam as formas de relevo existentes?

4. Você consegue identificar algum exemplo de relevo em sua região que tenha sido formado por agentes endógenos ou exógenos?

5. Como as redes sociais podem ser usadas para divulgar exemplos de formações de relevo interessantes pelo mundo?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre geomorfologia de maneira prática e interativa, utilizando ferramentas digitais para realizar atividades que relacionem os conceitos teóricos com aplicações do mundo real. Isso promove o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem e aumenta o engajamento através de métodos inovadores e criativos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Exploradores Digitais de Relevo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão dos processos de formação do relevo de maneira interativa e digital, incentivando a pesquisa e o uso criativo de ferramentas multimídia.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar uma postagem interativa em uma rede social fictícia sobre diferentes formas de relevo formadas por agentes endógenos e exógenos. Eles devem usar recursos multimídia, como vídeos curtos, fotos e descrições detalhadas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de relevo para pesquisa (montanhas, vales, dunas, etc.).

  • Usando seus celulares e computadores, os alunos devem pesquisar sobre a origem e a formação do relevo escolhido, identificando se é um processo endógeno ou exógeno.

  • Os alunos devem criar uma postagem interativa em uma rede social fictícia, utilizando ferramentas online para edição de vídeo, fotos e texto.

  • A postagem deve incluir: uma breve explicação sobre o tipo de relevo, um vídeo curto (até 1 minuto) explicando a formação e as características, fotos ilustrativas e hashtags relacionadas ao tema.

  • Após finalizarem a postagem, os grupos devem compartilhar suas criações com a turma, utilizando um projetor ou enviando o link para um repositório comum.

Atividade 2 -  Geomorfologia Gamificada

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a aprendizagem através da gamificação, incentivando a colaboração em grupo e a aplicação prática dos conhecimentos sobre agentes geomorfológicos.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de tabuleiro digital, onde devem responder perguntas e realizar desafios relacionados a agentes endógenos e exógenos. Através de uma plataforma online, os grupos podem competir entre si para ver quem avança mais no tabuleiro, acumulando pontos ao responder corretamente as perguntas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma de jogo online e criar uma equipe.

  • O jogo é baseado em um tabuleiro digital onde cada casa representa uma pergunta ou desafio sobre geomorfologia.

  • Os desafios incluem: quiz com múltipla escolha, identificação de imagens de relevo, criação de mini mapas digitais e simulações de processos geomorfológicos.

  • Cada grupo deve discutir e escolher as respostas ou estratégias para cada desafio dentro do tempo estipulado.

  • O grupo que acumular mais pontos ao final do jogo será o vencedor e receberá um certificado digital de 'Mestre da Geomorfologia'.

Atividade 3 -  Jornalistas da Terra

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e criatividade ao criar conteúdos jornalísticos que abordem a geomorfologia de forma contextualizada e acessível.

- Descrição: Os alunos se transformarão em jornalistas e criarão uma edição especial de um jornal digital focado em desastres naturais e fenômenos geomorfológicos. Devem incluir artigos, reportagens e entrevistas fictícias com especialistas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um desastre natural ou fenômeno geomorfológico (tsunamis, terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, etc.).

  • Pesquisem sobre os eventos escolhidos, destacando como os processos endógenos ou exógenos influenciam esses fenômenos.

  • Utilizem ferramentas de edição de texto e imagem online para criar uma edição de jornal digital.

  • O jornal deve conter: um artigo principal, reportagens curtas, entrevistas fictícias com especialistas, infográficos explicativos e fotos ilustrativas.

  • Os grupos devem compartilhar suas edições digitais com a turma através de um repositório ou plataforma de compartilhamento.

Retorno

Duração: (20 - 30 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde os alunos podem reconhecer seus próprios avanços e áreas de melhoria, além de valorizar as contribuições de seus colegas.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Inicie pedindo que cada grupo apresente brevemente sua atividade e os principais achados.
  2. Pergunte aos alunos sobre as dificuldades enfrentadas durante a pesquisa e a criação de suas postagens interativas ou edições de jornal digital.
  3. Incentive os alunos a comentar sobre os projetos de outros grupos, destacando aspectos positivos e sugestões construtivas.
  4. Conclua solicitando aos grupos que reflitam sobre como a utilização de ferramentas digitais influenciou na compreensão dos processos geomorfológicos.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: Para ajudar a guiar a discussão em grupo, utilize as seguintes perguntas:

  1. Quais foram os principais desafios na criação do conteúdo digital sobre geomorfologia?
  2. De que maneira a utilização de recursos multimídia ajudou a entender melhor os agentes endógenos e exógenos?
  3. O que vocês aprenderam sobre trabalhar colaborativamente utilizando ferramentas digitais?

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Instrua a turma a seguir estas diretrizes para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Cada aluno deve mencionar um aspecto positivo do trabalho colaborativo e uma sugestão de melhoria.
  2. Utilize frases construtivas, como 'Eu gostei de...' e 'Poderíamos melhorar em...'.
  3. Evite críticas pessoais e foque no trabalho realizado.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: O objetivo desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos de uma maneira leve e divertida, reforçando a importância da geomorfologia no contexto atual e nas aplicações práticas do cotidiano. Ao conectar os conceitos teóricos com situações do dia a dia, os alunos poderão ver a relevância do que aprenderam e aplicar esses conhecimentos em suas vidas e estudos futuros.

Resumo

Resumo Divertido da Aula! : Imagine que a Terra é um grande bolo. Os agentes endógenos são os ingredientes que vêm de dentro, como o fermento que faz o bolo crescer (vulcões, terremotos). Já os agentes exógenos são como a cobertura e as decorações que são adicionadas do lado de fora e transformam a aparência do bolo (chuvas, ventos, erosão). Hoje, exploramos como esses agentes agem para moldar o relevo do nosso planeta de um jeito muito interativo e digital!

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual : A geomorfologia está presente em cada relevo que nos cerca e a compreensão desses processos é fundamental na era moderna, onde mudanças climáticas, desastres naturais e a engenharia geotécnica têm um impacto significativo. Na aula de hoje, usando redes sociais e ferramentas digitais, os alunos se conectaram com o mundo real, vendo como as formações de relevo influenciam nossas vidas cotidianas e a maneira como planejamos nossas cidades e infraestruturas.

Na Prática

️ Aplicações no Dia a Dia ️: Conhecer os agentes endógenos e exógenos é crucial para diversas áreas, como a prevenção de desastres naturais, a construção civil, o planejamento urbano e até mesmo a agricultura. Ao entender os processos que moldam o relevo, é possível tomar decisões mais informadas que podem minimizar riscos e aproveitar os recursos naturais de forma sustentável.

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