Entrar

Plano de aula de Egito Antigo

História

Original Teachy

'EM13CHS105', 'EMCHS201'

Egito Antigo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Contexto Histórico do Egito Antigo: Os alunos devem ser capazes de contextualizar o Egito Antigo dentro da linha do tempo da história mundial, identificando as principais características do período, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e as razões para essas mudanças.

  2. Identificação e Análise dos Principais Aspectos da Civilização Egípcia: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever os principais aspectos da civilização egípcia, incluindo a organização social, política e econômica, as crenças e práticas religiosas, a arte e a arquitetura, e as conquistas científicas e tecnológicas.

  3. Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Analítico: Ao longo da aula, os alunos devem ser incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico, aplicando o conhecimento adquirido para analisar e refletir sobre questões contemporâneas e universais, como o papel da religião na sociedade, a importância da arte e da arquitetura na cultura, e o impacto das inovações científicas e tecnológicas no Desenvolvimento humano.

Objetivos secundários:

  • Estímulo à Pesquisa e ao Autodidatismo: Ao longo da aula, os alunos devem ser incentivados a buscar informações adicionais sobre o Egito Antigo, complementando o conteúdo apresentado em sala de aula e desenvolvendo habilidades de pesquisa e autodidatismo.

  • Promoção do Trabalho em Grupo e da Comunicação Efetiva: Durante as atividades em sala de aula, os alunos devem ser incentivados a trabalhar em grupo, promovendo a troca de ideias e o Desenvolvimento de habilidades de comunicação efetiva.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios:

    • O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre o conceito de civilização e os aspectos que a compõem, como organização social, política, econômica, crenças religiosas, arte e arquitetura, e conquistas científicas e tecnológicas. Esta revisão é essencial para preparar o terreno para a Introdução do Egito Antigo como uma civilização.
  2. Situações-Problema:

    • O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:
      • Situação 1: Como seria viver em uma sociedade onde a religião permeia todos os aspectos da vida, desde as leis até as tarefas diárias?
      • Situação 2: Como a construção de grandes estruturas, como as pirâmides, afetou a economia e a sociedade do Egito Antigo?
  3. Contextualização da Importância do Assunto:

    • O professor deve destacar a importância do estudo do Egito Antigo, ressaltando que esta civilização foi uma das mais antigas e influentes da história, contribuindo significativamente para o Desenvolvimento da humanidade, especialmente nas áreas da arquitetura, matemática, medicina e direito.
  4. Ganho da Atenção dos Alunos:

    • O professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Egito Antigo para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, por exemplo:
      • Curiosidade 1: Os antigos egípcios acreditavam que seus faraós eram deuses vivos e, portanto, os faraós eram enterrados em grandes pirâmides, que serviam como tumbas, mas também como templos para a adoração do faraó como uma divindade.
      • Curiosidade 2: O Egito Antigo foi uma das primeiras civilizações a desenvolver um sistema de escrita, conhecido como hieróglifos, que era composto por uma combinação de símbolos pictóricos e ideogramas.
    • O professor pode, então, introduzir o tópico da aula: "Hoje, vamos explorar o fascinante mundo do Egito Antigo, uma civilização que nos deixou um legado duradouro de arte, ciência e cultura."

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Construindo uma Pirâmide em Escala": (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma tarefa: construir uma pirâmide em escala usando papel, canetas e régua. A pirâmide deve ser uma réplica de uma das famosas pirâmides do Egito Antigo, como a Pirâmide de Quéops. Os alunos devem calcular a escala, desenhar o plano e, em seguida, construir a pirâmide.

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a entenderem a complexidade e o trabalho envolvido na construção das pirâmides do Egito Antigo. Além disso, os alunos irão aplicar conceitos matemáticos, como a escala, e habilidades de planejamento e construção.

    • Passos da Atividade:

      1. O professor deve fornecer aos alunos materiais para a construção da pirâmide (papel, canetas, régua, cola, tesoura, etc.).
      2. O professor deve explicar aos alunos a tarefa e as regras (por exemplo, a pirâmide deve ser em escala, todos os membros do grupo devem participar, etc.).
      3. Os alunos devem pesquisar e decidir qual pirâmide do Egito Antigo eles irão reproduzir.
      4. Os alunos devem calcular a escala da pirâmide e desenhar o plano.
      5. Os alunos devem construir a pirâmide usando os materiais fornecidos.
      6. No final da atividade, cada grupo deve apresentar sua pirâmide e explicar o processo de construção.
  2. Atividade "Deuses do Egito": (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos continuarão trabalhando em grupos. Cada grupo receberá uma lista de divindades egípcias com suas características e responsabilidades. O objetivo é que os alunos criem um "jogo de cartas" com as divindades, onde cada carta terá uma divindade, seu nome, sua representação e suas principais características e responsabilidades.

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a religião do Egito Antigo, especificamente sobre suas divindades. Além disso, a atividade irá desenvolver a habilidade de pesquisa e a capacidade de síntese e organização de informações.

    • Passos da Atividade:

      1. O professor deve fornecer aos alunos as informações básicas sobre as divindades egípcias (nome, representação, principais características e responsabilidades).
      2. Os alunos, em seus grupos, devem pesquisar mais sobre as divindades atribuídas a eles e adicionar informações à lista.
      3. Usando as informações coletadas, os alunos devem criar as cartas para o "jogo de cartas".
      4. No final da atividade, cada grupo deve apresentar seu "jogo de cartas" e explicar as divindades representadas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Compartilhamento das Soluções ou Conclusões (3 - 4 minutos):

    • Após a Conclusão das atividades em grupo, o professor deve permitir que cada grupo compartilhe suas soluções, conclusões ou produtos com a classe. Cada grupo deve ter no máximo 3 minutos para apresentar. Durante as apresentações, os outros alunos devem ser incentivados a fazer perguntas ou comentários, promovendo a interação e o debate.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma revisão rápida dos conceitos teóricos que foram aplicados durante as atividades em grupo. O professor deve destacar como a construção das pirâmides em escala ajudou a entender a complexidade da arquitetura egípcia e a aplicação da matemática na vida cotidiana dos antigos egípcios. Além disso, o professor deve ressaltar como a atividade "Deuses do Egito" permitiu uma compreensão mais profunda das crenças e práticas religiosas do Egito Antigo.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • O professor deve então propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a classe. Essa troca de ideias permitirá ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo da aula e identificar quaisquer lacunas que precisem ser abordadas em aulas futuras.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve agradecer aos alunos pela participação ativa e pelo esforço durante a aula. O professor pode também fornecer um feedback geral sobre a performance da classe, elogiando as contribuições positivas e oferecendo sugestões construtivas para melhorias futuras. O professor deve, então, encorajar os alunos a continuar estudando sobre o Egito Antigo e a se preparar para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando a importância de cada um. Deve-se recapitular a organização social, política e econômica do Egito Antigo, as crenças e práticas religiosas, a arte e a arquitetura, e as conquistas científicas e tecnológicas. O professor deve também relembrar as atividades realizadas, destacando como elas contribuíram para a compreensão dos conteúdos.
  2. Ligação entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve-se ressaltar como o conhecimento teórico sobre o Egito Antigo foi aplicado durante as atividades práticas, como a construção das pirâmides em escala e a criação do "jogo de cartas" das divindades. Além disso, o professor deve mencionar como o estudo do Egito Antigo tem aplicações no mundo real, como a compreensão de sociedades antigas e o Desenvolvimento de habilidades de pesquisa, pensamento crítico e trabalho em grupo.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o Egito Antigo. Esses materiais podem incluir livros, documentários, sites educativos e museus virtuais. O professor deve enfatizar que a leitura e a pesquisa autônoma são ferramentas essenciais para o aprendizado efetivo.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve reforçar a importância do estudo do Egito Antigo para a compreensão da história e da cultura humanas. Deve-se destacar como a civilização egípcia influenciou e continua a influenciar diversas áreas do conhecimento, como a arquitetura, a matemática, a medicina, a arte e a religião. O professor deve também ressaltar que o estudo do Egito Antigo pode ajudar os alunos a desenvolverem uma perspectiva mais ampla e crítica sobre o mundo em que vivem.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies