Entrar

Plano de aula de Mundo Globalizado

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Mundo Globalizado

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de mundo globalizado: Os alunos devem ser capazes de definir o conceito de mundo globalizado e entender como ele se aplica às relações econômicas, sociais e culturais contemporâneas. Isso inclui a compreensão de como a tecnologia, a economia global e as comunicações desempenham um papel fundamental nesse processo.
  2. Identificar os principais atores do mundo globalizado: Os alunos devem ser capazes de identificar os principais atores do mundo globalizado, tais como corporações multinacionais, organizações internacionais, governos nacionais e movimentos sociais. Eles devem compreender o papel que cada um desses atores desempenha na configuração do mundo moderno.
  3. Analisar as vantagens e desafios do mundo globalizado: Os alunos devem ser capazes de analisar criticamente as vantagens e desafios do mundo globalizado. Isso inclui a consideração de questões como a desigualdade global, a perda de soberania nacional, a interconectividade cultural e a mudança climática.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico: O plano de aula deve incentivar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico, permitindo-lhes avaliar e questionar a natureza do mundo globalizado.
  • Fomentar o debate e a discussão em sala de aula: O plano de aula deve promover o debate e a discussão em sala de aula, permitindo aos alunos compartilhar suas opiniões e perspectivas sobre o mundo globalizado.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor inicia a aula relembrando os conceitos de globalização que foram estudados em aulas anteriores. Ele pode fazer isso através de uma breve revisão, perguntando aos alunos o que eles lembram sobre o assunto e esclarecendo dúvidas que possam surgir.
  2. Situações-problema:

    • O professor apresenta duas situações-problema que ajudarão a contextualizar o assunto da aula. A primeira pode ser: "Como a produção de um smartphone na Ásia pode afetar o preço e a disponibilidade desse aparelho no Brasil?". A segunda pode ser: "Quais são as consequências, para a economia global, de um país se retirar de um acordo comercial internacional?".
  3. Contextualização da importância do assunto:

    • O professor explica a importância do estudo do mundo globalizado, destacando como este fenômeno afeta diretamente a vida de cada indivíduo, seja por meio das relações comerciais, das tecnologias que utilizamos, das notícias que recebemos, entre outros. Ele pode citar exemplos concretos, como a pandemia de COVID-19, que rapidamente se espalhou pelo mundo devido à globalização.
  4. Introdução ao tópico:

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o mundo globalizado. Por exemplo, ele pode mencionar que a Coca-Cola, uma das marcas mais conhecidas globalmente, está presente em todos os países, exceto em dois (Cuba e Coreia do Norte). Outra curiosidade pode ser que existem mais pessoas com acesso à internet no mundo do que pessoas sem acesso à água potável.
    • Em seguida, o professor apresenta o tópico da aula: Mundo Globalizado. Ele explica que o mundo atual é caracterizado por uma intensa interconectividade, tanto em termos de economia, quanto de cultura e política.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter sido introduzidos ao tema da aula, compreendendo a importância e a complexidade do mundo globalizado.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Mapeando a Globalização" (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo recebe um mapa-múndi em branco, canetas coloridas e uma lista de elementos para serem mapeados. Os elementos da lista incluem: principais rotas comerciais, organizações internacionais, empresas multinacionais, fluxos migratórios, centros de inovação e Desenvolvimento, entre outros.
    • O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem, no mapa-múndi, a localização desses elementos e, em seguida, façam conexões entre eles. Por exemplo, eles podem ligar uma rota comercial que passa pela China a uma empresa multinacional que tem sede naquele país.
    • Enquanto os alunos trabalham em suas tarefas, o professor circula pela sala, fornecendo ajuda quando necessário e fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico. Ele pode, por exemplo, perguntar: "Por que vocês acham que muitas empresas multinacionais têm sede nos Estados Unidos e na Europa?" ou "Como as rotas comerciais influenciam a distribuição da riqueza no mundo?".
    • Ao final da atividade, cada grupo apresenta seu mapa e explica as conexões que fizeram. O professor deve aproveitar essas apresentações para reforçar os conceitos de mundo globalizado e interconectividade.
  2. Atividade "Jogo dos Atores Globais" (10 - 12 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos recebem cartões com o nome de diferentes atores do mundo globalizado, como corporações multinacionais, organizações internacionais, governos nacionais e movimentos sociais. Cada cartão também contém uma breve descrição do papel desse ator na configuração do mundo moderno.
    • O objetivo do jogo é que os alunos, em turnos, selecionem um cartão e tentem adivinhar onde esse ator se encaixa em um diagrama de interações global. Por exemplo, eles podem tentar colocar o cartão de uma corporação multinacional perto de um cartão representando uma rota comercial.
    • O professor deve monitorar o jogo, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback quando necessário. Ele também pode introduzir elementos de competição, como pontos para o grupo que fizer o maior número de conexões corretas.
    • Ao final do jogo, o professor deve revisar com os alunos o diagrama de interações, reforçando a importância e a complexidade do mundo globalizado.
  3. Atividade "Debate sobre a Globalização" (5 - 10 minutos)

    • Com base no que aprenderam durante a aula e nas atividades anteriores, os alunos são convidados a participar de um debate sobre a globalização. O professor divide a turma em dois grupos e atribui a cada um uma posição: a favor ou contra a globalização.
    • Cada grupo tem um tempo determinado para preparar seus argumentos. Eles devem considerar questões como as vantagens e desvantagens da globalização, o papel dos atores globais, as mudanças climáticas e a desigualdade global.
    • Durante o debate, o professor atua como moderador, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a discussão permaneça respeitosa e produtiva.
    • Ao final do debate, o professor deve fazer uma reflexão final, ressaltando os principais pontos levantados e incentivando os alunos a continuarem pensando sobre o assunto.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter tido a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos de forma prática e contextualizada. Eles também devem ter tido a chance de desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, análise e argumentação.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor chama todos os alunos de volta à atenção e inicia uma discussão em grupo. Ele pede a cada grupo que compartilhe brevemente suas conclusões ou soluções das atividades anteriores. Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação ativa de todos os alunos, fazendo perguntas para aprofundar a discussão e esclarecer quaisquer mal-entendidos. Ele deve também fornecer feedback construtivo e encorajar os alunos a expressarem suas opiniões.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após todas as apresentações, o professor faz uma síntese das discussões, conectando as conclusões dos alunos com a teoria apresentada no início da aula. Ele pode, por exemplo, destacar como as discussões dos alunos refletiram o papel dos atores globais na configuração do mundo moderno, ou como eles analisaram as vantagens e desafios do mundo globalizado.
    • O professor deve enfatizar a importância de aplicar a teoria na prática e como isso ajuda os alunos a entenderem melhor o mundo ao seu redor.
  3. Reflexão Individual (3 - 5 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele faz algumas perguntas para guiar a reflexão, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre as respostas para essas perguntas. Em seguida, eles são convidados a compartilhar suas reflexões com a turma, se desejarem. O professor deve criar um ambiente acolhedor e respeitoso, onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões e dúvidas.
    • Com base nas reflexões dos alunos, o professor pode identificar pontos que precisam ser reforçados em aulas futuras ou que podem ser explorados em mais profundidade.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter tido a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e de fazer conexões entre a teoria e a prática. Eles também devem ter tido a chance de expressar suas opiniões e dúvidas, contribuindo para um ambiente de aprendizado participativo e colaborativo.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor faz um breve resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando o conceito de mundo globalizado, a importância dos atores globais e os desafios e vantagens desse fenômeno. Ele pode, por exemplo, recapitular as principais conclusões do debate e das atividades de mapeamento e jogo dos atores globais.
    • Ao fazer isso, o professor pode utilizar recursos visuais, como um diagrama ou mapa-múndi, para ajudar a reforçar os conceitos. Ele também pode pedir aos alunos que compartilhem suas anotações, para garantir que todos tenham entendido os principais pontos da aula.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação do conhecimento. Ele pode, por exemplo, mencionar como as atividades de mapeamento e jogo dos atores globais permitiram aos alunos aplicar os conceitos de mundo globalizado e interconectividade de forma prática.
    • Além disso, o professor pode destacar como o debate sobre a globalização permitiu que os alunos analisassem criticamente as vantagens e desafios desse fenômeno, desenvolvendo suas habilidades de pensamento crítico e argumentação.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo globalizado. Esses materiais podem incluir livros, documentários, artigos de notícias, sites educacionais, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam ao documentário "Mundo Globalizado: Uma Nova Ordem Mundial" ou leiam o livro "A Era da Globalização" de Manuel Castells.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor reforça a importância do mundo globalizado para a vida diária dos alunos. Ele pode, por exemplo, mencionar como a globalização afeta o preço dos produtos que compramos, a disponibilidade de empregos, as notícias que recebemos, as culturas que conhecemos, entre outros.
    • O professor também pode destacar como a compreensão do mundo globalizado pode ajudar os alunos a se tornarem cidadãos mais informados e engajados, capazes de entender e questionar as forças que moldam o mundo ao seu redor.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter tido a oportunidade de consolidar o que aprenderam, de fazer conexões entre a teoria e a prática e de entender a relevância do mundo globalizado para suas vidas. Eles também devem ter recebido orientações sobre como continuar aprendendo sobre o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies