Entrar

Plano de aula de Revolução Industrial: Características

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Revolução Industrial: Características

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Revolução Industrial: Características

Palavras ChaveRevolução Industrial, Revolução Industrial I, Revolução Industrial II, contexto histórico, avanços tecnológicos, impactos sociais, impactos econômicos, máquina a vapor, automação, urbanização, relações de trabalho, mercado de trabalho, atividades práticas, habilidades práticas, habilidades analíticas, habilidades críticas, trabalho em equipe
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre evolução das máquinas a vapor, Latas de alumínio, Velas, Água, Balões, Palitos de madeira, Fita adesiva
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão sólida e contextualizada das Revoluções Industriais I e II, enfatizando a importância dos avanços tecnológicos e suas consequências para a sociedade e o mercado de trabalho. Ao focar em habilidades práticas e conectá-las ao mundo moderno, os alunos estarão mais preparados para compreender e se adaptar às dinâmicas do mercado atual.

Objetivos principais:

1. Compreender os contextos históricos, sociais e econômicos das Revoluções Industriais I e II.

2. Identificar os principais avanços tecnológicos e suas implicações nas mudanças sociais e econômicas.

3. Analisar como as Revoluções Industriais moldaram o mundo moderno e seus reflexos no mercado de trabalho atual.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e comparação de diferentes períodos históricos.
  2. Estimular a habilidade de trabalhar em equipe através de atividades práticas e projetos colaborativos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão sólida e contextualizada das Revoluções Industriais I e II, enfatizando a importância dos avanços tecnológicos e suas consequências para a sociedade e o mercado de trabalho. Ao focar em habilidades práticas e conectá-las ao mundo moderno, os alunos estarão mais preparados para compreender e se adaptar às dinâmicas do mercado atual.

Contextualização

A Revolução Industrial foi um período de transformações profundas que mudou a maneira como vivemos e trabalhamos. Iniciada no final do século XVIII, ela trouxe avanços tecnológicos significativos, como a máquina a vapor e a mecanização da produção, que revolucionaram as indústrias têxtil e metalúrgica. Além disso, essas mudanças impactaram diretamente a sociedade, com o surgimento das cidades industriais e a transformação das relações de trabalho.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Durante a Revolução Industrial, a melhoria da máquina a vapor por James Watt não só impulsionou a produção em massa, mas também foi a base para o desenvolvimento de outras tecnologias, como ferrovias e navios a vapor. No mercado de trabalho atual, vemos reflexos dessa época na automação industrial e na produção em larga escala. Profissões como engenheiros mecânicos e técnicos de manutenção são diretamente influenciadas por esses avanços históricos.

Atividade Inicial

Inicie a aula com um vídeo curto de 5 minutos que mostre a evolução das máquinas a vapor e como elas transformaram a indústria. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora para os alunos: 'Como vocês acham que a invenção da máquina a vapor impactou a vida das pessoas na época?'

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e contextualizada das Revoluções Industriais, através de atividades que estimulam a reflexão, a colaboração e a aplicação do conhecimento adquirido. Ao envolver-se em tarefas práticas e desafios, os alunos desenvolvem habilidades analíticas e críticas que são essenciais para compreender o impacto histórico e contemporâneo desses períodos revolucionários.

Tópicos a Abordar

  1. Contexto histórico da Revolução Industrial I (século XVIII) e seus principais avanços tecnológicos, como a máquina a vapor.
  2. Impactos sociais e econômicos da Revolução Industrial I, incluindo urbanização e mudanças nas relações de trabalho.
  3. Revolução Industrial II (final do século XIX e início do século XX) e introdução de novas tecnologias, como eletricidade e motores de combustão interna.
  4. Como as Revoluções Industriais moldaram o mundo moderno e influenciaram o mercado de trabalho atual.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como os avanços tecnológicos das Revoluções Industriais criaram novos empregos e eliminaram outros. Pergunte: 'Como a automação e a mecanização influenciaram as condições de trabalho e a vida das pessoas na época, e como isso se compara com a automação que vivenciamos hoje?'

Mini Desafio

Construindo uma Máquina a Vapor Simplificada

Os alunos irão construir um modelo simplificado de uma máquina a vapor usando materiais acessíveis. Esta atividade prática ajudará os alunos a entender como funcionava a tecnologia que impulsionou a Revolução Industrial.

Instruções

  1. Divida os alunos em pequenos grupos (3-4 alunos por grupo).
  2. Distribua os materiais necessários: latas de alumínio, velas, água, balões, palitos de madeira e fita adesiva.
  3. Explique o princípio básico de funcionamento de uma máquina a vapor: aquecimento da água para gerar vapor, que expande e move um pistão.
  4. Peça aos alunos para seguirem um guia passo a passo para construir o modelo simplificado.
  5. Oriente-os a acender a vela e observar como o calor gera vapor e movimenta o balão.
  6. Após a construção, conduza uma discussão sobre o funcionamento do modelo e como ele se relaciona com as máquinas usadas na Revolução Industrial.

Objetivo: Demonstrar, de forma prática, o funcionamento de uma máquina a vapor e promover a compreensão dos avanços tecnológicos da Revolução Industrial.

Duração: 35 - 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três avanços tecnológicos da Primeira Revolução Industrial e explique como cada um deles impactou a sociedade.
  2. Compare as condições de trabalho durante a Primeira e a Segunda Revolução Industrial, destacando as principais mudanças.
  3. Descreva como a eletricidade e os motores de combustão interna revolucionaram a indústria na Segunda Revolução Industrial.
  4. Redija um parágrafo sobre como as Revoluções Industriais influenciaram o mercado de trabalho atual, fornecendo exemplos de profissões que surgiram ou foram transformadas por esses avanços.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos consolidem o conhecimento adquirido durante a aula, compreendendo a relevância histórica e contemporânea das Revoluções Industriais. Através da discussão e recapitulando os pontos principais, os alunos poderão refletir sobre a interconexão entre os avanços tecnológicos passados e presentes, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica sobre o tema.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre os principais tópicos abordados na aula. Pergunte como os avanços tecnológicos das Revoluções Industriais influenciaram não só o mercado de trabalho, mas também a vida cotidiana das pessoas. Incentive os alunos a refletir sobre como as tecnologias modernas se relacionam com essas inovações históricas e como elas moldam o futuro do trabalho. Discuta os desafios enfrentados pelos trabalhadores naquela época e compare com os desafios atuais, como a automação e a inteligência artificial.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados na aula, destacando o contexto histórico das Primeira e Segunda Revoluções Industriais, os avanços tecnológicos significativos como a máquina a vapor e a eletricidade, e os impactos sociais e econômicos dessas transformações. Lembre os alunos dos conceitos de urbanização, mudanças nas relações de trabalho e como essas revoluções moldaram o mundo moderno.

Fechamento

Explique aos alunos como a aula conectou a teoria com a prática através da construção do modelo simplificado de uma máquina a vapor e como isso ilustrou os avanços tecnológicos da época. Enfatize a importância de entender esses processos históricos para compreender as dinâmicas atuais do mercado de trabalho. Ressalte que os conhecimentos adquiridos são fundamentais para desenvolver uma visão crítica sobre o impacto das inovações tecnológicas na sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies